Buscar

572017

Prévia do material em texto

Etapa Ensino Fundamental
Anos Finais
7º ANO
Aula 04 – 4º Bimestre
Geografia
Bioma Amazônia: usos da terra e impactos socioambientais 
Conteúdo
Objetivos
Aprofundar os conhecimentos sobre os biomas brasileiros, em especial o bioma Amazônia;
Analisar dados e informações relacionadas aos usos da terra e alterações no bioma Amazônia;
Conhecer iniciativas relacionadas ao mapeamento de intervenções no bioma Amazônia. 
Bioma;
Amazônia;
Usos da terra;
Impactos socioambientais.
Currículo Paulista – Anos Finais do Ensino Fundamental
Geografia
7º ano
Habilidades:
(EF06GE25*) Analisar as problemáticas socioambientais e discutir as ações para a preservação e conservação dos biomas brasileiros, em especial no Estado de São Paulo. 
(EF07GE27*) Analisar a atuação das instituições públicas e da sociedade civil organizada na formulação de políticas públicas socioambientais e identificar os diferentes instrumentos de gestão territorial do patrimônio ambiental no Brasil e no Estado de São Paulo.
Sugestão para distribuição do tempo das seções da aula:
Para começar: 10 minutos
Foco no conteúdo: 14 minutos
Na prática I: 08 minutos
Na prática II: 08 minutos
Aplicando: 05 minutos
10 minutos
Com o apoio do(a) professor(a) e juntamente com os(as) colegas, assista ao vídeo 1. Em breve: Amazônia, Arqueologia da Floresta.
https://www.youtube.com/watch?v=_CrBsL8w4Ks
O Gancho!
Fonte: SESC TV, 29 mar. 2022. Duração: 02min42seg.
Para começar
Observações para o(a) professor(a):
 O vídeo 1 apresenta uma breve descrição da série Amazônia, Arqueologia da Floresta, exibida pelo canal do SESC TV. Trata-se de pesquisas realizadas no sítio arqueológico Monte Castelo, em Rondônia. A série mostra que a presença humana ajudou a moldar a floresta e que, ao contrário do que até então se pressupunha, a Amazônia sempre foi ocupada e transformada pelos povos que a habitam. Em parceria com os moradores da aldeia Palhau, da etnia Tupari, as escavações encontraram vestígios preservados por milênios entre camadas de conchas e terra. São restos de fauna, sementes de plantas, cerâmicas e ossos humanos, indícios de como viviam os povos da Amazônia há 6.000 anos.
3
[...] “A arqueologia nos mostra que os povos indígenas que ocuparam a Amazônia e outros lugares do Brasil modificaram profundamente a natureza, criando, por exemplo, áreas de solos férteis, conhecidos como terras pretas, ou modificando a concentração de espécies de árvores. A Amazônia é berço de uma imensa agrobiodiversidade, resultante das práticas de cultivo dos povos indígenas”, afirma Neves. “No presente, são os povos indígenas que têm resistido, pagando às vezes com suas vidas os ataques que a floresta tem sofrido. Basta olhar um mapa do avanço do desmatamento na Amazônia para verificar que muitas das áreas de floresta, que ainda permanecem, são terras indígenas.” [...]
Na reportagem Há 8 mil anos, os indígenas já habitavam a Amazônia, publicada no dia 29 jul. 2022 pelo Jornal da USP, o arqueólogo e professor da USP, Eduardo Góes Neves (especialista também entrevistado no vídeo 1), afirma que:
Para começar
Tome posição!
Com base nos materiais apresentados, é possível afirmar que os povos indígenas ocupam a Amazônia há milhares de anos. 
Os povos indígenas realizaram intervenções na natureza durante todo esse tempo, de forma sustentável. Podemos dizer que, atualmente, outras sociedades agem da mesma forma? Reflita sobre o assunto.
Em um dos trechos da reportagem, o especialista comenta que os povos indígenas resistem ao desmatamento, na atualidade. 
Além do desmatamento, os povos indígenas e comunidades tradicionais estão expostos a quais outras ameaças no bioma Amazônia? 
Compartilhe seus conhecimentos com a turma e registre as anotações no caderno. 
Para começar
Bioma Amazônia
A Floresta Amazônica é considerada uma das maiores extensões de Floresta Tropical do mundo; 
Abrange a maior região hidrográfica do planeta, cobrindo cerca de 6 milhões Km², com 1100 afluentes; 
Seu principal rio, o Amazonas, corta toda a região para desaguar no Oceano Atlântico e lança ao mar cerca de 175 milhões de litros d’água a cada segundo. 
