Buscar

Psicodrama e Sociodrama

Prévia do material em texto

Psicodrama e Sociodrama
Psicodrama
São consideradas psicodramas aplicações guiadas através da dramatização, nas diversas modalidades operacionais como a investigação, o aprendizado, o treinamento ou a compreensão com fins terapêuticos. 
Pode ocorrer em variados campos de atuação;
Quando em grupo, a metodologia recomenda cinco instrumentos, sendo eles: protagonista, plateia ou caixa de ressonância, os egos-auxiliares, o cenário e o diretor ou coordenador. 
No psicodrama individual, caracterizado pelo terapeuta e pelo paciente, não há egos-auxiliares nem plateia. 
Psicodrama
Os instrumentos são os meios utilizados para a aplicação das técnicas psicodramáticas.
Cenário é criado conforme as necessidades terapêuticas. 
O Protagonista é o sujeito escolhido pelo grupo para a ação dramática. 
Diretor é o terapeuta que coordena a sessão e tem 3 funções: diretor da cena, terapeuta do protagonista e do grupo e observador social.
Plateia são os outros participantes da sessão, e dividem suas emoções e percepções na última etapa da sessão, fase do compartilhamento.
Psicodrama
O desenvolvimento da sessão psicodramática acontece em 3 etapas:
Aquecimento -> Possibilita a manifestação de sentimentos, conflitantes ou não, que surjam entre os participantes. 
Dramatização - 4 momentos diferentes -> Na Montagem de cena é avaliado o tempo em que ela ocorreu (idade, contexto, etc); e espaço cenográfico;  Na investigação,  o objetivo é pesquisar e produzir a cena, com foco na concretixzação, quando os sentimentos que foram suscitados se concretizam a partir da dramatização; na elaboração as técnicas clássicas permitem a formulação do que foi investigado na etapa anterior, almejando a reflexão; e, por fim, na reflexão, busca-se as realidades suplementares, que é a dramatização do que não aconteceu na vida real. 
Sendo assim, é possível traduzir fatos, fantasias e lembranças que serão recriadas, com vistas a alternativas ao conflito dramático apresentado pelo protagonista nesta etapa. 
Compartilhamento -> Solicitação a cada participante é em que ponto foi tocado, falando de si, sendo que o que menos se espera é comentar a cena dramatizada. 
Psicodrama
O psicodrama busca tratar o indivíduo, tornando-o protagonista de sua história. 
"O psicodrama foi definido como um método de ação profunda, lidando com as relações interpessoais e as ideologias particulares, e o sociodrama como um método de ação profunda que trata das relações intergrupais e das ideologias coletivas. 
O sociodrama não tem um protagonista, mas tem um tema protagônico. 
Buscar a verdade, fazendo uso da dramatização, e investigar a psique humana fazendo uso da ação pode ser entendido como a finalidade da ciência do psicodrama, compreendido como um todo.
A responsabilização do sujeito é pelo que é feito e dito no "aqui e agora".
Ao tratar o sujeito como resultado de interações, em seu meio, o psicodrama vê a necessidade do outro no nascer, crescer e viver.
Psicodrama
Busca-se o resgate da espontaneidade "eu-tu".
O encontro é um convocação para sensibilidade com o próximo e liberta o homem espontâneo frente ao "homem-robô". 
Sugere nesse encontro a vivência da capacidade mútua que as pessoas têm em se colocar no lugar do outro, a empatia de mão dupla, também entendida como tele ou telessensibilidade. 
O encontro autêntico que Moreno propõe é a possibilidade de relação da pessoa consigo mesma, com a humanidade e com a trsncendência.
Para o encontro acontecer, devem-se ultrapassar os esterótipos, amadurecendo a liberdade, a espontaneidade e a criatividade. 
Psicodrama
Tele é a percepção empática mútua que ocorre entre duas pessoas, ou seja, em ambas as direções.
Transferência seria o enfraquecimento ou ausência dessa capacidade, (oposto da tele).
Descobrir, aprimorar e utilizar relações predominantemente télicas sobre as transferenciais é um dos objetivos do psicodrama. 
A tele pode ser assimilada como a faculdade humana de comunicação de afetos. 
A espontaneidade é a capacidade de dar respostas a situações novas, ou também novas respostas a situações antigas.
A espontaneidade pode ser treinada e aprendida no processo psicodramático.
Produzir uma ação adequada, de forma inédita, renovadora ou transformadora, é entendido como ser espontâneo. 
A proposta é adequar a pessoa a ela mesma por meio da criatividade.
Psicodrama e Sociodrama
Sociodrama e o psicodrama pertencem à ciência Socionomia:
Socionomia  -> Estudo das leis que regem o comportamento social e grupal;
Sociodinâmica -> Estuda o funcionamento ou a dinâmica das relações interpessoais;
Sociometria -> Busca medir as relações interpessoais através do teste sociométrico;
Sociatria -> Tratamento das relações sociais, abordar os conflitos, as crises ou os sofrimentos de um grupo ou da comunidade. 
Sociodrama
Sociodrama é um método que busca compreender os processos grupais de uma situação-problema por meio da ação/comunicação das pessoas. 
Proporciona-se ao grupo uma experiência específica relacionada aos temas ou conflitos que lhe são peculiares. 
Procura-se viabilizar – em cenas dramatizadas pelos participantes ou em interações direcionadas – a expressão das pessoas e suas tentativas de resolução dos conflitos. 
Trata-se da criação que ajuda a humanidade a se conscientizar ou a exprimir suas dores e, muitas vezes, a transformar crises e comportamentos que a desequilibram em aprendizados. Essa produção liberadora tem como efeito o processo catártico. 
Psicodrama e Sociodrama
A participação no teatro espontâneo é a do sujeito que se torna autor de seu próprio drama, ou do grupo que representa seu drama, por meio de um protagonista ou dele próprio. 
A catarse promovida do teatro espontâneo é a catarse de integração.
A catarse de integração pressupõe o ser-humano-em-relação, pressupõe vínculo, grupo e intersubjetividade. 
Sociodrama
Três tipos de aplicação:
Sociodrama da crise: Tem o foco social sobre o trauma, a teoria social é a da adaptação e o ideal social é a homeostase. Busca-se ajudar o grupo a enfrentar melhor as tensões sociopsicológicas e a encontrar novo equilíbiro social.
Sociodrama político: Foco social sobre a desintegração social, a teoria social é a do conflito e o ideal social é a igualdade. A estratificação e a desigualdade como manifestações de conflitos socioeconômicos. Busca-se impulsionar a sociedade na direção de maior justiça e equidade sociais. 
Sociodrama da diversidade: Trabalha com conflitos advindos de esterótipos, preconceitos, racismo, intolerância, estigmatização e/ou atitudes negativas contra pessoas por serem diferentes. Busca-se transcender as diferenças que frequentemente compartimentalizam a humanidade em grupos mutuamente exclusivos e isolados. 
Sociodrama
Nas dinâmicas e padrões interacionais, há repetição em espital e repetição circular.
Repetição em espiral => promove a mudançã por meio de nossa liberdade, advinda da espontaneidade/criatividade que refaz a visão de mundo, reorientando nossas ações.
Repetição circular => Nos faz continuar no conformismo de uma homeostase sociopsíquica ou no sofrimento determinado pela nossa história,. 
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.jpeg