Buscar

Caso Clínico - Antibacterianos - Prantosil (Sulfonamidas)

Prévia do material em texto

1.O país é a Alemanha, e estamos no ano de 1935. Hildegard, filha do Dr. Gerhard Domagk, estava quase morrendo de infecção estreptocócica em conseqüência de uma picada com alfinete. Não estava respondendo a nenhum tratamento. Desesperado, o pai de Hildegard administra prontosil, um corante vermelho que estava experimentando em seu laboratório. Milagrosamente, a filha teve uma recuperação completa. Essa história começou, na realidade, três anos antes, quando o Dr. Domagk observou que o prontosil protegia camundongos e coelhos contra doses letais de estafilococos e estreptococos. Fez essa descoberta através da triagem de milhares de corantes (que, na realidade, são simplesmente substâncias químicas que se ligam a proteínas) para atividade antibacteriana. Entretanto, quando sua filha adoeceu, Domagk ainda não tinha certeza se a eficácia antibacteriana do prontosil observada nos camundongos também seria observada contra as infecções em seres humanos. Manteve os testes pessoais do fármaco em segredo até o momento em que dados de outros médicos indicaram o sucesso da droga na cura de outros pacientes com infecções. Em 1939, Gerhard Domagk recebeu o Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina pela sua descoberta do efeito terapêutico do prontosil. Texto Multilinha.
1. Qual é o mecanismo responsável pela ação antibacteriana do prontosil?
Inibem competitivamente a di-hidropteroato sintase, impedindo, assim, a síntese de ácido fólico em bactérias. Por sua vez, a ausência de ácido fólico impede a síntese bacteriana de purinas, pirimidinas e alguns aminoácidos, resultando finalmente na interrupção do crescimento bacteriano. Geralmente, sulfas são agentes bacteriostáticos, isto é, normalmente impedem crescimento bacteriano, mas não matam bactérias.
2. Por que o prontosil mata bactérias, mas não células humanas? 
	Porque o crescimento das bactérias exige a atividade da enzima que é inibida pelas sulfonamidas (prontosil), enquanto as células dos mamíferos não expressam essa enzima. Por conseguinte, células de mamíferos não são afetadas por sulfonamidas (prontosil).
3. Qual a causa que levou ao declínio da utilidade de drogas como o prontosil nos últimos 70 anos?
Devido a resistência a esses fármacos.
 
4. Por que os fármacos pertencentes à mesma classe do prontosil são atualmente utilizados em associação com outros agentes antibacterianos?
São utilizados em associação para se obter um efeito sinérgico dos fármacos.

Continue navegando