Buscar

Artrose: Desgaste da Cartilagem

Prévia do material em texto

ARTROSE
Aluna: Flaviane Conceição Siqueira Xavier Matrícula: 600817413
Professora: Ellen Pimentel Disciplina: Fisioterapia II
O que é ?
A artrose ou osteoartrose, não é classificada como uma doença: ela é um fenômeno natural ao qual qualquer pessoa está expostos. A artrose é um desgaste da cartilagem que reveste as nossas articulações. Esse desgaste acontece com o tempo, quando o ser humano vai envelhecendo. A palavra artrose vem do grego artrose, que significa articulação, e do latim ose, que significa desgaste. 
Não são todas as articulações afetadas pela artrose. Ela atinge, principalmente, a coluna, os joelhos, os quadris e as mãos. Segundo dados do Ministério da Saúde, a artrose acomete 15 milhões de pessoas no Brasil, sendo responsável por, em média, de 30% a 40% dos atendimentos de reumatologia em todo o pais. 
 Sintomas 
Começa de leve intensidade e aumenta com o tempo. Em casos graves, pode acontecer redução da mobilidade da articulação. Os locais mais acometidos são as mãos, joelhos, quadril e coluna, mas pode acontecer em outras articulações.
Os sintomas variam de pessoa para pessoa. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:
Dor (depende da quantidade de cartilagem restante);
Inchaço das articulações;
Rigidez nas juntas (o máximo ao despertar ou após um longo período de descanso);
Dificuldade para realizar movimentos;
Pode-se notar sons de estalo ao mover a articulação afetada.
Tipos de Artrose 
Artrose primária
Está principalmente relacionada ao processo normal de envelhecimento.
Com o envelhecimento, o conteúdo de água da cartilagem aumenta e a proteína que mantém a cartilagem é enfraquecida e, assim, a cartilagem se deteriora. Portanto, a capacidade de absorver choques e permitir movimentos fáceis é gradualmente perdida.
Artrose secundária
É causada por outras condições como obesidade, trauma repetitivo ou cirurgia na articulação, formação anormal da articulação ao nascimento (malformações congênitas), diabetes e outros distúrbios hormonais
JOELHO 
A cartilagem do joelho desempenha um papel crucial na funcionalidade e na saúde geral dessa articulação.
A cartilagem é um tecido resistente que recobre as extremidades ósseas dentro das articulações. Ela permite que essas mesmas articulações tenham mobilidade livre, o que resulta nos movimentos do nosso corpo.
 JOELHO SEM ARTROSE
 JOELHO COM ARTROSE 
Em primeiro lugar, inicia-se com testes sanguíneos que ajudam na exclusão de outras causas de dor. Por outro lado, descartando-se os outros focos de dor, a análise do líquido sinovial (líquido encontrado dentro da articulação) pode apontar se a dor é causada por infecção.
Exames de imagem podem auxiliar na detecção da artrose, sendo eles:
Raio X: Mesmo que a cartilagem não seja visível no raio-x, a perda é revelada pela redução do espaço articular entre os ossos de seu conjunto. Também é capaz de mostrar a presença de osteófitos ao redor da articulação.
Ressonância magnética: produz imagem clara e detalhada dos tecidos, incluindo cartilagem.
Diagnóstico 
Tratamento
A artrose não tem cura. Mas é amplo o leque de recursos que podem beneficiar os pacientes. O diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais para retardar a progressão da doença e garantir melhor qualidade de vida – além de contribuir para evitar ou adiar a colocação de próteses.
O tratamento convencional combina medicamentos (analgésicos e anti-inflamatórios) e fisioterapia. 
O paciente diagnosticado com artrose precisa evitar o ganho de peso, além de evitar carregar objetos pesados ou realizar movimentos repetitivos com a articulação afetada.
Fisioterapia na artrose 
A fisioterapia é um dos tratamentos indicados para a artrose, pois actua ao nível da prevenção, do tratamento e do pós-operatório (em casos graves de artrose que tenham de ser submetidos a artroplastia).
A Fisioterapia tem como objectivo a:
 * Minimização dos sinais e dos sintomas apresentados pelo paciente, fazendo com que se quebre o ciclo vicioso “dor – incapacidade funcional – limitação nas actividades de vida diária – diminuição da qualidade de vida – dor”;
 * E reestabelecer a função.
image2.png
image3.jpg
image4.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina