Buscar

René Descartes e a Paz de Vestfália

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Voltar
JONAS BRASIL
RU: 1550625Avisos 
CURSO: BACHARELADO EM HISTÓRIA - DISTÂNCIA
AVALIAÇÃO »  NOVO
Gabarito completo disponível somente após prazo final da avaliação ou quando esgotar todas as tentativas.
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
 ×
PROTOCOLO: 2024051315506256B0532A JONAS HEITICH BRASIL - RU: 1550625 Nota: 90
Disciplina(s):
História Moderna
Data de início: 13/05/2024 20:48
Prazo máximo entrega: -
Data de entrega: 13/05/2024 20:56
Questão 1/10 - História Moderna
“Esta concepção defende que o ser humano, para chegar ao conhecimento, deve sempre partir do ceticismo, perspectiva que deve ser naturalizada no pensamento humano”.
 
 
Considerando o excerto apresentado da aula 4 da Rota de Aprendizagem da disciplina História, Política, Economia e Cultura na Sociedade Moderna, sobre o pensamento do filósofo René Descartes, é possível afirmar:
A Para Descartes, a dúvida não pode ser uma forma de dar origem a uma corrente de pensamento, mas através de um raciocínio de observação, logo, é necessária a existência de uma racionalidade ideal.
B Descartes aborda com sua célebre frase “Penso, logo existo” a condição de que os indivíduos humanos são seres pensantes, capazes de interpretar os diversos contextos em que vivem ao decorrer do tempo.
Você assinalou essa alternativa (B)
C O filósofo René Descartes, dentro de um viés iluminista, defendia que a dúvida não seria um caminho para vencer o ceticismo absoluto presente no período medieval.
D As perspectivas de filósofos iluministas como Descartes não possuem relação com nenhum tipo de pensamento totalitário, uma vez que todo e qualquer tipo de dúvida deve ser considerada sem dar preferência e um encaminhamento ou
outro.
 
E Descartes defendia um modelo de racionalidade ideal, em que o princípio da propriedade, nos parâmetros de racionalidade liberal, deveria ser destruído em prol de um bem comum
Questão 2/10 - História Moderna
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A Paz de Vestfália de 1648 refere-se a um conjunto de tratados que encerrou a Guerra dos Trinta Anos, iniciada com a intensificação da rivalidade política entre o Imperador Habsburgo do Sacro Império Romano-Germânico e as cidades-Estado 
luteranas e calvinistas no território do Norte da atual Alemanha que se opunham ao seu controle”. 
 
Considerando o fragmento de texto e o livro-base Percursos da História Moderna, no que se refere à Guerra Trinta Anos, é correto afirmar que:
 
 
A A chamada Guerra dos Trinta Anos foi um conflito de pequena dimensão, que aconteceu somente na Alemanha.
B O acontecimento considerado como o estopim da Guerra dos Trinta Anos ficou conhecido como Defenestração de Praga.
Você assinalou essa alternativa (B)
C A chamada Defenestração de Praga se caracterizou pela prisão de católicos contrários às práticas religiosas de origem protestante.
D A Espanha foi um dos países que participou ativamente do conflito, apoiando os luteranos.
E A Guerra dos Trinta Anos foi um conflito movido por motivos unicamente políticos, cujo estopim foi a definição das fronteiras em território europeu.
Questão 3/10 - História Moderna
Atente para a citação:
“[...] Falta de condições ideais de trabalho, de alimento, somadas às insatisfações pelas condições econômicas da França, darão a esse grupo voz e resistência durante o processo revolucionário [...]”.
 
 
 
A partir do fragmento apresentado, e dos conteúdos da Aula 6 da Rota de Aprendizagem da disciplina História, Política, Economia e Cultura na Sociedade Moderna, assim como do Tema 2 – Revolução Francesa: contexto econômico, assinale a 
alternativa que diz respeito ao grupo referido na citação:
A Burgueses
B Proletários
Você assinalou essa alternativa (B)
C Camponeses.
D Nobres.
E Monarcas.
Questão 4/10 - História Moderna
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“O ato de vestir-se vai além do ato simples e mecânico de proteção do corpo, o ser humano veste e adorna sua corporalidade com símbolos que ele sabe que os outros de sua sociedade saberão ler. Ele escolhe o que vestir. É uma seleção da imagem 
da pessoa como ser social, conformando uma construção visual frente à sociedade, pois fala aos iguais, aos que pertencem ao mesmo grupo e suas diferenças frente aos outros. 
 
