Buscar

Farmacovigilancia PRA Uninove

Prévia do material em texto

Farmacovigilancia
Atividade 1 avaliativa
QUESTAO 1 DE 3  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
 Analise a seguinte frase:
 
“Medicamentos são produtos compostos por _________e _________e têm as seguintes finalidades: ________,________,_________e__________.
 
A alternativa que completa corretamente a frase acima é:
 
1.  Substâncias químicas, excipientes, curativa, profilática, paliativa e diagnóstica.
2. Princípio ativo, excipientes, curativa, profilática, paliativa e diagnóstica.
3. Cápsulas, comprimidos, curativa, profilática, paliativa e diagnóstica.
4. Excipientes, princípio ativo, química, curativa, profilática e paliativa
QUESTAO 2 DE 3  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
O desenvolvimento de novos fármacos
1. Os ensaios pré-clínicos são obrigatórios antes de iniciar a Farmacologia Clínica, têm duração de 5 meses à 10 anos, podem ser in vitro ou in vivo. E podem ser divididos em farmacológicos e toxicológicos.
 
2. Ensaio clínico é o delineamento, com maior poder, para delimitar eficácia de um fármaco ou outro tratamento. Entretanto, o ensaio clínico não pode ser considerado no principal método utilizado pela Farmacologia Clínica.
 
3. Nos ensaios pré-clínicos in vivo , os estudos toxicológicos podem ser: toxicidade aguda, toxicidade subaguda, toxicidade crônica e Teratogenia/ embriotoxicidade
 
4. A fase farmacêutica é a fase que estuda o que o organismo faz com o fármaco, ou seja, compreende a absorção, distribuição, biotransformação e excreção dos fármacos.
QUESTAO 3 DE 3  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
O termo farmacoepidemiologia se refere:
 
1. Ao estudo dos efeitos e do uso de fármacos em populações de baixa renda
2. A avaliação do impacto dos tratamentos na história natural das doenças na sociedade.
 
3. Ao processo de avaliação de qualquer medicamento
 
4. Ao estudo dos efeitos e do uso de fármacos em grandes populações.
Atividade 2
QUESTAO 1 DE 3  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
Analise as afirmações a seguir e aponte a alternativa correta
1. De maneira geral, as estratégias de maior utilização para confirmação e quantificação dos efeitos indesejáveis são os estudos de coorte e caso, somente.
2. O evento adverso é um tipo de reação adversa, um efeito não intencional do medicamento, que ocorre em doses usuais.
3. Um departamento governamental (autoridade sanitária, agência regulatória de medicamentos) pode ser uma boa sede para um centro de farmacovigilância.
4. A farmacovigilância estuda a correlação do organismo com o fármaco.
5. Ao verificar estudos epidemiológicos, os dados mais relevantes encontrados foram: cerca de 85% dos pacientes ambulatoriais podem apresentar algum tipo de reação adversa.
QUESTAO 2 DE 3  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
O que é notificação espontânea
1. É o termo que abrange uma grande quantidade de substâncias que são extraídas de produtos naturais.
2. É o método de farmacovigilância baseado na comunicação recolhida e avaliação de notificações de suspeitas de RAM.
3. É a soma de todas as condições negativas e positivas que reunidas produzem um efeito.
4. É o método de farmacovigilância utilizado para estabelecer parâmetros e características farmacológicas, toxicológicas (efeitos por doses elevadas e efeitos sobre diferentes órgãos) e farmacocinéticos.
5. É o princípio ativo, ou seja, aquela substância química capaz de interferir nos diferentes processos bioquímicos e fisiológicos do organismo.
QUESTAO 3 DE 3  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
A aplicação do método Dáder para detecção de suspeitas de RAM em conjunto com a metodologia de seguimento farmacoterapêutico têm como sequência as seguintes atividades complementares:
1. Somente, Fase de estudo.
2. Fase de estudo e Fase de intervenção.
3. Fase de estudo, Fase de avaliação e Fase de intervenção.
4. Fase de estudo, Fase de avaliação e Fase de investigação
5. Fase de intervenção e Fase de avaliação.
Atividade 3
QUESTAO 1 DE 5  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
Adesão ao tratamento é um processo colaborativo que facilita a aceitação e a integração de determinado regime terapêutico no cotidiano das pessoas em tratamento. Sobre esse tema, analise as afirmações e assinale a alternativa correta:
 
I - A adesão ao tratamento é maior em pacientes com doenças crônicas do que em pacientes com doenças agudas.
 
