Buscar

MODELO DE PROJETO TCC

Prévia do material em texto

11
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE
CURSO DE BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
RAQUEL GABRIELE TRINDADE PINTO
ROBERTO IZEL OLIVEIRA
PROSPOSTAS DE TREINAMENTO PARA INDIVIDUOS PÓS CIRURGIA BARIÁTRICA
MANAUS/AM
2023
RAQUEL GABRIELE TRINDADE PINTO
ROBERTO IZEL OLIVEIRA
PROPOSTAS DE TREINAMENTO PARA INDIVIDUOS PÓS CIRURGIA BARIÁTRICA
Projeto do Curso de Graduação em Educação Física do Centro Universitário do Norte - Uninorte como requisito para a obtenção de nota final da disciplina
Orientadora: Joaquim Albuquerque Viana
Coorientador: Joaquim Albuquerque Viana
MANAUS/AM
2023
RESUMO
O resumo deve conter a essência do projeto, ou seja, deve trazer as linhas gerais, que possibilitem a quem lê um bom entendimento do projeto. Em geral, o resumo apresenta minimamente para quê o projeto será feito (objetivo geral), o que será feito, para quem e onde. Dependendo do formulário, o resumo pode ser maior, às vezes chegando até uma página de texto, neste caso, complemente com informações do contexto e da justificativa, o tempo e o valor necessário contendo no máximo 250 palavras. Deixe para fazer o resumo somente depois que tiver estruturado o projeto como um todo, para que não haja divergências com o conteúdo ao longo do texto. Exemplo: “Este projeto tem como objetivo a implantação de cinco estruturas de horta sombreada e uma roça agroecológica, beneficiando diretamente 6 famílias de baixa renda e melhorando sua qualidade de vida através de um modelo de roça que não agride o meio ambiente e hortaliças de boa qualidade, produzidas sem uso de venenos e empregando técnicas sustentáveis com geração de renda para as famílias, utilizando pouca mão de obra, pouca água e com baixo custo financeiro. O projeto prevê a realização de um curso de formação e acompanhamento técnico durante 18 meses. O orçamento prevê a contratação de um técnico em agropecuária e a entidade beneficiária disponibilizará mais um técnico para acompanhar o projeto.”
Palavras-chave: utilizar três palavras chaves e que essas palavras não estejam no tema;
ABSTRACT
The objective of this study was to diagnose psychomotor alterations in children of both sexes, aged 7 years old, enrolled in two different schools in the Municipal teaching network located in the city of Manaus. 62 children from school A were evaluated, 37 girls and 25 boys and 63 from school B, 34 girls and 29 boys. All subjects were evaluated using the TGMD (Test of Gross Motor Development, ULRICH, 1985) which assesses the motor performance of locomotion and object control motor skills. The data were presented through descriptive analysis, mean and standard deviation. The data that presented a normal distribution was used the T-student test for independent samples to compare the genders, for those with non-normal distribution, the Kruman Wallis test, significance level p <0.05. The results suggest that: (1) boys and girls from both schools have a motor age below the chronological age, that is, seven years for all skills assessed; (2) For the mobility skills of girls and boys at school A, we did not show any significant difference, whereas those at school B found a difference, boys have a motor age higher than that of girls; (3) For the object control skills, girls and boys from school A showed similar results, without difference. Those at school B showed a difference, the boys obtained superior results; (4) When comparing the schools, we verified a difference for the female gender, the results of the girls from school B are lower for the skills analyzed. The boys showed similar results. Among the objectives of Physical Education classes is to provide children with contact with a wide variety of movement experiences. For this to happen, classes must be well planned and executed, thus ensuring the development and learning of fundamental skills.
Keywords: Fundamental motor skills; Genre; Motor performance;
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	9
OBJETIVOS	11
JUSTIFICATIVA	11
METODOLOGIA	12
CRONOGRAMA	14
REFERÊNCIA	14
INTRODUÇÃO
