Buscar

Educação Infantil e BNCC

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
0/0
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB n. 5/2009), "a criança é compreendida como: sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura" (BRASIL, 2009). Ao ter como princípio essa concepção, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) manteve as definições apresentadas no art. 9 da Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que fixa as DCNS para a educação infantil, reafirmando dois eixos estruturantes interações e brincadeiras. Desse modo, considera-se que o processo de aprendizagem ocorre no contato com o meio em que vivenciam por meio de experiências, brincadeiras, explorando e interagindo com os outros e com o espaço. Com base nos eixos estruturantes e visando as competências gerais para a educação básica, a BNCC (2018) organiza a educação infantil, tendo como princípios do processo de formação das crianças seis direitos de aprendizagem, que são: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Demonstrar, conhecer, selecionar, reorganizar, brincar e explorar.
2. 
Chorar, brincar, conversar, selecionar, conhecer e iniciação à leitura.
3. 
Organizar, separar, classificar, ordenar, qualificar e quantificar.
4. 
Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Resposta correta
5. 
Criar, reorganizar, reciclar, qualificar, quantificar e somar.  
Comentários
Conforme o capítulo 3, do livro da disciplina, a BNCC (2018) organiza a educação infantil, tendo como princípios do processo de formação das crianças seis direitos de aprendizagem, que são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se. Vale frisar ainda que esses direitos: “asseguram, na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural” (BRASIL, 2018, p. 37). Os direitos de aprendizagem devem subsidiar o trabalho dos professores da educação infantil na elaboração das propostas pedagógicas. Compreende-se que as crianças aprendem interagindo e brincando com o meio em que vivem, assim, os direitos de aprendizagem apresentam orientações indispensáveis que devem ser garantidas no trabalho com as crianças.
2. Pergunta 2
0/0
Micotti (1999) faz uma menção bem clara de como era o processo de ensino na Tendência Tradicional de ensino, enfatizando que “este ensino acentua a transmissão do saber já construído, estruturado pelo professor; a aprendizagem é vista como impressão, na mente dos alunos, das informações apresentadas nas aulas. O trabalho didático escolhe um trajeto “simples” – transferir para o aprendiz os elementos extraídos do saber criado e sistematizado, ao longo da história das ciências, fruto do trabalho dos pesquisadores. As aulas consistem, sobretudo, em explanações sobre temas do programa; entende-se que basta o professor dominar a matéria que leciona para ensinar bem” (MICOTTI, 1999, p. 156-157). Ainda, de acordo com este autor, o ensino tradicional da matemática priorizava:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Um ensino que permitia ao aluno compartilhar seu conhecimento em sala de aula, com o professor e colegas.
2. 
Na maior parte do tempo, a atenção à individualidade de cada aluno, respeitando assim o ritmo de aprendizagem de cada um.
3. 
A memorização pela memorização, ou seja, a “decoreba”, a repetição mecânica de exercícios modelos, muitas vezes sem compreensão e sem significado para o aluno.
Resposta correta
4. 
Centralização do processo de aprendizagem, pensando nas necessidades e possíveis dificuldades de cada criança.
5. 
O incentivo constante no processo de desenvolvimento de conhecimento.  
Comentários
Conforme o capítulo 1, do livro da disciplina, o ensino tradicional da matemática priorizava a memorização pela memorização, ou seja, a “decoreba”, a repetição mecânica de exercícios modelos, muitas vezes sem compreensão e sem significado para o aluno. Vale mencionar ainda que a prática do ensino tradicional da matemática na época conduzia o indivíduo a atitudes passivas, de simples aceitação frente às situações que se apresentavam nos diversos contextos sociais, com destaque ao ambiente escolar, cujo questionamento e a criticidade não eram bem aceitos, contribuindo para a formação de pessoas alienadas e submissas.
3. Pergunta 3
0/0
Na concepção tradicional de ensino da matemática, evidenciam-se dois papéis bem distintos no processo do ensinar e do aprender: o do _______________ que – ensina, avalia, pergunta, cobra, enfim, detém o saber, o poder e o controle sobre o que ensina e deve ser _______________ ; do _______________ que – aprende, busca o saber que não possui, responde, _______________ o que o _______________ ensina, somente é avaliado, enfim, é um ser passivo que só recebe o saber. 
