Buscar

Marketing Pessoal e Profissional

Prévia do material em texto

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e não basta ter apenas qualificação técnica para se destacar profissionalmente. É nesse contexto que o marketing pessoal aparece como uma estratégia que visa aprimorar as características profissionais e pessoais.
Nos últimos anos, ampliou-se o conceito de desenvolvimento pessoal, que incentiva e aconselha a pessoa a se comercializar e criar uma marca pessoal. Essa lógica se baseia em aplicar às pessoas os mesmos princípios de marketing originalmente desenvolvidos para produtos e empresas.
O marketing pessoal vem sendo praticado há décadas por estrelas do cinema, dos esportes e foi adotado por um número cada vez maior de líderes nos negócios e na política. Esse tipo de estratégia faz sentido para quem busca uma ou mais colocações de destaque na vida pública profissional. Em qualquer caso, os conceitos de marketing podem fazer a diferença na construção dessa estratégia.
Para Kotler (2000):
O marketing pessoal pode ser considerado como uma nova disciplina que aplica os conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira e das vivências pessoais dos indivíduos.
(KOTLER, 2000)
A marca pessoal se tornou importante tarefa de marketing para pessoas comuns e se acelerou com o avanço das redes sociais. Dessa forma, criou-se a necessidade de uma preocupação mais frequente da construção de marcas pessoais não apenas para consumo profissional, mas também para o social.
O marketing pessoal é composto por um conjunto de estratégias para fortalecer a imagem e a reputação do profissional no mercado de trabalho, e ajuda a gerar autoridade, tornando-o referência em seu setor de trabalho.
Afinal, não é estratégico ser um profissional excelente e competente sem o reconhecimento das partes envolvidas. É necessário que seus colegas, gerentes, fornecedores, clientes e outras empresas também reconheçam e valorizem suas capacidades.
Principais fundamentos do marketing pessoal
Os principais fundamentos do marketing pessoal podem ser caracterizados em cinco planos:
Comunicação interpessoal
expand_more
Conceituada pela relação do indivíduo com as pessoas do seu círculo de convivência, buscando otimizar a comunicação e exercitar a capacidade de liderança.
Posicionamento emocional
expand_more
Definido pela maneira como as pessoas se lembram das outras, acionado pelas recordações com emoções, positivas ou negativas, que ficam registradas como impressões pessoais.
Rede de relacionamento
expand_more
Definida pela relação de contatos variados que se estabelecem ao longo do tempo com a convivência. Ou seja, relações com pessoas em planos mais elevados e relações com pessoas em níveis semelhantes.
Posicionamento da imagem
expand_more
Foco no objetivo visual e a sua inserção no contexto da sociedade (“boa aparência”).
Forma de apoiar os demais
expand_more
Foco no comportamento e situação dos demais indivíduos do convívio social, apoiá-los e incentivá-los por meio de atitudes sinceras e transparentes.
Algumas atitudes de comportamento podem definir o impacto que você causa no seu marketing pessoal. Por isso, reflita sobre os seguintes tópicos:
· Liderança: se você quer aumentar os seus negócios, essa capacidade é essencial.
· Resolução de problemas: é preciso aprender a resolver os problemas de forma amigável. Assim, todas as partes devem sair satisfeitas.
· Qualidade: sempre entregue valor aos clientes ou aos superiores, demonstre que você sabe como ajudá-los.
· Proatividade: não espere que as pessoas peçam por sua ajuda. Tente, sempre que possível, auxiliá-las quando for necessário.
· Visibilidade: esteja nas principais conversas dos funcionários, clientes e gerentes. Demonstre que você possui conteúdo, informação e atualização.
· Foco: saiba qual é o caminho e quais são os passos para chegar aonde deseja.
· Seja diferente: dê um toque diferente a tudo quanto você faz.
Marketing de seus negócios e de si próprio
Entendemos que no mundo real do marketing existe uma linha divisória indefinida entre a venda de uma pessoa e a venda de um produto ou organização. Para muitos empresários e comerciantes independentes (em geral pequenas empresas), não há uma linha divisória clara entre o marketing de seus negócios e o marketing de si próprios.
