Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO1 - Segurança para TSE Unificado - 2024

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Em uma situação hipotética, João da Silva, técnico de segurança do Tribunal Superior do Trabalho − TST, ficou encarregado do deslocamento do Ministro Presidente do Tribunal até a inauguração de uma escola no Núcleo Bandeirante. Como recebeu as informações do compromisso com antecedência, pesquisou o itinerário do Tribunal até o local, utilizando-se das ferramentas tecnológicas de visualização do logradouro, traçando assim o percurso e estabelecendo o tempo de deslocamento para que a autoridade chegasse sem atrasos. Porém, quando do deslocamento, foram surpreendidos por uma “feira livre” semanal, justamente na rua do evento, fato que atrasou a chegada em quase meia hora. Analisando o ocorrido,
a) João não pode ser responsabilizado pelo atraso, uma vez que não tinha como prever a existência de uma “feira livre” naquele local, cabendo exclusivamente à organização do evento o ônus de avisar sobre tal contratempo, podendo inclusive cancelar ou adiar.
b) a verificação do itinerário deve ser feita pessoalmente e, em hipótese alguma, o técnico de segurança deve valer-se de ferramentas tecnológicas, por não serem certificadas pelo Governo Federal como confiáveis.
c) João pode utilizar de quaisquer ferramentas disponíveis na web, porém tal uso deve complementar outras providências, como a verificação presencial e coleta de informações de órgãos públicos, por exemplo.
d) A responsabilidade da elaboração do itinerário não cabe a João e sim à assessoria do Presidente ou dele próprio, portanto não deveria ter planejado tal itinerário, e sim ficado à disposição para orientações a esse respeito.
e) João não pode ser responsabilizado pelo atraso,

À noite, quando um veículo vier em direção contrária com os faróis altos, tendo em vista os preceitos da direção defensiva, deve-se tomar as seguintes providências:
I. aumentar a velocidade do carro para sair da direção do fluxo luminoso do carro oposto.
II. piscar os faróis para o motorista que vem no sentido contrário.
III. não olhar diretamente para os faróis do veículo que vem no sentido oposto, desviando o foco de visão.
IV. diminuir a distância com relação ao veículo à sua frente.
Está correto o que consta APENAS em

a) I e III.
b) I e IV.
c) I e II.
d) II e III.
e) II e IV.

É correto o que consta em
I. Nunca se deve ficar dentro do carro estacionado com o dignitário, pois há possibilidade de ambos se transformarem nas 'vítimas perfeitas'.
II. Não se deve deixar nenhum objeto dentro do carro, deslocando todos os pertences do dignitário e dos acompanhantes para o porta-malas antes do início dos trajetos.
III. Ao retornar para o veículo com o dignitário, deve-se embarcar rapidamente e deixar o local.
IV. Se o trajeto com o dignitário obriga o segurança a estacionar sempre nas mesmas imediações e a tampa do tanque de gasolina do veículo for roubada, deve-se trocar todas as chaves do automóvel-alvo o mais rapidamente possível, pois sabe-se que roubam tais tampas para providenciar cópias das chaves do veículo a fim de abatê-lo oportunamente.
V. Ao retornar para o veículo, o segurança observa que há um pneu furado, devendo trocá-lo rapidamente pelo sobressalente, enquanto o dignitário aguarda dentro do veículo, e, logo após, deixar o local.
a) I, II e IV, apenas.
b) II, III e V, apenas.
c) I, III e V, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I, II, III, IV e V.

É correto o que consta em
I. É preciso ficar atento a tudo ao redor, não se distraindo com o movimento das ruas ou outros motivos.
II. É imprescindível manter sempre a primeira marcha engatada, nas paradas durante o trajeto.
III. Ao perceber um semáforo fechado, deve-se diminuir a velocidade do veículo, com o objetivo de ficar o menor tempo possível parado.
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.

São ações pertinentes ao segurança 'X' as descritas em
I. Reconhecer os meios de transporte a serem utilizados nos deslocamentos, os itinerários e as instalações a serem utilizadas durante a viagem.
II. Aprovar toda a programação a ser cumprida pela pessoa a quem 'X' está incumbido de prestar segurança.
III. Determinar os eventos públicos dos quais essa pessoa participará e o tipo de assistentes ou participantes desse evento.
IV. Fazer contato com outros membros da segurança dos eventos dos quais essa pessoa participará, a fim de determinar ações a eles.
V. Verificar os tipos de apoios, na área de segurança, que 'X' poderá encontrar nos locais a serem percorridos.
a) I, II e III, apenas.
b) IV e V, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I e V, apenas.
e) I, II, III, IV e V.

Um motorista que está conduzindo dignitário em veículo blindado percebe, ao derredor, tentativa de abordagem criminosa de parte de outro veículo. Nesse caso, é primordial que o profissional

a) efetue procedimento de fuga, infringindo sistematicamente normas do CTB, objetivando zelar pela integridade física do dignitário como dos transeuntes.
b) utilize técnicas ofensivas, empreendendo fuga, tentando, se possível, abalroar o veículo suspeito, objetivando frustrar possibilidade de fuga.
c) efetue sem demora a capitulação, conforme normatiza a Lei no 7.102/83.
d) utilize técnicas de capitulação a fim de abalroar o veículo suspeito e frustrar ataques ofensivos.
e) analise a situação e reaja rapidamente, com segurança, utilizando técnicas ofensivas para fuga e protegendo o dignitário.

Ao analisar uma ocorrência em que uma pessoa adentrou em um ambiente protegido sem autorização e ali permaneceu por algumas horas, e após saiu sem ser notada, o agente de polícia judicial pôde constatar que essa pessoa:

a) Não causou nenhuma alteração no ambiente e tampouco qualquer prejuízo material e dessa forma, não ocorreu dano ou perda.
b) Em que pese ter entrado sem autorização, não deixou nenhum sinal de sua passagem ali, principalmente no sentido de acarretar algum prejuízo, houve perda no sentido de que houve uma falha nos controles de acesso do ambiente, porém não houve dano algum.
c) Acabou por subtrair objetos de valores, e ao sair do ambiente sem ser notado constatou-se dano no sentido de que ocorreu uma falha nos controles de acesso do local, porém não houve perda alguma, uma vez que não ocorreu nenhum tipo de ameaça à vida e à integridade física das pessoas.
d) Acabou por vandalizar equipamentos e subtrair certo numerário em dinheiro e saiu desse ambiente sem ser notado, houve perda no sentido de que ocorreu uma falha nos controles de acesso do ambiente, e ao mesmo tempo houve dano, pela subtração do numerário em dinheiro o que demonstra um prejuízo real.
e) Em que pese ter entrado sem autorização, não subtraiu nenhum objeto, nem causou nenhum tipo de alteração no ambiente, houve dano no sentido de que ocorreu uma falha nos controles de acesso do ambiente, porém não houve perda alguma.

A atividade de segurança de dignitários pode ser desenvolvida de forma compartimentada e integrada, dividida em equipes, visando o dinamismo das ações e à otimização dos recursos humanos e materiais. A equipe de segurança de dignitários ...I... permanece inserida na multidão, visando identificar alguma atitude ou pessoa potencialmente hostil; já a equipe de segurança ...II... desloca-se para o local do evento com antecedência para realizar uma última verificação das condições de segurança e aguardar a chegada da autoridade. Preenchem, correta e respectivamente, as lacunas I e II:

a) aproximada e precursora
b) velada e avançada
c) velada e aproximada
d) aproximada e avançada
e) de vistoria e precursora

Considere as informações abaixo: Na coluna da esquerda, enumeramos denominações de agentes de segurança de dignitários; na coluna da direita, enumeramos atividades de cada um desses agentes: Denominações 1. Mosca ou sombra 2. Ala 3. Precursor 4. Avançado Atividades I. Aguarda a chegada da autoridade no local do evento. II. Aquele que fica mais próximo possível da autoridade. III. Agente responsável pela cobertura lateral da autoridade. IV. Responsável pelo planejamento da segurança. A correspondência entre as denominações de agentes de segurança de dignitários e as respectivas atividades está correta em:

a) 1-III; 2-I; 3-IV; 4-II.
b) 1-II; 2-IV, 3-I; 4-III.
c) 1-II; 2-III, 3-IV; 4-I.
d) 1-IV; 2-I; 3-III; 4-II.
e) 1-III; 2-IV; 3-II; 4-I.

