Logo Passei Direto
Buscar

ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO PRÉ ESCOLA - UNIP

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A discussão que envolve as crianças de 0 a 5 anos e seus direitos tem ocupado os debates entre os movimentos sociais, pesquisadores, professores e sociedade civil há mais de 35 anos e resultou em conquistas importantes no plano legal.
Dentre as conquistas legais citadas, são verdadeiras:
I. Inclusão da oferta da Educação Infantil como um dever do Estado e direito da criança na Constituição Federal (CF) de 1988.
II. A consideração da Educação Infantil como primeira etapa da educação básica, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394 de 20 de dezembro de 1996.
III. A Emenda Constitucional n. 59, de 11 de novembro, deu nova redação aos incisos I e VII do art. 208 da CF, tornando compulsória a matrícula de crianças de 4 anos completos, sendo dever das famílias efetuar a matrícula e dos municípios disponibilizar vagas em instituições públicas para toda essa demanda.
IV. Em 2009, o MEC fixou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil por meio da Resolução CNE/CEB n. 5.
V. No ano de 2013 a Lei n. 12.796 de 4 de abril de 2013, alterou o artigo 4º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, definindo também a obrigatoriedade da matrícula a partir dos 4 anos de idade.
VI. Em 2017, por meio da Lei n. 13.415 de 16 de fevereiro, foi aprovada a Base Nacional Curricular Comum da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
a. I, II, III, IV, V e VI.
b. I, II e III, apenas.
c. I, II, III e IV, apenas.
d. II, IV e V, apenas.
e. I, III, V e VI, apenas.

A partir de estudos de pesquisadores que se dedicam à investigação da formação e Desenvolvimento Profissional Docente, afirmamos que a aprendizagem da docência é um processo marcado por quatro etapas, na seguinte sequência:
Assinale a opção correta.
a. Experiências prévias como estudante, formação inicial, início da docência e formação continuada.
b. Formação inicial, experiências prévias como estudante, formação continuada e início da docência.
c. Início da docência, formação inicial, formação continuada e experiências prévias como estudante.
d. Formação continuada, início da docência, experiências prévias como estudante e formação inicial.
e. Experiências prévias como estudante, formação inicial, formação continuada e início da docência.

Analise as afirmacoes sobre o estágio supervisionado na pré-escola:
I. O estágio é uma das possibilidades de articulação dos conhecimentos teóricos estudados na Universidade com a prática profissional.
II. O estágio é uma possibilidade de observar, na pré-escola, as questões relativas à educação e ao cuidado de crianças de quatro a cinco anos e onze meses.
III. O estágio permite um contato direto do/a estagiário/a com o seu futuro campo de atuação: a pré-escola.
IV. Durante o estágio, é possível observar a atuação de professores/as, a interação entre crianças e demais adultos da instituição, o clima institucional e a relação com as famílias.
V. O estágio não é uma prática obrigatória no curso de Pedagogia.
a. I, II, III, IV e V.
b. I, II e III, apenas.
c. I, II, III e IV, apenas.
d. I e V, apenas.
e. I, III e V, apenas.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) são definidas pela Resolução CNE/CEB n. 05/09. Elas visam estabelecer indicações comuns nacionais para a primeira etapa da educação básica, a Educação Infantil, e a partir delas:
Assinale a opção correta.
a. Os municípios podem escolher se seguirão ou não as DCNEI para a elaboração de suas propostas curriculares.
b. Apenas os municípios localizados nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul, do Brasil, devem seguir as DCNEI para a elaboração de suas propostas curriculares.
c. Com exceção dos municípios localizados no Sudeste do Brasil, todos os demais devem seguir as DCNEI para a elaboração de suas propostas curriculares.
d. Os municípios devem, obrigatoriamente, formular suas orientações curriculares a partir das DCNEI, considerando as características dos diferentes contextos.
e. Aos municípios cabe, apenas, seguir a definição de criança presente nas DCNEI e desconsiderar todos os demais aspectos.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) trazem definições importantes, que devem ser tomadas como ponto de partida para o desenvolvimento do trabalho pedagógico com o público-alvo da Educação Infantil. No que diz respeito à definição de currículo, presente nas DCNEI, analise as duas afirmações:
Assinale a opção correta.
I. 'O currículo é um conjunto de conteúdos estruturados de forma cronológica e separados por disciplinas como: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês, Artes e Educação Física, que buscam a formação cognitiva das crianças de 0 a 5 anos.'
II. 'O currículo é um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.'
a. As duas afirmações são verdadeiras.
b. As duas afirmações são falsas.
c. A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
d. A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
e. As duas afirmações são verdadeiras e complementares.

As duas situações a seguir retratam diferentes concepções de criança e de currículo. Analise cada uma delas:
Em qual das duas situações as concepções de criança e de currículo estão sintonizadas com as definições constantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil?
Situação 1: A professora Filomena é docente da unidade educacional de Educação Infantil Cora Coralina, que está localizada na área urbana de uma grande cidade da região Sudeste. Ela acredita que as crianças de sua turma só conseguem aprender se ela transferir o conhecimento. Por isso, sem considerar os saberes prévios delas e sem permitir que se expressem, a docente frequentemente ministra aulas expositivas sobre temas aleatórios, pois acredita que são importantes para as crianças.
Situação 2: A professora Ceci trabalha na unidade de Educação Infantil Nacuti, que está localizada às margens do Rio Solimões, na região Amazônica, e atende crianças indígenas. Antes de iniciar qualquer proposta, a docente fica muito atenta às curiosidades e interesses manifestados por sua turma e também considera e respeita as tradições, histórias e culturas dos povos originários. Organiza diferentes situações cotidianas para que sua turma vivencie experiências significativas, proporcionando uma relação viva com os conhecimentos, crenças e valores de seu povo e os demais conhecimentos acumulados pela humanidade.
a. Na situação 1, pois a professora vê a criança como uma página em branco, o professor como transmissor de conhecimentos e o currículo como um conjunto ordenado de conteúdos que devem ser transmitidos.
b. Na situação 2, uma vez que a criança é a protagonista do processo pedagógico, respeitada em seus interesses e necessidades e, ainda, são valorizadas as práticas cotidianas que procuram atender às especificidades dos povos indígenas.
c. Na situação 1, pois a professora vê a criança como uma página em branco e o currículo como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.
d. Nas duas situações, pois as práticas das professoras são complementares.
e. Nas duas situações, pois a prática da professora Filomena é idêntica à prática da professora Ceci.

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o currículo da Educação Infantil está estruturado em campos de experiências, a saber:
Assinale a opção correta.
a. O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
b. Éticos, Estéticos, Políticos, Metodológicos e Didáticos.
c. Conviver; Brincar; Participar; Explorar; Expressar e Conhecer-se.
d. Cultural; Social; Cognitivo e Afetivo.
e. Eu e os outros; Meu corpo; As palavras e As transformações.

Nas DCNEI, a criança é considerada um sujeito histórico de direitos, alguém que pode construir o conhecimento a partir de sua ação e das interações que estabelece com parceiros mais experientes ou não. Essa concepção aponta para:
Assinale a opção correta.
a. A criança como uma página em branco.
b. A criança como protagonista do processo educativo.
c. A criança como um ser indefeso e sem capacidade.
d. A criança como um ser humano frágil, que não consegue tomar decisões.
e. A criança como um sujeito que não pode.

No livro-texto apresentamos alguns aspectos importantes a serem considerados pelo/a estagiário/a durante a observação na unidade educacional de Educação Infantil: espaços/ambientes da pré-escola, rotinas e práticas pedagógicas, relações interpessoais, relações com as famílias/comunidade, momentos pedagógicos coletivos.
No que diz respeito aos espaços e ambientes da pré-escola, o/a estagiário/a deverá observar:
I. O/A estagiário/a deve ser cordial, buscando estabelecer com o/a professor/a da pré-escola uma relação amistosa, com simpatia e respeito.
II. O/A estagiário/a não deve respeitar os horários de estágio.
III. O/A estagiário/a deve se vestir com roupas discretas e confortáveis.
IV. O/A estagiário/a deve deixar o celular guardado na bolsa/mochila e concentrar-se na atividade de observação.
V. O/A estagiário/a deve ter uma postura investigativa e ver a unidade educacional de Educação Infantil como um espaço de formação profissional.
a. I, II e III, apenas.
b. II, apenas.
c. I, III, IV e V, apenas.
d. V, apenas.
e. III, IV e V, apenas.

Identifique nas alternativas uma vantagem da observação para o estagiário:
a. Pode provocar algumas alterações no ambiente.
b. Possibilidade de recorrer aos conhecimentos e experiências pessoais para interpretar os eventos observados.
c. Está muito sujeita às interpretações pessoais.
d. A depender dos episódios observados, pode levar a uma visão distorcida dos fenômenos ou a uma visão parcial da realidade, principalmente quando o tempo de observação é muito curto.
e. Pode provocar algumas alterações nas pessoas observadas.

