Buscar

Trabalho de psicologia médica

Prévia do material em texto

Caso Clínico
Maria C. S., 59 anos, sexo feminino, viúva, católica, professora do ensino fundamental, natural de Rio Branco - AC, residente da Cidade Líder, zona Leste, São Paulo - SP há 38 anos. Portadora de Diabetes Mellitus há 5 anos e Hipertensão Arterial há 15 anos. A cerca de 9 anos, em uma mamografia de rotina foi encontrado um grande nódulo na mama direita, sendo diagnosticada com câncer de mama. Após 1 ano de acompanhamento, foi feita a mastectomia total da mama esquerda com regressão da doença. A cerca de 2 anos, por meio de tomografia, foi encontrado metástases no pulmão esquerdo e na vértebra torácica T5. Foi feito sessões de radioterapia, mas não houve regressão.
Simulação da consulta
Médico: Bom dia, dona M, como a senhora está hoje? Está se sentindo melhor?
Maria: Bom dia Dr, to bem, mas sentindo ainda aquele cansaço que eu te falei no outro mês, até escovar os dentes tá me cansando.Ah, eu também to com aquela dor na coluna que dava as vezes, mas agora tá pior, tem dia que eu não consigo nem levantar da cama de tanta dor e tenho que ir na urgência tomar aquele remédio de lá. 
Médico: Entendi dona M.C.S. Em uma escala de 0 a 10 como a senhora classificaria sua falta de ar?
Maria:  Acho que 7 viu doutor, não consigo realizar pequenas atividades como pentear o cabelo como tinha falado que já me falta ar.
Médico: Vou prescrever um remédio para a dor da senhora. E vou dar uma olhada na tomografia de tórax que havia pedido.
Médico olha os exames e certifica-se da presença de uma massa no pulmão esquerdo, então fica um tempo em silêncio, levanta a cabeça olha nos olhos da paciente e em seguida diz a paciente: Dona Maria, verifiquei a presença de uma massa no seu pulmão esquerdo o que pode indicar que a senhora está com câncer de pulmão, no entanto, solicitarei mais alguns exames e um raio-x da coluna para investigar essa dor na coluna.
A paciente fica em silêncio e com os olhos cheios de lágrima imaginando que teria que passar por tudo aquilo de novo. Nesse momento o médico pega em suas mãos e aguarda em silêncio. Em seguida a paciente diz:
Maria: Certo, doutor! Espero que não seja câncer de novo.
Médico: Espero que eu esteja errado, mas vamos aguardar os resultados dos próximos exames, solicitarei em caráter de urgência para sabermos o quanto antes.
No Retorno:
Médico: Bom dia Dona Maria, como vai?
Maria: Bom dia doutor! Ás dores na coluna ainda são intensas mesmo tomando os remédios e a falta de ar continua mas fora isso posso dizer que estou bem!
Médico: Certo! Então Dona Maria , a senhora trouxe os exames que solicitei na última consulta?
· Médico avalia os exames e certifica-se que o caso é mais grave do que ele pensava. Então pega nas mãos da paciente e diz: Dona Maria, como disse na última consulta suspeitava que a senhora estivesse com CA de pulmão no entanto, ao analisar seu raio-x verifiquei que seu caso é de metástase, ou seja, o câncer no pulmão se espalhou para a coluna vertebral, eu sinto muito!
· A paciente começa a chorar desesperadamente, então o médico levanta-se e coloca suas mãos sob o ombro da paciente e espera ela chorar. Em seguida, ela pergunta:
Maria: Doutor, mas tem como realizar tratamento?
Médico: Infelizmente quando há dois focos de câncer é difícil que o tratamento reverta a situação, no entanto podemos tentar a radioterapia e iniciar os cuidados paliativos.
Maria: Mas o que é esses cuidados aí Dr?
A partir daqui explicaremos cuidados paliativos. 
Por fim, realizaremos a conclusão do caso clínico.
Conclusão do Caso clínico
A radioterapia foi realizada, mas não trouxe regressão do tumor na coluna. Após uma semana que decidiu ir para casa Dona Maria faleceu. A família ligou para o médico paliativista para avisar do ocorrido e está sendo acompanhada pela equipe após o falecimento da paciente.
A equipe percebeu que a família apesar de triste com a partida de Dona Maria está passando por esse processo de uma forma mais tranquila, entendendo que foi realizada a vontade da paciente.

Continue navegando