Dentro desse contexto, preencha corretamente as lacunas:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Professor, ensinado, aluno, reproduz, professor.
Resposta correta
2. 
Aluno, explicado, aluno, explica, professor.
3. 
Aluno, ensinado, professor, reproduz, aluno. 
4. 
Professor, explicado, professor, reproduz, aluno.
5. 
Aluno, avaliado, professor, explica, aluno.
Comentários
Conforme o capítulo 1, do livro da disciplina, na concepção tradicional de ensino da matemática, evidenciam-se dois papéis bem distintos no processo do ensinar e do aprender: o do professor que – ensina, avalia, pergunta, cobra, enfim, detém o saber, o poder e o controle sobre o que ensina e deve ser ensinado; do aluno que – aprende, busca o saber que não possui, responde, reproduz o que o professor ensina, somente é avaliado (não participa do processo de avaliação), enfim, é um ser passivo que só recebe o saber. A responsabilidade pela aprendizagem recai toda sobre o aluno.
4. Pergunta 4
0/0
Alguns pesquisadores matemáticos que desenvolvem pesquisas voltadas para a matemática educacional, como é o caso de Baldino (1991, p. 51), fazem algumas considerações em torno dessas questões, dizendo que: “falar em ensino lembra ‘didática’, lembra ‘instrução’, ‘transmissão’, ‘apresentação’; abre o campo da técnica. Falar em educação lembra “pedagogia’, lembra ‘aprendizagem’, ‘motivação’, ‘desejo’; abre o campo do sujeito situado no contexto social.” Assim sendo, pode-se afirmar que o foco do ensino da matemática está em como ensinar determinado assunto ou conteúdo, isto é:
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta:
“Desenvolver uma rotina para a criança, seja escolar ou em sua casa com seus familiares, com o intuito de proporcionar as mesmas possibilidades de aprendizagem a todos igualmente” (MAIA, 1999, p. 19).
2. 
“Aproximar os educandos do professor, fazendo que os mesmos sintam empatia entre mestre X aprendiz, pois só com este vínculo os mesmos vão aprender os conteúdos escolares” (MAYER, 2021, p.11).
3. 
“Só haverá aprendizagem na área de exatas se o aluno souber ler” (MONTESSORI, 2004, p. 81).
4. 
“Diante o currículo escolar, sabemos que muitos temas não são importantes, não serão utilizados no futuro do aluno, por isso o professor não deve ser tão rígido nas avaliações” (BOSS, 2020, p. 25).
5. 
“Como desenvolver determinada habilidade, relacionada a algum pedaço específico dessa disciplina, é parte da educação matemática, mas está longe de ser o todo” (BICUDO, 1991, p. 33).
Resposta correta
5. Pergunta 5
0/0
Nunes e Bryant (1997, p. 230) afirmam que "as crianças raciocinam sobre matemática e seu raciocínio melhora à medida em que elas crescem. Elas herdam o poder das ferramentas culturais matemáticas, em parte, como resultado de serem ensinadas sobre elas e, em parte, devido a experiências informais fora da escola. A variedade de experiências matemáticas que as afetam em quase todas as etapas de suas vidas pode,a princípio, causar-lhes dificuldades, pois um dos seus maiores problemas é compreender que relações matemáticas e símbolos não estão vinculados a situações específicas. Mas o valor de suas experiências informais e a genuinidade de sua aprendizagem matemática fora da escola deveriam ser reconhecidos por pais, professores e pesquisadores igualmente. Devemos ajudar as crianças a reconhecer o poder de seu raciocínio e devemos ajudá-las a formar uma visão nova, uma nova representação social da matemática que torne fácil para elas levar sua compreensão da vida cotidiana para a sala de aula.”
Analisando essa citação, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A relação da criança com o conhecimento matemático acontece somente no clube. 
2. 
A relação da criança com o conhecimento matemático se dá a partir das relações que ela estabelece com o mundo em que vive, inicialmente, de forma intuitiva e vai se ampliando e adquirindo novas estruturas à medida que ela cresce e estabelece novas relações com o meio social e cultural em que está inserida.
Resposta correta
3. 
A relação da criança com o conhecimento matemático se dá, preferencialmente, no âmbito escolar.
4. 
A relação da criança com o conhecimento matemático acontece quando ela começa a falar as primeiras palavras.
5. 
A relação da criança com o conhecimento matemático se dá a partir de sua relação familiar e grupos sociais como igreja e clubes.
Comentários
Conforme o capítulo 2, do livro da disciplina, a relação da criança com o conhecimento matemático se dá a partir das relações que ela estabelece com o mundo em que vive, inicialmente, de forma intuitiva e vai se ampliando e adquirindo novas estruturas à medida que ela cresce e estabelece novas relações com o meio social e cultural em que está inserida. Posteriormente, ao ser inserida no processo educacional escolar, a criança se depara com as representações abstratas da linguagem formal e simbólica da matemática, cujos raciocínios são ampliados e adquirem novos significados.
6. Pergunta 6
0/0
O desenvolvimento das estruturas mentais, proporcionadas pelo próprio desenvolvimento do ser humano e pelas experiências culturais e sociais e as interferências do meio, segundo Piaget, inicia-se por volta dos 5 a 7 anos de idade. Nessa fase, a criança organiza as experiências em um todo consciente, faz juízo racional de suas experiências, faz classificações, seriações e agrupamentos, utilizando critérios isolados ou simultâneos com diferentes formas de organização, torna reversíveis as operações que executa e pensa sobre um determinado evento de diferentes perspectivas, faz operações aditivas e multiplicativas com números inteiros e fracionários, resolve situações problemas por meio de representações e registros matemáticos, estima resultados e confere-os, entre outras características. Esta fase, que inicia-se por volta dos 5 a 7 anos, é denominada como:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Fase das operações concretas. 
Resposta correta
2. Incorreta:
Período lógico-sensório-motor.
3. 
Período pré-sensorial.
4. 
Fase psicomotora infantil.
5. 
Fase das operações conceituais.
7. Pergunta 7
0/0
Nos primeiros anos de vida, de acordo com Piaget, a criança está na fase sensório-motora, que se caracteriza, principalmente, pelo brincar sozinha e pela não vinculação de regras nas brincadeiras. O que predomina, nessa fase, é o que lhe chama mais a atenção momentânea e intuitivamente.
Na segunda fase da criança, a partir dos dois ou três anos de idade, a criança começa a perceber e estabelecer relações com outras crianças e com outros elementos presentes no espaço. Ela entra na fase denominada por Piaget como _________________________, cuja relação com outras crianças começa a ser significativa, e o estabelecimento de pequenos comandos e regras comuns aos participantes das brincadeiras começam a ser percebidos e respeitados pela criança. A segunda fase denominada por Piaget é conhecida como:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Pensamento acelerado infantil.
2. 
Pré-psicomotora.
3. 
Pré-operatória.  
Resposta correta
4. 
Base pós-concreta.
5. 
Psicomotricidade infantil.
Comentários
Conforme o capítulo 2, do livro da disciplina, na segunda fase da criança, a partir dos dois ou três anos de idade, a criança começa a perceber e estabelecer relações com outras crianças e com outros elementos presentes no espaço. Ela entra na fase denominada por Piaget como PRÉ-OPERATÓRIA, cuja relação com outras crianças começa a ser significativa, e o estabelecimento de pequenos comandos e regras comuns aos participantes das brincadeiras começam a ser percebidos e respeitados pela criança. Nessa fase, a criança brinca, também, de faz de conta, ou seja, começa a criar representações simbólicas para situações do real; ela mostra sinais da ação do imaginário, com isso, as regras começam a ser estabelecidas e a fazer parte das suas brincadeiras e jogos. A ordem correta das fases do desenvolvimento da criança, de acordo com PIAGET são, sensório-motora, pré-operatória, operações concretas, operações formais.
8. Pergunta 8
0/0
Nos primeiros anos de vida, a partir dos dois ou três anos de idade, a criança começa a perceber e estabelecer relações com outras crianças e com outros elementos presentes no espaço. Ela entra na fase, cuja relação com outras crianças começa a ser significativa, e o estabelecimento de pequenos comandos e regras comuns aos participantes das brincadeiras começam a ser percebidos e respeitados pela criança. Nessa fase, a criança brinca, também, de faz de conta, ou seja, começa a criar representações simbólicas para situações do real; ela mostra sinais da ação do imaginário, com isso, as regras começam a ser estabelecidas e a fazer parte das suas brincadeiras e jogos. Esta fase, dos dois ou três anos, é denominada, por Piaget, como:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Fase pré-operatória.
Resposta correta
2. 
Fase da psicomotricidade infantil.  
3. Incorreta:
Período lúdico-psicomotor.
4. 
Fase lógica-sensorial.
5. 
Período da motricidade de base.
9. Pergunta 9
0/0
Com o desenvolvimento das estruturas mentais proporcionadas pelo próprio desenvolvimento do ser humano e pelas experiências culturais e sociais e as interferências do meio, a criança entra na fase das ______________________________, que, segundo Piaget, inicia-se por volta dos 5 a 7 anos de idade. Nessa fase, a criança organiza as experiências em um todo consciente, faz juízo racional de suas experiências, faz classificações, seriações e agrupamentos, utilizando critérios isolados ou simultâneos com diferentes formas de organização, torna reversíveis as operações que executa e pensa sobre um determinado evento de diferentes perspectivas, faz operações aditivas e multiplicativas com números inteiros e fracionários, resolve situações problemas por meio de representações e registros matemáticos, estima resultados e confere-os, entre outras características.
Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde a fase mencionada:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Bases pós-concretas.
2. 
Pré-concretas.
3. 
Pós-concretas.
4. 
Operações concretas.
Resposta correta
5. 
Psicomotricidade infantil. 
Comentários
 Conforme o capítulo 2, do livro da disciplina, com o desenvolvimento das estruturas mentais proporcionadas pelo próprio desenvolvimento do ser humano e pelas experiências culturais e sociais e as interferências do meio, a criança entra na fase das OPERAÇÕES CONCRETAS, que, segundo Piaget, inicia-se por volta dos 5 a 7 anos de idade. Nessa fase, a criança organiza as experiências em um todo consciente, faz juízo racional de suas experiências, faz classificações, seriações e agrupamentos, utilizando critérios isolados ou simultâneos com diferentes formas de organização, torna reversíveis as operações que executa e pensa sobre um determinado evento de diferentes perspectivas, faz operações aditivas e multiplicativas com números inteiros e fracionários, resolve situações problemas por meio de representações e registros matemáticos, estima resultados e confere-os, entre outrascaracterísticas.
10. Pergunta 10
0/0
A aquisição do conhecimento matemático acontece desde o nascimento da criança, inicialmente de forma intuitiva, e se amplia de acordo com as interferências sociais e culturais presentes no ambiente em que ela está inserida. Além dessas interferências, a aprendizagem matemática está relacionada a determinadas fases do desenvolvimento da criança. Assim, sendo, de acordo com Piaget, quais são as fases do desenvolvimento da criança?
Ocultar opções de resposta 
1. 
A primeira fase de desenvolvimento da criança denomina-se sensório-motora; em seguida, ela passa pela fase pré-operatória e, 
depois, pela fase das operações concretas até chegar à fase das abstrações.
Resposta correta
2. 
A primeira fase de desenvolvimento da criança é conhecida como fase da descoberta infantil; em seguida, passa pela fase psicomotora e, depois, pela fase da lateralidade-concreta até chegar à vida adulta.
3. 
A primeira fase de desenvolvimento da criança é conhecida como fase movimento infantil; em seguida, passa pela fase psicomotora e, depois, pela fase das opções sociais até chegar à vida adulta.
4. 
A primeira fase de desenvolvimento da criança é conhecida como fase fálica; em seguida, passa pela fase fálica-operacional e, depois, pela fase operacional até chegar a pré-adolescência.
5. 
A primeira fase de desenvolvimento da criança denomina-se fase sensorial; em seguida, passa pela fase operatória sensorial e, depois, pela fase das operações pré-concretas até chegar à fase da adolescência.
Comentários
 Conforme o capítulo 2, do livro da disciplina, as fases do desenvolvimento da criança são: a primeira fase de desenvolvimento da criança denomina-se sensório-motora; em seguida, ela passa pela fase pré-operatória e, depois, pela fase das operações concretas até chegar à fase das abstrações. Pesquisas recentes mostram que o conhecimento matemático da criança pode ser ampliado no decorrer do seu desenvolvimento, de acordo com as intervenções sociais e culturais do meio em que vive.
image1.wmf

Continue navegando

Outros materiais