O Desenvolvimento Profissional Docente é um processo que acontece por diferentes tipos de oportunidades e experiências. Nesse sentido, o momento formal de formação, em um curso regido por diretrizes próprias, corresponde:
a. Às experiências prévias como estudante.
b. À formação inicial.
c. Ao início da docência.
d. À formação continuada.
e. À formalização da docência.

O estágio obrigatório na pré-escola permite conhecer de perto o seu funcionamento no que diz respeito ao cuidado e à educação de crianças de:
a. 0 a 3 anos e 11 meses de idade.
b. 0 a 5 anos e 11 meses de idade.
c. 0 a 6 anos e 11 meses de idade.
d. 4 a 5 anos e 11 meses de idade.
e. 4 a 6 anos e 11 meses de idade.

Qual é a primeira etapa da Educação Básica, de acordo com a organização do sistema educacional brasileiro?
a. Educação Infantil (creche).
b. Educação Infantil (pré-escola).
c. Educação Infantil (creche e pré-escola).
d. Ensino Fundamental (anos iniciais).
e. Ensino Fundamental (anos iniciais e finais).

Com a finalidade de garantir a qualidade social do atendimento na Educação Infantil, educadores e educadoras precisam garantir brincadeiras, atenção individual, ambiente aconchegante, seguro e estimulante, contato com a natureza, higiene e saúde, alimentação sadia, desenvolvimento da curiosidade, imaginação e capacidade de expressão.
Diante disso, é possível afirmar que:
a. É necessário romper com a lógica adultocêntrica de organização do tempo e dos espaços nas unidades, pois fragmentam o tempo na lógica do adulto e não da criança.
b. O profissional de Educação Infantil, ciente de seu papel, deve planejar, prever e gerenciar os ritmos das crianças nos espaços das instituições infantis, para a efetivação das experiências.
c. A validação da aprendizagem só pode ser verificada por meio de atividades sistemáticas, reguladas pelo educador, por isso é necessário que o pedagogo centralize sua ação, assumindo a responsabilidade de pensar o planejamento.
d. Os momentos de experiências nos ambientes externos da unidade devem ser regrados, para que o tempo entre o brincar e o aprender seja bem gerenciado.
e. O espaço e o ambiente da Educação Infantil não dialogam com a questão pedagógica diretamente.

Marque a alternativa que mais corresponde à mensagem transmitida pela imagem criada por Tonnuci:
a. O importante é valorizar o conhecimento do professor na elaboração de uma proposta pedagógica.
b. Os assuntos trabalhados com as crianças devem guardar relações específicas com os níveis de desenvolvimento das crianças, respeitando cada grupo e faixa etária.
c. O professor tem como função considerar o conhecimento prévio da criança como ponto de partida para sua ação educativa.
d. A imagem nos leva a pensar em dois mundos, o da criança e do professor, que devem ser integrados a fim de garantir os conhecimentos prévios da criança, mas também o conhecimento do professor.
e. Tonnuci, nesta imagem, critica a não valorização do lúdico por parte do professor, quando este se remete em pensamento com atividades sistematizadas e motoras, e não leva em conta o lúdico infantil.

As instituições de Educação Infantil são espaços coletivos, não domésticos e privilegiados para a vivência da infância, que contribuem para a construção da identidade social e cultural das crianças, fortalecendo o caráter integrado do cuidar, do educar e o brincar.
Isto porque:
a. As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c. A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa.
d. A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.
e. Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Quanto à relação que a instituição deve ter com as famílias, está incorreta a afirmação:
Está incorreta a afirmação:
a. Novos caminhos devem ser trilhados na relação entre instituições de Educação Infantil e as famílias de forma a banir as relações sociais discriminatórias e excludentes.
b. Para se trabalhar bem com as famílias, os professores devem considerar que a família nuclear burguesa não é hoje a única referência existente.
c. Observa-se ainda nas creches e pré-escolas uma certa tensão recíproca entre as famílias, o que se recomenda é uma busca de consenso para a corresponsabilidade de ambos.
d. As famílias nunca podem ajudar no processo de socialização e aprendizagem das crianças.
e. Os ensinamentos familiares muitas vezes entram em choque com a linguagem e as ações do cotidiano nas instituições da infância.

A relação dialógica entre a criança e a pessoa que cuida dela é extremamente importante, pois por meio dessa interação a criança constrói relações de apego e o sentido de pertencer a um lugar social, processo fundamental para o desenvolvimento da identidade que compõe uma fase denominada “socialização primária”.
A instituição de Educação Infantil deve:
I. Promover espaços de comunicação com as famílias.
II. Compreender a família nuclear como sendo fundamental para o desenvolvimento de crianças e bebês.
III. Estar atenta à cultura das famílias em que as crianças estão inseridas, procurando sempre orientá-las quanto aos procedimentos corretos de educação de seus filhos em casa.
a. III, apenas.
b. II, apenas.
c. I e II, apenas.
d. I, apenas.
e. II e III, apenas.

O ingresso da criança na Educação Infantil nem sempre é tranquilo, tanto para a criança como para os seus responsáveis. A passagem do âmbito familiar para a escola representa um marco no desenvolvimento e no crescimento da criança, além de representar igualmente um desafio para as famílias.
Diante disso, a respeito do acolhimento na escola de Educação Infantil, é possível afirmar que:
I. A instituição que oferece Educação Infantil deve criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças, garantindo-lhes oportunidades para experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para satisfação de suas necessidades essenciais, expressando desejos, sentimentos, vontades e desagrados.
II. O acolhimento é um momento de adaptação da criança ao contexto escolar, portanto deve prever atividades que garantam a permanência da criança por todo o horário de atendimento da instituição para que ela se acostume mais rapidamente.
III. É possível flexibilizar o tempo de permanência da criança na unidade educacional, bem como há a possibilidade da presença de um adulto responsável pela criança, especialmente no início de cada ano letivo.
IV. Dentre as ações voltadas para o acolhimento na Educação Infantil devem estar previstos momento de conversa e escuta dos pais, a fim de estabelecer uma relação de confiança e solidariedade, para que angústias e incertezas sejam minimizadas.
a. I.
b. II.
c. III e IV.
d. I, II, III.
e. I, III, IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A discussão que envolve as crianças de 0 a 5 anos e seus direitos tem ocupado os debates entre os movimentos sociais, pesquisadores, professores e sociedade civil há mais de 35 anos e resultou em conquistas importantes no plano legal.
Dentre as conquistas legais citadas, são verdadeiras:
I. Inclusão da oferta da Educação Infantil como um dever do Estado e direito da criança na Constituição Federal (CF) de 1988.
II. A consideração da Educação Infantil como primeira etapa da educação básica, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394 de 20 de dezembro de 1996.
III. A Emenda Constitucional n. 59, de 11 de novembro, deu nova redação aos incisos I e VII do art. 208 da CF, tornando compulsória a matrícula de crianças de 4 anos completos, sendo dever das famílias efetuar a matrícula e dos municípios disponibilizar vagas em instituições públicas para toda essa demanda.
IV. Em 2009, o MEC fixou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil por meio da Resolução CNE/CEB n. 5.
V. No ano de 2013 a Lei n. 12.796 de 4 de abril de 2013, alterou o artigo 4º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, definindo também a obrigatoriedade da matrícula a partir dos 4 anos de idade.
VI. Em 2017, por meio da Lei n. 13.415 de 16 de fevereiro, foi aprovada a Base Nacional Curricular Comum da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
a. I, II, III, IV, V e VI.
b. I, II e III, apenas.
c. I, II, III e IV, apenas.
d. II, IV e V, apenas.
e. I, III, V e VI, apenas.

A partir de estudos de pesquisadores que se dedicam à investigação da formação e Desenvolvimento Profissional Docente, afirmamos que a aprendizagem da docência é um processo marcado por quatro etapas, na seguinte sequência:
Assinale a opção correta.
a. Experiências prévias como estudante, formação inicial, início da docência e formação continuada.
b. Formação inicial, experiências prévias como estudante, formação continuada e início da docência.
c. Início da docência, formação inicial, formação continuada e experiências prévias como estudante.
d. Formação continuada, início da docência, experiências prévias como estudante e formação inicial.
e. Experiências prévias como estudante, formação inicial, formação continuada e início da docência.

