Buscar

Produção Textual - Serviço Social UN.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Produção Textual.
Unidade 2
1) A leitura já foi considerada apenas como uma atividade mecânica de decodificar palavras, extrair sentidos que supostamente explícitos no texto. Ao se pensar desse modo, a crença era a de que, para se tornar um leitor competente, bastava aprender a ler nos anos iniciais de escolaridade e depois o aluno já saberia ler qualquer texto. Dentre diversas concepções sobre leitura, Bicalho (2014) apresenta sua visão sobre leitura. Aponte a alternativa correta descrita pela autora.
a. A leitura é uma atividade cognitiva para extrair sentidos que o autor estabeleceu ao elaborar o texto.
b. No processo de leitura, à medida que as informações de um texto vão sendo decodificadas por meio das palavras, o leitor consegue estabelecer relações entre unidades de frases, compreende o texto e amplia seus conhecimentos.
c. Leitura é decodificação e a compreensão ocorre com exercícios de interpretação de textos mediados pelo professor de língua portuguesa.
d. A decodificação é uma parte da leitura na qual o leitor, basicamente, junta letras e forma sílabas; junta sílabas e forma palavras e junta palavras para formar frases. A compreensão das palavras e do texto se efetiva à medida que o leitor avança os níveis de escolaridade.
e. A leitura é uma atividade complexa, em que o leitor produz sentidos a partir das relações que estabelece entre as informações do texto e seus conhecimentos.
2) A perspectiva discursiva de compreensão da leitura assenta-se nos postulados teóricos da Análise de Discurso (AD), fundada na conjuntura política e intelectual francesa pelo filósofo Michel Pêcheux, na década de 60 do século XX. De acordo com o vídeo, Conceitos Básicos da Análise do Discurso, com a professora Iara B. Costa (2018) indicado como atividade fundamental para nosso estudo, aponte as três bases de conhecimentos que consolidaram a AD no Brasil.
a. Sociologia, Psicanálise, Marxismo.
b. Linguística, Sociologia, Psicanálise.
c. Sociologia, Psicologia, Marxismo
d. Linguística, Psicologia, Marxismo.
e. Linguística, Marxismo, Psicanálise.
3) Batista (2014) explica que a expressão pedagógica de práticas de leitura refere-se à criação de situações reais de leitura em sala de aula, bem como à busca de apreensão e negociação dos significados que os aprendizes atribuem à leitura em geral, bem como à leitura de diferentes gêneros. Assinale a alternativa que melhor compreende essa afirmação:
a. A noção pedagógica de práticas de leitura apresenta estratégias de concentração durante a leitura, ou seja, os leitores desempenham melhor a compreensão dos textos orais ou escritos.
b. A noção pedagógica de práticas de leitura interfere na interpretação que o leitor infere aos textos e aponta direcionamento certo para compreensão da leitura.
c. A noção pedagógica de práticas de leitura retoma a forma tradicional de ler, ou seja, amplia informações para os leitores que melhor desempenham a compreensão dos textos orais ou escritos.
d. A noção pedagógica de práticas de leitura trabalha com situações reais de leitura, retoma usos sociais da língua escrita ou usos sociais da leitura. Ela busca recriar, no interior da escola, as práticas de leitura que ocorrem em outras esferas do mundo social e não apenas fazer atividades para aprender a ler.
e. As práticas de leitura referem-se as atividades para aprender a ler.
4) De acordo com Foucault (1999 apud CORSI, 2016), o campo do saber no qual o sujeito leitor encontra-se em um dado momento his¬tórico reflete em suas leituras e na compreensão dos discursos. Há também as inferências que o leitor realiza ao ler um texto, inferências essas que são recuperações de saberes e informações adquiridas a partir do contato com outros textos, com outros discursos. Assinale a alternativa que aponta algumas das inferências que o leitor depreende ao ler um texto:
a. Conhecimento de mundo e conhecimento linguístico.
b. Conhecimento do contexto histórico e conhecimento enciclopédico.
c. Conhecimento do contexto histórico e da relação com outros textos que já circularam.
d. Conhecimento semântico e conhecimento enciclopédico.
e. Conhecimento de regras gramaticais e conhecimento de mundo e experiências de leitura.