Essa divisão gera uma tensão entre representar a própria organização e vender a si mesmo. Se for verdade que todo contato feito pelos funcionários de uma organização com seus clientes constitui uma forma de marketing, então, é igualmente verdade que todo contato com o cliente também constitui marketing próprio ou, pelo menos, fornece oportunidades para marketing próprio.
Em geral, os colaboradores estão constantemente no mercado como indivíduos substituíveis, as pessoas com quem entram em contato estão continuamente examinando e filtrando sinais sobre seu valor e o valor comparativo dos outros ao seu redor. Isso pode gerar um conflito de interesses entre o progresso do indivíduo e da organização pela qual ele é empregado.
O território de automarketing também tem sido ocupado por uma mistura de gurus de autoajuda, especialistas em recrutamento de empregos e consultores de carreira, em que predominam abordagens práticas e conselhos relacionados ao trabalho.
Os profissionais que disseminam o marketing pessoal vêm tentando transferir os princípios e as práticas da marca dos produtos para os indivíduos de uma forma mais coerente. No entanto, no marketing pessoal, as abordagens intuitivas e informais geralmente predominam, e o conselho profissional costuma ser exagerado e enraizado em experiências de outras pessoas.
Para o indivíduo que busca o sucesso nos negócios, o tamanho do desafio do marketing pessoal não pode ser superestimado. Com centenas de milhares de marcas organizacionais e milhões de marcas de produtos já competindo por atenção, as dezenas de milhões de indivíduos que buscam conquistar um nicho de negócios pessoais no mercado enfrentam um imenso desafio.
verified
Recomendação
Entende-se que o marketing pessoal é uma ferramenta que visa promover a imagem pessoal para o sucesso no alcance de um determinado objetivo, evidenciando ações, competências, características e habilidades pessoais e profissionais, que influenciam a forma como as outras pessoas olham para quem a utiliza. Porém, é fundamental não confundir o marketing pessoal com o culto ao ego ou simples vaidade. Se bem utilizado, ele é imprescindível para a construção de uma boa imagem.
Dessa forma, realizar testes vocacionais disponíveis na internet podem ajudar a verificar sua compatibilidade com as características que o mercado de trabalho exige e que precisam de sua atenção para o autodesenvolvimento.
Autoconhecimento e visibilidade
Para o jovem profissional que busca um pé na primeira escada do conhecimento público, é de suma importância se autoconhecer para entender quais são as características em que possui vantagem em relação à sua concorrência pessoal. Essas características podem ser identificadas através de feedbacks de gestores, de autoanálises e por meio dos testes vocacionais existentes.
O problema da visibilidade individual tem sido muito estudado por analistas culturais e de mídia nos últimos anos, as mídias sociais vêm se estabelecendo como principais ferramentas de promoção pessoal no mundo moderno, muitas vezes com carência de competências específicas, usando apenas a lógica da “celebridade”.
A celebridade está intimamente ligada ao crescente imperativo na cultura moderna para alcançar visibilidade pessoal, e isso é ecoado no marketing pessoal, em que a busca por visibilidade é cada vez maior para a marca pessoal.
Ou seja, esse tipo de publicidade pessoal passa a ser essencialmente um dispositivo para chamar a atenção, sendo frequentemente vendida como a chave para ajudar o aspirante a profissional a obter vantagem competitiva em um mercado lotado.
Deixamos aqui, então, algumas dicas importantes para sua melhora da imagem pessoal:
· Pesquise a cultura da empresa que vai trabalhar ou visitar.
· Separe suas vestimentas de trabalho das restantes.
· Use e abusedas cores azul, verde e violeta. Esses tons expressam harmonia e paz.
· Tome cuidado redobrado com hálito, fragrância excessiva e desodorante.
· Desenvolva um currículo claro, objetivo e verdadeiro.
· Preste atenção no que você publica nas redes sociais. Tal conteúdo diz muito sobre quem você realmente é.
· Desenvolva a capacidade de se comunicar bem (treine).
· Compartilhe seus conhecimentos e tenha iniciativa.
· Pratique a humildade.
· Seja otimista, resiliente e paciente.
· Deixe de lado o imediatismo e a ansiedade.
image1.jpeg
image2.jpeg

Continue navegando