Buscar

av1 Educação sexualidade Clarice

Prévia do material em texto

Educação e sexualidade 
Clarice de Paula Gomes
Matrícula 01512023
Curso Pedagogia.
A orientação sexual é um termo que busca considerar a sexualidade, como algo inerente á vida e á saúde, transmitindo, valores, sentimentos e o respeito, de maneira positiva.
Essa emancipação de sujeitos, com a formação sexual, está ligada a muitos responsáveis como, a família, a escola e a sociedade, cada um com uma referência significativa, para o conhecimento.
Cada individuo, aprende a conhece – se, é desafiado a expressar suas dúvidas e compreender o que é certo e o que é errado diante do mundo, respeitando as diferenças e a opção sexual de cada um, sendo um cidadão, acolhedor que sabe conviver com harmonia sem preconceitos e julgamentos.
A escola, é um espaço formal, e o termo de orientação sexual está presente constantemente nesse espaço, como consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Transversalidade (PCNs) a escola tem a função de proporcionar informações aos estudantes, sobre o tema, para que eles se tornem cidadãos, conscientes e continue sua vida produtiva tendo cuidados e responsabilidades, promovendo – os para uma ideia de saúde, higiene e precaução, assim a conscientização para um relacionamento saudável, levando os estudantes para tomadas de decisões, e tendo respeito pela a vida do outro.
Combatendo o preconceito e a discriminação. Outro fator importante são as informações, de doenças e sexualmente transmissíveis e a gravidez na adolescência que devem ser orientados, de como evitar promovendo métodos contraceptivos.
 A proposta de a de atividade para trabalhar a orientação sexual, pode ser a criação de um projeto, envolvendo a lucidade, os alunos junto com o professor podem elaborar cartazes como dicas de respeito a opção sexual e cuidados que devemos ter para um relacionamento saudável.
Também, na sal de sala ou no pátio, colocar uma caixa para que os alunos possam colocar perguntas anôminas sobre alguma dúvida em relação a sexualidade ou para até mesmo vim se expressar, se está passando por algum tipo de preconceito, as respostas estarão expostas ao um mural.
Além disso, a escola poderia promover uma palestra, a fim de abordar mais conhecimentos sobre o tema.
 As 3 ações que foram sugeridas para a Escola Municipal Dom de Alcântara.
A Primeira uma música tendo um público alvo os estudantes de ensino fundamental II, propondo uma parôndia que aborde o cuidado e o respeito, com a sexualidade, tendo consciência de seus atos e uma visão de empatia com a opção sexual de cada um, é importante ter decisões corretas com o seu bem estar e o do próximo.
A segunda, uma palestra com profissionais da saúde com o objetivo na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, visando aos estudantes a formar adequada de se relacionar quando chegar a hora certa.
A Terceira distribui plafletos informativos da gravidez na adolescência, seus riscos e consequências, abri uma a roda de conversa com os estudantes, para conversar sobre o que eles sonham para a vida adulta, expressando os seus sentimentos e compreendendo a responsabilidade de ter filhos tão novos, antes mesmo de conseguirem seus objetivos, será mais sobrecarregados.
Referência:
SAMPAIO, Simaia. Educação Sexual: para além dos tabus: Revista ABC Educatio, 2005.

Mais conteúdos dessa disciplina