Buscar

Possenti (1998, 2006), Marcuschi (2008), entre outros estudiosos da linguagem, tecem alguns comentários sobre as práticas atuais de ensino de língu...

Possenti (1998, 2006), Marcuschi (2008), entre outros estudiosos da linguagem, tecem alguns comentários sobre as práticas atuais de ensino de línguas, e que muitas escolas ainda se estruturam em práticas pedagógicas estruturalistas para desenvolver o trabalho com produção textual em sala de aula. Aponte a alternativa correta.

a. Os autores desconsideram as práticas de ensino de língua como atividades tradicionais, ‘redações’ ou ‘produção de texto’, feitas sobre uma temática qualquer, e apenas para cumprir com um conteúdo programático.
b. Os autores compreendem a linguagem em seu funcionamento discursivo, ou seja, a escola precisa romper com a compreensão de que a leitura e a escrita se destinam à pura expressão do pensamento e à comunicação.
c. Os autores consideram as práticas de ensino de produção textual como atividades tradicionais, elaboradas a partir das instruções do livro didático e destinadas a cumprir com um conteúdo programático, como atividades dissociadas do contexto social de linguagem.
d. Os autores consideram que a filiação teórica tradicional pressupõe as práticas de ensino de língua; assim sendo, o trabalho com o texto escrito como algo mecânico, pautado em um movimento de atividades repetitivas, é desmotivador para os alunos.
e. Todas as alternativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Produção Textual e Gêneros Discursivos
3 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as opções: a. Os autores desconsideram as práticas de ensino de língua como atividades tradicionais, ‘redações’ ou ‘produção de texto’, feitas sobre uma temática qualquer, e apenas para cumprir com um conteúdo programático. b. Os autores compreendem a linguagem em seu funcionamento discursivo, ou seja, a escola precisa romper com a compreensão de que a leitura e a escrita se destinam à pura expressão do pensamento e à comunicação. c. Os autores consideram as práticas de ensino de produção textual como atividades tradicionais, elaboradas a partir das instruções do livro didático e destinadas a cumprir com um conteúdo programático, como atividades dissociadas do contexto social de linguagem. d. Os autores consideram que a filiação teórica tradicional pressupõe as práticas de ensino de língua; assim sendo, o trabalho com o texto escrito como algo mecânico, pautado em um movimento de atividades repetitivas, é desmotivador para os alunos. e. Todas as alternativas estão corretas. A alternativa correta é a letra b. Os autores compreendem a linguagem em seu funcionamento discursivo, ou seja, a escola precisa romper com a compreensão de que a leitura e a escrita se destinam à pura expressão do pensamento e à comunicação.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais