Buscar

TEMA 5 POLÍTICAS DE INCLUSÃO DO SURDO

Prévia do material em texto

TEMA 5 POLÍTICAS DE INCLUSÃO DO SURDO
1 Quando debatemos sobre a inclusão social estamos debatendo sobre a inclusão da pessoa surda, neste caso, dentro da educação também. Considerando a crença da inclusão (para todos, com todos e por todos) devemos abraçar a pluralidade humana e compreender:
O valor humano.
2 Pelo instrumento legal e documento jurídico, a Libras é:
Uma língua reconhecida legalmente, a partir da promulgação da lei no 10.436, de 24 de abril de 2002.
3 Pelo instrumento legal e documento jurídico, a Libras é:
Uma língua reconhecida legalmente, a partir da promulgação da lei no 10.436, de 24 de abril de 2002.
4 Dentro das definições de cidadão encontramos o direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei e o direito de participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Pensando sobre
os direitos das pessoas surdas, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), analise as afirmativas abaixo:
l. Políticas inclusivas estão em acordo com as políticas linguísticas como mecanismos de garantia dos direitos à comunicação.
II. A LIB reconhece a legitimidade do uso da Libras como o idioma dos indivíduos surdos e aborda as características singulares linguísticas da Libras.
III. Não existem contrariedades terminológicas na Lei Brasileira de Inclusão (LBI).
IV. A LIB reconhece a legitimidade do uso da Libras, como língua utilizada pelos indivíduos com deficiência auditiva para se comunicar, porém, todos são oralizados. É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
5 Além das perspectivas projetadas para a preservação das línguas das comunidades linguísticas de minorias e a continuidade da diversidade linguística, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), também define comunidade linguística. Esta definição está correta em:
Qualquer comunidade humana que, enraizada ao longo da história em um território específico, seja reconhecido ou não, se identifica como um povo e desenvolveu uma língua compartilhada como meio natural de comunicação e coesão cultural entre seus membros. A designação "língua própria de um território" se refere ao idioma da comunidade que historicamente se estabeleceu nesse espaço.
6 Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, uma língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar por meio de gestos, expressões faciais e corporais. Sobre a Libras é possível afirmar:
Libras ainda não é a língua oficial do país, mas sim uma língua com o estatuto reconhecido legalmente, por meio da Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002.
7 As políticas inclusivas estão estabelecidas em pilares, atualmente onze pilares, com a finalidade de alcançar a inclusão total. São exemplos destes pilares o conceito de que é inclusivo deve ser para todos, com todos e para todos; o valor humano é o maior objetivo a ser alçando; e o enfrentamento ao preconceito. Está correto afirmar que:
A acessibilidade inclusiva é imprescindível para garantir condições plenas de participação na sociedade.
8 A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) projetaram em 1996, na Declaração Universal dos Direitos Linguísticos, as perspectivas para preservar e dar continuidade as diversas
comunidades linguísticas. Podemos definir estas perspectivas como:
Perspectiva política | 02- Perspectiva cultural / 03- Perspectiva econômica
(_) Estabelecer um ambiente global de comunicação que seja totalmente inclusivo, permitindo a participação justa de todas as nações, todas as comunidades linguísticas e todos os indivíduos no processo de progresso.
(_) Incentivar um crescimento sustentável por meio da participação universal e do cuidado com o equilíbrio ambiental das sociedades, bem como pela promoção de relações justas entre todas as línguas e culturas.
(_) Desenvolver uma estrutura que promova a inclusão plena das diferentes linguagens, possibilitando a participação ativa das comunidades linguísticas nesse novo paradigma de desenvolvimento.
Estão corretamente relacionadas, de cima para baixo, as colunas na opção:
02, 03, 01
9 O Segundo Congresso Internacional de Educação dos Surdos (ou Congresso de Milão) teve lugar em Milão, na Itália, em setembro de 1880. As decisões tomadas após o congresso foram determinantes para o futuro da educação surda, sento implantada predominantemente a educação:
Oralista.
10 A inclusão social deve ser para todos, com todos e por todos, e neste sentido sempre deve passar por mudanças e atualizações, concomitante as evoluções sociais, mas não podemos pensar que existe a inclusão total e sem falhas. A inclusão marginal está exemplificada em:
Inserir intérpretes de Libras nas novelas em janelas pequenas no canto da tela.

Continue navegando