Buscar

Assinale a alternativa que apresenta provas olímpicas da Ginástica de Trampolim

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Assinale a alternativa que apresenta provas olímpicas da Ginástica de Trampolim.
· Trampolim individual e sincronizado.
A GPT (Ginástica para todos), antiga Ginástica Geral, é uma modalidade oficial da FIG (Federação Internacional de Ginástica) e possui eventos mundiais que ocorrem de 4 em 4 anos, chamados World Gymnaestradas. Sobre objetivos desses eventos, marque a opção correta.
  A união entre os povos. Não consiste na competição ou qualquer outro tipo de disputa. Os atletas que fazem parte da Gymnaestrada têm o objetivo de apenas representar os seus países, pelo prazer de praticar o desporto e de mostrar a sua originalidade, bem como os benefícios da prática constante, que aparecem física e mentalmente na vida do indivíduo.
Desde a pré-história o homem praticava atividades físicas e participava de jogos e eventos gímnicos. Com a fundação da Federação Internacional de Ginástica (FIG) em 1881 essas práticas foram oficializadas e a Ginástica foi se desmembrando em vários subtipos, de acordo com características específicas tais como as conhecemos atualmente. A partir do contexto histórico da origem e evolução da ginástica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 I- A Ginástica para Todos (GPT) é uma modalidade de ginástica que foi criada na FIG a partir das ideias de Jo Sommer, para atender a finalidades não competitivas 
PORQUE 
II- A GPT caracteriza-se pela unificação das regras de todas as modalidades de ginástica e por isso é acessível a todos que desejam praticá-la.
   As asserções I e II são falsas.
Uma boa base é fundamental para o progresso na aprendizagem da Ginástica Artística (GA). Negligenciar etapas pode ser nocivo para quem quer evoluir nesse esporte. Independentemente do nível que o praticante quer alcançar o trabalho de base tem que ser cuidadoso, pois este vai influenciar na segurança do aluno para realização de exercícios mais difíceis. Uma das posições de pernas clássicas da GA é o alongê. Sabendo que esta posição faz parte do ensino básico da GA, marque a opção correta.
  O alongê é executado na posição de pé, com as pernas afastadas no sentido ântero posterior pode ser utilizado antes e depois da execução de uma estrela;
Assinale a alternativa que apresenta aquele que foi precursor da Escola Sueca de Ginástica.
  Pehr Henrik Ling.
Larry Nassar, aproveitando-se de sua posição de médico reputado, responsável pela saúde de algumas das melhores ginastas da história dos Estados Unidos, molestava sexualmente e intimamente atletas, a maioria delas menores de idade, com o pretexto de tratar das mais variadas doenças. Foram mais de 300 casos. Durante décadas. Na fazenda do Texas onde a equipe olímpica de ginástica se concentrava, numa famosa academia de treinamentos de Michigan, na universidade desse Estado, e no porão de sua casa. As protagonistas do drama são meninas acostumadas a um esforço físico contínuo, à pressão, a competir diariamente se quiserem alcançar seu sonho de chegar a uma Olimpíada. E a se calarem. A não mostrarem as fraquezas, porque isso as deixaria fora do jogo.Há pais que defenderam Nassar e hoje se consideram cúmplices. Treinadores que souberam o que ocorria e pressionaram as garotas a não denunciarem. Uma federação que nunca se soube muito bem o que sabia ou não, mas que demorou muitíssimo a desligar Nassar. E uma legião de vítimas que, motivada pelo movimento Me Too, conseguiu que o mundo acreditasse nelas. O ambiente social, onde tantas pessoas são envolvidas, ginastas muito novas são submetidas a diversos abusos (não somente os sexuais), o que afeta o desenvolvimento psicológico dessas crianças, ocasionando traumas que elas levaram para vida toda.
Em relação ao texto acima, preencha as lacunas
''Quanto maior o _____________________, ________________ o desempenho das habilidades da ginástica artística e o __________________ das manifestações psicológicas físicas.''
  Desejo social, melhor, oposto
Um clube que fomenta a ginástica artística apresentou o plano de competições dos seus atletas e os ginastas foram convocados para participar das seguintes competições:
Ginasta I) Campeonato Mineiro e Campeonato Mundial;
Ginasta II) Campeonato Panamericano e Copa do Mundo;
Ginasta III) Jogos Escolares Brasileiros e Campeonato Brasileiro;
Ginasta IV) Jogos Olímpicos e Copa do Mundo Desafios;
Ginasta V) Campeonato Mundial Juvenil e Campeonato Sul-americano.
Podemos considerar que os seguintes ginastas competirão obrigatoriamente utilizando os regulamentos e regras oficiais da Federação Internacional de Ginástica (FIG):
  II, IV e V.
Em competições ou aulas de Ginástica Artística (GA) podemos observar que o corpo dos praticantes adota diferentes posturas durante a realização dos movimentos. Essas posturas chamadas de posições corporais básicas da GA têm características que as definem e nomeiam como esticada, grupada e carpada. Considerando as características das posições corporais da GA, marque a opção correta.
  Os mortais na posição estendida podem estar ligeiramente arredondados ou arqueados;
Sobre a história ginástica artística brasileira, assinale a alternativa correta.
  A Ginástica Artística brasileira teve como precursores imigrantes alemães que se instalaram na Região Sul do país no período do Bloqueio Ginástico.
A ginasta Jade Barbosa foi cortada da seleção brasileira de ginástica que foi às Olimpíadas de Londres (2012). O motivo do corte da atleta teria sido a recusa de Jade em usar material esportivo do patrocinador da entidade.
''Nós temos os nossos patrocinadores e é impossível um atleta ser diferente, usar outro uniforme. A Jade não assinou esse termo e não compareceu. Então, a gente entende que as negociações se fecharam. Não há mais como ter nenhum tipo de negociação'', disparou Georgette Vidor, coordenadora da seleção brasileira de ginástica.
 Do capitalismo presente ao esporte, que o vincula a negócios financeiros, com efeitos sociais negativos, onde os campeões são usados como instrumentos de reprodução da marca patrocinadora, sem a preocupação com todo processo ligado ao atleta, suas lutas e conquistas.
image2.gif
image3.gif