Buscar

RELATORIO CASO SOMBRINHAS PROCESSOS GERENCIAIS MODELAGEM ORGANIZACIONAL

Prévia do material em texto

***RELATORIO ANALITICO DA SOMBRINHAS ESPERANCA NOVA***
1. Qual parece ser a estrutura em uso na Sombrinhas Esperança Nova?
 	 A empresa nasceu como uma estrutura simples de supervisão direta, o que funcionou bem enquanto esta empresa era apenas um empreendimento familiar enxuto, houve um bum de crescimento e faltou pensamento estratégico para gerir o negócio, Humberto segue sendo a cúpula estratégica e tento supervisão direta em todas as unidades da organização, é o único responsável por coordenar todas as áreas da empresa, desde a produção até o financeiro e o comercial., o que deixa toda a organização centralizada e desorganizada. Ele se sobrecarregou ao tentar lidar com todas essas funções sem delegar responsabilidades de maneira eficaz.
A falta de processos claros, procedimentos padrões e divisão de responsabilidades estão levando a problemas como, atrasos na produção, falta de organização financeira e dificuldade em acompanhar as demandas do mercado.
Enquanto a estrutura permanecer fortemente centralizada na diretoria, a empresa irá colapsar ainda mais.
2. Quais elementos narrados pelo senhor Humberto nos fazem perceber que essa é a estrutura em voga: mecanismo de coordenação, parte principal da organização, agrupamento das unidades, centralização/descentralização? Indiquem os elementos e procurem justificá-los.
 	Humberto relata que coordena todas as áreas operacionais, comerciais e financeiras, pois ele não conta com profissionais capacitados em suas áreas de atuação, é o único responsável pela tomada de decisões importantes em todas as áreas da empresa. E também realiza reuniões semanais para motivar a equipe, quando na verdade essa reunião deve ser feita para que todos os supervisores de cada unidade de trabalho estejam cientes de como anda o fluxo de projetos, assim para que todos estejam na mesma página para cada unidade deve trabalhar de forma autônoma sem necessitar de supervisão do diretor e todo momento.
 	O fato é que, este agrupamento de unidades não existe, Humberto não trata seus colaboradores como unidades de trabalho distintas com áreas de conhecimento específico, isso sugere que as unidades ou departamentos não são agrupados ou definidos na organização, contribuindo para a sobrecarga do diretor.
 	Centralização/descentralização como Humberto é responsável por todas as decisões importantes e pelo controle de todas as atividades da empresa, sem delegar responsabilidades significativas, isso faz com que a estrutura altamente centralizada, sem uma distribuição significativa para outros funcionários.
3. Essa estrutura atual parece não dar conta das necessidades da empresa. Analisando o tipo de atuação da Sombrinhas Esperança Nova, há alguma estrutura que possivelmente supriria melhor as suas necessidades? Por quê?
	A estrutura organizacional mais adequada seria uma junção de burocracia mecanizada e burocracia profissional, muito pela falta de conhecimento especifico dos colaboradores o que criar processos de trabalho ajudem a manter tudo em ordem e um processo mais robotizado, sem tantos erros, e as atividades são agrupadas com base nas funções ou especialidades semelhantes, haveria departamentos separados para produção, finanças, vendas, marketing, permitindo uma melhor especialização e foco em cada área funcional, facilitando a otimização de processos e a melhoria da eficiência.
Humberto não precisaria mais lidar diretamente com todas as áreas da empresa, pois haveria gerentes responsáveis por cada função, permitindo-lhe concentrar-se em questões estratégicas e de alto nível e principalmente a comunicação e a coordenação entre os diferentes departamentos seriam facilitadas, já que cada departamento teria seus próprios objetivos e responsabilidades claras.
	Ainda existe mais uma possibilidade que seria a estrutura matricial, onde há uma combinação de agrupamento funcional e de projetos, ou seja, onde os funcionários têm duas cadeias de comando uma funcional baseada na especialização e de projeto baseada em um projeto específico. Seria interessante para a empresa, pois permitiria a flexibilidade de responder a projetos específicos, como a licitação para fabricar sombrinhas com o petit-pavé para o turismo de Esperança Nova. Esse tipo de estrutura possibilita também a comunicação e a colaboração entre diferentes áreas da empresa, pois os funcionários precisam trabalhar em equipe com projetos específicos, mesmo que sejam de departamentos diferentes e isso também se faz o engajamento entre as equipes, gerando bem-estar no dia a dia de trabalho.
4. De forma geral, como essa nova estrutura se manifestaria: quais seriam as partes da organização, o que cada uma delas faria, como se daria o controle, qual seria o mecanismo principal de coordenação, qual tipo de agrupamento seria mais adequado, como seriam as posições de trabalho, e assim por diante?
	Como Humberto fabrica e venda sombrinhas, seguimos por departamento:
Departamento de Produção: Responsável pela fabricação das sombrinhas garantindo eficiência, qualidade e cumprimento de prazos. Além de planejar e executar a fabricação de sombrinhas se faz responsável por garantir o controle de qualidade e a eficiência operacional na linha de produção.
 	Departamento Financeiro: Encarregado das finanças, contabilidade, pagamentos e gestão de recursos financeiros para manter a saúde financeira da empresa. Além de gerenciar as finanças, responsável por controlar despesas, cobrar clientes, pagar fornecedores, elaborar relatórios financeiros e analisar orçamentos para garantir a estabilidade financeira da empresa.
 	Departamento Comercial e de Marketing: Responsável por impulsionar as vendas, promovendo os produtos, gerenciando clientes e desenvolvendo estratégias de marketing para aumentar a visibilidade da marca. Seria responsável também por identificar novas oportunidades de mercado, negociar contratos, gerenciar campanhas de marketing e cultivar relacionamentos com clientes e novos clientes ou públicos. 
	Após toda estruturação da empresa com a divisão de departamentos, Humberto continuaria a fazer essa supervisão geral, mas estaria focado nas tomadas de decisões importantes e estratégias de novos produtos e inovação.
	Se falando em estrutura, caso Humberto opte pela estrutura funcional a coordenação seria realizada principalmente pelos gerentes de cada departamento, garantindo a eficácia das operações dentro de suas áreas específicas e o agrupamento por funções semelhantes é mais adequado para garantir uma especialização e eficiência máximas em cada departamento. E se Humberto optar pela estrutura matricial contaria com a coordenação por projetos específicos, permitindo que equipes multidisciplinares trabalhem juntas sob a liderança de um gerente de projeto para alcançar objetivos específicos, os funcionários seriam agrupados funcionalmente, mas também seriam designados para equipes de projeto temporárias, dependendo das necessidades específicas do projeto, garantindo flexibilidade e adaptabilidade.
	Falando em posições de trabalho, Humberto teria gerentes responsáveis por liderar e supervisionar as atividades, enquanto funcionários especializados ocupariam posições específicas para executar tarefas relacionadas às suas áreas de atuação e cada cargo sendo bem definido o funcionário saberia exatamente o trabalho que irá realizar em sua função. 
	Com todas essas mudanças e alterações, a empresa de Humberto seria uma das maiores se não for a maior, em seu segmento de fabricação de sombrinhas, teria tempo para seguir estratégias para crescimento e prosperidade da sua empresa.

Continue navegando

Outros materiais