Analise as afirmacoes sobre o estágio supervisionado na pré-escola:
I. O estágio é uma das possibilidades de articulação dos conhecimentos teóricos estudados na Universidade com a prática profissional.
II. O estágio é uma possibilidade de observar, na pré-escola, as questões relativas à educação e ao cuidado de crianças de quatro a cinco anos e onze meses.
III. O estágio permite um contato direto do/a estagiário/a com o seu futuro campo de atuação: a pré-escola.
IV. Durante o estágio, é possível observar a atuação de professores/as, a interação entre crianças e demais adultos da instituição, o clima institucional e a relação com as famílias.
V. O estágio não é uma prática obrigatória no curso de Pedagogia.
a. I, II, III, IV e V.
b. I, II e III, apenas.
c. I, II, III e IV, apenas.
d. I e V, apenas.
e. I, III e V, apenas.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) são definidas pela Resolução CNE/CEB n. 05/09. Elas visam estabelecer indicações comuns nacionais para a primeira etapa da educação básica, a Educação Infantil, e a partir delas:
Assinale a opção correta.
a. Os municípios podem escolher se seguirão ou não as DCNEI para a elaboração de suas propostas curriculares.
b. Apenas os municípios localizados nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul, do Brasil, devem seguir as DCNEI para a elaboração de suas propostas curriculares.
c. Com exceção dos municípios localizados no Sudeste do Brasil, todos os demais devem seguir as DCNEI para a elaboração de suas propostas curriculares.
d. Os municípios devem, obrigatoriamente, formular suas orientações curriculares a partir das DCNEI, considerando as características dos diferentes contextos.
e. Aos municípios cabe, apenas, seguir a definição de criança presente nas DCNEI e desconsiderar todos os demais aspectos.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) trazem definições importantes, que devem ser tomadas como ponto de partida para o desenvolvimento do trabalho pedagógico com o público-alvo da Educação Infantil. No que diz respeito à definição de currículo, presente nas DCNEI, analise as duas afirmações:
Assinale a opção correta.
I. 'O currículo é um conjunto de conteúdos estruturados de forma cronológica e separados por disciplinas como: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês, Artes e Educação Física, que buscam a formação cognitiva das crianças de 0 a 5 anos.'
II. 'O currículo é um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.'
a. As duas afirmações são verdadeiras.
b. As duas afirmações são falsas.
c. A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
d. A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
e. As duas afirmações são verdadeiras e complementares.

As duas situações a seguir retratam diferentes concepções de criança e de currículo. Analise cada uma delas:
Em qual das duas situações as concepções de criança e de currículo estão sintonizadas com as definições constantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil?
Situação 1: A professora Filomena é docente da unidade educacional de Educação Infantil Cora Coralina, que está localizada na área urbana de uma grande cidade da região Sudeste. Ela acredita que as crianças de sua turma só conseguem aprender se ela transferir o conhecimento. Por isso, sem considerar os saberes prévios delas e sem permitir que se expressem, a docente frequentemente ministra aulas expositivas sobre temas aleatórios, pois acredita que são importantes para as crianças.
Situação 2: A professora Ceci trabalha na unidade de Educação Infantil Nacuti, que está localizada às margens do Rio Solimões, na região Amazônica, e atende crianças indígenas. Antes de iniciar qualquer proposta, a docente fica muito atenta às curiosidades e interesses manifestados por sua turma e também considera e respeita as tradições, histórias e culturas dos povos originários. Organiza diferentes situações cotidianas para que sua turma vivencie experiências significativas, proporcionando uma relação viva com os conhecimentos, crenças e valores de seu povo e os demais conhecimentos acumulados pela humanidade.
a. Na situação 1, pois a professora vê a criança como uma página em branco, o professor como transmissor de conhecimentos e o currículo como um conjunto ordenado de conteúdos que devem ser transmitidos.
b. Na situação 2, uma vez que a criança é a protagonista do processo pedagógico, respeitada em seus interesses e necessidades e, ainda, são valorizadas as práticas cotidianas que procuram atender às especificidades dos povos indígenas.
c. Na situação 1, pois a professora vê a criança como uma página em branco e o currículo como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.
d. Nas duas situações, pois as práticas das professoras são complementares.
e. Nas duas situações, pois a prática da professora Filomena é idêntica à prática da professora Ceci.

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o currículo da Educação Infantil está estruturado em campos de experiências, a saber:
Assinale a opção correta.
a. O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
b. Éticos, Estéticos, Políticos, Metodológicos e Didáticos.
c. Conviver; Brincar; Participar; Explorar; Expressar e Conhecer-se.
d. Cultural; Social; Cognitivo e Afetivo.
e. Eu e os outros; Meu corpo; As palavras e As transformações.

Nas DCNEI, a criança é considerada um sujeito histórico de direitos, alguém que pode construir o conhecimento a partir de sua ação e das interações que estabelece com parceiros mais experientes ou não. Essa concepção aponta para:
Assinale a opção correta.
a. A criança como uma página em branco.
b. A criança como protagonista do processo educativo.
c. A criança como um ser indefeso e sem capacidade.
d. A criança como um ser humano frágil, que não consegue tomar decisões.
e. A criança como um sujeito que não pode.

No livro-texto apresentamos alguns aspectos importantes a serem considerados pelo/a estagiário/a durante a observação na unidade educacional de Educação Infantil: espaços/ambientes da pré-escola, rotinas e práticas pedagógicas, relações interpessoais, relações com as famílias/comunidade, momentos pedagógicos coletivos.
No que diz respeito aos espaços e ambientes da pré-escola, o/a estagiário/a deverá observar:
I. O/A estagiário/a deve ser cordial, buscando estabelecer com o/a professor/a da pré-escola uma relação amistosa, com simpatia e respeito.
II. O/A estagiário/a não deve respeitar os horários de estágio.
III. O/A estagiário/a deve se vestir com roupas discretas e confortáveis.
IV. O/A estagiário/a deve deixar o celular guardado na bolsa/mochila e concentrar-se na atividade de observação.
V. O/A estagiário/a deve ter uma postura investigativa e ver a unidade educacional de Educação Infantil como um espaço de formação profissional.
a. I, II e III, apenas.
b. II, apenas.
c. I, III, IV e V, apenas.
d. V, apenas.
e. III, IV e V, apenas.

Identifique nas alternativas uma vantagem da observação para o estagiário:
a. Pode provocar algumas alterações no ambiente.
b. Possibilidade de recorrer aos conhecimentos e experiências pessoais para interpretar os eventos observados.
c. Está muito sujeita às interpretações pessoais.
d. A depender dos episódios observados, pode levar a uma visão distorcida dos fenômenos ou a uma visão parcial da realidade, principalmente quando o tempo de observação é muito curto.
e. Pode provocar algumas alterações nas pessoas observadas.

O Desenvolvimento Profissional Docente é um processo que acontece por diferentes tipos de oportunidades e experiências. Nesse sentido, o momento formal de formação, em um curso regido por diretrizes próprias, corresponde:
a. Às experiências prévias como estudante.
b. À formação inicial.
c. Ao início da docência.
d. À formação continuada.
e. À formalização da docência.

O estágio obrigatório na pré-escola permite conhecer de perto o seu funcionamento no que diz respeito ao cuidado e à educação de crianças de:
a. 0 a 3 anos e 11 meses de idade.
b. 0 a 5 anos e 11 meses de idade.
c. 0 a 6 anos e 11 meses de idade.
d. 4 a 5 anos e 11 meses de idade.
e. 4 a 6 anos e 11 meses de idade.

Qual é a primeira etapa da Educação Básica, de acordo com a organização do sistema educacional brasileiro?
a. Educação Infantil (creche).
b. Educação Infantil (pré-escola).
c. Educação Infantil (creche e pré-escola).
d. Ensino Fundamental (anos iniciais).
e. Ensino Fundamental (anos iniciais e finais).

Com a finalidade de garantir a qualidade social do atendimento na Educação Infantil, educadores e educadoras precisam garantir brincadeiras, atenção individual, ambiente aconchegante, seguro e estimulante, contato com a natureza, higiene e saúde, alimentação sadia, desenvolvimento da curiosidade, imaginação e capacidade de expressão.
Diante disso, é possível afirmar que:
a. É necessário romper com a lógica adultocêntrica de organização do tempo e dos espaços nas unidades, pois fragmentam o tempo na lógica do adulto e não da criança.
b. O profissional de Educação Infantil, ciente de seu papel, deve planejar, prever e gerenciar os ritmos das crianças nos espaços das instituições infantis, para a efetivação das experiências.
c. A validação da aprendizagem só pode ser verificada por meio de atividades sistemáticas, reguladas pelo educador, por isso é necessário que o pedagogo centralize sua ação, assumindo a responsabilidade de pensar o planejamento.
d. Os momentos de experiências nos ambientes externos da unidade devem ser regrados, para que o tempo entre o brincar e o aprender seja bem gerenciado.
e. O espaço e o ambiente da Educação Infantil não dialogam com a questão pedagógica diretamente.