Os agentes de segurança pública devem estar comprometidos com alto padrão de disciplina, desempenho e uso da força no controle de suspeitos e na solução de conflitos por meio da intervenção. Devem obedecer aos seguintes princípios essenciais:
I. Legalidade.
II. Proporcionalidade.
III. Necessidade.
IV. Letalidade.
V. Dignidade.
a) I, IV e V.
b) II e III.
c) I, II e III.
d) IV e V.
e) III, IV e V.

Sobre o objeto, modus operandi da segurança, pode-se afirmar que é
a) o emprego tático de armas, táticas de defesa pessoal, controle de circulação de pessoas, emprego de detectores e sensores.
b) a salvaguarda de bens e pessoas através do emprego de técnicas e táticas preventivas, ostensiva e ofensiva.
c) o emprego de sensores em muros, portas, grades, cercas elétricas, alarmes, cofres, portas corta-fogo.
d) um treinamento que define as responsabilidades individuais e coletivas em relação a cada tarefa.
e) o modo de operação dos criminosos, ou seja, como pensam e agem, também existe um faseamento, ou etapas para cometer um crime contra dignitários.

Considerando essas três qualidades de Carlos, compreende características de conhecimento técnico no que tange a segurança de dignitários:
a) o saber acerca das leis, normas, regulamentos e doutrinas de segurança, bem como sobre o funcionamento de dispositivos de emergência e de proteção.
b) a forma como o segurança de dignitário irá comportar-se mentalmente e psicologicamente, controlando suas emoções e mantendo o equilíbrio necessário no momento da ação.
c) o mecanismo psicológico que traz a tona a verdade ou a mentira, o profissionalismo ou o amadorismo, a sabedoria ou a ignorância, a razão ou a emoção, a vitória ou a derrota.
d) a habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adaptando-os conforme a situação e expressando-os de maneira saudável para si e para o grupo no qual está inserido.
e) a manutenção do equilíbrio entre razão e emoção, considerando que os excessos costumam trazer consequências prejudiciais à ação no trabalho de segurança.

Quanto às características esperadas de um profissional que atua na segurança de dignitários, considerando o contexto acima, Temístocles desempenha satisfatoriamente
a) o comprometimento, o conhecimento e a flexibilidade, mas deixa a desejar a conduta moral exemplar.
b) a discrição, o comprometimento e a conduta moral exemplar, mas deixa a desejar a flexibilidade.
c) a conduta moral exemplar, o comprometimento e o conhecimento, mas deixa a desejar a discrição.
d) o comprometimento, a flexibilidade e a discrição; mas deixa a desejar o conhecimento.
e) o comprometimento, o conhecimento e a flexibilidade; mas deixa a desejar a discrição.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Em uma situação hipotética, João da Silva, técnico de segurança do Tribunal Superior do Trabalho − TST, ficou encarregado do deslocamento do Ministro Presidente do Tribunal até a inauguração de uma escola no Núcleo Bandeirante. Como recebeu as informações do compromisso com antecedência, pesquisou o itinerário do Tribunal até o local, utilizando-se das ferramentas tecnológicas de visualização do logradouro, traçando assim o percurso e estabelecendo o tempo de deslocamento para que a autoridade chegasse sem atrasos. Porém, quando do deslocamento, foram surpreendidos por uma “feira livre” semanal, justamente na rua do evento, fato que atrasou a chegada em quase meia hora. Analisando o ocorrido,
a) João não pode ser responsabilizado pelo atraso, uma vez que não tinha como prever a existência de uma “feira livre” naquele local, cabendo exclusivamente à organização do evento o ônus de avisar sobre tal contratempo, podendo inclusive cancelar ou adiar.
b) a verificação do itinerário deve ser feita pessoalmente e, em hipótese alguma, o técnico de segurança deve valer-se de ferramentas tecnológicas, por não serem certificadas pelo Governo Federal como confiáveis.
c) João pode utilizar de quaisquer ferramentas disponíveis na web, porém tal uso deve complementar outras providências, como a verificação presencial e coleta de informações de órgãos públicos, por exemplo.
d) A responsabilidade da elaboração do itinerário não cabe a João e sim à assessoria do Presidente ou dele próprio, portanto não deveria ter planejado tal itinerário, e sim ficado à disposição para orientações a esse respeito.
e) João não pode ser responsabilizado pelo atraso,

À noite, quando um veículo vier em direção contrária com os faróis altos, tendo em vista os preceitos da direção defensiva, deve-se tomar as seguintes providências:
I. aumentar a velocidade do carro para sair da direção do fluxo luminoso do carro oposto.
II. piscar os faróis para o motorista que vem no sentido contrário.
III. não olhar diretamente para os faróis do veículo que vem no sentido oposto, desviando o foco de visão.
IV. diminuir a distância com relação ao veículo à sua frente.
Está correto o que consta APENAS em

a) I e III.
b) I e IV.
c) I e II.
d) II e III.
e) II e IV.

É correto o que consta em
I. Nunca se deve ficar dentro do carro estacionado com o dignitário, pois há possibilidade de ambos se transformarem nas 'vítimas perfeitas'.
II. Não se deve deixar nenhum objeto dentro do carro, deslocando todos os pertences do dignitário e dos acompanhantes para o porta-malas antes do início dos trajetos.
III. Ao retornar para o veículo com o dignitário, deve-se embarcar rapidamente e deixar o local.
IV. Se o trajeto com o dignitário obriga o segurança a estacionar sempre nas mesmas imediações e a tampa do tanque de gasolina do veículo for roubada, deve-se trocar todas as chaves do automóvel-alvo o mais rapidamente possível, pois sabe-se que roubam tais tampas para providenciar cópias das chaves do veículo a fim de abatê-lo oportunamente.
V. Ao retornar para o veículo, o segurança observa que há um pneu furado, devendo trocá-lo rapidamente pelo sobressalente, enquanto o dignitário aguarda dentro do veículo, e, logo após, deixar o local.
a) I, II e IV, apenas.
b) II, III e V, apenas.
c) I, III e V, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I, II, III, IV e V.

É correto o que consta em
I. É preciso ficar atento a tudo ao redor, não se distraindo com o movimento das ruas ou outros motivos.
II. É imprescindível manter sempre a primeira marcha engatada, nas paradas durante o trajeto.
III. Ao perceber um semáforo fechado, deve-se diminuir a velocidade do veículo, com o objetivo de ficar o menor tempo possível parado.
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.

São ações pertinentes ao segurança 'X' as descritas em
I. Reconhecer os meios de transporte a serem utilizados nos deslocamentos, os itinerários e as instalações a serem utilizadas durante a viagem.
II. Aprovar toda a programação a ser cumprida pela pessoa a quem 'X' está incumbido de prestar segurança.
III. Determinar os eventos públicos dos quais essa pessoa participará e o tipo de assistentes ou participantes desse evento.
IV. Fazer contato com outros membros da segurança dos eventos dos quais essa pessoa participará, a fim de determinar ações a eles.
V. Verificar os tipos de apoios, na área de segurança, que 'X' poderá encontrar nos locais a serem percorridos.
a) I, II e III, apenas.
b) IV e V, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I e V, apenas.
e) I, II, III, IV e V.

