Buscar

Importância da Arte na Educação

Prévia do material em texto

Resolução de Caso (N1) para Universidade Anhembi Morumbi - Neurociência Aplicada à Educação
Disciplina: Arte, Ludicidade e Aprendizagem Aluno: Thais Tamara Dias Motoki
Autores clássicos da pedagogia afirmam que a ludicidade e contato com as artes tem relevante contribuição o desenvolvimento integral da criança. Vigotsky (2001, p.31-58) indica o trabalho do pensamento nas artes, como a simbolização, abstração, conceitos, bem como acesso a representações de emoções. Além disso, o autor ressalta se tratar de um processo que exige planejamento, reflexão e a construção. Piaget, por sua vez, indica que o lúdico oferece ganhos à cada etapa do desenvolvimento, e ressalta que a educação objetiva “criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram” (PIAGET, 1964, p.5), de modo que a arte oferta a possibilidade de criação e desenvolvimento da criatividade. 
Atualmente, Artes compõe o currículo do ensino fundamental da BNCC e sua relevância para o aprendizado tem sido estudada e constatada pelas neurociências. A saber, segundo Hetland e Winner (2001) realização de atividades artísticas pode melhorar a cognição, incluindo habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e tomada de decisões, habilidades aproveitadas em todas as demais disciplinas. De acordo com Nogaro, Fink e Piton (2015) o lúdico enquanto jogos e brincadeiras estimulam áreas do cérebro associadas à atenção, motivação e recompensa, os autores ressaltam que ajuda a fortalecer conexões neurais integrando áreas diferentes do cérebro, o que pode levar a aprendizagem profunda e duradoura.
Segundo Piedade e Conte (2019) é importante a ausência de regras no desenhar das crianças, que o educador oferte um ambiente estimulante para o brincar, com materiais diversos para despertar a espontaneidade das criações. Por este motivo, regras rígidas, normas e críticas podem criar bloqueios no desenvolvimento.
Ante o exposto, é válido lembrar que as atividades artísticas e lúdicas em todo seu potencial na educação só poderão ocorrer se o professor estiver preparado para realizá-las.
Referências Bibliográficas
PIEDADE, J. A. ; CONTE, E. Arte-educação e seus desdobramentos para o desenvolvimento infantil. In: CASAGRANDE, C (org.). Desafios e práticas docentes na contemporaneidade: as séries iniciais em foco. 1. ed.Canoas: Ed. Unilasalle, 2019. p. 135-146. 
Hetland, L., Winner, E. The Arts and Academic Achievement: What the Evidence Shows. Arts Education Policy Review, 2001, p 102(5), 3–6.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: Imitação, jogo e sonho; imagem e representação. Rio de Janeiro: LTC, 1964.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Mais conteúdos dessa disciplina