Buscar

A regra primordial na tomada de decisão é que o tomador deve ter legitimidade e autoridade sobre as pessoas para quem está decidindo

Prévia do material em texto

A regra primordial na tomada de decisão é que o tomador deve ter legitimidade e autoridade sobre as pessoas para quem está decidindo. Em outras palavras, os tomadores de decisão são bemsucedidos apenas quando suas decisões são honradas e seguidas pelas pessoas ou grupos que a decisão impacta (Hammond; Keeney; Raiffa, 2004). A razão para mencionar isso é que, em muitos casos, a natureza fragmentada das organizações prejudica a capacidade de tomada de decisão. Assim, vale ressaltar que tal autoridade deve ser investida ao tomador de decisão. Boas escolhas são essenciais para garantir que as organizações funcionem bem. Quando o gestor toma uma decisão estratégica sobre algo, ele decide o que quer fazer e se compromete com isso. Entretanto, não existe uma decisão correta. Existe uma decisão adequada para cada organização, isso porque uma decisão correta para uma organização pode não o ser para outra. São múltiplas as decisões, e o gestor deverá entender a estrutura, os processos, os recursos e o ambiente em que está inserido (Sobral; Peci, 2013). Os caminhos podem estar corretos (right way), mas qual adotar será uma decisão do gestor, resultante de um processo de informações, trocas, diálogos e análises.
Embasado nos principais autores da área e nos mais recentes artigos e dados publicados, este livrotexto busca contribuir para a formação de gestores que saibam reunir informações, analisar cenários e tomar decisões acertadas, com amplo conhecimento sobre práticas, instrumentos, variáveis e benefícios do processo decisório. Esperamos que ao final deste conteúdo o aluno possa muito mais do que ter aprendido sobre processo decisório e tomada de decisão, e que reflita sobre o real papel dos gestores e como suas decisões impactam os resultados das organizações e de todos que de algum modo são influenciados por esses resultados.

Mais conteúdos dessa disciplina