Um motorista que está conduzindo dignitário em veículo blindado percebe, ao derredor, tentativa de abordagem criminosa de parte de outro veículo. Nesse caso, é primordial que o profissional

a) efetue procedimento de fuga, infringindo sistematicamente normas do CTB, objetivando zelar pela integridade física do dignitário como dos transeuntes.
b) utilize técnicas ofensivas, empreendendo fuga, tentando, se possível, abalroar o veículo suspeito, objetivando frustrar possibilidade de fuga.
c) efetue sem demora a capitulação, conforme normatiza a Lei no 7.102/83.
d) utilize técnicas de capitulação a fim de abalroar o veículo suspeito e frustrar ataques ofensivos.
e) analise a situação e reaja rapidamente, com segurança, utilizando técnicas ofensivas para fuga e protegendo o dignitário.

Ao analisar uma ocorrência em que uma pessoa adentrou em um ambiente protegido sem autorização e ali permaneceu por algumas horas, e após saiu sem ser notada, o agente de polícia judicial pôde constatar que essa pessoa:

a) Não causou nenhuma alteração no ambiente e tampouco qualquer prejuízo material e dessa forma, não ocorreu dano ou perda.
b) Em que pese ter entrado sem autorização, não deixou nenhum sinal de sua passagem ali, principalmente no sentido de acarretar algum prejuízo, houve perda no sentido de que houve uma falha nos controles de acesso do ambiente, porém não houve dano algum.
c) Acabou por subtrair objetos de valores, e ao sair do ambiente sem ser notado constatou-se dano no sentido de que ocorreu uma falha nos controles de acesso do local, porém não houve perda alguma, uma vez que não ocorreu nenhum tipo de ameaça à vida e à integridade física das pessoas.
d) Acabou por vandalizar equipamentos e subtrair certo numerário em dinheiro e saiu desse ambiente sem ser notado, houve perda no sentido de que ocorreu uma falha nos controles de acesso do ambiente, e ao mesmo tempo houve dano, pela subtração do numerário em dinheiro o que demonstra um prejuízo real.
e) Em que pese ter entrado sem autorização, não subtraiu nenhum objeto, nem causou nenhum tipo de alteração no ambiente, houve dano no sentido de que ocorreu uma falha nos controles de acesso do ambiente, porém não houve perda alguma.

A atividade de segurança de dignitários pode ser desenvolvida de forma compartimentada e integrada, dividida em equipes, visando o dinamismo das ações e à otimização dos recursos humanos e materiais. A equipe de segurança de dignitários ...I... permanece inserida na multidão, visando identificar alguma atitude ou pessoa potencialmente hostil; já a equipe de segurança ...II... desloca-se para o local do evento com antecedência para realizar uma última verificação das condições de segurança e aguardar a chegada da autoridade. Preenchem, correta e respectivamente, as lacunas I e II:

a) aproximada e precursora
b) velada e avançada
c) velada e aproximada
d) aproximada e avançada
e) de vistoria e precursora

Considere as informações abaixo: Na coluna da esquerda, enumeramos denominações de agentes de segurança de dignitários; na coluna da direita, enumeramos atividades de cada um desses agentes: Denominações 1. Mosca ou sombra 2. Ala 3. Precursor 4. Avançado Atividades I. Aguarda a chegada da autoridade no local do evento. II. Aquele que fica mais próximo possível da autoridade. III. Agente responsável pela cobertura lateral da autoridade. IV. Responsável pelo planejamento da segurança. A correspondência entre as denominações de agentes de segurança de dignitários e as respectivas atividades está correta em:

a) 1-III; 2-I; 3-IV; 4-II.
b) 1-II; 2-IV, 3-I; 4-III.
c) 1-II; 2-III, 3-IV; 4-I.
d) 1-IV; 2-I; 3-III; 4-II.
e) 1-III; 2-IV; 3-II; 4-I.

Os agentes de segurança pública devem estar comprometidos com alto padrão de disciplina, desempenho e uso da força no controle de suspeitos e na solução de conflitos por meio da intervenção. Devem obedecer aos seguintes princípios essenciais:
I. Legalidade.
II. Proporcionalidade.
III. Necessidade.
IV. Letalidade.
V. Dignidade.
a) I, IV e V.
b) II e III.
c) I, II e III.
d) IV e V.
e) III, IV e V.

Sobre o objeto, modus operandi da segurança, pode-se afirmar que é
a) o emprego tático de armas, táticas de defesa pessoal, controle de circulação de pessoas, emprego de detectores e sensores.
b) a salvaguarda de bens e pessoas através do emprego de técnicas e táticas preventivas, ostensiva e ofensiva.
c) o emprego de sensores em muros, portas, grades, cercas elétricas, alarmes, cofres, portas corta-fogo.
d) um treinamento que define as responsabilidades individuais e coletivas em relação a cada tarefa.
e) o modo de operação dos criminosos, ou seja, como pensam e agem, também existe um faseamento, ou etapas para cometer um crime contra dignitários.

Considerando essas três qualidades de Carlos, compreende características de conhecimento técnico no que tange a segurança de dignitários:
a) o saber acerca das leis, normas, regulamentos e doutrinas de segurança, bem como sobre o funcionamento de dispositivos de emergência e de proteção.
b) a forma como o segurança de dignitário irá comportar-se mentalmente e psicologicamente, controlando suas emoções e mantendo o equilíbrio necessário no momento da ação.
c) o mecanismo psicológico que traz a tona a verdade ou a mentira, o profissionalismo ou o amadorismo, a sabedoria ou a ignorância, a razão ou a emoção, a vitória ou a derrota.
d) a habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adaptando-os conforme a situação e expressando-os de maneira saudável para si e para o grupo no qual está inserido.
e) a manutenção do equilíbrio entre razão e emoção, considerando que os excessos costumam trazer consequências prejudiciais à ação no trabalho de segurança.

Quanto às características esperadas de um profissional que atua na segurança de dignitários, considerando o contexto acima, Temístocles desempenha satisfatoriamente
a) o comprometimento, o conhecimento e a flexibilidade, mas deixa a desejar a conduta moral exemplar.
b) a discrição, o comprometimento e a conduta moral exemplar, mas deixa a desejar a flexibilidade.
c) a conduta moral exemplar, o comprometimento e o conhecimento, mas deixa a desejar a discrição.
d) o comprometimento, a flexibilidade e a discrição; mas deixa a desejar o conhecimento.
e) o comprometimento, o conhecimento e a flexibilidade; mas deixa a desejar a discrição.

Prévia do material em texto

201) 
202) 
203) 
Segurança para TSE Unificado - 2024
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q3glds
Ordenação: Por Matéria e Assunto (data)
www.tecconcursos.com.br/questoes/162368
CEBRASPE (CESPE) - TJ STF/STF/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2013
Segurança Privada e Transportes - Equipamentos de Segurança (Alarmes, Portas, etc.)
Os dispositivos eletrônicos exercem importante papel na segurança física e patrimonial de
instalações, pois permitem, entre outros, a identificação e a monitoração de situações de risco. Nesse
sentido, julgue o item seguinte.
 