Marque a alternativa que mais corresponde à mensagem transmitida pela imagem criada por Tonnuci:
a. O importante é valorizar o conhecimento do professor na elaboração de uma proposta pedagógica.
b. Os assuntos trabalhados com as crianças devem guardar relações específicas com os níveis de desenvolvimento das crianças, respeitando cada grupo e faixa etária.
c. O professor tem como função considerar o conhecimento prévio da criança como ponto de partida para sua ação educativa.
d. A imagem nos leva a pensar em dois mundos, o da criança e do professor, que devem ser integrados a fim de garantir os conhecimentos prévios da criança, mas também o conhecimento do professor.
e. Tonnuci, nesta imagem, critica a não valorização do lúdico por parte do professor, quando este se remete em pensamento com atividades sistematizadas e motoras, e não leva em conta o lúdico infantil.

As instituições de Educação Infantil são espaços coletivos, não domésticos e privilegiados para a vivência da infância, que contribuem para a construção da identidade social e cultural das crianças, fortalecendo o caráter integrado do cuidar, do educar e o brincar.
Isto porque:
a. As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c. A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa.
d. A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.
e. Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Quanto à relação que a instituição deve ter com as famílias, está incorreta a afirmação:
Está incorreta a afirmação:
a. Novos caminhos devem ser trilhados na relação entre instituições de Educação Infantil e as famílias de forma a banir as relações sociais discriminatórias e excludentes.
b. Para se trabalhar bem com as famílias, os professores devem considerar que a família nuclear burguesa não é hoje a única referência existente.
c. Observa-se ainda nas creches e pré-escolas uma certa tensão recíproca entre as famílias, o que se recomenda é uma busca de consenso para a corresponsabilidade de ambos.
d. As famílias nunca podem ajudar no processo de socialização e aprendizagem das crianças.
e. Os ensinamentos familiares muitas vezes entram em choque com a linguagem e as ações do cotidiano nas instituições da infância.

A relação dialógica entre a criança e a pessoa que cuida dela é extremamente importante, pois por meio dessa interação a criança constrói relações de apego e o sentido de pertencer a um lugar social, processo fundamental para o desenvolvimento da identidade que compõe uma fase denominada “socialização primária”.
A instituição de Educação Infantil deve:
I. Promover espaços de comunicação com as famílias.
II. Compreender a família nuclear como sendo fundamental para o desenvolvimento de crianças e bebês.
III. Estar atenta à cultura das famílias em que as crianças estão inseridas, procurando sempre orientá-las quanto aos procedimentos corretos de educação de seus filhos em casa.
a. III, apenas.
b. II, apenas.
c. I e II, apenas.
d. I, apenas.
e. II e III, apenas.

O ingresso da criança na Educação Infantil nem sempre é tranquilo, tanto para a criança como para os seus responsáveis. A passagem do âmbito familiar para a escola representa um marco no desenvolvimento e no crescimento da criança, além de representar igualmente um desafio para as famílias.
Diante disso, a respeito do acolhimento na escola de Educação Infantil, é possível afirmar que:
I. A instituição que oferece Educação Infantil deve criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças, garantindo-lhes oportunidades para experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para satisfação de suas necessidades essenciais, expressando desejos, sentimentos, vontades e desagrados.
II. O acolhimento é um momento de adaptação da criança ao contexto escolar, portanto deve prever atividades que garantam a permanência da criança por todo o horário de atendimento da instituição para que ela se acostume mais rapidamente.
III. É possível flexibilizar o tempo de permanência da criança na unidade educacional, bem como há a possibilidade da presença de um adulto responsável pela criança, especialmente no início de cada ano letivo.
IV. Dentre as ações voltadas para o acolhimento na Educação Infantil devem estar previstos momento de conversa e escuta dos pais, a fim de estabelecer uma relação de confiança e solidariedade, para que angústias e incertezas sejam minimizadas.
a. I.
b. II.
c. III e IV.
d. I, II, III.
e. I, III, IV.

Prévia do material em texto

ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: PRÉ-ESCOLA 
UNIP Pedagogia 
 
• Pergunta 1 
0,5 em 0,5 pontos 
 
A discussão que envolve as crianças de 0 a 5 anos e seus direitos tem ocupado os debates 
entre os movimentos sociais, pesquisadores, professores e sociedade civil há mais de 35 
anos e resultou em conquistas importantes no plano legal. 
I. Inclusão da oferta da Educação Infantil como um dever do Estado e 
direito da criança na Constituição Federal (CF) de 1988. 
II. A consideração da Educação Infantil como primeira etapa da educação 
básica, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394 de 
20 de dezembro de 1996. 
III. A Emenda Constitucional n. 59, de 11 de novembro, deu nova redação 
aos incisos I e VII do art. 208 da CF, tornando compulsória a matrícula de 
crianças de 4 anos completos, sendo dever das famílias efetuar a 
matrícula e dos municípios disponibilizar vagas em instituições públicas 
para toda essa demanda. 
IV. Em 2009, o MEC fixou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a 
Educação Infantil por meio da Resolução CNE/CEB n. 5. 
V. No ano de 2013 a Lei n. 12.796 de 4 de abril de 2013, alterou o artigo 4º 
da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, definindo também a 
obrigatoriedade da matrícula a partir dos 4 anos de idade. 
VI. Em 2017, por meio da Lei n. 13.415 de 16 de fevereiro, foi aprovada a 
Base Nacional Curricular Comum da Educação Infantil e do Ensino 
Fundamental. 
Dentre as conquistas legais citadas, são verdadeiras: 
 
Resposta Selecionada: a. 
I, II, III, IV, V e VI. 
Respostas: a. 
I, II, III, IV, V e VI. 
 b. 
I, II e III, apenas. 
 c. 
I, II, III e IV, apenas. 
 d. 
II, IV e V, apenas. 
 e. 
I, III, V e VI, apenas. 
Comentário da 
resposta: 
Resposta: A 
Comentário: Há um conjunto de leis que caracterizam a importância da 
Educação Infantil para as crianças brasileiras, definindo-as como 
 
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_346382_1
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: PRÉ-ESCOLA 
UNIP Pedagogia 
 
sujeitos de direitos e colocando o estado e a família na condição de 
responsáveis por essas garantias. 
 
• Pergunta 2 
0,5 em 0,5 pontos 
 
A partir de estudos de pesquisadores que se dedicam à investigação 
da formação e Desenvolvimento Profissional Docente, afirmamos 
que a aprendizagem da docência é um processo marcado por 
quatro etapas, na seguinte sequência: 
 
Resposta 
Selecionada: 
a. 
Experiências prévias como estudante, formação 
inicial, início da docência e formação continuada. 
Respostas: a. 
Experiências prévias como estudante, formação 
inicial, início da docência e formação continuada. 
 
b. 
Formação inicial, experiências prévias como 
estudante, formação continuada e início da docência. 
 
c. 
Início da docência, formação inicial, formação 
continuada e experiências prévias como estudante. 
 
d. 
Formação continuada, início da docência, 
experiências prévias como estudante e formação 
inicial. 
 
e. 
Experiências prévias como estudante, formação 
inicial, formação continuada e início da docência. 
Comentário da 
resposta: 
Resposta: A. 
Comentário: A formação segue etapas que são 
gradativas e vão incorporando saberes à medida que 
o processo é vivido e vai se consolidando. 
 
 
• Pergunta 3 
0,5 em 0,5 pontos 
 
Analise as afirmações sobre o estágio supervisionado na pré-escola: 
I. O estágio é uma das possibilidades de articulação dos conhecimentos 
teóricos estudados na Universidade com a prática profissional. 
 
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_346382_1
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: PRÉ-ESCOLA 
UNIP Pedagogia 
 
II. O estágio é uma possibilidade de observar, na pré-escola, as questões 
relativas à educação e ao cuidado de crianças de quatro a cinco anos e 
onze meses. 
III. O estágio permite um contato direto do/a estagiário/a com o seu futuro 
campo de atuação: a pré-escola. 
IV. Durante o estágio, é possível observar a atuação de professores/as, a 
interação entre crianças e demais adultos da instituição, o clima 
institucional e a relação com as famílias. 
V. O estágio não é uma prática obrigatória no curso de Pedagogia. 
É correto o que se afirma em: 
Resposta Selecionada: c. 
I, II, III e IV, apenas. 
Respostas: a. 
I, II, III, IV e V. 
 b. 
I, II e III, apenas. 
 c. 
I, II, III e IV, apenas. 
 d. 
I e V, apenas. 
 e. 
I, III e V, apenas. 
Comentário da 
resposta: 
Resposta: C. 
Comentário: O item V está incorreto visto que o estágio obrigatório é 
uma exigência para a formação do estudante de Pedagogia, sem ele não 
há possibilidade de o aluno se formar. 
 
 
• Pergunta 4 
0,5 em 0,5 pontos 
 
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) 
são definidas pela Resolução CNE/CEB n. 05/09. Elas visam 
estabelecer indicações comuns nacionais para a primeira etapa da 
educação básica, a Educação Infantil, e a partir delas: 
 
Resposta 
Selecionada: 
d. 
Os municípios devem, obrigatoriamente, formular 
suas orientações curriculares a partir das DCNEI, 
considerando as características dos diferentes 
contextos. 
Respostas: a. 
 