Imagem 1 – Floresta
Foco no conteúdo
Fonte: IBGE
Mapa 1– Amazônia 
Bioma com o maior número de mudanças na cobertura e uso da terra, observadas entre 2000 e 2018, segundo o IBGE. As alterações são resultantes de:
atividades agropecuárias, incluindo áreas de pastagens;
desmatamento e incêndios;
mineração;
construção de estradas e hidrelétricas, entre outras obras de infraestrutura. 
Bioma Amazônia
Foco no conteúdo
Na prática I
Mostre-me!
Imagem 2
As alterações mencionadas anteriormente impactam os ecossistemas e as populações, em especial as comunidades tradicionais e os povos indígenas.
Anote, em uma folha avulsa, um exemplo de impacto socioambiental resultante das atividades humanas no bioma Amazônia. 
Depois, mostre sua resposta para a turma e para o(a) professor(a). 
08 minutos
Na prática I
Imagem 2 (adaptada)
Desmatamento = perda de flora e fauna
Mineração = contaminação das águas
Pastagens = interferência no regime das chuvas
Construção de hidrelétricas = remoção de comunidades das terras
Correção
Atividades agropecuárias
[...] De acordo com um levantamento do MapBiomas, que atualizou os dados sobre uso e cobertura da terra de 1985 a 2021, a Amazônia perdeu 12% da sua área de floresta em 37 anos. Isso significa uma perda líquida de floresta de 44 Mha, equivalente a dez vezes a área de todo o estado do Rio de Janeiro. Até o ano passado, a área de floresta ocupava 78,7% do bioma. O MapBiomas também avaliou o que aconteceu com as áreas desmatadas: entre 1985 e 2021, 44,5 Mha de vegetação nativa – que incluem formações florestal, savânica e campestre, áreas úmidas e mangue – foram convertidos para agropecuária. [...]. Nos últimos 37 anos, as pastagens triplicaram, passando a ocupar 13% do bioma. [...] 
A reportagem Em 37 anos, a Amazônia perdeu 12% de florestas, publicada em 05 set. 2022 pelo MAPBIOMAS Brasil, apresenta dados e informações sobre o uso da terra no bioma Amazônia.
Foco no conteúdo
Desmatamento
Imagem 3 – Madeira
Em junho de 2022, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) associado ao Imazon detectou 1.429 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal, um aumento de 54% em relação a junho de 2021, quando o desmatamento somou 926 quilômetros quadrados. 
Fonte: Imazon
Foco no conteúdo
Em junho de 2022, a maioria (63%) do desmatamento ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse. O restante do desmatamento foi registrado em Assentamentos (22%), Unidades de Conservação (13%) e Terras Indígenas (2%).
Imagem 4 – Desmatamento 
Foco no conteúdo
Fonte: Imazon
Com o apoio do(a) professor(a), assista com os(as) colegas ao vídeo 2. Amazônia é o bioma mais destruído pelos incêndios no primeiro bimestre de 2023; Roraima lidera casos.
https://www.youtube.com/watch?v=3tkyMin1CAk
Fonte: Jornalismo TV Cultura, 14 mar. 2023. Duração: 44 seg.
Incêndios
Foco no conteúdo
Mineração
[...] A mineração em terras indígenas na Amazônia Legal aumentou 1.217% nos últimos 35 anos, saltando de 7,45 quilômetros quadrados (km²), ocupados por essa atividade em 1985, para 102,16 km² em 2020. Quase a totalidade (95%) dessas áreas de garimpo ilegal está concentrada em três terras indígenas: Kayapó, seguida pela Munduruku e a Yanomami. Os dados são de um estudo feito por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Universidade do Sul do Alabama, dos Estados Unidos. [...]
Leia um trecho da reportagem Mineração em terras indígenas da Amazônia aumentou 1.217% nos últimos 35 anos, publicada em 03 fev. 2023 pelo Brasil de Fato:
Foco no conteúdo
Imagem 5 e 6 – Áreas de mineração
Foco no conteúdo
Na prática II
Todo mundo escreve...
Dialogue com os(as) colegas e professor(a) a partir da seguinte questão:
Como as atividades humanas influenciam a qualidade da água no bioma Amazônia? Comente sua resposta. 
Registre as anotações no caderno.08 minutos
Na prática II
O desenvolvimento das atividades humanas (agropecuária, desmatamento, incêndios, mineração etc.) tem levantado preocupações com relação aos impactos socioambientais, visto o grande potencial de contaminação da água. Compreender como essas atividades interagem com os ecossistemas aquáticos e terrestres amazônicos e quais são os efeitos diretos e indiretos na qualidade da água é fundamental para a conservação e preservação desse bioma.