Nos alarmes eletrônicos, as centrais de processamento, ao receberem informações emitidas pelos
sensores, realizam ações como o disparo de sirenes e(ou) a discagem eletrônica para telefones com
números programados.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/70032
CEBRASPE (CESPE) - Tec MPU/MPU/Apoio Especializado/Segurança/2010
Segurança Privada e Transportes - Equipamentos de Segurança (Alarmes, Portas, etc.)
Em relação à segurança física das instalações, julgue o item subsequente.
Um portão que se fecha automaticamente quando acionado o alarme de invasão constitui exemplo de
defesa passiva.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/408286
CEBRASPE (CESPE) - TJ (TRE AL)/TRE AL/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2004
Segurança Privada e Transportes - Equipamentos de Segurança (Alarmes, Portas, etc.)
No que se refere à segurança física e patrimonial de instalações, julgue o item a seguir.
 
Considere a seguinte situação hipotética.
 
Um alarme acoplado a uma caldeira disparou, avisando a possibilidade de ocorrência de explosão e
trazendo pânico aos servidores e visitantes que se encontravam no local.
 
Nessa situação, um dos procedimentos de segurança a ser adotado é acalmar as pessoas com palavras
serenas, o que deverá ser feito pelo responsável pela segurança do local.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/408289
CEBRASPE (CESPE) - TJ (TRE AL)/TRE AL/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2004
Segurança Privada e Transportes - Equipamentos de Segurança (Alarmes, Portas, etc.)
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q3glds
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/162368
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/70032
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/408286
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/408289
204) 
205) 
206) 
207) 
No que se refere à segurança física e patrimonial de instalações, julgue o item a seguir.
 
As medidas de prevenção de entradas não-permitidas são aquelas que visam impedir, dificultar ou
detectar a entrada de alguém nas instalações que se quer proteger. Fazem parte dessas medidas a
colocação de barreiras perimetrais, a iluminação correta, a instalação de sistemas de alarmes e de
comunicações e os serviços de guarda.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/471744
CEBRASPE (CESPE) - TJ (STM)/STM/Serviços Gerais/Segurança e Transporte/2004
Segurança Privada e Transportes - Equipamentos de Segurança (Alarmes, Portas, etc.)
Julgue o item subseqüente, relativo a segurança patrimonial, defesa pessoal e atividade de escolta.
 
Entre as barreiras comumente usadas para se impedir a concretização de riscos, inclui-se a eclusa,
dispositivo de segurança aplicável ao acesso tanto de pedestres quanto de veículos e que se constitui de
dois ou mais portões ou portas em seqüência.
 
Seu uso correto garante que o local de passagem nunca seja totalmente devassado.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1469792
CEBRASPE (CESPE) - PPNT (PETROBRAS)/PETROBRAS/Inspetor de Segurança Interna/2004
Segurança Privada e Transportes - Equipamentos de Segurança (Alarmes, Portas, etc.)
Segurança patrimonial é o conjunto de medidas ostensivas ou discretas, aplicadas preventivamente
para proteger pessoas, bens patrimoniais e a produção de uma empresa contra riscos ocasionais ou
provocados. Essas medidas podem ser de natureza estática ou dinâmica. A respeito da segurança de
instalações, julgue o item que se segue.
 
Alarmes são sinais visíveis ou audíveis que denunciam perigo iminente sobre uma propriedade que se
quer proteger.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/678091
VUNESP - Ag (Pref Barretos)/Pref Barretos/Segurança/2018
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
No tocante ao deslocamento de dignitário em veículos motorizados, é correto afirmar que, o
tamanho de um comboio variará em função
a) tão somente do grau de risco, considerando-se como minimamente aceitável o quantitativo de dois
veículos: um para o protegido e o outro para sua escolta.
b) do grau de risco e dos recursos disponíveis para prover-lhe proteção, considerando-se como
minimamente aceitável o quantitativo de dois veículos: um para o protegido e o outro para sua
escolta.
c) do grau de risco, considerando-se como minimamente aceitável o quantitativo de cinco veículos:
um para o protegido e quatro para sua escolta.
d) apenas dos recursos disponíveis para prover-lhe proteção, considerando-se como minimamente
aceitável o quantitativo de dois veículos: um para o protegido e o outro para sua escolta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/471744
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1469792
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/678091
208) 
209) 
e) apenas dos recursos disponíveis para prover-lhe proteção, considerando-se como minimamente
aceitável o quantitativo de cinco veículos: dois para o protegido e três para sua escolta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/513711
CEBRASPE (CESPE) - TJ (TRE BA)/TRE BA/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2017
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
Acerca de escoltas a pé e motorizadas designadas para a proteção de dignitários, assinale a opção
correta.
a) Em escoltas a pé, o chefe da segurança integra a célula de formação da equipe e se posiciona,
preferencialmente, à esquerda da autoridade.
b) Em deslocamentos com dois veículos, em contextos de risco baixo, o veículo da segurança segue
à frente do veículo da autoridade.
c) Em regra, na escolta a pé realizada por um só agente, este deverá se posicionar à frente e à
esquerda da autoridade.
d) Em comboios de três veículos, o automóvel que transporta o dignitário é o responsável por indicar
a direção e a velocidade do comboio.
e) No transporte motorizado de autoridades de alto risco, em velocidade reduzida, é recomendável
que os agentes de segurança sigam a pé.
www.tecconcursos.com.br/questoes/585181
FCC - TJ TST/TST/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2017
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
Em uma situação hipotética, João da Silva, técnico de segurança do Tribunal Superior do Trabalho
− TST, ficou encarregado do deslocamento do Ministro Presidente do Tribunal até a inauguração de uma
escola no Núcleo Bandeirante. Como recebeu as informações do compromisso com antecedência,
pesquisou o itinerário do Tribunal até o local, utilizando-se das ferramentas tecnológicas de visualização
do logradouro, traçando assim o percurso e estabelecendo o tempo de deslocamento para que a
autoridade chegasse sem atrasos. Porém, quando do deslocamento, foram surpreendidos por uma “feira
livre” semanal, justamente na rua do evento, fato que atrasou a chegada em quase meia hora.
Analisando o ocorrido,
a) João não pode ser responsabilizado pelo atraso, uma vez que não tinha como prever a existência
de uma “feira livre” naquele local, cabendo exclusivamente à organização do evento o ônus de avisar
sobre tal contratempo, podendo inclusive cancelar ou adiar.
b) a verificação do itinerário deve ser feita pessoalmente e, em hipótese alguma, o técnico de
segurança deve valer-se de ferramentas tecnológicas, por não serem certificadas pelo Governo
Federal como confiáveis.
c) João pode utilizar de quaisquer ferramentas disponíveis na web, porém tal uso deve
complementar outras providências, como a verificação presencial e coleta de informações de órgãos
públicos, por exemplo.
d) A responsabilidadeda elaboração do itinerário não cabe a João e sim à assessoria do Presidente
ou dele próprio, portanto não deveria ter planejado tal itinerário, e sim ficado à disposição para
orientações a esse respeito.
e) João não pode ser responsabilizado pelo atraso, pois fez o planejamento utilizando o recurso que
considerou mais apropriado e a existência da “feira livre” no local estava fora do alcance razoável da
previsibilidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/258873
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/513711
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/585181
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/258873
210) 
211) 
212) 
FCC - Tec (CNMP)/CNMP/Apoio Técnico Administrativo/Segurança Institucional/2015
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
À noite, quando um veículo vier em direção contrária com os faróis altos, tendo em vista os
preceitos da direção defensiva, deve-se tomar as seguintes providências:
I. aumentar a velocidade do carro para sair da direção do fluxo luminoso do carro oposto.
II. piscar os faróis para o motorista que vem no sentido contrário.
III. não olhar diretamente para os faróis do veículo que vem no sentido oposto, desviando o foco de
visão.
IV. diminuir a distância com relação ao veículo à sua frente.
Está correto o que consta APENAS em
a) I e III.
b) I e IV.
c) I e II.
d) II e III.
e) II e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/306747
CEBRASPE (CESPE) - AJ STJ/STJ/Administrativa/Segurança/2015
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
Julgue o próximo item, acerca do Estatuto do Desarmamento (Lei n.º 10.826/2003), da Resolução
Conjunta CNJ/CNMP n.º 4/2014 e do Código Internacional Q.
 