5) De acordo com o vídeo indicado nesta Unidade de ensino, Conceitos Básicos da Análise do Discurso, com a professora Iara B. Costa (2018) “O discurso é contextualizado. Não se pode atribuir sentido a um discurso fora do contexto. O discurso é assumido em interdiscurso. O discurso só adquire sentido no interior do universo de outros discursos. Cada enunciado é interpretado na sua ligação com outros discursos com os quais estabelece relações” (CHARAUNDEAU E MAINGUENEAU, 2004).
Castro; Oliveira; De Muÿlder (2016), no artigo Análise do discurso publicitário: estratégias discursivas, publicado na Revista Pretextos, analisaram algumas peças publicitárias, as quais discutem questões relacionadas aos discursos em AD. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6110060.pdf>;.
Observe a propaganda da Hortifruti, loja que comercializa produtos alimentícios (frutas, legumes e verduras). Localiza-se em Vitória/ES e no Rio de Janeiro/RJ. A empresa MP Publicidade desenvolveu, de 2003 a 2013, campanhas veiculadas na Revista O Globo (encarte do jornal O Globo) e em outdoors implantados em pontos de venda. Campanha intitulada: Depoimentos dos produtos. Disponível em:
<http://www.hortifruti.com.br/comunicacao/campanhas/cascas/>;.
A afirmação “o discurso só adquire sentido no interior do universo de outros discursos” estabelece relação com o texto “não nasci na mangueira, mas sou verde e rosa”. Assinale a alternativa correta:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. O texto mobiliza palavras que remetem a outros ditos e a leitura da peça publicitária não se encerra nas palavras do texto.
c. O texto mobiliza a capacidade de realizar leituras intertextuais, paródicas e humorísticas provocadas pela peça publicitária.
d. A leitura do texto mobiliza o conhecimento prévio do leitor: as cores da goiaba relacionam-se com as cores da Escola de Samba da Mangueira.
e. A leitura do texto mobiliza palavras com alusões e duplos sentidos. Exigem do leitor informação mais depurada acerca de situações sócio culturais.
6) Dentre inúmeros conceitos de leitura, Yunes (2012) caracteriza a leitura como um exercício de interação de várias ordens, mobilizadas pelo leitor frente ao texto, a partir de suas vivências, de suas histórias de leitura, de sua habilidade de percepção e reflexão, donde a importância de atualizar suas “memórias” em relação à leitura é fundamental. Nesse sentido, significa que _____. Assinale a alternativa correta:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. O leitor não mobiliza sua habilidade de percepção e reflexão para ler o texto, o significado está nas palavras.
c. As atividades de leitura e compreensão do livro didático precisam ser objetivas e claras para não confundir o leitor.
d. Quando o leitor não compreende a leitura de um texto a responsabilidade é atribuída ao autor, porque faltou organização textual.
e. O leitor precisa mobilizar habilidade cognitivas e conhecimento sócio-histórico, pois o sentido não está fechado no texto.
7) Gasparini (2015) observa que a prática de leitura e o trabalho com textos, desenvolvidos no contexto escolar, restringe-se à tradução do texto, à sua leitura em voz alta, ou ainda o trabalho ressaltando algum ponto gramatical presente no texto. As práticas de leitura são tradicionais e ultrapassadas. Assinale a alternativa que aponta a crítica quanto as práticas de leitura:
a. As práticas de leitura indicam que o leitor é frequentemente silenciado em sua condição de intérprete, pois raramente é dada a ele a oportunidade para se posicionar em relação ao material lido.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. As práticas de leitura não oportunizam ao aluno leitor posicionar-se em relação ao texto. Há silenciamento de vozes.
d. As práticas de leitura promovem a leitura decodificando palavras e possibilitando a construção do sentido de acordocom conhecimento semântico de cada aluno leitor.
e. As práticas de leitura apontam que nos textos apresentados pelos livros didáticos predominam o reconhecimento de conteúdo textual, e as atividades de compreensão de textos não remetem a reflexão.