Correção
08 minutos
Tecnologia a serviço das florestas
Inteligência artificial, dados de satélite e modelos estatísticos preveem riscos de desmatamento e incêndios na Amazônia e analisam o impacto do fogo em tempo real
Plataformas tecnológicas capazes de prever riscos de desmatamento e do impacto do fogo na floresta podem se tornar importantes aliadas na proteção de biomas brasileiros, principalmente a Amazônia. A plataforma PrevisIA, [...], utiliza geoestatística e inteligência artificial para mapear regiões de florestas ameaçadas. “A ideia é disponibilizar informações que permitam aos agentes públicos agir preventivamente e evitar o desmatamento”, diz o geógrafo Carlos Souza Jr., pesquisador associado do Imazon. 
 Fonte: Revista Pesquisa FAPESP, nov. 2021. 
Foco no conteúdo
Relacionadas com o avanço do desmatamento, as estradas já cortam ou estão a menos de 10 km de 41% da área florestal amazônica no Brasil. A conclusão foi de um mapeamento inédito realizado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) com auxílio de inteligência artificial, que identificou 3,46 milhões de km de vias na Amazônia Legal.
 Fonte: PrevisIA, 14 maio 2023
Imagem 7 – Estrada na Amazônia
Foco no conteúdo
Sobre a abertura de estradas no bioma Amazônia, leia as afirmações a seguir. Em seguida, identifique as verdadeiras (V) e as falsas (F):
( ) O desmatamento associado à construção de estradas no bioma Amazônia resulta na remoção de áreas de vegetação nativa, levando à perda direta de habitats naturais.
( ) As estradas facilitam o acesso a áreas remotas da floresta, o que pode aumentar a exploração madeireira ilegal, a mineração não regulamentada e outras atividades predatórias, intensificando ainda mais o desmatamento e a degradação ambiental.
( ) As estradas na Amazônia são de uso exclusivo das populações indígenas.
( ) A construção de estradas pode aproximar espécies e contribuir com a diversidade genética das espécies.
05 minutos
Aplicando
Sobre a abertura de estradas no bioma Amazônia, leia as afirmações a seguir. Em seguida, identifique as verdadeiras (V) e as falsas (F):
(V) O desmatamento associado à construção de estradas no bioma Amazônia resulta na remoção de áreas de vegetação nativa, levando à perda direta de habitats naturais.
(V) As estradas facilitam o acesso a áreas remotas da floresta, o que pode aumentar a exploração madeireira ilegal, a mineração não regulamentada e outras atividades predatórias, intensificando ainda mais o desmatamento e a degradação ambiental.
(F) As estradas na Amazônia são de uso exclusivo das populações indígenas. 
(F) A construção de estradas pode aproximar espécies e contribuir com a diversidade genética das espécies.
Correção
Aplicando
O que aprendemos hoje?
Nessa aula, você aprofundou os seus conhecimentos sobre o bioma Amazônia. Com o apoio do(a) professor(a), teve acesso a dados e informações, inclusive por meio de mapas, sobre as alterações e usos da terra nesse bioma. Além disso, conheceu iniciativas relacionadas ao mapeamento de intervenções, em especial associadas ao desmatamento. 
Tarefa SP
Localizador: 101186 
Professor, para visualizar a tarefa da aula, acesse com seu login: tarefas.cmsp.educacao.sp.gov.br
Clique em “Atividades” e, em seguida, em “Modelos”.
Em “Buscar por”, selecione a opção “Localizador”.
Copie o localizador acima e cole no campo de busca.
Clique em “Procurar”. 
Videotutorial: http://tarefasp.educacao.sp.gov.br/
Referências
Slide 4 – Há 8 mil anos, os indígenas já habitavam a Amazônia. Fonte: Jornal da USP, 29 jul. 2022. Disponível em: https://jornal.usp.br/cultura/ha-8-mil-anos-os-indigenas-ja-habitavam-a-amazonia/. Acesso em: 31 jul. 2023.
Slide 6 – Contas de ecossistemas: o uso da terra nos biomas brasileiros: 2000-2018 / IBGE, Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais, Coordenação de Contas Nacionais. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. 101 p. : il. color. (Contas Nacionais, ISSN 1415-9813 ; n. 73). Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101753.pdf. Acesso em: 05 ago. 2023. 