Caso um agente de segurança deseje informar que seu rádio transceptor está com interferência, ele
poderá fazer uso do Código Internacional Q mencionando o seguinte código: QRX?
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/326661
FCC - TJ TRT9/TRT 9/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2015
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
De acordo com o conceito de segurança de dignitários, as expressões “veículo executivo” e “veículo
de apoio” referem-se, respectivamente, ao veículo
a) ocupado pelo dignitário em seus deslocamentos e ao veículo que realiza sua escolta.
b) que realiza a escolta do dignitário e ao veículo no qual devem ser direcionados os demais
funcionários ou assessores que porventura acompanham o dignitário.
c) que realiza a escolta do dignitário e ao veículo reserva, que pode ser utilizado caso algum carro da
comitiva fique fora de operação.
d) ocupado pelo dignitário em seus deslocamentos e ao veículo reserva, que pode ser utilizado caso
algum carro da comitiva fique fora de operação.
e) utilizado pelos agentes para a execução dos trabalhos de levantamento e reconhecimento dos
locais onde o dignitário comparecerá e ao veículo que realiza a escolta da autoridade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/440006
FUNDATEC - Ana Proj (BRDE)/BRDE/Economico-Financeira/2015
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/306747
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/326661
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/440006
213) 
214) 
215) 
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
São consideradas pessoas politicamente expostas:
I. Os agentes públicos que desempenham ou tenham desempenhado, nos últimos cinco anos, no
Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiras, cargos, empregos ou funções públicas
relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento
próximo.
II. Ocupantes de cargo no Poder Executivo da União: Ministro de Estado, Grupo Direção e
Assessoramento Superiores nível 6, ou equivalentes.
III. Membros do Conselho Nacional de Justiça, do Supremo Tribunal Federal e dos tribunais
superiores. Membros do Tribunal de Contas da União e o Procurador-Geral do Ministério Público junto
ao Tribunal de Contas da União.
IV. Presidentes de tribunal de justiça e presidentes de tribunal de contas.
V. Prefeitos e presidentes de câmara municipal de capitais de estados.
VI. Diplomatas e Autoridades eclesiásticas.
Quais estão corretas?
a) Apenas I, V e VI.
b) Apenas III, IV e V.
c) Apenas I, III, V e VI.
d) Apenas II, III, IV e VI.
e) Apenas I, II, III, IV e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/172393
FCC - TJ TRF3/TRF 3/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2014
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
Em uma dada situação, o presidente do TRF da 3a Região desloca-se para Assembleia Legislativa
do Estado com escolta motorizada, onde haverá um ato solene. No entanto, existe a previsão de
manifestações populares. Diante deste contexto, a fim de manter a integridade física da autoridade, a
escolta motorizada deve
a) trocar o carro da autoridade.
b) evitar o reconhecimento de itinerários principal e alternativo.
c) evitar a adoção de itinerários inopinados.
d) fazer com que o carro da autoridade saia do local do evento sem que ela esteja no interior do
veículo.
e) alterar os horários programados de chegada e saída do evento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/172395
FCC - TJ TRF3/TRF 3/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2014
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
Durante a realização de escoltas motorizadas, as equipes de segurança deverão atentar para que
determinadas prescrições sejam observadas de maneira a garantir e preservar a segurança da autoridade
que está sob sua atenção e proteção. Diante deste contexto, a equipe de segurança deve abster-se de
a) manter velocidade máxima que a via pública permitir.
b) inspecionar o carro antes de utilizá-lo e guardá-lo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/172393
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/172395
216) 
217) 
218) 
219) 
c) manter as portas trancadas e vidros fechados.
d) permanecer sentado no interior do veículo enquanto estacionado aguardando a autoridade.
e) estacionar os veículos sempre com a frente voltada para a saída.
www.tecconcursos.com.br/questoes/212060
FCC - TJ TRF4/TRF 4/Administrativa/Segurança e Transporte/2014
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
Um determinado Magistrado realiza seus deslocamentos diários, de sua residência ao Fórum. Utiliza
o mesmo itinerário, percorrendo, aproximadamente, 35 (trinta e cinco) quilômetros de rodovia e vias
urbanas. Neste caso, está submetido, a um nível de segurança
a) reduzido, uma vez que este deslocamento rotineiro não necessita de maiores providências quanto
à segurança do magistrado.
b) normal, pois o deslocamento é rotineiro sendo possível estabelecer com maior facilidade um plano
de contingência ou estabelecimento de itinerários alternativos.
c) elevado, devido ao grande deslocamento efetuado e pelos tipos de vias percorridos (urbana e
rodovias).
d) normal, uma vez que durante este deslocamento o magistrado não terá contato com público, bem
como o deslocamento rotineiro não depreende um planejamento de contingências.
e) elevado, uma vez que se efetua deslocamento rotineiro, com trajeto previamente estabelecido,
sendo planejadas todas as ações necessárias de segurança.
www.tecconcursos.com.br/questoes/256238
CEBRASPE (CESPE) - TL (CAM DEP)/CAM DEP/Agente de Polícia Legislativa/2014
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
A respeito de segurança de dignitários e de defesa pessoal, julgue o seguinte item.
Em escolta simples de dignitários realizada por um só veículo de segurança, este deverá trafegar sempre
à frente do veículo das autoridades.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/206841
FCC - TJ TRT18/TRT 18/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2013
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
Durante a realização das escoltas motorizadas, por ocasião do emprego de viaturas na segurança
de dignitários,o motorista e os agentes de segurança devem evitar
a) estacionar a viatura sempre com a frente voltada para a saída.
b) manter a viatura em movimento em caso de ataque.
c) manter as portas trancadas e os vidros fechados da viatura.
d) inspecionar a viatura antes de guardá-la e antes de usá-la.
e) manter a rotina bem como os horários e itinerários de deslocamentos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/65083
FCC - TJ TRF1/TRF 1/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2011
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
O técnico da área de segurança, Sr. X, em uma viagem a trabalho, com passageiros que são
também servidores do Tribunal Y,
praticou as seguintes condutas:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/212060
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/256238
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/206841
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/65083
220) 
221) 
222) 
I. Durante o trajeto, em condições normais da pista e do clima, manteve regularmente distância
segura de dois segundos, aproximadamente, do veículo à frente.
II. Utilizou a sinalização de advertência quando parou temporariamente o seu veículo no
acostamento.
III. Ao trafegar, em rodovia, sob neblina ou cerração, acendeu imediatamente a luz alta do farol
e o farol de neblina disponível no veículo do Tribunal, reduziu a velocidade do veículo
aumentando a distância do veículo à sua frente.
Em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro e com os preceitos de Direção Defensiva, é correto
o que consta em:
a) I, somente.
b) I, II e III.
c) I e II, somente.
d) II, somente.
e) II e III, somente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/70019
CEBRASPE (CESPE) - Tec MPU/MPU/Apoio Especializado/Segurança/2010
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
No que diz respeito às atividades relacionadas com a segurança de dignitários, julgue o item
subsequente.
No que se refere à escolta a pé, o tipo de escolta que proporciona melhor segurança aproximada é
representado por uma formação em losango em torno da autoridade, sendo um agente posicionado à
frente dela, um ao lado esquerdo, um ao lado direito e um à retaguarda.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/70020
CEBRASPE (CESPE) - Tec MPU/MPU/Apoio Especializado/Segurança/2010
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
No que diz respeito às atividades relacionadas com a segurança de dignitários, julgue o item
subsequente.
Para proteção contra emboscadas, o comboio que conduza, em velocidade reduzida, autoridade deve
manter distância de 1,5 m entre as viaturas, e, em alta velocidade, distância de 2,5 m a 3 m.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/128467
FCC - TJ TRF4/TRF 4/Administrativa/Segurança e Transporte/2010
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
Durante o transporte de dignitário, com veículo do Tribunal, o segurança, ao constatar problemas
na sinalização de trânsito, deve obedecer às
a) indicações dos sinais horizontais e verticais, que prevalecem sobre todas as demais normas.
b) indicações das placas eletrônicas, que prevalecem sobre as demais normas.
c) indicações do semáforo, que sempre devem ser obedecidas primeiramente.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/70019
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/70020
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/128467
223) 
224) 
225) 
d) convenções adotadas pelos condutores, que prevalecem sobre as normas.
e) ordens do agente de trânsito, que prevalecem sobre as normas de circulação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/194600
FCC - TJ TRT9/TRT 9/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2010
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
Sobre deslocamento de dignitários, considere:
I. Os deslocamentos (a pé ou transportado) são as situações mais vulneráveis às quais uma
autoridade pode se submeter.
II. Um dos objetivos da segurança é se antecipar às ações de risco.
III. O reconhecimento do itinerário deve ser realizado assim que for definido todo o esquema de
segurança.
Está correto o que consta em
a) I e II, apenas.
b) I, II e III.
c) II, apenas.
d) III, apenas.
e) I e III, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/42726
FCC - Tec MPU/MPU/Apoio Especializado/Transportes/2007
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
Com relação à segurança de dignitários, na escolha de trajetos apropriados a serem utilizados, a equipe
de segurança deve considerar como adequados, dentre outros, os aspectos:
a) o reconhecimento do planejamento do dignitário e as condições de tráfego do trajeto.
b) a vontade do dignitário na decisão do trajeto e a execução das ações de segurança.
c) a preparação e o planejamento do dignitário, bem como a execução das ações de emergência.
d) a determinação da vontade do dignitário e o reconhecimento da região de destino.
e) o exame em carta (mapa), o reconhecimento dos trajetos e áreas de destino, bem como o
planejamento das ações de segurança decorrentes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/42727
FCC - Tec MPU/MPU/Apoio Especializado/Transportes/2007
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
O profissional da área de segurança que transporta dignitários em veículo oficial deve atentar para as
seguintes premissas de segurança:
I. Nunca se deve ficar dentro do carro estacionado com o dignitário, pois há possibilidade de ambos se
transformarem nas "vítimas perfeitas".
II. Não se deve deixar nenhum objeto dentro do carro, deslocando todos os pertences do dignitário e
dos acompanhantes para o porta-malas antes do início dos trajetos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/194600
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/42726
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/42727
226) 
227) 
III. Ao retornar para o veículo com o dignitário, deve-se embarcar rapidamente e deixar o local.
IV. Se o trajeto com o dignitário obriga o segurança a estacionar sempre nas mesmas imediações e a
tampa do tanque de gasolina do veículo for roubada, deve-se trocar todas as chaves do automóvel-alvo o
mais rapidamente possível, pois sabe-se que roubam tais tampas para providenciar cópias das chaves do
veículo a fim de abatê-lo oportunamente.
V. Ao retornar para o veículo, o segurança observa que há um pneu furado, devendo trocá-lo
rapidamente pelo sobressalente, enquanto o dignitário aguarda dentro do veículo, e, logo após, deixar o
local.
É correto o que consta em
a) I, II e IV, apenas.
b) II, III e V, apenas.
c) I, III e V, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I, II, III, IV e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/42728
FCC - Tec MPU/MPU/Apoio Especializado/Transportes/2007
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
Considere a situação de trânsito abaixo.
No que diz respeito à segurança no transporte de dignitários, em situação tático-operacional normal e em
condições igualmente normais de tráfego, é correto que o segurança posicione-se conforme
a) o veículo 1.
b) o veículo 2.
c) o veículo 3.
d) os veículos 2 ou 3, sem restrições.
e) os veículos 1 ou 3, sem restrições.
www.tecconcursos.com.br/questoes/42729
FCC - Tec MPU/MPU/Apoio Especializado/Segurança/2007
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
Visando a segurança da autoridade usuária de automóvel oficial, o segurança deverá atentar para
as seguintes providências:
I. Evitar rotinas; procurar diversificar os itinerários e, se possível, os horários de saída e de chegada.
II. Não descuidar da manutenção preventiva dos veículos, mantendo pneus, faróis, sistema elétrico,
travas, motor, bateria, entre outros, sempre em ordem, evitando sinistros ou quebras que obriguem
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/42728
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/42729
228) 
229) 
a parada do veículo em local não previsto.
III. Se estiver dirigindo e algo líquido atingir o pára-brisa do veículo não se deveacionar os
limpadores, pois há relatos de que um determinado tipo de resina, ao ser jogada no vidro e ser
espalhada pelos limpadores, provoca embaçamento que obriga o motorista a parar.
IV. Não parar se o carro for atingido por pedras ou qualquer outro objeto.
 
