Buscar

GESTÃO DE AGRONEGOCIO - aula 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Rentabilidade de projetos
Rentabilidade – Grau de êxito em relação ao dinheiro investido 
O êxito dos projetos é a chave pra qualquer empresa, principalmente para aquelas em que a sua conta de resultados depende de projetos.
Existem 12 fatores chave para a rentabilidade de projetos
- Definir bem o escopo: o primeiro e principal problema da rentabilidade dos projetos está nas discrepâncias sobre o que deveria incluir e o que fica fora do escopo dos projetos.
- Estimar com cuidado o esforço: geralmente não há muito tempo disponível para fazer chegar uma proposta comercial do projeto ao cliente, o que leva a fazer estimações muito rápidas, baseadas na analogia do projeto com outros anteriormente realizados. 
- Planejamento das atividades: a distribuição de tarefas e sua estimativa deve ser programada em um planejamento. A não organização das atividades e suas pendencia pode ter como resultado a necessidade de novas tarefas ou realizar algumas atividades depois da outras.
- Seleção da equipe: a equipe de trabalho é uma peça chave para tornar realidade 
- Identificar e gerenciar os riscos: todos os projetos tem algum tipo de riscos que deve ser analisado e avaliado. Alguns riscos poderão ter uma probabilidade baixa de que se materializem e outros terão um impacto pequeno no projeto. Os riscos cujo impacto e probabilidade são médios ou altos, devem ser gerenciados e podem requerer que se abordem ações concretas que garantam a rentabilidade do projeto. 
- Analise de rentabilidade: é fundamental analisar a rentabilidade do projeto antes de seu início. Em alguns projetos é possível que por motivos comerciais seja necessário abordar projetos com pouca rentabilidade no início, para que o cliente contrate novos serviços no futuro. A rentabilidade do projeto variara em cada momento, sendo necessário conhecer como será o equilíbrio entre gastos e receitas previstas. 
- Comunicação da equipe com o cliente: a comunicação dentro da equipe e a comunicação com o cliente é fundamental para a rentabilidade do projeto. Se a equipe se comunica com fluidez e rapidez se poderá detectar a tempo de qualquer problema.
- Registrar dados e gerenciar: os dados são a chave no gerenciamento de projetos. Os dados registrados poderão das a informação necessário para um gerenciamento eficiente. Registrar os dados pode chegar a ser uma luta com a equipe, cujo os membros pode inventar dados.
- Fazer o acompanhamento da rentabilidade: o acompanhamento da rentabilidade não é questão que se deva deixar para o final, uma vez concluído o projeto. Deve-se realizar de forma constante, revisando periodicamente a situação do projeto até a sua data e tomando as
- Projetar desvios: os pequenos desvios de iniciação dos projetos tendem a não ter grande consideração, na esperança de que se recuperem com o avanço do projeto.
- Aprender com os erros e com os sucessos: se registrar adequadamente os fatos relevantes dos projetos, é possível analisar oque realmente aconteceu. 
- Utilizar ferramentas adequadas: é importante utilizar as ferramentas adequadas sem custo para o projeto.
Rentabilidade do projeto
Para avaliar um projeto é fundamental analisar corretamente o seu fluxo de benefícios e custos. Depois, a informalçao do projeto deve ser processada, com o objetivo de deter