Buscar

Problemaneste, para os segmentos de clientes abordados, deve-se fazer uma lista dos três principais problemas a serem resolvidos. Segmento de clientesbuscar entender quem são os clientes que podem se

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MAPA - GQ - EMPREENDEDORISMO - 51/2024
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
 
 
 
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, o número de idosos no Brasil chegou a 32,9 milhões, demonstrando que a tendência de envelhecimento da população vem se mantendo, e o número de pessoas com mais de 60 anos no país já é superior ao de crianças com até 9 anos. Nesse cenário, a expectativa é de que o número de pessoas com 65 anos ou mais praticamente triplique, chegando a 58,2 milhões em 2060, o equivalente a 25,5% da população.
Fonte: adaptado de: https://www.previva.com.br/novosite/envelhecimento-da-populacao-brasil-tera-mais-idosos-do-que-jovens-em-2060/. Acesso em: 7 mar. 2023.
 
Model Canvas
Diante dessas informações, não resta a menor dúvida de que o envelhecimento populacional brasileiro deve estar no topo de prioridades das empresas e dos empreendedores, a fim de que possam suprir as necessidades diversas desse público que se mostra como uma grande oportunidade. E, nesse cenário, a criação de startups pode representar o caminho para quem deseja empreender um modelo de negócio que seja, de preferência, escalável e repetível.
 
E é essa real oportunidade que deverá ser considerada na realização da atividade MAPA. Para tanto, considere a ferramenta Lean Canvas como instrumento de realização. A Lean Canvas consiste em uma das ferramentas mais utilizadas para o planejamento da ideia de uma startup. Baseada no Business Model Canvas, cuja função principal é desenvolver modelos de negócios novos ou existentes, a Lean Canvas se estabelece com um foco maior em hipóteses que precisam ser validadas logo no início da vida de uma startup, estruturando-se a partir de nove componentes de análise, conforme a imagem a seguir:
 
Fonte: Sebrae (2023) - https://bityli.com/t8jYK Acesso em: 7 mar. 2023.
· Problema: neste, para os segmentos de clientes abordados, deve-se fazer uma lista dos três principais problemas a serem resolvidos.
· Segmento de clientes: buscar entender quem são os clientes que podem se interessar e precisam de solução.
· Proposta de valor: trata-se daquilo que torna o produto/serviço construído único e o que chama a atenção do segmento de clientes.
· Solução: contempla a solução mais simples para os problemas propostos. À medida que o projeto avança, pode-se aprimorar as soluções e adequá-las melhor aos problemas levantados.
· Canais: aqui, deve-se contemplar como o produto/serviço chegará até os potenciais clientes e avaliar os custos dessa comunicação.
· Receitas: determinar qual será o modelo de receita e, também, definir valores para o produto/serviço. Um bom começo pode ser oferecer um único plano, com uma avaliação inicial gratuita, para atrair a atenção dos clientes em prospecção.
· Estrutura de custos: contempla uma lista com todos os custos fixos e variáveis da startup.
· Métricas-chave: definir as principais ações e métricas que darão suporte à geração de receitas e como será feito o contato com o usuário e a retenção do mesmo.
· Vantagem competitiva: apresenta o grande diferencial da startup, que a fará se destacar diante da concorrência e que trará inovação para o mercado em que está inserida.
 
Agora, é com você!
 
SEGUNDA ETAPA: realização e envio da atividade.
 
Agora que você já conhece um pouco sobre a Lean Canvas, e considerando a oportunidade em torno do envelhecimento populacional, apresente uma proposta de startup que considere tal oportunidade e a estruture na ferramenta. Para isso, você deve preencher o quadro apresentando os seguintes pontos:
· a) Problema.
· b) Segmento e clientes.
· c) Proposta de valor:
· d) Solução.
· d) Canais.
· e) Receitas.
· f) Estrutura de custo.
· g) Métricas-chave.
· h) Vantagem competitiva.
 
Obs.: para os itens Receitas e Estrutura de Custo, não é necessário estimar valores, apenas os referencie, como, por exemplo: custos com mão de obra, receitas com pagamentos de mensalidades, etc.
 
ORIENTAÇÕES IMPORTANTE:
· As respostas para cada ponto devem ser realizadas no formulário padrão.
· A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do template de entrega da atividade MAPA, disponível no Material da Disciplina.
· Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
· Após o envio, não são permitas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
· Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
· Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
· Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar a sua participação.
· Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação. 21
image0.wmf
image1.wmf

Continue navegando

Outros materiais