II - Complexidade do regime terapêutico é um fator que pode dificultar a adesão ao tratamento. 
 
III - Conhecimento e compreensão sobre a enfermidade e o tratamento e vínculo com os profissionais, a equipe e o serviço de saúde facilitam a adesão ao tratamento. V
 
IV - A determinação da dosagem plasmática ou urinária para determinar a presença ou até quantificar o medicamento ou seu metabólito pode ser uma medida para avaliar a adesão ao tratamento. 
 
É correto o que se afirma APENAS em:
1. III e IV
2.   II, III e IV
3.  I e IV
4.   I, II, III e IV
5. II e III
QUESTAO 2 DE 5  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
Uma mulher de 22 anos, tem asma há mais de 10 anos. Sua última internação foi a um mês. Recentemente foi internada novamente por súbita falta de ar e chiado. Embora esteja em tratamento a muito tempo, sempre tem crises asmáticas graves. Ela geralmente usa salbutamol, e em casa usa ipratrópio uma ou duas vezes por semana. Sra RJ utilizava prednisolona 40 mg diariamente, mas a dose foi aumentada pelo médico há uma semana por uma infecção do trato respiratório superior. Embora esteja em tratamento a muito tempo, sempre tem complicações e dificilmente tem controle da asma. Em relação a adesão ao tratamento, assinale a alternativa CORRETA.
1. Custo baixo do tratamento, nível educacional alto, maior nível socioeconômico, medo de dependência e falta de controle são fatores para baixa adesão ao tratamento.
2. Os aspectos psicológicos, culturais, sociais, interpessoais e as reais necessidades psicológicas da pessoa são fatores insignificantes para a adesão ao tratamento.
3. A adesão ao tratamento se refere simplesmente ao ato de tomar corretamente os medicamentos.
4.  A falta de visão sobre a doença, complexidade do tratamento, preocupação com os efeitos colaterais do tratamento são fatores para promover a adesão ao tratamento
5. A educação em saúde tem sido muito valorizada, mas não possui eficiência no tratamento das doenças crônicas
Questão 03/05 DE MULTIPLA ESCOLHA
Em uma unidade de saúde, foi observado a dificuldade na manutenção da pressão arterial dos hipertensos, de forma continuada, que pode estar relacionada à falta de adesão destes pacientes ao tratamento. Em relação aos motivos que dificultam a adesão ao tratamento de pacientes hipertensos, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta: VERIFIQUEM AS AFIRMAÇÕES EM ANEXO
 
1. O potássio aumentado na corrente sanguínea contribui para o acúmulo de líquidos, elevando a pressão arterial. Assim a alternativa IV também é um motivo de não adesão ao tratamento.
2. A afirmação I é verdadeira, pois o anti-hipertensivo só deve ser utilizado quando a pressão arterial estiver descontrolada.
3. A afirmação III é falsa, pois trata-se de um efeito adverso provocado pelo propranolol.
4. A afirmação II é falsa. Embora os anti-hipertensivos são administrados continuamente e apesar de provocarem reações adversas, não causam disfunção erétil.
5. A afirmação V é verdadeira, pois elaborar materiais educativos sobre hipertensão é uma atribuição do farmacêutico.
QUESTAO 4 DE 5  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
 