Considerando o trecho acima e os conteúdos do livro-base Percursos da História Moderna sobre a origem do termo sans-culottes na Revolução Francesa, é correto afirmar que:
 
 
 
A esse termo foi atribuído à alta burguesia porque seus membros usavam blusões de lã compridos.
B os sans-culottes ficaram conhecidos por serem um grupo social que trajava camisas de seda laranja.
C a origem do nome sans-culottes vem da utilização de calças compridas e largas, de algodão, por parte das pequena e média burguesias.
Você assinalou essa alternativa (C)
D as saias de renda que deixavam em evidência os quadris deram origem ao termo sans-culottes.
E os nobres daquele período vestiam cachecóis de cor azul, sendo por conta disso chamados de sans-cullotes.
Questão 5/10 - História Moderna
“ Cromwell também foi o responsável pela perseguição ao que resistia dos grupos Diggers e dos Levellers. Estes últimos, em especial, durante toda luta revolucionária defenderam uma melhor distribuição de terras com um caráter e sistema comunal”.
 
 
Após a leitura do fragmento da aula 5 da Rota de Aprendizagem da disciplina História, Política, Economia e Cultura na Sociedade Moderna, assinale a alternativa mais adequada acerca das características dos grupos sociais no contexto da Revolução 
Puritana na Inglaterra:
A O grupo gentry era formado por nobres; os diggers, composto por trabalhadores rurais e os levellers eram camponeses que buscavam ascensão social.
Você assinalou essa alternativa (A)
B A formação dos grupos sociais era composta pela gentry, trabalhadores rurais; diggers, formado por nobres e os levellers, camponeses organizados no exército dos cabeças redondas.
C A divisão da sociedade se dava a partir da gentry, grupo formado por camponeses; diggers, representado por nobres e os niveladores, composto por trabalhadores rurais.
D Durante a Ditadura Crownell, a sociedade se encontrava dividida entre: gentry, composto por nobres; os diggers, formado por camponeses em busca de poder e levellers, formado por trabalhadores rurais.
E Os grupos que formavam a sociedade no contexto da Revolução Puritana na Inglaterra apresentavam a seguinte formação: fisiocratas, compostos por nobres, gentry formada pelos camponeses e os niveladores, composto por
trabalhadores rurais.
Questão 6/10 - História Moderna
Considere o seguinte excerto de texto: 
“Quando os homens descobrem pela experiência que o livre exercício de seu egoísmo e de sua generosidade limitada os torna totalmente incapacitados para a sociedade; e, ao mesmo tempo, observam que a sociedade é necessária para a satisfação 
dessas próprias paixões, são naturalmente levados a se submeter à restrição de regras que possam tornar seu comércio mais seguro e cômodo”. 
 
Com base no excerto acima e no livro-base Percursos da História Moderna, os ideais iluministas que serviram de inspiração para a Revolução Francesa foram:
 
 
A Liberdade, civilidade, esperança.
B Liberdade, igualdade, fraternidade.
Você assinalou essa alternativa (B)
C Civilidade, igualdade, fraternidade.
D Ética, igualdade, esperança.
E Igualdade, esperança, fraternidade.
Questão 7/10 - História Moderna
Atente para a citação: 
“A ciência normal pode ser parcialmente determinada através da inspeção direta dos· paradigmas. Esse processo é frequentemente auxiliado pela formulação de regras e suposições, mas não depende dela. Na verdade, a existência de um paradigmanem mesmo precisa implicar a existência de qualquer conjunto completo de regras”. 
 
Tendo em vista a dada citação e os conteúdos do livro-base Percursos da História Moderna sobre o paradigma científico, analise as seguintes asserções:
I. Um paradigma é uma teoria aceita por toda uma comunidade científica.
PORQUE
II. Todos os cientistas pertencentes a esta comunidade reconhecem os mesmos padrões. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: 
 
 
Você não pontuou essa questão
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
Você assinalou essa alternativa (B)
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 8/10 - História Moderna
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Os estudos clássicos sobre o mercantilismo foram erigidos sobre visões particulares acerca das premissas gerais compartilhadas pelos autores, visões estas que determinam, em grande medida, os resultados da análise”. 
 
Considerando o trecho acima e o livro-base Percursos da História Moderna, sobre o mercantilismo, é correto afirmar que:
 
 
A O termo mercantilismo se refere a um tipo de política econômica, na qual há uma forte intervenção dos governantes na economia.
Você assinalou essa alternativa (A)
B O termo mercantilismo foi utilizado pela primeira vez no século XX para designar as relações econômicas internacionais.
C A palavra mercantilismo é de origem grega e significa “mercado”.
D A ideia central do mercantilismo consistia na redistribuição de renda entre a população.
E O mercantilismo surgiu da abundância de metais preciosos encontrados nos territórios europeus no século XV.
Questão 9/10 - História Moderna
Leia a passagem de texto a seguir: 
“Classicismo é o nome dado à literatura produzida durante a vigência do renascimento, logo na sequência do humanismo, mas que defendia os mesmos princípios antropocêntricos e racionais. Sua proposta era a de romper com a ideologia medieval, 
resgatando a cultura clássica, mais ao gosto das pessoas que enxergavam a obra de arte como forma de manifestação de beleza e harmonia. Seu grande representante é William Shakespeare que, por sua relevância literária, ganha maior espaço”. 
 