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_346382_1
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: PRÉ-ESCOLA 
UNIP Pedagogia 
 
Os municípios podem escolher se seguirão ou não as 
DCNEI para a elaboração de suas propostas 
curriculares. 
 
b. 
Apenas os municípios localizados nas regiões Centro-
Oeste, Nordeste e Sul, do Brasil, devem seguir as 
DCNEI para a elaboração de suas propostas 
curriculares. 
 
c. 
Com exceção dos municípios localizados no Sudeste 
do Brasil, todos os demais devem seguir as DCNEI 
para a elaboração de suas propostas curriculares. 
 
d. 
Os municípios devem, obrigatoriamente, formular 
suas orientações curriculares a partir das DCNEI, 
considerando as características dos diferentes 
contextos. 
 
e. 
Aos municípios cabe, apenas, seguir a definição de 
criança presente nas DCNEI e desconsiderar todos os 
demais aspectos. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: D. 
Comentário: As DCNEI trazem definições importantes, 
que devem ser tomadas como ponto de partida para a 
elaboração dos currículos e, consequentemente, do 
desenvolvimento do trabalho pedagógico com as 
crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses. 
 
• Pergunta 5 
0,5 em 0,5 pontos 
 
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) trazem definições 
importantes, que devem ser tomadas como ponto de partida para o desenvolvimento do 
trabalho pedagógico com o público-alvo da Educação Infantil. No que diz respeito à 
definição de currículo, presente nas DCNEI, analise as duas afirmações: 
I. “O currículo é um conjunto de conteúdos estruturados de forma 
cronológica e separados por disciplinas como: Língua Portuguesa, 
Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês, Artes e Educação Física, 
que buscam a formação cognitiva das crianças de 0 a 5 anos”. 
II. “O currículo é um conjunto de práticas que buscam articular as 
experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem 
parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e 
 
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_346382_1
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: PRÉ-ESCOLA 
UNIP Pedagogia 
 
tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de 
crianças de 0 a 5 anos de idade”. 
Assinale a opção correta. 
Resposta Selecionada: d. 
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. 
Respostas: a. 
As duas afirmações são verdadeiras. 
 b. 
As duas afirmações são falsas. 
 c. 
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. 
 d. 
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. 
 e. 
As duas afirmações são verdadeiras e complementares. 
Comentário da 
resposta: 
Resposta: D. 
Comentário: Os conteúdos propostos na afirmação umse referem ao 
Ensino Fundamental e a afirmativa dois está voltada para a Educação 
Infantil privilegiando as experiências e os saberes das crianças. 
 
 
• Pergunta 6 
0,5 em 0,5 pontos 
 
As duas situações a seguir retratam diferentes concepções de 
criança e de currículo. Analise cada uma delas: 
 
 
Situação 1 
 
 
A professora Filomena é docente da unidade educacional de 
Educação Infantil Cora Coralina, que está localizada na área urbana 
de uma grande cidade da região Sudeste. Ela acredita que as 
crianças de sua turma só conseguem aprender se ela transferir o 
conhecimento. Por isso, sem considerar os saberes prévios delas e 
sem permitir que se expressem, a docente frequentemente ministra 
aulas expositivas sobre temas aleatórios, pois acredita que são 
importantes para as crianças. 
 
 
Situação 2 
 
 
 
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_346382_1
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: PRÉ-ESCOLA 
UNIP Pedagogia 
 
A professora Ceci trabalha na unidade de Educação Infantil Nacuti, 
que está localizada às margens do Rio Solimões, na região 
Amazônica, e atende crianças indígenas. Antes de iniciar qualquer 
proposta, a docente fica muito atenta às curiosidades e interesses 
manifestados por sua turma e também considera e respeita as 
tradições, histórias e culturas dos povos originários. Organiza 
diferentes situações cotidianas para que sua turma vivencie 
experiências significativas, proporcionando uma relação viva com os 
conhecimentos, crenças e valores de seu povo e os demais 
conhecimentos acumulados pela humanidade. 
 
 
Em qual das duas situações as concepções de criança e de currículo 
estão sintonizadas com as definições constantes nas Diretrizes 
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil? 
Resposta 
Selecionada: 
b. 
Na situação 2, uma vez que a criança é a protagonista 
do processo pedagógico, respeitada em seus interesses 
e necessidades e, ainda, são valorizadas as práticas 
cotidianas que procuram atender às especificidades 
dos povos indígenas. 
Respostas: a. 
Na situação 1, pois a professora vê a criança como uma 
página em branco, o professor como transmissor de 
conhecimentos e o currículo como um conjunto 
ordenado de conteúdos que devem ser transmitidos. 
 
b. 
Na situação 2, uma vez que a criança é a protagonista 
do processo pedagógico, respeitada em seus interesses 
e necessidades e, ainda, são valorizadas as práticas 
cotidianas que procuram atender às especificidades 
dos povos indígenas. 
 
c. 
Na situação 1, pois a professora vê a criança como uma 
página em branco e o currículo como um conjunto de 
práticas que buscam articular as experiências e os 
saberes das crianças com os conhecimentos que fazem 
parte do patrimônio cultural. 
 d. 
 
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_346382_1
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: PRÉ-ESCOLA 
UNIP Pedagogia 
 
Nas duas situações, pois as práticas das professoras 
são complementares. 
 
e. 
Nas duas situações, pois a prática da professora 
Filomena é idêntica à prática da professora Ceci. 
Comentário da 
resposta: 
Resposta: B. 
Comentário: A situação 2 valoriza a criança que é a 
protagonista do processo, respeitando o contexto e as 
especificidades regionais atendendo, dessa forma, às 
DCNEIS. 
 
• Pergunta 7 
0,5 em 0,5 pontos 
 
Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o currículo da 
Educação Infantil está estruturado em campos de experiências, a 
saber: 
 
Resposta 
Selecionada: 
a. 
O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; 
Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento 
e imaginação; e Espaços, tempos, quantidades, 
relações e transformações. 
Respostas: a. 
O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; 
Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento 
e imaginação; e Espaços, tempos, quantidades, 
relações e transformações. 
 b. 
Éticos, Estéticos, Políticos, Metodológicos e Didáticos. 
 
c. 
Conviver; Brincar; Participar; Explorar; Expressar e 
Conhecer-se. 
 d. 
Cultural; Social; Cognitivo e Afetivo. 
 
e. 
Eu e os outros; Meu corpo; As palavras e As 
transformações. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: A. 
Comentário: A organização dos campos de experiência 
é um arranjo curricular que tem por principal objetivo 
 
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_346382_1
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: PRÉ-ESCOLA 
UNIP Pedagogia 
 
garantir tempo para brincar, num espaço organizado 
intencionalmente que favoreça as interações e 
brincadeiras. 
 
• Pergunta 8 
0,5 em 0,5 pontos 
 
Nas DCNEI, a criança é considerada um sujeito histórico de direitos, 
alguém que pode construir o conhecimento a partir de sua ação e 
das interações que estabelece com parceiros mais experientes ou 
não. Essa concepção aponta para: 
 
Resposta 
Selecionada: 
b. 
A criança como protagonista do processo educativo. 
Respostas: a. 
A criança como uma página em branco. 
 b. 
A criança como protagonista do processo educativo. 
 c. 
A criança como um ser indefeso e sem capacidade. 
 
d. 
A criança como um ser humano frágil, que não 
consegue tomar decisões. 
 
e. 
A criança como um sujeito que não pode ter 
autonomia. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: B. 
Comentário: A criança é a centralidade de todas as 
ações educativas da instituição. A criança deve, então, 
ser a protagonista nas práticas educativas e, para que 
ela possa se apropriar da cultura, será necessário 
conceber um currículo que não tenha como foco a 
transmissão do conhecimento, mas que seja 
constituído por diversas e variadas situações cotidianas 
em diferentes campos de experiências. 
 
 
• Pergunta 9 
0,5 em 0,5 pontos 
 
No livro-texto apresentamos alguns aspectos importantes a serem considerados pelo/a 
estagiário/a durante a observação na unidade educacional de Educação Infantil: 
espaços/ambientes da pré-escola, rotinas e práticas pedagógicas, relações interpessoais, 
relações com as famílias/comunidade, momentos pedagógicos coletivos. No que diz 
respeito aos espaços e ambientes da pré-escola, o/a estagiário/a deverá observar: 
 
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_346382_1
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: PRÉ-ESCOLA 
UNIP Pedagogia 
 
Resposta 
Selecionada: 
b. 
A acessibilidade, mobiliário adequado à faixa etária, quantidade de 
espaços pedagógicos, limpeza e organização, ventilação e iluminação 
dos espaços, materiais e brinquedos existentes. 
Respostas: a. 
Rotinas pedagógicas, organização dos tempos didáticos, planejamento 
pedagógico. 
 
b. 
A acessibilidade, mobiliário adequado à faixa etária, quantidade de 
espaços pedagógicos, limpeza e organização, ventilação e iluminação 
dos espaços, materiais e brinquedos existentes. 
 c. 
Interações entre adultos e crianças pequenas. 
 d. 
Interações entre a pré-escola e as famílias/comunidade. 
 
e. 
Reuniões pedagógicas/formação continuada, conselho escolar, reunião 
de pais, festividades. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: B. 
Comentário: Todos os aspectos observáveis são importantes para o 
estudante realizar em seu relatório e quanto aos espaços e ambientes ele 
deve estar atento para a acessibilidade, mobiliário adequado à faixa 
etária, quantidade de espaços pedagógicos, limpeza e organização, 
ventilação e iluminação dos espaços, materiais e brinquedos existentes. 
 