V. Escolher itinerários apropriados, evitando áreas de riscos conhecidas.
É correto o que consta em
a) I e V, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) I, II, III, IV e V.
e) II e III, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/42730
FCC - Tec MPU/MPU/Apoio Especializado/Transportes/2007
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
Ao transitar com familiares de dignitários, em situações tático-operacionais e de tráfego normais, o
segurança teve que parar em um semáforo. Prevendo esse tipo de situação, o segurança deve saber
que:
I. É preciso ficar atento a tudo ao redor, não se distraindo com o movimento das ruas ou outros motivos.
II. É imprescindível manter sempre a primeira marcha engatada, nas paradas durante o trajeto.
III. Ao perceber um semáforo fechado, deve-se diminuir a velocidade do veículo, com o objetivo de ficar
o menor tempo possível parado.
É correto o que consta em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/42731
FCC - Tec MPU/MPU/Apoio Especializado/Segurança/2007
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
O segurança "X" recebeu a incumbência de prestar segurança a um membro do Ministério Público da
União no decorrer de uma viagem. Sendo assim, considere:
I. Reconhecer os meios de transporte a serem utilizados nos deslocamentos, os itinerários e as
instalações a serem utilizadas durante a viagem.
II. Aprovar toda a programação a ser cumprida pela pessoa a quem "X" está incumbido de prestar
segurança.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/42730
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/42731
230) 
231) 
232) 
III. Determinar os eventos públicos dos quais essa pessoa participará e o tipo de assistentes ou
participantes desse evento.
IV. Fazer contato com outros membros da segurança dos eventos dos quais essa pessoa participará, a
fim de determinar ações a eles.
V. Verificar os tipos de apoios, na área de segurança, que "X" poderá encontrar nos locais a serem
percorridos.
São ações pertinentes ao segurança "X" as descritas em
a) I, II e III, apenas.
b) IV e V, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I e V, apenas.
e) I, II, III, IV e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/397250
FCC - TJ TRE SE/TRE SE/Administrativa/Agente de Policia Judicial/2007
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
Na abordagem de um veículo suspeito em movimento por dois veículos da força de segurança, é
recomendado
a) emparelhar pelas laterais com o veículo suspeito e determinar sua parada.
b) colocar ambos os veículos à frente do suspeito, fechando-o em triângulo.
c) seguir o veículo suspeito sem ser visto até que ele pare.
d) colocar ambos os veículos atrás do suspeito e atirar no pneu.
e) procurar colocar um veículo à frente e outro atrás do veículo suspeito.
www.tecconcursos.com.br/questoes/12849
FCC - Tec (BACEN)/BACEN/Área 1 (Suporte Técnico-Administrativo)/2006
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
A distância de segurança frontal que o motorista de um veículo em movimento, com autoridades,
em situação normal técnico operacional de segurança e de trânsito, deverá guardar entre o seu e o
veículo da frente é aquela
a) superior a 10 (dez) metros, conforme preconiza a Lei no 7.102/83.
b) correspondente a, no mínimo, 1 (um) metro.
c) necessária, considerando-se a velocidade e as condições climáticas e do local.
d) mais longínqua possível, conforme normatiza o CTB a esse respeito.
e) correspondente ao tamanho de 6 (seis) veículos de médio porte, no mínimo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/12850
FCC - Tec (BACEN)/BACEN/Área 1 (Suporte Técnico-Administrativo)/2006
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
Um motorista que está conduzindo dignitário em veículo blindado percebe, ao derredor, tentativa de
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/397250
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/12849
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/12850
233) 
234) 
235) 
abordagem criminosa de parte de outro veículo.
Nesse caso, é primordial que o profissional
a) efetue procedimento de fuga, infringindo sistematicamente normas do CTB, objetivando zelar pela
integridade física do dignitário como dos transeuntes.
b) utilize técnicas ofensivas, empreendendo fuga, tentando, se possível, abalroar o veículo suspeito,
objetivando frustrar possibilidade de fuga.
c) efetue sem demora a capitulação, conforme normatiza a Lei no 7.102/83.
d) utilize técnicas de capitualação a fim de abalroar o veículo suspeito e frustrar ataques ofensivos.
e) analise a situação e reaja rapidamente, com segurança, utilizando técnicas ofensivas para fuga e
protegendo o dignitário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/408264
CEBRASPE (CESPE) - TJ (TRE AL)/TRE AL/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2004
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
Para garantir a segurança de autoridades e evitar agressões físicas, danos morais e até mortes,
foram criados grupos especializados formados por indivíduos treinados e bem aparelhados. A respeito
desse assunto, julgue o item a seguir.
 
