Buscar

Sociedades Pré-Colombianas

Prévia do material em texto

8o
Geografia
1o bimestre – Aula 06
Ensino Fundamental: Anos Finais
Sociedades pré-colombianas 
na América (Parte 2)
ANO
2024_AF_B1_V1
As influências pré-colombianas na América;
Povos originários e indígenas e a transformação de paisagens na América. 
Conhecer exemplos de técnicas agrícolas utilizadas pelos povos originários e associá-las aos sistemas agrícolas atuais;
Reconhecer modificações das paisagens a partir das ações dos povos originários.
Conteúdo
Objetivos
2024_AF_B1_V1
Currículo Paulista – Anos Finais do Ensino Fundamental
Componente curricular: Geografia
Ano: 8º 
Bimestre: 1º
Unidade Temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto de conhecimento: Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na América Latina; Diversidade e dinâmica da população mundial e local.
Habilidades:
(EF08GE27*) Comparar a formação territorial de países latino-americanos, a partir das influências pré-colombiana e colonial e estabelecer semelhanças e diferenças socioculturais entre as correntes de povoamento.
(EF08GE23) Identificar paisagens da América Latina e associá-las, por meio de representações cartográficas, aos diferentes povos da região, com base em aspectos da geomorfologia, da biogeografia, da hidrografia e da climatologia.
O gancho
Continua...
15 MINUTOS
A descoberta recente de 81 sítios arqueológicos pré-colombianos, aparentemente compostos por densos povoados em uma área do sul da Amazônia que se julgava inabitada ou pouco povoada entre meados do século XIII e o início do XVI, reforça uma hipótese defendida por boa parte dos arqueólogos nos últimos 15 anos: a de que a grande floresta tropical, que se estende por terras brasileiras e de mais oito países, abrigava sociedades complexas e uma numerosa população antes da chegada dos europeus às Américas. 
Participe da leitura compartilhada de um trecho do artigo “Mais gente na floresta”, publicado pela Revista Pesquisa FAPESP em maio de 2018.
Para começar
2024_AF_B1_V1
Artigo. Mais gente na floresta. Fonte: Revista Pesquisa FAPESP, maio de 2018. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/mais-gente-na-floresta/. Acesso em: 27 nov. 2023. 
Os números variam enormemente, mas as estimativas atuais mais aceitas apontam para algo entre 8 e 10 milhões de indígenas, um contingente similar ao dos incas que ocuparam nos Andes, uma área muito menor no período pré-colonial. [...] 
Estudos recentes [...] têm sugerido que vastas porções da floresta não são áreas virgens, intocadas pelo homem, mas sim setores da mata manejados pelos índios ao longo de gerações para seu sustento. Um artigo publicado em março de 2017, na Science, indicou que havia maior concentração e diversidade de árvores que poderiam ter sido fonte de alimentos perto dos antigos assentamentos humanos. [...]
Continua...
Para começar
2024_AF_B1_V1
Artigo. Mais gente na floresta. Fonte: Revista Pesquisa FAPESP, maio de 2018. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/mais-gente-na-floresta/. Acesso em: 27 nov. 2023. 
Continua...
Imagem 2. Rastros da ocupação humana (centro-sul da Amazônia)
Imagem 1. Geoglifos, no município de Senador Guiomard, no Acre, estão presentes em uma faixa de 1.800 quilômetros no sul da Amazônia
Para começar
2024_AF_B1_V1
Em duplas, elaborem um comentário sobre como essas descobertas impactam a compreensão da história pré-colombiana na região.
Depois, acrescentem argumentos referentes ao papel dos povos originários na manutenção da Floresta Amazônica ao longo do tempo. 
Aproveitem e pesquisem no Censo Demográfico do IBGE 2022 a quantidade de indígenas na região da Floresta Amazônica brasileira.
 Registrem as anotações no caderno para estudos posteriores. 
Todo mundo escreve
Para começar
2024_AF_B1_V1
Assim como outras populações humanas, os povos originários do continente americano contribuíram para o desenvolvimento científico e tecnológico em diferentes áreas. Na agricultura, desenvolveram diversas técnicas para suprir diferentes necessidades. Nesse processo, transformaram as paisagens e, consequentemente, o espaço geográfico. 
Confira alguns exemplos por meio das informações apresentadas nos textos indicados a seguir: texto 1 (trecho do livro História das agriculturas no mundo, 2010); texto 2 (trecho da reportagem “Um sistema agrícola único no mundo”, 2022) e texto 3 (trecho do artigo “Caminhos do milho”, 2019). 
Práticas agrícolas ontem e hoje
Foco no conteúdo
2024_AF_B1_V1
Texto 1
[...] A organização de vales irrigados situa-se entre as grandes realizações da civilização inca. [...] A encosta estava organizada em terraços feitos de muros de pedras: quanto mais acentuado o declive natural da parcela, mais elevados eram os muros e mais estreitos os terraços. Construir terraços nas encostas permitia lutar contra a erosão, obter um solo profundo, disposto em faixas planas e cultiváveis, e enriquecido por elementos finos (argilas, ácidos húmicos, elementos minerais) arrastados pela lixiviação das parcelas localizadas mais a montante.