A obesidade é considerada como umas das doenças que mais afeta a humanidade ocasionando problemas de saúde pública, causada pela inexistência da prática de atividade física e alimentação desbalanceada. No Brasil estima-se cerca de 20 milhões de indivíduos obesos. (Rosembaum, Paulo 2020). A porcentagem estimada é de 12,5% dos homens adultos e 16,9% das mulheres adultas possuem obesidade e cerca de 50% tem excesso de peso(sobrepeso). Sendo de origem multifatorial uns dos seus principais fatores de desenvolvimento são perfis de maiores risco, fatores sociais e ambientais. (Pêgo, Beatriz 2019) Com o aumento da obesidade a um desdobramento de doenças ocasionadas pelo aumento de peso como a diabetes, hipertensão e doenças cardíacas. O tratamento da obesidade envolve várias abordagens a mudança na qualidade de vida, a alimentação, o uso de medicamento antiobesidade e especialmente a prática de exercícios físicos, contendo que nem sempre esses métodos terapêuticos são eficazes, diante desta passa-se a uma intervenção mais agressiva: a cirurgia bariátrica. (Varella, Dráuzio 2021)
A cirurgia bariátrica é considerada como tratamento de primeira escolha para o problema. Normalmente, ela é indicada para pessoas com obesidade mórbida ou obesidade associada a morbidades, normalmente refratárias a outros tipos de terapia, como o uso de medicamentos. (Galano, Bruno 2018).
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o objetivo principal da cirurgia bariátrica é reduzir o peso de pessoas com o IMC muito elevado. A cirurgia bariátrica é indicada para pacientes com IMC acima de 35 Kg/m² que apresentam complicações na saúde e morbidades ou para pacientes com IMC maior que 40 Kg/m² sendo mesmo após um período de dois anos não obtiveram resultado na perda de peso e após incluso o uso de medicamentos.
 A três tipos básicos de cirurgias bariátricas: restritivas, mistas e disabsortivas. As restritivas são aquelas que diminuem o tamanho do estomago, exemplo a Gastroplastia Vertical com Bandagem, sendo que a perda de peso ocorre pela redução na ingestão de alimentos. (Namur, Guilherme 2020) As cirurgias mistas, também há a redução do tamanho do estomago, um desvio do trânsito intestinal e ocorre também a redução da ingestão e a diminuição da absorção dos alimentos. As cirurgias mistas podem ser principalmente restritivas (derivação Gástrica com e sem anel) e principalmente disabsortivas (derivações bile pancreáticas). (Edna, Maria 2012)
Antes da cirurgia os paciente passam por uma avaliação individual na qual se sucede a realização de exames para aferições da pressão arterial, índice glicêmico e avaliações das funções hepática, cardíaca e pulmonar. Os principais e importantes procedimentos pré-operatórios são a endoscopia digestiva e a ecografia abdominal. Também acontece obrigatoriamente avaliações psicológicas. Após a cirurgia bariátrica a uma considerável mudança no corpo como a redução significativa de peso e a diminuição da massa magra. Para que aja sucesso na intervenção pré e pós cirurgia bariátrica é essencial que se mantenha um comportamento ativo. (Cardoso, Flavia 2014) 
Após o período de recuperação hospitalar é recomendado a prática de exercício, para recuperação da massa magra, massa óssea e das qualidades físicas.(Berres, Charles 2020) A atividade física com o acompanhamento de um profissional da educação física devidamente capacitado é indicada para todos os pacientes que passaram pela intervenção cirúrgica para o auxílio na redução de peso e ganho de massa.(Rezende, Ivan 2018) A elaboração do plano de exercícios físicos devem levar em consideração alguns fatores como a individualidade biológica dos indivíduos pois devido aos estímulos ocasionados cada organismo corresponde de forma diferente e as atividades deve ser prazerosa para que não aja desmotivação e subsequente a desistência na evolução do paciente. (Fonseca, Jr 2013)
Com as alternativas de métodos de treinamentoefetivos, o artigo tem como proposição por meio de coletânea e revisões bibliográficas relatar e analisar quais propostas de treinamentos utilizadas em indivíduos pós cirúrgicos bariátricos?
 