A equipe aproximada tem a função de identificar eventuais riscos que ameacem a segurança de uma
autoridade e informá-los.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/408266
CEBRASPE (CESPE) - TJ (TRE AL)/TRE AL/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2004
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
Para garantir a segurança de autoridades e evitar agressões físicas, danos morais e até mortes,
foram criados grupos especializados formados por indivíduos treinados e bem aparelhados. A respeito
desse assunto, julgue o item a seguir.
 
Tráfego intenso, sinais luminosos, passarelas, túneis, vias com vegetação lateral, lombadas, subidas
íngremes e obras são alguns dos pontos críticos quanto à segurança durante o transporte de uma
autoridade.
 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/408268
CEBRASPE (CESPE) - TJ (TRE AL)/TRE AL/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2004
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
Para garantir a segurança de autoridades e evitar agressões físicas, danos morais e até mortes,
foram criados grupos especializados formados por indivíduos treinados e bem aparelhados. A respeito
desse assunto, julgue o item a seguir.
A equipe de segurança de autoridades, antes de agir, deve explicitar todas as atitudes e procedimentos a
serem tomados.
 
Certo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/408264
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/408266
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/408268
236) 
237) 
238) 
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/408293
CEBRASPE (CESPE) - TJ (TRE AL)/TRE AL/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2004
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
No que se refere à segurança física e patrimonial de instalações, julgue o item a seguir.
 
A discrição nas ações do agente de segurança é uma das características necessárias para o sucesso do
trabalho de segurança patrimonial.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/491976
FCC - TJ TRT9/TRT 9/Serviços Gerais/Transporte/2004
Segurança Privada e Transportes - Transporte de Dignitários e Direção Defensiva
Um condutor de veículo está transportando autoridades. Deve saber que esse tipo de veículo
a) pode ultrapassar o limite de velocidade regulamentado em situações de urgência.
b) goza de livre circulação, estacionamento e parada.
c) deve circular em obediência às regras de trânsito.
d) pode ultrapassar o limite de velocidaderegulamentado apenas no período noturno.
e) pode ultrapassar o limite de velocidade regulamentado em situações de urgência, desde que
acione as luzes de emergência (pisca-alerta).
www.tecconcursos.com.br/questoes/2340438
FCC - TJ TRT18/TRT 18/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2023
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Ao deparar com uma crise, o agente de polícia judicial deve adotar os procedimentos emergenciais
conhecidos como medidas iniciais de controle e condução da crise. Considere:
 
I. As medidas iniciais de controle e condução da crise requerem três ações que são adotadas
sequencialmente (uma após a outra).
 
II. As medidas iniciais de controle e condução da crise requerem quatro ações que são adotadas
simultaneamente (ao mesmo tempo).
 
III. As ações são: conter e isolar a crise, acionar os meios e apoios necessários e iniciar a
verbalização com o causador da crise.
 
IV. As ações são: conter a crise, acionar os meios e apoios necessários e iniciar a verbalização com
o causador da crise.
 
V. Todas as ações devem ser adotadas exclusivamente pelo órgão policial especializado em
gerenciamento de crises e negociação.
 
VI. Todas as ações devem ser desencadeadas pelo agente policial que primeiro se deparou com a
crise.
 
VII. Todas as ações, exceto a verbalização com o causador da crise, devem ser desencadeadas pelo
técnico de segurança ou policial que primeiro se deparou com a crise.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/408293
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/491976
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2340438
239) 
240) 
241) 
 
Está correto o que se afirma APENAS em
a) I, IV e VII.
b) I, IV e V.
c) II, III e VII.
d) II, III e VI.
e) II, III e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2340444
FCC - TJ TRT18/TRT 18/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2023
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Uma equipe de segurança de dignitários acompanha a pé a autoridade em um evento em local
aberto. Em determinado momento ocorre um ataque com arma longa, a longa distância, contra a pessoa
protegida. As primeiras providências que devem ser adotadas pela equipe são:
a) reação imediata para a neutralização da fonte do ataque e retirada da autoridade para um local
seguro.
b) cobertura da pessoa protegida e reação imediata para a neutralização da fonte do ataque.
c) cobertura da pessoa protegida e permanência no local até o término do ataque.
d) retirada da autoridade e providências para a prisão do criminoso.
e) cobertura e retirada da pessoa protegida para um local seguro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2296360
FCC - TJ TRT5/TRT 5/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2022
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Um dignitário, por algum motivo de força maior, compareceu a um evento com apenas um agente
de segurança. Nesse caso, o único agente de segurança deverá adotar a seguinte providência:
a) De forma geral, deverá posicionar-se atrás e à direita do dignitário, com atenção redobrada em
todas as direções e adotar as posturas relativas à função conhecida como “mosca”.
b) Apenas em situações de risco deverá postar-se atrás e à direita da autoridade, em uma função
conhecida como “ala direita”, com atenção redobrada para a sua retaguarda, sendo que o dignitário
se incumbirá de notar tudo o que acontece à sua frente.
c) De forma geral deverá adotar a postura conhecida como “retaguarda” permanecendo atrás e à
direita do dignitário e a atenção do agente deve estar voltada para a retaguarda e laterais, pois o que
acontece à frente será alertado pelo dignitário, pois esse agente tem seu ângulo de visão
comprometido.
d) Em situações de risco, como manifestações hostis e grande aglomeração de pessoas, deverá
postar-se a frente e à direita da autoridade, adotando a função conhecida como “mosca” e manter a
atenção redobrada para todas as direções.
e) Deverá permanecer no veículo caso haja a necessidade de retirada emergencial, por meio de
itinerário previamente definido em plano de contingência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2296365
FCC - TJ TRT5/TRT 5/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2022
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Observe os círculos concêntricos abaixo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2340444
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2296360
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2296365
Equipe velada Equipe ostensiva Equipe avançada
Equipe ostensiva Equipe velada Equipe
aproximada
Equipe
aproximada Equipe velada Equipe ostensiva
Equipe avançada Equipe
aproximada Equipe ostensiva
Equipe
aproximada Equipe ostensiva Equipe velada
242) 
 