Incas
Continua...
Foco no conteúdo
2024_AF_B1_V1
Texto 1. Fonte: MAZOYER, M.; ROUDART, L. História das agriculturas no mundo. São Paulo: Editora Unesp, 2010. Disponível em: http://docs.fct.unesp.br/docentes/geo/bernardo/BIBLIOGRAFIA%20DISCIPLINAS%20POS-GRADUACAO/HISTORIA%20DA%20AGRICULTURA/Historia_das_agriculturas.pdf. Acesso em: 27 nov. 2023. 
Canais secundários, inseridos no canal de derivação primário, conduziam a água de um terraço para o outro. Em seguida, a água circulava por toda a extensão dos terraços, antes de finalmente ser distribuída por uma rede de canais terciários nas parcelas cultivadas. [...]
Fonte: MAZOYER, M.; ROUDART, L. História das agriculturas no mundo. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
Imagem 3. Terraço, localizado no Vale Sagrado (província de Urubamba, em Cusco, Peru)
Estudante, observe a imagem 3 e reconheça os aspectos tratados na citação. 
Foco no conteúdo
2024_AF_B1_V1
Texto 1. Fonte: MAZOYER, M.; ROUDART, L. História das agriculturas no mundo. São Paulo: Editora Unesp, 2010. Disponível em: http://docs.fct.unesp.br/docentes/geo/bernardo/BIBLIOGRAFIA%20DISCIPLINAS%20POS-GRADUACAO/HISTORIA%20DA%20AGRICULTURA/Historia_das_agriculturas.pdf. Acesso em: 27 nov. 2023. 
Texto 2
Há cerca de mil anos, os povos nativos do Vale do México criaram um sistema de ilhas flutuantes de lama e matéria orgânica para cultivar nas águas de um lago. Esse sistema agrícola é chamado de “chinampas”, do Nahutl “chinamitl”, que significa “na cerca de juncos” [...]. O sistema agrícola das chinampas passou de geração em geração por meio da sabedoria oral transmitida desde a época dos astecas [...].”
Fonte: DW. “Um sistema agrícola único no mundo” (texto adaptado). Acesso em: 25 set. 2022. 
Astecas
Foco no conteúdo
2024_AF_B1_V1
Texto 2. Reportagem. Um sistema agrícola único no mundo (texto adaptado). Fonte: DW, 25 set. 2022. Disponível em: https://www.dw.com/es/un-sistema-agr%C3%ADcola-%C3%BAnico-en-el-mundo/video-55740535. Acesso em: 27 nov. 2023. 
Chinampas é uma técnica asteca de agricultura. As ilhas flutuantes garantem a segurança alimentar e a preservação da biodiversidade. 
Entretanto, elas estão ameaçadas pelo crescimento urbano e pela poluição das águas.
Atualmente, diversas organizações estão usando esse conhecimento tradicional para reflorestar mangues no México. 
Imagem 4. Chinampas 
Foco no conteúdo
2024_AF_B1_V1
Texto 3
[...] o milho que chegou ao Brasil no período pré-colombiano ainda não estava completamente adequado para a agricultura e o consumo. O processo de domesticação desse grão envolveu a seleção dos melhores produtos – sejam eles frutos, sementes ou folhas – e a otimização do manejo para que as plantas pudessem ser cultivadas fora de seu contexto original. 
Povos originários na Amazônia
Continua...
Imagem 5. Tipos de milho 
na América Latina
Foco no conteúdo
2024_AF_B1_V1
Texto 3. Artigo. Caminhos do milho. Fonte: GUIMARÃES, M. Pesquisa FAPESP, 2019 (CC BY-NC-ND). Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/caminhos-do-milho-2/.Acesso em: 27 nov. 2023. 
“Seres humanos já usavam e manipulavam a forma selvagem do milho, um capim chamado teosinto, por volta de 9 mil anos atrás no México”, contou, em uma conferência de imprensa, o antropólogo Logan Kistler [...]. “A população humana do oeste da Amazônia continuou o processo, eles tinham uma boa estrutura para a domesticação de plantas”, explica. Naquele momento, índios da região já tinham grande experiência no manejo e na seleção de uma variedade de espécies, como feijão, abóbora e mandioca. [...] “A história da domesticação do milho é um dos eventos evolutivos fundadores que tiveram um impacto enorme na vida e na história humanas.” [...]
Fonte: GUIMARÃES, M. “Caminhos do milho”. Pesquisa FAPESP, 2019.
Foco no conteúdo
2024_AF_B1_V1
Texto 3. Artigo. Caminhos do milho. Fonte: GUIMARÃES, M. Pesquisa FAPESP, 2019 (CC BY-NC-ND). Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/caminhos-do-milho-2/. Acesso em: 27 nov. 2023. 
Com base nos conhecimentos adquiridos até agora, explique como os povos originários da América desenvolveram as técnicas agrícolas de terraceamento, chinampas e domesticação. 
Ao responder cada uma delas, identifique o povo originário correspondente. 
Que tal acrescentar uma ilustração à sua explicação? 
Escolha um exemplo de técnica agrícola para representar. 
Depois, compartilhe seu trabalho com a turma. 
20 MINUTOS
Todo mundo escreve
2024_AF_B1_V1
Na prática
Em duplas, chegou o momento de sistematizar os conhecimentos adquiridos nesta aula por meio da elaboração de um mapa mental.
 
