Buscar

SEMINÁRIO DE EVOLUÇÃO

Prévia do material em texto

UNIDADES DA SELEÇÃO
Componentes: Giselhy da Silva
Giselle Oliveira do Nascimento
Mariany Neves de Gois Duarte
Thais Fernanda dos Santos Mesquita
JANEIRO-2024
INTRODUÇÃO
02
As Unidades de Seleção
PRIMEIRO
Pequeno
Grupos de genes
célula
Organismos a nível familia
Grupos inteiros 
03
Que entidades se beneficiam das adaptações produzidas por seleção?
Se uma adaptação beneficia um indivíduo, freqüentemente beneficiará também a sua espécie em um nível mais elevado e, em um nível mais baixo, todas as partes que compõem o indivíduo. 
Às vezes, o que beneficia um indivíduo pode não beneficiar sua espécie e, nesses casos, o biólogo evolucionista precisa saber qual o nível que a seleção natural beneficia mais diretamente.
04
Que entidades se beneficiam das adaptações produzidas por seleção?
Quando a presa foi detectada, talvez uma manada de gnus, os leões começam a espreita. À medida que ela se aproxima, eles tomam diferentes rumos, alguns indo diretamente em frente e outros para os lados, de modo que os leões se aproximam da manada espreitando-a de diferentes direções.Eventualmente um leão chega perto o suficiente para acometer um gnu em uma corrida, ou então é detectado pela presa (Bertram, 1978)
04
Que entidades se beneficiam das adaptações produzidas por seleção?
Como o aumento da sobrevivência de um leão também aumenta a sobrevivência de seus componentes: os órgãos, células, proteínas e genes.
06B
Pequeno
Grupos de genes
célula
Organismos a nível familial
Grupos inteiros 
Distorção da segregação que beneficia um gene de seu alelo
O gene é representado por ´´sd``.
Apresenta um fenômeno conhecido como desvio meiótico.
07
Controvérsias a sobre a seleção de grupo para produzir adaptações para o benefício do grupo.
Características adaptativas que beneficiam a sobrevivência e a reprodução nele como um todo
Algumas vezes a seleção de grupos não é benéfica para os individuos de forma individual
A controvérsia surge quando pensamos em situações em que seria vantajoso para o grupo como um todo se os membros agissem de maneira que beneficiasse a coletividade, mesmo que isso fosse prejudicial para cada indivíduo.
08
Fatores:
Falta de Exemplos Definitivos-a dificuldade em fornecer exemplos claros de adaptações que evoluíram exclusivamente devido aos benefícios para o grupo.
Interpretação de Evidências Empíricas: interpretação de evidências empíricas, muitas vezes sugerindo que características evoluíram para beneficiar os indivíduos, o que pode ser explicado pela seleção de parentesco.Ciclos de Vida dos Grupos-A rápida evolução dos ciclos de vida individuais é contrastada com os ciclos de vida mais lentos dos grupos, destacando uma limitação temporal que pode favorecer a seleção individual.
09
Migração entre Grupos-A migração entre grupos é identificada como um fator que pode abalar a eficácia da seleção de grupo, introduzindo variação genética e competição entre diferentes grupos
Variação e Competição Dentro dos Grupos-A variação dentro dos grupos e a competição entre os membros do grupo são mencionadas como desafios adicionais que podem comprometer a eficácia da seleção de grupo.
10
Em resumo
A controvérsia reside na capacidade da seleção de grupo superar a seleção individual e promover comportamentos benéficos para o grupo, mas prejudiciais para os indivíduos. A maioria dos biólogos tende a considerar a seleção de grupo menos significativa, principalmente devido aos ciclos de vida dos grupos e à eficácia geral da seleção individual.
11
Herdabilidade e Adaptações
Adaptações ocorrem em níveis
Adaptações gênicas
Individuais
POR QUE AS ADAPTAÇÕES APARECEM PRINCIPALMENTE EM NÍVEIS INDIVIDUAIS?
11
As adaptações predominam em níveis individuais devido à seleção natural, que atua na reprodução dos organismos, favorecendo características adaptativas transmitidas geneticamente. 
TÊNTILHÕES 
Melhorias no Bico
Mudança genétia
Prole do bico melhorado
Seleção atua individualmente sobre o tentilhão
POR QUE ADAPTAÇÃO EM GRUPOS NÃO É TÃO COMUM?
12
A evolução pode ser observada em ação
O vírus que causa a AIDS – vírus da imunodeficiência adquirida (HIV) – utiliza RNA como seu material hereditário. Na sua reprodução, é feita uma cópia de DNA a partir de seu RNA, no interior de uma célula humana.
13
A evolução também pode ser produzida experimentalmente
A seleção artificial tem sido utilizada, por exemplo, para alterar o número de ovos postos por galinhas, as propriedades da carne de bovinos e a produção de leite de vacas.
14
Os dois sentidos de uma ´´unidade de seleção`` são compatíveis.
15
REFERÊNCIAS
LARRACUENTE, Amanda M.; PRESGRVES, Daven C. O complexo genético egoísta Segregation Distorter de Drosophila melanogaster. Genética , 2012, 192.1:33-53
RIDLEY, Mark. Evolução. Porto Alegre: Artmed, 2006
16
image1.png
image2.png

Continue navegando

Outros materiais