Referências
Slide 10 – Em 37 anos, a Amazônia perdeu 12% de florestas. Fonte: MAPBIOMAS Brasil. 05 set. 2022. Disponível em: https://brasil.mapbiomas.org/em-37-anos-amazonia-perdeu-12-de-florestas. Acesso em: 05 ago. 2023. 
Slides 11 e 12 – Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Junho 2022. Amorim, L., Ribeiro, J., Ferreira, R., Santos, B., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Junho de 2022. Belém: Imazon, 2022. Disponível em: https://imazon.org.br/wp-content/uploads/2022/07/SAD-Junho-2022.pdf. Acesso em: 05 ago. 2023.
Referências
Slide 14 – Mineração em terras indígenas da Amazônia aumentou 1.217% nos últimos 35 anos. Fonte: Brasil de Fato, 03 fev. 2023. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2023/02/03/mineracao-em-terras-indigenas-da-amazonia-aumentou-1-217-nos-ultimos-35-anos. Acesso em: 05 ago. 2023. 
Slide 18 – Reportagem. Tecnologia a serviço das florestas. Revista Pesquisa FAPESP. Edição 309. Nov. 2021. Por Domingos Zaparolli. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/tecnologia-a-servico-das-florestas/. Acesso em: 05 ago. 2023. 
Referências
Slide 19 – Estradas cortam ou se aproximam de 41% da área de floresta na Amazônia, mostra mapeamento inédito. Fonte: PrevisIA, 14 maio 2023. Disponível em: https://previsia.org.br/estradas-cortam-ou-se-aproximam-de-41-da-area-de-floresta-na-amazonia-mostra-mapeamento-inedito/. Acesso em: 05 ago. 2023.
SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista: Etapas Educação Infantil e Ensino Fundamental, 2019. Disponível em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slides 3, 8, 16, 17 e 20 – Gif. Fonte: Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/gifs/rel%C3%B3gio-rel%C3%B3gios-tempo-vezes-4109/. Acesso em: 15 fev. 2023. 
Slide 3 – Vídeo 1. Em breve: Amazônia, Arqueologia da Floresta. Fonte: SESC TV, 29 mar. 2022. Duração: 02min42seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_CrBsL8w4Ks. Acesso em: 05 ago. 2023. 
Slide 6 – Imagem 1 – Floresta. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/forest-texture-imagem-royalty-free/1221458399?phrase=amazonia. Acesso em: 05 ago. 2023. 
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 7 – Mapa 1. Amazônia – Cobertura e uso da terra – 2018. Fonte: Contas Econômicas Ambientais – Contas de Ecossistemas. O Uso da Terra nos Biomas Brasileiros. 2000-2018. Atualizado em 16/10/2020. IBGE. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101753_folder.pdf. Acesso em: 31 jul. 2023. 
Slides 8 e 9 – Imagem 2. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/people-hands-with-blank-signs-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/1466311149?phrase=cartaz+trabalho+em+equipe&adppopup=true. Acesso em: 31 jul. 2023. 
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 11 – Imagem 3 – Madeira. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/deforestation-in-the-amazon-rainforest-imagem-royalty-free/155369146?phrase=desmatamento+Amazonia&adppopup=true. Acesso em: 05 ago. 2023. 
Slide 12 – Imagem 3. Desmatamento. Fonte: Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Junho 2022. Amorim, L., Ribeiro, J., Ferreira, R., Santos, B., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Junho de 2022. Belém: Imazon, 2022. Disponível em: https://imazon.org.br/wp-content/uploads/2022/07/SAD-Junho-2022.pdf.Acesso em: 05 ago. 2023. 
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 13 – Vídeo 2. Amazônia é o bioma mais destruído pelos incêndios no primeiro bimestre de 2023; Roraima lidera casos. Fonte: Jornalismo TV Cultura, 14 mar. 2023. Duração: 44 seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3tkyMin1CAk. Acesso em: 05 ago. 2023. 
Slide 15 – Imagem 5 e 6 – Áreas de mineração. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/drone-aerial-view-of-illegal-gold-mining-in-a-imagem-royalty-free/1400108929?phrase=minera%C3%A7%C3%A3o+Amazonia&adppopup=true e https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/gold-mining-area-in-amazon-region-imagem-royalty-free/1289707677?phrase=minera%C3%A7%C3%A3o+Amazonia&adppopup=true. Acesso em: 05 ago. 2023. 
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 19 – Imagem 7 – Estrada na Amazônia. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/deforestation-fire-in-the-amazon-imagem-royalty-free/1245958997?phrase=estradas+na+floresta++Amaz%C3%B4nia&adppopup=true. Acesso em: 05 ago. 2023. 
Material 
Digital

Continue navegando

Outros materiais