Buscar

neuropsicologia transtornos do desenvolvimento


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NEUROPSICOLOGIA E TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO - KEILA CHAVES
A Jornada da Psicologia do campus Paraíso em 2023 se inicia com a psicológa Keila Chaves, com uma palestra entitulada “Neuropsicologia e Transtornos do Neurodesenvolvimento”. Primeiro, ela define o conceito de Neuropsicologia, sendo uma área de estudo sobre as disfunções cerebrais e suas expressões através do comportamento humano.
Para tal identificação da relação entre cérebro e comportamento humano, é necessário realizar uma avaliação neuropsicológica que, por meio de entrevistas, instrumentos neuropsicológicos e psicológicos, observação lúdica e reuniões clínicas é capaz de promover um mapeamento do funcionamento cognitivo atual e mapeamentos dos aspectos psicoafetivos, como atenção, memória; funções executivas; linguagem; funções motoras; funções visuoespaciais e visuoconstrutivas; velocidade de processamento; e praxias. 
Para realização da avaliação neuropsicológica é necessário que o paciente apresente um encaminhamento, podendo este ser solicitado por médicos, equipe multiprofissional, escola e/ou família. Depois é realizada uma entrevista clínica semiestruturada com pais e/ou familiares, na qual são identificados a queixa; o histórico gestacional, parto e neonatal; o desenvolvimento psicomotor, linguagem, controle dos esfincteres; histórico de saúde (antecedentes neurológicos, internações, cirurgias, tratamentos e histórico familiar; traços de personalidade; histórico escolar detalhado; alimentação; sono e rotina.
Após a coleta de dados, ocorrem as sessões de avaliação, nas quais faz-se o uso de instrumentos padronizados e lúdicos, bem como a solicitação de exames e relatórios externos e escalas para profissionais da escola e profissionais. Assim, são analisados os documentos e dados de avaliação para ser e, então, ser elaborado o relatório neuropsicológico e realizada a devolutiva com os responsáveis e profissionais envolvidos.
Essa palestra contribuiu para a minha formação por ter sido bastante conceitual e explicativa, detalhando melhor o funcionamento de uma área a qual não temos tanto contato ao decorrer da graduação e contribuindo para a expansão do horizonte e de interresse de áreas a serem seguidas após a minha formação.

Mais conteúdos dessa disciplina