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Analisar quais propostas de treinamento são abordadas em indivíduos após a realização de cirurgia bariátrica no pós operatório.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
· Analisar quais metodologias de treinamentos aplicadas.
· Verificar a relevância da pratica do exercício físico após a realização da cirurgia bariátrica. 
· Evidenciar quais efeitos ocorridos durante a pratica dos exercícios físicos
JUSTIFICATIVA
A pratica de exercício físico é considerada importante para melhora da qualidade de vida, aptidões físicas e bem estar mental. Ao realizar exercícios físicos um indivíduo pode ocasionar uma série de mudanças no organismo como o aumento da massa muscular, resistência física, cardiorrespiratória, ganho de força e o emagrecimento. 
A obesidade é um dos fatores primordiais para a realização da pratica de exercícios físicos pois o acumulo de gordura corporal pode originar patologias e doenças crônicas que mudam o estilo de vida de uma pessoa radicalmente. 
METODOLOGIA
A metodologia diz respeito às técnicas de obtenção de informações que são utilizadas levando em consideração os tipos de pesquisa. A pesquisa científica leva em consideração um conjunto de procedimentos sistemáticos, que se apoia no raciocínio lógico e usa métodos científicos para encontrar soluções ou discorrer sobre algum problema de pesquisa.
Neste projeto vamos focar na pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica é elaborada a partir de material já publicado, como livros, artigos, periódicos, internet, etc. Pode dizer que essa categoria de pesquisa é um tipo de revisão bibliográfica ou levantamento bibliográfico. 
A pesquisa bibliográfica é um procedimento exclusivamente teórico, compreendida como a junção, ou reunião, do que se tem falado sobre determinado tema.
Como ensina Fonseca (2002, p. 32) a pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Por isso, qualquer trabalho científico deve ser iniciado com uma pesquisa bibliográfica. Este passo inicial permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto.
Entretanto, existem pesquisas científicas que se baseiam unicamente na pesquisa bibliográfica, procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta (FONSECA, 2002, p. 32).
Assim, a pesquisa bibliográfica, para Gil (2007, p. 44) tem como principais exemplos as investigações sobre ideologias ou aquelas que se propõem à análise das diversas posições acerca de um problema.
Na pesquisa descritiva realiza-se o estudo, a análise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico sem a interferência do pesquisador. São exemplos de pesquisa descritiva as pesquisas mercadológicas e de opinião (Barros e Lehfeld, 2007).
A finalidade da pesquisa descritiva é observar, registrar e analisar os fenômenos ou sistemas técnicos, sem, contudo, entrar no mérito dos conteúdos. Nesse tipo de pesquisa não pode haver interferência do pesquisador, que deverá apenas descobrir a frequência com que o fenômeno acontece ou como se estrutura e funciona um sistema, método, processo ou realidade operacional.
O processo descritivo visa à identificação, registro e análise das características, fatores ou variáveis que se relacionam com o fenômeno ou processo. Esse tipo de pesquisa pode ser entendida como um estudo de caso onde, após a coleta de dados, é realizada uma análise das relações entre as variáveis para uma posterior determinação do efeitos resultantes em uma empresa, sistema de produção ou produto (Perovano, 2014). A pesquisa descritiva pode aparecer sob diversos tipos: documental, estudos de campo, levantamentos, etc, desde que se estude a correlação de, no mínimo, duas variáveis. A pesquisa descritiva é, juntamente com a pesquisa exploratória, a mais habitualmente realizada pelos pesquisadores sociais preocupados com a atuação prática. É também a mais solicitada por organizações como instituições educacionais, empresas comerciais, partidos políticos etc.
CRONOGRAMA
	DESCRIÇÃO
	JUL
	AGO
	SET
	OUT
	NOV
	DEZ
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
REFERÊNCIA
FERRAZ, O. L. Educação física escolar: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, suplemento 2, p. 16-22, 1996.
FERRAZ. O. L. Desenvolvimento do padrão fundamental de movimento correr em crianças: um estudo semi-longitudinal. Revista paulista de educação física, 6 (1), 26-34, 1992.
GABBARD, C. P. Lifelong motor development. 3. ed. Madison Dubuque, IA: Brow &
Benchmark, 2000.
GALLAHUE, D. L; OZMUN, J. C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor. Bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte , 1 ed., 2005.
GOODWAY, J. D.; RUDISILL, M. E. Perceived physical competence and acual motor skill competence of African Amaerican preschool children. Adapted physical Activity Quarterly, 14, p. 314-326, 1997.
HAMILTON, M. L.; TATE, A. Constrainsts of throwing behavior of children. In Clark, J. E. e Humphrey, J. (Eds) Motor development: Research and reviews. 2002.
MARIZ DE OLIVEIRA. Educação física escolar: construindo castelos de areia. Revista
Paulista de Educação Física, v. 5, n. ½, p. 5-11, 1991.
MENDES, E. G. º; GOBBI, L. T. B. O desempenho do padrão fundamental do movimento de receber em crianças de 5 a 8 anos, em função da idade e sexo. In: BENTO, J. MARQUES, A. As ciências do desporte e a prática desportiva. V. 1. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Ciência do desporto e Educação Física. 1991.
NEWELL, K. Physical constraits to development of motor skills. In J. THOMAS (Ed). Motor development during prescholl and elementary years. Minneapolis: Burgess. 1984, p. 105- 120.
PELLEGRINI, A. M.; CATUZZO, M. T. Estágios na aquisição do padrão motor de correr: avaliação em escolares brasileiros. In: BENTO, J., MARQUES, A. As ciências do desporte e a prática desportiva. V. 1. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Ciência do desporto e Educação Física. 1998.
SOUTHARD, D. Control parameters the development of throwing. In Clark, J. E. e Humphrey, J. (Eds) Motor development: Research and reviews. 2002.
SOUZA, C. M.; BERLEZE, A.; VALENTINI, C. N. Efeitos de um programa de educação pelo esporte no domínio das habilidades motoras fundamentais e especializadas: ênfase na dança. Revista da educação física/UEM, v. 19, n. 4, p. 509-519, 2008.

Mais conteúdos dessa disciplina