8) Orlandi (1995, p. 117) afirma que o texto é a unidade de análise afetada pelas condições de produção. O texto é, para o analista de discurso, o lugar da relação com a representação física da linguagem: onde ela é som, letra, espaço, dimensão direcionada, tamanho. É o material bruto. Mas é também espaço significante. E não é das questões menos interessantes de procurar saber como se põe um discurso em texto. Analise as assertivas a seguir e aponte alguns fatores que o analista do discurso de AD precisa considerar ao estudar o discurso de um texto:
I. A AD tem interesse no texto não como objeto final de sua explicação, mas como unidade que lhe permite ter acesso ao discurso.
II. O trabalho do analista é percorrer a via pela qual a ordem do discurso se materializa na estruturação do texto.
III. O texto não é uma unidade fechada, embora, como unidade de análise ele possa ser considerado uma unidade inteira, tem relação com outros textos, com suas condições de produção (os sujeitos e a situação).
a. Todas as assertivas estão corretas.
b. Apenas a II está correta
c. Apenas I e II estão corretas.
d. Apenas I e III estão corretas.
e. Apenas a III está correta.
9) Possenti (2014) afirma que todo discurso é situado. Uma longa tradição escolar analisou textos ou enunciados sem considerar quando foram proferidos, por quem o foram, contra ou a favor de quais outros enunciados. Isso implicava basicamente uma análise da forma do texto e de seu conteúdo. Diante dessa afirmação, é correto afirmar que para entender o discurso o leitor precisa:
a. Observar que o contexto histórico permite compreender melhor o funcionamento do texto, no entanto a marcas linguísticas evidenciam a compreensão do texto.
b. Considerar que o discurso é o enunciado ou texto produzido em uma situação de enunciação e determinado pelas condições históricas e sociais. O contexto histórico permite compreender melhor como um texto funciona.
c. Entender uma informação, uma resposta ou uma pergunta. Entender bem a pontuação porque o discurso está nas entrelinhas, está no enunciado.
d. Ir além da leitura das palavras e das frases. O conhecimento das marcas linguísticas é importante para entender que o discurso está explícito no texto.
e. Considerar o discurso é considerar o texto, seus elementos estruturais, quantos parágrafos têm, qual gênero pertence? Discurso é o texto em si.
10) Segundo Orlandi, “o leitor não apreende meramente um sentido que está lá; o leitor atribui sentidos ao texto. Ou seja: considera-se que a leitura é produzida e se procura determinar o processo e as condições de sua produção. Daí se poder dizer que a leitura é o momento crítico da constituição do texto. Isso explica por que as leituras, numa linha discursiva, não são idênticas, visto que, como processo comunicativo, a linguagem é histórico-social”. (ORLANDI, 1995, p. 113).
Disponível em: <http://www.hortifruti.com.br/>;.
A afirmação: “o leitor não apreende meramente um sentido que está lá; o leitor atribui sentidos ao texto”. Assinale a alternativa que corresponde a esta afirmação:
a. O leitor atribui ao texto o sentido que lhe convém, pois, a criação de novas palavras (humorísticas) remetem aos produtos comercializados no Hortifruti.
b. A leitura do texto mobiliza palavras com alusões e duplos sentidos. Exigem do leitor conhecimento enciclopédico para compreender as informações sobre as redes sociais.
c. A leitura do texto mobiliza o conhecimento prévio do leitor: as cores das verduras, frutas e legumes (verde) relacionam-se com as cores características das mídias sociais mais utilizadas pelos consumidores.
d. O texto mobiliza a capacidade de realizar leituras intertextuais e humorísticas. No entanto, o sentido do texto está explícito: não há comunicação entre a Hortifruti e os consumidores pelas redes sociais.
e. Todas as alternativas estão incorretas.

Continue navegando