Puxe mais
10 MINUTOS
Imagem 6
2024_AF_B1_V1
Aplicando
. Acesso em: 27 nov. 2023. 
Agora, é interessante aprofundar os estudos sobre outras técnicas agrícolas utilizadas pelos povos originários na atualidade. 
Nesta aula, você aprofundou seus conhecimentos sobre as sociedades pré-colombianas na América, especialmente por meio das modificações impulsionadas pelas práticas agrícolas no Peru, México e Amazônia. 
2024_AF_B1_V1
O que aprendemos hoje?
Slides 3 e 4 – PAIVA, M. “Mais gente na floresta”. Revista Pesquisa FAPESP, maio de 2018. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/mais-gente-na-floresta/. Acesso em: 27 nov. 2023.
Slides 8 e 9 – Texto 1. MAZOYER, M.; ROUDART, L. História das agriculturas no mundo. São Paulo: Editora Unesp, 2010. Disponível em: http://docs.fct.unesp.br/docentes/geo/bernardo/BIBLIOGRAFIA%20DISCIPLINAS%20POS-GRADUACAO/HISTORIA%20DA%20AGRICULTURA/Historia_das_agriculturas.pdf. Acesso em: 27 nov. 2023. 
Slide 10 – Texto 2. DW. “Um sistema agrícola único no mundo” (texto adaptado). Acesso em: 25 set. 2022. Disponível em: https://www.dw.com/es/un-sistema-agr%C3%ADcola-%C3%BAnico-en-el-mundo/video-55740535. Acesso em: 27 nov. 2023. 
Slides 12 e 13 – Texto 3. GUIMARÃES, M. “Caminhos do milho”. Pesquisa FAPESP, 2019 (CC BY-NC-ND). Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/caminhos-do-milho-2/. Acesso em: 27 nov. 2023.
2024_AF_B1_V1
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 5 - Imagem 1. Geoglifos, como estes no município de Senador Guiomard, no Acre, estão presentes em uma faixa de 1.800 quilômetros no sul da Amazônia. Fonte: PAIVA, M. “Mais gente na floresta”. Revista Pesquisa FAPESP, maio de 2018. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/mais-gente-na-floresta/. Acesso em: 27 nov. 2023.; Imagem 2. Rastros da ocupação humana (centro-sul da Amazônia). Fonte: PAIVA, M. “Mais gente na floresta”. Revista Pesquisa FAPESP, maio de 2018. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/mais-gente-na-floresta/. Acesso em: 27 nov. 2023.
Slide 9 – Imagem 2. Terraço, localizado no Vale Sagrado (província de Urubamba, em Cusco, Peru). Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/peru-urubamba-sacred-valley-inca-green-terraces-imagem-royalty-free/1456039488?phrase=terra%C3%A7o+inca&adppopup=true. Acesso em: 27 nov. 2023.
Slide 11 – Imagem 4. Chinampas. Fonte: Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/xochimilco-chinampas-zang%c3%a3o-5366272/. Acesso em: 11 dez. 2023. 
Slide 12 – Imagem 5. Tipos de milho na América Latina. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/mexican-colored-corn-cobs-in-mexico-latin-america-imagem-royalty-free/1465178144?phrase=tipos+milho+na+Am%C3%A9rica+mexico&adppopup=true. Acesso em: 27 nov. 2023. 
Slide 15 - Imagem 6. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/student-concept-map-template-for-visual-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/1805197774?phrase=mapa+mental&adppopup=true. Acesso em: 27 nov. 2023.
2024_AF_B1_V1
Referências
2024_AF_B1_V1

Continue navegando