 
• Pergunta 10 
0,5 em 0,5 pontos 
 
Quanto à postura do/a estagiário/a durante o estágio na pré-escola, é correto o que se 
afirma em: 
I. O/A estagiário/a deve ser cordial, buscando estabelecer com o/a 
professor/a da pré-escola uma relação amistosa, com simpatia e 
respeito. 
II. O/A estagiário/a não deve respeitar os horários de estágio. 
III. O/A estagiário/a deve se vestir com roupas discretas e confortáveis. 
IV. O/A estagiário/adeve deixar o celular guardado na bolsa/mochila e 
concentrar-se na atividade de observação. 
V. O/A estagiário/a deve ter uma postura investigativa e ver a unidade 
educacional de Educação Infantil como um espaço de formação 
profissional. 
É correto o que se afirma em: 
 
Resposta Selecionada: c. 
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_346382_1
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: PRÉ-ESCOLA 
UNIP Pedagogia 
 
I, III, IV e V, apenas. 
Respostas: a. 
I, II e III, apenas. 
 b. 
II, apenas. 
 c. 
I, III, IV e V, apenas. 
 d. 
V, apenas. 
 e. 
III, IV e V, apenas. 
Comentário da 
resposta: 
Resposta: C. 
Comentário: Esperam-se atitudes do estagiário adequadas com uma 
postura ética condizente com a profissão que irá exercer. 
 
• Pergunta 1 
0 em 0 pontos 
 
Identifique nas alternativas uma vantagem da observação para o estagiário: 
Resposta 
Selecionada: 
b. 
Possibilidade de recorrer aos conhecimentos e experiências pessoais 
para interpretar os eventos observados. 
Respostas: a. 
Pode provocar algumas alterações no ambiente. 
 
b. 
Possibilidade de recorrer aos conhecimentos e experiências pessoais 
para interpretar os eventos observados. 
 c. 
Está muito sujeita às interpretações pessoais. 
 
d. 
A depender dos episódios observados, pode levar a uma visão 
distorcida dos fenômenos ou a uma visão parcial da realidade, 
principalmente quando o tempo de observação é muito curto. 
 e. 
Pode provocar algumas alterações nas pessoas observadas. 
Comentário da resposta: Resposta: b) 
 
 
• Pergunta 2 
0 em 0 pontos 
 
O Desenvolvimento Profissional Docente é um processo que 
acontece por diferentes tipos de oportunidades e experiências. 
Nesse sentido, o momento formal de formação, em um curso regido 
por diretrizes próprias, corresponde: 
 
Resposta Selecionada: b. 
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_346382_1
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: PRÉ-ESCOLA 
UNIP Pedagogia 
 
À formação inicial. 
Respostas: a. 
Às experiências prévias como estudante. 
 b. 
À formação inicial. 
 c. 
Ao início da docência. 
 d. 
À formação continuada. 
 e. 
À formalização da docência. 
Comentário da resposta: Resposta: b) 
 
• Pergunta 3 
0 em 0 pontos 
 
O estágio obrigatório na pré-escola permite conhecer de perto o seu 
funcionamento no que diz respeito ao cuidado e à educação de 
crianças de: 
 
Resposta Selecionada: d. 
4 a 5 anos e 11 meses de idade. 
Respostas: a. 
0 a 3 anos e 11 meses de idade. 
 b. 
0 a 5 anos e 11 meses de idade. 
 c. 
0 a 6 anos e 11 meses de idade. 
 d. 
4 a 5 anos e 11 meses de idade. 
 e. 
4 a 6 anos e 11 meses de idade. 
Comentário da resposta: Resposta: d) 
 
 
• Pergunta 4 
0 em 0 pontos 
 
Qual é a primeira etapa da Educação Básica, de acordo com a 
organização do sistema educacional brasileiro? 
 
Resposta Selecionada: c. 
Educação Infantil (creche e pré-escola). 
Respostas: a. 
 
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_346382_1
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: PRÉ-ESCOLA 
UNIP Pedagogia 
 
Educação Infantil (creche). 
 b. 
Educação Infantil (pré-escola). 
 c. 
Educação Infantil (creche e pré-escola). 
 d. 
Ensino Fundamental (anos iniciais). 
 e. 
Ensino Fundamental (anos iniciais e finais). 
Comentário da resposta: Resposta: c) 
 
• Pergunta 1 
0,5 em 0,5 pontos 
 
As instituições de Educação Infantil devem assegurar a educação em 
sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável do 
processo educativo. Diante dessa premissa, é correto afirmar que: 
 
Resposta 
Selecionada: 
b. 
A criança bem pequena necessita da mediação do 
professor para adquirir autonomia no cuidar de si, o 
que torna evidente a relação indissociável entre o 
cuidar e o educar. 
Respostas: a. 
 
A organização das atividades de cuidado da criança não precisa ser 
parte integrante da proposta curricular da escola. 
 
b. 
A criança bem pequena necessita da mediação do 
professor para adquirir autonomia no cuidar de si, o 
que torna evidente a relação indissociável entre o 
cuidar e o educar. 
 
c. 
Educar cuidando não inclui garantir a segurança, nem 
alimentar a curiosidade, a ludicidade e a 
expressividade infantis. 
 
d. 
Os atos de cuidar não contribuem para que a criança 
se aproprie dos modos culturalmente estabelecidos de 
promoção de saúde. 
 e. 
 
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_346382_1
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: PRÉ-ESCOLA 
UNIP Pedagogia 
 
As práticas envolvidas nos atos de cuidar, tais como 
alimentação e banho, garantem apenas o direito da 
criança de ser bem atendida. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: B 
Comentário: Educar e cuidar estão juntos. À medida 
que os/as professores/as apoiam as crianças nas 
tarefas, elas estão ao lado oferecendo segurança e, ao 
mesmo tempo, orientando como fazer. Há um objetivo 
maior – a autonomia das crianças – que depende de 
um processo para sua conquista. Nesse percurso o 
adulto está presente, acolhendo, orientando, mas de 
forma leve e prazerosa, sem coerção. Por esse motivo, 
temos um clima de tranquilidade e fluidez. 
 
• Pergunta 2 
0,5 em 0,5 pontos 
 
Com a finalidade de garantir a qualidade social do atendimento na 
Educação Infantil, educadores e educadoras precisam garantir 
brincadeiras, atenção individual, ambiente aconchegante, seguro e 
estimulante, contato com a natureza, higiene e saúde, alimentação 
sadia, desenvolvimento da curiosidade, imaginação e capacidade de 
expressão. Nesse sentido, é possível afirmar que tempos e espaços 
devem ser pensados a fim de que as crianças tenham o máximo de 
aproveitamento possível nas experiências propostas. Diante disso, é 
possível afirmar que: 
 
Resposta 
Selecionada: 
a. 
 
É necessário romper com a lógica adultocêntrica de organização do 
tempo e dos espaços nas unidades, pois fragmentam o tempo na lógica 
do adulto e não da criança. 
Respostas: a. 
 
É necessário romper com a lógica adultocêntrica de organização do 
tempo e dos espaços nas unidades, pois fragmentam o tempo na lógica 
do adulto e não da criança. 
 
b. 
O profissional de Educação Infantil, ciente de seu 
papel, deve planejar, prever e gerenciar os ritmos das 
crianças nos espaços das instituições infantis, para a 
efetivação das experiências. 
 c. 
 
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_346382_1
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: PRÉ-ESCOLA 
UNIP Pedagogia 
 
A validação da aprendizagem só pode ser verificada 
por meio de atividades sistemáticas, reguladas pelo 
educador, por isso é necessário que o pedagogo 
centralize sua ação, assumindo a responsabilidade de 
pensar o planejamento. 
 
d. 
Os momentos de experiências nos ambientes externos 
da unidade devem ser regrados, para que o tempo 
entre o brincar e o aprender seja bem gerenciado. 
 
e. 
O espaço e o ambiente da Educação Infantil não 
dialogam com a questão pedagógica diretamente. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: A 
Comentário: Sobre a relação adulto-criança, vale 
explicar que embora tenhamos muitos avanços nos 
campos da psicologia, sociologia e mesmo do ponto de 
vista legal, continuamos a conceber a criança como 
alguém que não sabe e que não é capaz de aprender. 
Subestimamos sua capacidade de aprender e 
reservamos para elas um lugar menos importante nas 
relações sociais, obstaculizando o desenvolvimento 
infantil que depende de uma experiência rica e variada, 
nesse sentido a visão não pode ser do adulto e sim da 
criança. 
 