Considerando a passagem acima e o livro-base Percursos da História Moderna sobre a obra de William Shakespeare, leia as afirmativas a seguir:
I – Ao mesmo tempo em que é considerado um dos principais nomes da literatura renascentista, a obra de Shakespeare também pertence ao estilo barroco.
II – Shakespeare escreveu sonetos e peças de teatro, que podem ser classificadas como trágicas, dramáticas e cômicas.
III – Uma das principais obras de Shakespeare é o livro “Os Miseráveis”, escrito em forma de peça teatral.
IV – Em suas obras, Shakespeare escreveu somente sobre temas relacionados aos ingleses que viviam em sua época, o que restringe a compreensão delas. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
 
 
A I e II.
Você assinalou essa alternativa (A)
B I, II e III.
C II e III.
D III e IV.
E I, III e IV.
Questão 10/10 - História Moderna
Observe a imagem a seguir:
 
 
Considerando a imagem e o livro-base Percursos da História Moderna sobre a produção literária de François Rabelais, leia as afirmativas a seguir:
I - Gargântua e Pantagruel, obra de Rabelais, conta a história de dois gigantes, que eram pai e filho;
II - Entre os temas abordados por Rabelais, estão a cavalaria e as convenções medievais, as quais são criticadas pelo autor;
III - François Rabelais é considerado um dos autores mais importantes do movimento Barroco na Espanha;
IV – A Sorbonne, universidade francesa, auxiliou na popularização dos escritos de Rabelais, financiando a divulgação das obras. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
 
 
A I e IV.
B I e III.
C II, III e IV.
D I e II.
Você assinalou essa alternativa (D)
E III e IV.
Após ler esta avaliação, caso queira ler esse texto integralmente está disponível em: ZOMER, Lorena. História Moderna – Aula 4. Rota de Aprendizagem da disciplina História, Política, Economia e Cultura na Sociedade Moderna. p. 4.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JESUS, Diego Santos Vieira de. O baile do monstro: o mito da paz de vestfália na história das relações internacionais modernas. História, Franca, v. 29, n. 2, p. 221-232, Dec. 2010, p. 221.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZOMER, Lorena. História Moderna. Aula 6. Rota de Aprendizagem da disciplina História, Política, Economia e Cultura na Sociedade Moderna, p. 7.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANT'ANNA, Patricia. Moda: uma apaixonante história das formas. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 61, n. 1, p. 50-53, 2009, p. 50.
Após ler esta avaliação, caso queira ler esse texto integralmente está disponível em: ZOMER, Lorena. História Moderna – Aula 5. Rota de Aprendizagem da disciplina História, Política, Economia e Cultura na Sociedade Moderna. p. 9. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HUME, David. Tratado da natureza humana: uma tentativa de introduzir o método experimental de raciocínio nos assuntos morais. São Paulo: Editora UNESP, 2009, p. 539.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2006, p. 69.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SUPRINYAK, Carlos Eduardo. Moeda, tesouro e riqueza: uma anatomia conceitual do mercantilismo britânico do início do século 17. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 571-596, set. 2009, p. 576.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FABRINO, Ana Maria Junqueira. História da literatura universal. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 126 (Série Literatura em Foco).
Após esta avaliação, caso queira acessar a imagem, ela está disponível em: DORÉ, Gustave. O gigante Gargântua, França: 1873. https://br.pinterest.com/pin/321444492139976952/?lp=true

Roteiro de Estudo

Avaliações

Trabalhos

Livro da Disciplina

Central de Vídeos

Aula Ao Vivo

Tutoria

Fórum

Chat

Avisos
HISTÓRIA, POLÍTICA, ECONOMIA E CULTURA NA
SOCIEDADE MODERNA
javascript:%20void(0)
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/aviso/home
http://www.uninter.com/
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/roteiro-de-estudo/J23EmEc4lWnuI8u%2FAJXyOw%3D%3D
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuario
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/5
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/salavirtualofertamoipobra
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/centralvideos
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/salavirtualofertaconferencia
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/4
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/2
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/chat
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/aviso

Continue navegando