Paciente RMT, 46 anos, foi diagnosticado com depressão e passou a usar venlafaxina 150 mg 1 x ao dia ( dose máxima, 225 mg/dia). Desde então, o paciente tem apresentado melhora no quadro depressivo, mas também passou a ter aumento da pressão arterial, taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos), palpitação, ondas de calor, dispneia (falta de ar). Segundo a classificação de RNM pelo método DÁDER, este é um RNM de:
1.  Necessidade – necessário medicamento adicional para controlar a pressão alta.
2. Inefetividade quantitativa; Necessário aumentar a dose de enalapril
3.  Insegurança quantitativa; há uma reação adversa ocasionada pela venlafaxina4. Insegurança não quantitativa; aumento da PA devido uso de venlafaxina
5. Inefetividade não quantitativa; há uma reação adversa ocasionada pela venlafaxina
QUESTAO 5 DE 5  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
J.   M. C., 39 anos, sexo masculino, portador de hipertensão, desenvolveu uma depressão endógena moderada. Seu médico prescreveu amitriptilina 25 mg duas vezes ao dia, mas o paciente reclama de secura na boca, constipação e palpitações. Qual seria o RNM envolvido e a intervenção farmacêutica?
1. RNM DE INSEGURANÇA NÃO QUANTITATIVA. Recomendação para substituição da amitriptilina por trazodona
2. RNM de INSEGURANÇA QUANTITATIVA. Recomendação para suspensão da amitriptilina
3. RNM DE NECESSIDADE. Recomendação para administração de propranolol 10 mg e hidratação sempre que necessário.
4. RNM DE INSEGURANÇA QUANTITATIVA. Recomendação para substituição da amitriptilina por nortriptilina.
5. RNM DE INEFETIVIDADE NÃO QUANTITATIVA. Recomendação para aumento da dose da amitriptilina 25 mg, três vezes ao dia
Atividade 4 avaliativa
DE: 14/11/2022
ATÉ: 16/12/2022
EXPIROU!
QUESTAO 1 DE 5  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
Uma criança de 10 anos foi picada por abelhas e foi hospitalizada com sintomas graves. Mais tarde, ela foi examinada por um alergologista e foi diagnosticada com alergia a picadas de abelha. O médico prescreveu um auto-injetor de adrenalina, Anapen, que é uma caneta que injeta adrenalina, usado para o tratamento emergencial de crises alérgicas. A posologia se dá com duas aplicações ao dia em caso de crises. Como o medicamento ainda não está disponível no Brasil, a mãe da criança, através de uma ação judicial, para conseguiu importar o medicamento pelo SUS.  Na consulta farmacêutica, a mãe relata que embora a filha tenha melhorado das crises alérgicas, a menina, sempre que usa o medicamento, sente um aumento dos batimentos cardíacos e fica muito inquieta. Na última vez que utilizou Anapen teve vertigens. Além disso, a mãe relata que não sabe se usa o dispositivo corretamente e ainda está incerta de todo o problema. Em relação a este caso, analise as afirmativas abaixo como um farmacêutico clínico e assinale a alternativa correta.VERIFIQUE AS ALTERNATIVAS EM ANEXO
1.  Apenas I e V são verdadeiras
2. Apenas III e V são verdadeiras
3.  Apenas II e III são verdadeiras
4. Apenas I, II e V são verdadeiras
5.  Apenas II, III e IV são verdadeiras
QUESTAO 2 DE 5  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
Paciente do sexo feminino 37 anos, 54 Kg, 1,54 altura casada com 3 filhos. Diagnosticada com Tuberculose (TB) há 3 meses e em tratamento na fase de manutenção de acordo com seu prontuário.  Em uso de contraceptivo hormonal oral desde 32 anos de idade. A paciente procurou o farmacêutico no dia que foi retirar seu anticoncepcional na unidade básica de saúde e aproveitou para questionar sobre seus novos sintomas (náuseas e vômitos), pois acreditava que estava associado aos medicamentos que utilizava. Queixas: enjoos, vômitos e náuseas. Medicamentos prescritos:  Rifampicina 300mg + Isoniazida 200 mg (2-0-0); Levonorgestrel 0,15 mg + etinilestradiol 0,03 mg(1-0-0). Analise o caso e assinale a alternativa correta:
1.  RNM de Necessidade. Não utilizada um medicamento que precisa. Necessário prescrição de antiemético para tratar náuseas e vômitos devido ao uso dos medicamentos para tratar a turberculose.
2.  RNM de insegurança quantitativa. Náuseas e vômitos devido ao uso dos medicamentos para tratar a turberculose.
3.  RNM de insegurança não quantitativa. Náuseas e vômitos devido ao uso dos medicamentos para tratar a turberculose.
4. RNM de insegurança quantitativa. Interação medicamentosa entre hormônios e antibiótico.
5. Foi detectado um RNM de inefetividade não quantitativa.
Atividade 4 avaliativa
DE: 14/11/2022
ATÉ: 16/12/2022
EXPIROU!
QUESTAO 3 DE 5  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
Paciente F.O.L.  sexo feminino, 34 anos de idade, esteve em consulta com o farmacêutico da unidade básica de saúde. O farmacêutico acompanha os pacientes que retiram medicamentos na UBS, tendo como base o método de seguimento DÁDER. Durante a entrevista, o paciente relatou como queixa de saúde, o fato de apresentar tosse seca persistente há 4 semanas. O paciente que foi recém diagnosticado com hipertensão, está utilizando há 6 semanas captopril 25 mg em duas tomadas diárias (manhã e noite) e hidroclorotiazida 50 mg em única tomada pela noite. Relata ter insônia depois que passou a usar hidroclorotiazida. Analisando os dados obtidos na entrevista o farmacêutico detectou:
1.  Captopril: RNM de inefetividade quantitativa. Hidroclorotiazida: RNM de inefetividade quantitativa.
2. Captopril: RNM de inefetividade não quantitativa. Hidroclorotiazida: RNM de insegurança não quantitativa.
3.  Captopril: RNM de insegurança quantitativa. Hidroclorotiazida: Necessário adequar posologia para tomar pela manhã
4. Captopril: RNM de necessidade (falta um medicamento para tratar a tosse seca). Hidroclorotiazida deve ser utilizado pela manhã. A noite paciente terá micções e como acorda constantemente, tem dificuldade para dormir.
5.  Captopril: RNM de insegurança não quantitativa. Hidroclorotiazida: Necessário adequar posologia para tomar pela manhã
QUESTAO 4 DE 5  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
Reação adversa a medicamento (RAM) é qualquer resposta a um fármaco que seja prejudicial, não intencional e que ocorra nas doses normalmente utilizadas em seres humanos para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de doenças, ou para a modificação de uma função fisiológica. Apesar de existirem diversas classificações para as RAMs, segundo alguns autores, a classificação proposta por Rawlins e Thompson, é considerada a mais adequada e tem sido a mais empregada. Segundo esta classificação, as reações adversas produzidas por medicamentos poderiam subdividir-se em dois grandes grupos.
Baseado nestas afirmações é correto afirmar que:
 