• Pergunta 3 
0,5 em 0,5 pontos 
 
Marque a alternativa que mais corresponde à mensagem 
transmitida pela imagem criada por Tonnuci: 
 
 
 
 
Fonte: Tonucci (2008, p. 141). 
 
Resposta 
Selecionada: 
e. 
Tonnuci, nesta imagem, critica a não valorizaçãodo 
lúdico por parte do professor, quando este se remete 
em pensamento com atividades sistematizadas e 
motoras, e não leva em conta o lúdico infantil. 
Respostas: a. 
 
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_346382_1
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: PRÉ-ESCOLA 
UNIP Pedagogia 
 
 
O importante é valorizar o conhecimento do professor na elaboração de 
uma proposta pedagógica. 
 
b. 
Os assuntos trabalhados com as crianças devem 
guardar relações específicas com os níveis de 
desenvolvimento das crianças, respeitando cada grupo 
e faixa etária. 
 
c. 
O professor tem como função considerar o 
conhecimento prévio da criança como ponto de 
partida para sua ação educativa. 
 
d. 
A imagem nos leva a pensar em dois mundos, o da 
criança e do professor, que devem ser integrados a fim 
de garantir os conhecimentos prévios da criança, mas 
também o conhecimento do professor. 
 
e. 
Tonnuci, nesta imagem, critica a não valorização do 
lúdico por parte do professor, quando este se remete 
em pensamento com atividades sistematizadas e 
motoras, e não leva em conta o lúdico infantil. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: E 
Comentário: Tonnuci retrata o descompasso entre as 
expectativas das crianças e da professora. A criança 
manifesta o desejo de brincar e a professora está com 
o pensamento voltado para atividades de coordenação 
motora. A concepção da professora pauta-se numa 
ideia de criança como um sujeito que precisa ser 
moldado com atividades escolares. 
 
• Pergunta 4 
0,5 em 0,5 pontos 
 
Leia as proposições e escolha a alternativa que estabelece ou não 
uma relação entre as duas proposições: 
 
 
As instituições de Educação Infantil são espaços coletivos, não 
domésticos e privilegiados para a vivência da infância, que 
contribuem para a construção da identidade social e cultural das 
crianças, fortalecendo o caráter integrado do cuidar, do educar e o 
 
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_346382_1
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: PRÉ-ESCOLA 
UNIP Pedagogia 
 
brincar. 
 
 
Isto porque: 
 
 
As interações e brincadeiras são eixos estruturantes que garantem 
direitos de aprendizagem mediados por uma ação intencional do 
professor. 
Resposta 
Selecionada: 
a. 
As duas asserções são proposições verdadeiras e a 
segunda é uma justificativa correta da primeira. 
Respostas: a. 
As duas asserções são proposições verdadeiras e a 
segunda é uma justificativa correta da primeira. 
 
b. 
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas 
a segunda não é uma justificativa correta da primeira. 
 
c. 
A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a 
segunda é uma proposição falsa. 
 
d. 
A primeira asserção é uma proposição falsa e a 
segunda é uma proposição verdadeira. 
 
e. 
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são 
proposições falsas. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: A 
Comentário: As escolas de Educação Infantil são 
ambientes sociais que devem se organizar a partir dos 
eixos estruturantes: interações e brincadeiras, para 
promover o desenvolvimento integral das crianças. 
 
 
• Pergunta 5 
0,5 em 0,5 pontos 
 
Quanto à relação que a instituição deve ter com as famílias, 
está incorreta a afirmação: 
 
Resposta 
Selecionada: 
d. 
As famílias nunca podem ajudar no processo de 
socialização e aprendizagem das crianças. 
 
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_346382_1
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: PRÉ-ESCOLA 
UNIP Pedagogia 
 
Respostas: a. 
 
Novos caminhos devem ser trilhados na relação entre instituições de 
Educação Infantil e as famílias de forma a banir as relações sociais 
discriminatórias e excludentes. 
 
b. 
Para se trabalhar bem com as famílias, os professores 
devem considerar que a família nuclear burguesa não 
é hoje a única referência existente. 
 
c. 
Observa-se ainda nas creches e pré-escolas uma certa 
tensão recíproca entre as famílias, o que se recomenda 
é uma busca de consenso para a corresponsabilidade 
de ambos. 
 
d. 
As famílias nunca podem ajudar no processo de 
socialização e aprendizagem das crianças. 
 
e. 
Os ensinamentos familiares muitas vezes entram em 
choque com a linguagem e as ações do cotidiano nas 
instituições da infância. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: D 
Comentário: Os novos arranjos familiares devem ser 
reconhecidos pela instituição educacional, uma vez que 
estão legitimados legal e socialmente. A relação família-
unidade educacional de Educação Infantil deveria ser 
de parceria e compartilhamento de boas práticas, 
incluindo-as no processo de socialização e 
aprendizagem. Cabe à instituição de Educação Infantil 
ampliar os conhecimentos dos familiares, enfatizando a 
importância da proposta pedagógica da instituição no 
sentido de garantir os conhecimentos e aprendizagens 
das crianças conforme estabelece as DCNEI. 
 
• Pergunta 6 
0,5 em 0,5 pontos 
 
A relação dialógica entre a criança e a pessoa que cuida dela é extremamente importante, 
pois por meio dessa interação a criança constrói relações de apego e o sentido de 
pertencer a um lugar social, processo fundamental para o desenvolvimento da identidade 
que compõe uma fase denominada “socialização primária”. Assim, a instituição de 
Educação Infantil deve: 
 
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_346382_1
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: PRÉ-ESCOLA 
UNIP Pedagogia 
 
I. Promover espaços de comunicação com as famílias. 
II. Compreender a família nuclear como sendo fundamental para o 
desenvolvimento de crianças e bebês. 
III. Estar atenta à cultura das famílias em que as crianças estão inseridas, 
procurando sempre orientá-las quanto aos procedimentos corretos de 
educação de seus filhos em casa. 
Está correto o que se afirmar em: 
Resposta Selecionada: d. 
I, apenas. 
Respostas: a. 
III, apenas. 
 b. 
II, apenas. 
 c. 
I e II, apenas. 
 d. 
I, apenas. 
 e. 
II e III, apenas. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: D 
Comentário: O diálogo e a criação de estratégias de aproximação e 
participação são fundamentais para que, juntas, família e unidade 
educacional possam assumir um papel centrado no desenvolvimento das 
crianças, independentemente do nível socioeconômico das famílias. As 
duas instâncias devem tratar os desafios como questões de interesse 
comuns, pois envolvem os seus filhos/crianças da instituição, buscando 
soluções conjugadas, uma vez que ambas deveriam ter os mesmos 
objetivos. 
 
 
• Pergunta 7 
0,5 em 0,5 pontos 
 
O ingresso da criança na Educação Infantil nem sempre é tranquilo, tanto para a criança 
como para os seus responsáveis. A passagem do âmbito familiar para a escola representa 
um marco no desenvolvimento e no crescimento da criança, além de representar 
igualmente um desafio para as famílias. Diante disso, a respeito do acolhimento na escola 
de Educação Infantil, é possível afirmar que: 
I. A instituição que oferece Educação Infantil deve criar um ambiente de 
acolhimento que dê segurança e confiança às crianças, garantindo-lhes 
oportunidades para experimentar e utilizar os recursos de que dispõem 
para satisfação de suas necessidades essenciais, expressando desejos, 
sentimentos, vontades e desagrados. 
II. O acolhimento é um momento de adaptação da criança ao contexto 
escolar, portanto deve prever atividades que garantam a permanência 
 
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_346382_1
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: PRÉ-ESCOLA 
UNIP Pedagogia 
 
da criança por todo o horário de atendimento da instituição para que ela 
se acostume mais rapidamente. 
III. É possível flexibilizar o tempo de permanência da criança na unidade 
educacional, bem como há a possibilidade da presença de um adulto 
responsável pela criança, especialmente no início decada ano letivo. 
IV. Dentre as ações voltadas para o acolhimento na Educação Infantil devem 
estar previstos momento de conversa e escuta dos pais, a fim de 
estabelecer uma relação de confiança e solidariedade, para que 
angústias e incertezas sejam minimizadas. 
É correto o que se afirma apenas em: 
Resposta Selecionada: e. 
I, III, IV. 
Respostas: a. 
I. 
 b. 
II. 
 c. 
III e IV. 
 d. 
I, II, III. 
 e. 
I, III, IV. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: E 
Comentário: Deve ser organizado um período gradativo de permanência 
da criança na instituição durante a adaptação. Para as mães, os pais e/ou 
os familiares responsáveis, é um processo baseado em laços de confiança 
com a instituição escolhida. Eles devem contar com o seu apoio para que 
a criança se sinta segura. Normalmente, nos primeiros dias as mães, os 
pais ou responsáveis permanecem na instituição, participando dos 
cuidados da criança enquanto ela observa as outras crianças e a rotina. 
Gradativamente, os adultos diminuem a presença e estimulam a criança a 
participar das atividades da turma. Essa prática é uma oportunidade 
para que os familiares conheçam a unidade educacional, os/as 
professores/as, os/as profissionais que nela atuam e principalmente 
apoiem seus filhos num momento frágil, e com isso contribuam para seu 
período de socialização. 
 
