Buscar

Análise e Solução de Problemas

Prévia do material em texto

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ESTUDANTE: Arthur Brandão Albuquerque
COMPONENTE: Ferramentas da Qualidade
PROFESSOR: Tutora Gisele
ATIVIDADE Nº: 10
POLO: Belo Horizonte
Belo Horizonte, 09 de Dezembro de 2021
Atividade avaliativa 10
Estudo de caso:
Uma empresa, do ramo de refeições coletivas, tem cerca de 500 colaboradores, e atende cerca de 60 empresas de pequeno e médio porte. Na última semana, um de seus clientes informou que 12 funcionários passaram mal após o almoço servido. Os sintomas eram dor de cabeça e enjoo. A preocupação da empresa foi muito grande, pois o quadro de saúde dos clientes poderia evoluir para uma intoxicação. A empresa de refeições enviou uma ambulância para realizar o atendimento nas dependências do cliente. A ambulância fazia parte de um serviço de seguro contratado para este tipo de emergência.
A empresa, por determinação da vigilância sanitária, fez análise em amostras de alimentos e não constatou nenhuma contaminação, porém, segundo a nutricionista responsável, resolveu investigar a água do reservatório da empresa. A análise realizada demonstrou a presença de uma bactéria que, com grande chance de acerto, estava gerando o problema. A nutricionista, por sua vez, já havia reunido a equipe, a fim de revisar e reforçar os procedimentos de saúde alimentar. Alguns treinamentos sobre o tema foram refeitos com a equipe.
A nutricionista então fez um cronograma, para que uma empresa especializada realizasse a limpeza da caixa d’água. Neste momento da situação os funcionários contaminados já haviam voltado para casa, após o atendimento prestado, e retornaram ao trabalho em poucos dias. Depois de decorrido um certo espaço tempo, foi realizada nova análise da água do reservatório, e não foram detectadas contaminações. A nutricionista, preocupada com as outras unidades, resolveu estender os procedimentos aos demais clientes; evitando, assim, a ocorrência do mesmo problema.
A partir desse cenário, monte o formulário de oito passos (Metodologia de Análise e Solução de Problemas – MASP – conforme o conteúdo disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA) como se estivesse no início do problema. Distribua as informações nas etapas corretas, segundo o método estudado. Você deverá apontar as ferramentas da qualidade adequadas para cada passo.
Desenvolvimento:
1° D – Estabelecer a equipe:
Depois de realizar um brainstorming, a equipe estabelecida pela empresa do ramo de refeições coletivas para analisar e agir no planejamento, desenvolvimento e aálise do caso foi: 
Ariela – Nutricionista, 
Gilberto – Administrativo. 
André – Qualidade
2º D – Descrever o problema: 
Os funcionários de um dos clientes da empresa passaram mal, após o almoço servido. Os sintomas eram dor de cabeça e enjoo. A preocupação da empresa é muito grande, pois o quadro de saúde dos funcionários poderia evoluir para uma intoxicação.
Informação adicional: 
A reclamação é de somente uma empresa, cliente do restaurante. Até o momento são 12 pessoas afetadas pelos sintomas. Desta forma, reuniu-se a equipe para tentar identificar as possíveis causas do problema, com auxilio das ferramentas Brainstorm e GUT.
3º D – Ações de contingência:
Depois de uma análise PDPC e 5W2H, foram estabelecidas algumas ações para contingência das causas eminentes: 
· Suspendido o fornecimento de refeições até o mapeamento do processo para identificação do item de contaminação. Devido o mesmo poder afetar os demais clientes do restaurante. 
· Notificação a vigilância sanitária do ocorrido 
· Solicitado a análise em amostras de alimentos. 
· O acionamento do seguro da empresa de refeições, para disponibilização da ambulância com o intuito de realizar o atendimento nas dependências do cliente. Prestando suporte médico imediato as pessoas afetadas e de mais que poderiam manifestar os mesmos sintomas; 
4º D – Causa raiz e causas secundárias do problema: 
Nesta fase foi aplicado o diagrama de Ishikawa, onde foram geradas as seguintes possibilidades de causas: 
Método
MétodoMáquina
Meio Ambiente
Manuseio dos alimentos
Limpeza dos resevatórios
Equipamento operacional
Mão de Obra
Higienização local
Estrutura adequada
Possível
contaminação
	
Treinamento operacional
Higiene dos recipientes
Aspecto dos alimentos
Análise da água
Aval da vigilância sanitária
Material
Medição
5º D – Ações de correção: 
	TAREFAS DO PROJETO
	O quê?
	Por quê?
	Quem?
	Onde?
	Quando?
	Como?
	Quanto?
	Revisar saúde alimentar
	Atualizar procedimentos de saúde alimentar exigidos pela vigilância alimentar
	Ariela (Nutricionista)
Erick ( Chefe de Cozinha)
	Cozinha
	15/12/2021
	Realização de palestras e atividades práticas como forma de treinamento
	R$ 0,00
	Higienização do reservatório de água
	Para manter controle de prevenção
	Empresa Terceirizada
	Reservatório de Água
	A cada 6 meses
	Limpeza por uma empresa especializada
	R$ 500
6º D – Acompanhamento das ações:
Foi criado um planejamento de treinamentos, com auxílio da matris 5W2H, para serem executados durante o ano, assim como um cronograma para as empresas controlarem as datas de limpeza periódica de suas caixas d'água. Os registros serão realizados de acordo com o estipulado no plano de ação por meio de atas de presença, atestador de execução de limpeza. O acompanhamento das ações será realizado pela nutricionista do restaurante que executara os treinamentos, assim com acompanhar a execução do plano, que será realizado com o auxílio do técnico em qualidade e do administrativo.
7º D – Verificar se as ações foram eficazes:
Cada unidade deve registrar as ações tanto externa quanto internamente em seu processo de qualidade segundo a matriz 5W2H. Até a execução de todas ações o status estará como aberto, após os primeiros 182 dias será concluso se não ha ver novas ocorrências do gênero (análise da água, treinamento, limpeza da caixa…). 
O treinamento sobre manuseio de alimentos será mantido como ação de prevenção contínua. Os demais podem ser verificados através da pesquisa de satisfação interna. Registros de execução de limpeza das caixas de água das empresas, certificados de execução de serviço, atas de presença da equipe em treinamento e palestras da área de conservação e manuseio de alimentos. 
8º D – Felicitar a equipe:
A empresa realizará a verificação das ações realizadas medindo e acompanhando os efeitos, através do ciclo PDCA. Se os problemas se tornarem reincidentes o planejamento será novamente a justado para solucionar e prevenir novos episódios com um novo planejamento de ação aos problemas 
Caso não venha ocorrer problemas a empresa pretende realizar ações de reconhecimento da equipe de trabalho juntamente com os funcionários. Além de aperfeiçoar os cursos e treinamentos para que os mesmos possam ser replicados a outras empresas e até mesmo como uma ação em parceria com as empresas clientes e fornecedores.
image1.png

Continue navegando