1. As reações do tipo B podem estar associadas a alterações na formulação farmacêutica não detectadas no controle de qualidade; o mesmo não se aplica às reações do tipo A.
 
2. as reações do tipo A têm alta incidência e baixa morbidade e mortalidade; e as reações do tipo B têm baixa incidência e alta morbidade e mortalidade.
 
3. as reações do tipo A têm alta incidência e baixa morbidade e mortalidade; e as reações do tipo B têm baixa incidência e alta morbidade e mortalidade.
 
4. as reações do tipo A apresentam efeito farmacológico aumentado, mas que é considerado, qualitativamente como normal; e as reações do tipo B apresentam efeito qualitativamente bizarro quanto aos efeitos farmacológicos.
QUESTAO 5 DE 5  ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
Para as afirmativas abaixo referente aos ensaios pré-clínicos,
Assinale Verdadeiro ou Falso
( ) São obrigatórios antes de iniciar a Farmacologia Clínica,têm duração de 1 à 6 anos;
( ) Os ensaios pré-clínicos in vivo podem ser do tipo físico-químico (estrutura, PM, solubilidade, estabilidade);
( ) Estudos pré-clínicos toxicológicos deverão abordar ensaios de toxicidade aguda,
toxicidade de doses repetidas, toxicidade subcrônica e toxicidade crônica;
( ) nos ensaios pré-clínicos, toxicidade crônica são 3 doses diferentes ao dia, durante 6 meses;
1. F, V, V e V;
 
2. V, V, V e V;
 
3. V, F, V e V;
4. V, V, F e V.

Mais conteúdos dessa disciplina