Buscar

APS PENAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em sua obras “ Dos delitos e das penas “ - Cesare Beccaria foi bem claro trazendo de maneira didática que a leis são basicamente a junção de homens que se uniram em sociedade, já cansados de viver sempre em guerra. Lei e direito mesmo tendo o mesmo significado são coisas distintas. A Lei sempre origina do estado e conserva, em ultima análise, ligada à classe dominante, pois o Estado, como sistema de órgãos que rege a sociedade politicamente organizada, fica sob o controle daqueles que comandam o processo econômico, na qualidade de proprietários dos meios de produção.
E é evidente que vários aspectos abordados na obra em análise podem ser encontrados no Direito Brasileiro, principalmente nos direitos humanos. É importante frisar que a obra foi escrita em um contexto onde era comum a prática de tortura como meio de prova, já que a religião e Estado se associavam ao rei. Assim, havia previsão de adultério como delitos e um tipo especial que era os que iam de frente com os ideais da Igreja. o Beccaria foi um visionário capaz de identificar os desvios que acometiam o direito da época com vistas à prevenção criminal, principalmente no que dizia respeito a penas justas e eficientes. Ao se comparar com as leis da época, percebe-se que houve muitos avanços no Direito Penal Brasileiro, assim questões que deveriam ser ainda provadas e aceitas como a não prática da tortura, são tão fundamentais atualmente.
É de fundamental importância para mostrar que o Direito Penal não pode ser resumido a um conjunto de formalidades prescritas em lei, e que sua concepção muda em harmonia com as modificações sociais.

Continue navegando