 
• Pergunta 8 
0,5 em 0,5 pontos 
 
A valorização das escolas de Educação Infantil como instituições que 
acolhem e educam é bastante recente, pois as concepções giravam 
em torno da assistência à saúde e a nutrição, a guarda da criança 
para a mãe trabalhadora e de atividades que ocupassem o tempo 
da criança, sem a preocupação com a construção do conhecimento. 
 
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_346382_1
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: PRÉ-ESCOLA 
UNIP Pedagogia 
 
Com as pesquisas relacionadas ao desenvolvimento humano e as 
conquistas legais, viu-se a importância da intervenção educativa 
desde os primeiros anos de vida, por isso hoje a função da Educação 
Infantil se refere a: 
Resposta 
Selecionada: 
d. 
Como um espaço necessário à ampliação das 
experiências das crianças, um direito da criança, e 
ainda integrando o educar e cuidar de forma 
indissociável. 
Respostas: a. 
 
Valorização das brincadeiras como única atividade possível, já que a 
criança vai para a escola somente para brincar. 
 
b. 
Preparação da criança para o Ensino Fundamental, 
que obviamente é o nível escolar mais importante e 
mais rico em termos de aprendizagem. 
 
c. 
Cuidados físicos que envolvam alimentação e higiene, 
sem a preocupação com a aprendizagem, pois essa 
não é a função da escola de Educação Infantil. 
 
d. 
Como um espaço necessário à ampliação das 
experiências das crianças, um direito da criança, e 
ainda integrando o educar e cuidar de forma 
indissociável. 
 
e. 
O direito à alfabetização como meta exclusiva, uma 
vez que a criança que não sabe ler e escrever não 
pode ingressar na primeira série do Ensino 
Fundamental. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: D 
Comentário: Quando a escola de Educação Infantil 
cumpre o seu papel de favorecer a ação educativa, há 
uma valorização de práticas educativas no respeito aos 
direitos da criança e ao seu desenvolvimento integral. 
 
 
• Pergunta 9 
0,5 em 0,5 pontos 
 
A organização dos espaços deve refletir um tempo de experiências 
educativas seguras, afetivas, que promovam mudanças e ampliação 
 
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_346382_1
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: PRÉ-ESCOLA 
UNIP Pedagogia 
 
de suas capacidades de fazer, sentir, pensar e usar diferentes 
linguagens. Nas alternativas abaixo, identifique a característica 
que não contempla a previsão de bom espaço brincante e de 
aprendizagem: 
Resposta 
Selecionada: 
e. 
Controlar as crianças por meio da utilização de mesas 
e cadeiras, garantindo assim uma ação mais 
disciplinadora. 
Respostas: a. 
Garantia de segurança e acolhimento, a promoção de 
desafios para superação de obstáculos, criando uma 
atmosfera de tolerância, respeito e curiosidade. 
 
b. 
Promoção da diversidade de propostas prevendo 
momentos coletivos e individuais. 
 
c. 
Favorecimento das interações sociais prolongadas e 
criativas. 
 
d. 
Acesso à visibilidade do espaço externo, contato com 
o meio externo e os elementos da natureza. 
 
e. 
Controlar as crianças por meio da utilização de mesas 
e cadeiras, garantindo assim uma ação mais 
disciplinadora. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: E 
Comentário: Os espaços devem favorecer a mobilidade, 
a autonomia e o livre acesso das crianças e não o 
controle e a coerção. Quando pensamos nos tempos 
vividos pelas crianças no cotidiano das unidades de 
Educação Infantil, devemos levar em consideração que 
elas não devem ser submetidas ao tempo do relógio, 
com rotinas cronometradas, sempre iguais; dessa 
forma não se abrem para o inusitado. 
 
 
• Pergunta 10 
0,5 em 0,5 pontos 
 
Escolha a alternativa que não se refere à utilização dos registros 
pelo/a professor/a segundo Oliveira et al. (2019): 
 
Resposta 
Selecionada: 
c. 
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_346382_1
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: PRÉ-ESCOLA 
UNIP Pedagogia 
 
O registro não precisa descrever com detalhes as 
pessoas, seus gestos, movimentos, falas e o que 
manipulam, quem e quantas crianças estão na cena. 
Respostas: a. 
 
O registro de memória é efêmero, perde-se no tempo e revela nossas 
crenças e valores. 
 
b. 
O registro escrito deve acontecer de preferência 
simultaneamente à observação e “informar nomes, 
idades, locais, horários, situações observadas e objetos 
disponíveis”. 
 
c. 
O registro não precisa descrever com detalhes as 
pessoas, seus gestos, movimentos, falas e o que 
manipulam, quem e quantas crianças estão na cena. 
 
d. 
O registro, a depender do professor, pode ser 
complementado por reflexões sobre como ele viu o 
acontecido. 
 
e. 
Os registros, dos mais simples e objetivos aos mais 
complexos, devem contribuir para o pensamento 
reflexivo do professor. 
 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: C 
Comentário: As observações da autora são necessárias 
para o registro diário, como uma tarefa disciplinada e 
autoral. O/A professor/a dá significado ao registro 
quando o utiliza como um instrumento metodológico, 
assim podemos dizer que ele se torna um professor 
reflexivo ao exercitá-lo. O processo reflexivo produz 
transformações na prática docente como também nele 
próprio, fortalecendo assim o lado pessoal e 
profissional, consolidando sua identidade docente. 
 
• Pergunta 1 
0 em 0 pontos 
 
A protagonista de uma instituição de Educação Infantil em que 
todas as ações pedagógicas se concretizam está representada pela 
figura: 
 
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_346382_1
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: PRÉ-ESCOLA 
UNIP Pedagogia 
 
Resposta Selecionada: a. 
da criança. 
Respostas: a. 
da criança. 
 b. 
da família. 
 c. 
do/a professor/a. 
 d. 
do/a profissional de apoio. 
 e. 
do/a diretor/a da escola. 
Comentário da resposta: Resposta: a) 
 
 
• Pergunta 2 
0 em 0 pontos 
 
De acordo com os autores apresentados, complete a lacuna com o 
conceito correto. 
 
 
O .......... se refere ao local em que as atividades acontecem e se 
caracteriza pela presença de materiais didáticos, objetos, mobiliário 
e decoração. 
 
Resposta Selecionada: d. 
Espaço. 
Respostas: a. 
Lugar. 
 b. 
Território. 
 c. 
Ambiente. 
 d. 
Espaço. 
 e. 
Recinto. 
Comentário da resposta: Resposta: d) 
 
 
• Pergunta 3 
0 em 0 pontos 
As DCNEI definem dois eixos estruturantes do currículo. São eles: 
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_346382_1ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: PRÉ-ESCOLA 
UNIP Pedagogia 
 
 
Resposta Selecionada: b. 
Interações e brincadeiras. 
Respostas: a. 
Espaço e ambiente. 
 b. 
Interações e brincadeiras. 
 c. 
Convivência e conhecimento. 
 d. 
Planejamento e avaliação. 
 e. 
Participação e exploração. 
Comentário da resposta: Resposta: b) 
 
 
• Pergunta 4 
0 em 0 pontos 
 
Escolha a alternativa que não se refere a uma característica do registro feito pelo 
professor em sua prática educativa: 
Resposta 
Selecionada: 
c. 
É um material que não é utilizado para o planejamento e a avaliação. 
Respostas: a. 
Ele contribui para a construção da memória compreensiva. 
 
b. 
É um espaço pessoal para o/a professor/a escrever suas 
experiências sobre as crianças. 
 c. 
É um material que não é utilizado para o planejamento e a avaliação. 
 
d. 
Ele é um instrumento para o/a professor/a compreender a prática 
educativa. 
 
e. 
É um espaço de reflexão, à medida que é realizado a partir do vivido 
no cotidiano da instituição infantil. 
Comentário da resposta: Resposta: c) 
 
 
 
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/execute/courseMain?course_id=_346382_1

Mais conteúdos dessa disciplina