Buscar

Resumo William Edwards Deming

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

William Edwards Deming (1900-1993) – Americano, estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor. Foi professor nas universidades de Nova York, Wyoming, do Colorado e de Yale. Autor de livros que são referência na administração, produtividade e qualidade.
As maiores contribuições de Deming foram as melhorias nos processos produtivos dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e, a partir de 1950, seu trabalho no Japão na reconstrução desse país após o término da guerra.
Além disso, também trabalhou por muitos anos no Japão, onde também é amplamente reconhecido por implementar em multinacionais aspectos que hoje são de responsabilidade do setor de gestão de qualidade – como testes de qualidade do produto, melhoria de projetos internos e externos, ampliação de mercados globais, realização de testes de hipóteses e análise de variantes.
Juntamente com Juran, colaborou na transformação do Japão como país em potência mundial. Os dois, Deming e Juran, são considerados os pais da revolução da qualidade no Japão.
O PDCA e o Controle Estatístico do Processo desenvolvidos por Shewhart foram as bases do trabalho de Deming, com resultados surpreendentes. 
São também relevantes “Os 14 Pontos para a Gestão” de Deming, que orientam o caminho para a chamada qualidade total. 
Ao retornar do Japão, Deming foi contratado pela Ford. As vendas da montadora estavam caindo e ele foi recrutado para ajudar na melhoria da qualidade dos carros. Como consultor, após observar atentamente a cultura da empresa e seu modo de operação, questionou ambas, informando os executivos que as decisões da gerência são responsáveis por 85% dos problemas da produção de melhores carros. Em 1982, contribuiu na criação da linha Taurus-Sable quando a Ford foi a automotiva americana mais rentável, ultrapassando sua concorrente General Motors. O sucesso da Ford se manteve até os tempos atuais, confirmando o talento de Deming. 
Nos seus trabalhos, Deming sempre demonstrou a importância das 7 ferramentas da qualidade: Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Histograma, Folhas de Verificação, Gráficos de Dispersão, Fluxograma e Cartas de Controle. 
Deming prega a criação de qualidade, o que em sua visão implica em uma série de características da administração japonesa, como o trabalho em equipe, objetivos de longo prazo, relacionamento de compromisso com o fornecedor etc, A sua experiência profissional levou-o a observar que a busca da qualidade estaria condenada ao fracasso se tentada isoladamente, fora do contexto de um sistema administrativo. Seu método envolve desde a transformação do relacionamento chefe-subordinado em compromissos de cooperação, passando pela estreita interação da empresa com fornecedores e clientes, até a mudança na cultura e na filosofia da organização integrando todos os setores da empresa na busca da qualidade.
Materializando várias aspirações do Movimento de Relações Humanas, o Método Deming deve ser entendido como um movimento de administração, o que pode ser ilustrado com a premiação Deming no Japão ou com a afirmação do próprio Deming de que seu método só pode ter chances de sucesso se for difundido a todos, desde o topo até a base operária da empresa, incluindo fornecedores e concorrentes e clientes de uma forma indireta.
UBQ – União Brasileira para a Qualidade. Disponível em: https://ubq.org.br/2019/11/11/a-qualidade-no-mundo-deming-e-juran/>. Acesso em 08 abr.2021

Continue navegando