 
A partir da estrela ao centro, que representa o dignitário, se dispõem no terreno as estruturas e equipes
de segurança representadas:
 
 Círculo Menor Círculo Intermediário Círculo Maior
a) 
 
b) 
 
c) 
 
d) 
 
e) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2296368
FCC - TJ TRT5/TRT
5/Administrativa/Agente da Policia
Judicial/2022
Segurança Privada e Transportes -
Técnicas, Táticas e Operacionalização,
Objeto e Modus operandi (Dignitários)
Ao analisar uma ocorrência em que uma pessoa adentrou em um ambiente protegido sem
autorização e ali permaneceu por algumas horas, e após saiu sem ser notada, o agente de polícia judicial
pôde constatar que essa pessoa:
a) Não causou nenhuma alteração no ambiente e tampouco qualquer prejuízo material e dessa
forma, não ocorreu dano ou perda.
b) Em que pese ter entrado sem autorização, não deixou nenhum sinal de sua passagem ali,
principalmente no sentido de acarretar algum prejuízo, houve perda no sentido de que houve uma
falha nos controles de acesso do ambiente, porém não houve dano algum.
c) Acabou por subtrair objetos de valores, e ao sair do ambiente sem ser notado constatou-se dano
no sentido de que ocorreu uma falha nos controles de acesso do local, porém não houve perda
alguma, uma vez que não ocorreu nenhum tipo de ameaça à vida e à integridade física das pessoas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2296368
243) 
244) 
d) Acabou por vandalizar equipamentos e subtrair certo numerário em dinheiro e saiu desse
ambiente sem ser notado, houve perda no sentido de que ocorreu uma falha nos controles de acesso
do ambiente, e ao mesmo tempo houve dano, pela subtração do numerário em dinheiro o que
demonstra um prejuízo real.
e) Em que pese ter entrado sem autorização, não subtraiu nenhum objeto, nem causou nenhum tipo
de alteração no ambiente, houve dano no sentido de que ocorreu uma falha nos controles de acesso
do ambiente, porém não houve perda alguma.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1241077
FCC - Ass Leg (ALAP)/ALAP/Atividade Administrativa e Operacional/Assistente de
Segurança/2020
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
A atividade de segurança de dignitários pode ser desenvolvida de forma compartimentada e
integrada, dividida em equipes, visando o dinamismo das ações e à otimização dos recursos humanos e
materiais. A equipe de segurança de dignitários ...I... permanece inserida na multidão, visando identificar
alguma atitude ou pessoa potencialmente hostil; já a equipe de segurança ...II... desloca-se para o local
do evento com antecedência para realizar uma última verificação das condições de segurança e aguardar
a chegada da autoridade.
 
Preenchem, correta e respectivamente, as lacunas I e II:
a) aproximada e precursora
b) velada e avançada
c) velada e aproximada
d) aproximada e avançada
e) de vistoria e precursora
www.tecconcursos.com.br/questoes/1241080
FCC - Ass Leg (ALAP)/ALAP/Atividade Administrativa e Operacional/Assistente de
Segurança/2020
Segurança Privada e Transportes- Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
O vestuário do assistente de segurança, ao desempenhar a atividade de proteção de dignitários, é
um importante item para o sucesso da missão e
a) não necessita ser social completo e sim se adaptar ao evento em que comparecer e ao traje
utilizado pela pessoa protegida, deve ser confortável e capaz de portar os equipamentos individuais e
armamento necessário às atividades, de forma preferencialmente dissimulada.
b) a utilização do uniforme ou fardamento representativo da instituição a que pertence é obrigatória
a fim de identificar o agente de imediato, além de permitir portar os equipamentos individuais e
armamento necessário às atividades de forma ostensiva.
c) deve ser social completo, independente do evento em que comparecer e do traje utilizado pela
pessoa protegida, porém confortável, pois deve o agente permanecer várias horas em pé, além de
ser capaz de portar os equipamentos individuais e armamento necessário ao serviço,
preferencialmente de forma dissimulada.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1241077
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1241080
245) 
246) 
d) deve ser confortável e capaz de portar os equipamentos individuais e armamento necessário à
atividade, preferencialmente de forma dissimulada. A sua escolha independe do evento em que
comparecer ou do traje utilizado pela pessoa protegida.
e) o uniforme ou fardamento representativo da instituição é fundamental para garantir a
ostensividade obrigatória ao serviço de segurança de dignitários, porém deve permitir ao agente
portar os equipamentos individuais e armamento necessário ao serviço de forma dissimulada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/943546
FCC - TJ TRF4/TRF 4/Administrativa/Segurança e Transporte/2019
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Considere as informações abaixo:
Na coluna da esquerda, enumeramos denominações de agentes de segurança de dignitários; na coluna
da direita, enumeramos atividades de cada um desses agentes:
 
Denominações
 
1. Mosca ou sombra
2. Ala
3. Precursor
4. Avançado
 
Atividades
 
I. Aguarda a chegada da autoridade no local do evento.
II. Aquele que fica mais próximo possível da autoridade.
III. Agente responsável pela cobertura lateral da autoridade.
IV. Responsável pelo planejamento da segurança.
 
A correspondência entre as denominações de agentes de segurança de dignitários e as respectivas
atividades está correta em:
a) 1-III; 2-I; 3-IV; 4-II.
b) 1-II; 2-IV, 3-I; 4-III.
c) 1-II; 2-III, 3-IV; 4-I.
d) 1-IV; 2-I; 3-III; 4-II.
e) 1-III; 2-IV; 3-II; 4-I.
www.tecconcursos.com.br/questoes/618798
FCC - TJ TRT6/TRT 6/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2018
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Durante um evento público, com o comparecimento do dignitário protegido, Roberto, chefe de
equipe de segurança, posicionou, dentre os espectadores, dois técnicos de sua equipe trajados de forma
a se integrar ao público de maneira dissimulada, tendo em vista o evento ter sido classificado como
sensível, devido ao grande número de pessoas e à possibilidade de presença de indivíduos hostis. A
função designada a esses dois técnicos está 
a) correta, por ser uma atividade de escolta. 
b) correta, por ser de segurança aproximada. 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/943546
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/618798
247) 
248) 
c) correta, por ser de segurança velada. 
d) incorreta, pois tal atividade deve ser feita pelos órgãos de segurança pública. 
e) incorreta, pois tal atividade deve ser desempenhada pela segurança privada do evento. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/618799
FCC - TJ TRT6/TRT 6/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2018
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Um técnico de segurança de um Tribunal, acompanhando somente o Ministro Presidente, em
deslocamento a pé, estará adotando técnicas de segurança de dignitários de maneira eficaz quando, 
a) ao ataque verbal, efetuar imediatamente a imobilização do agressor, evitando a progressão do
risco e permitindo que o dignitário, com segurança, se evada do local. 
b) ao ataque com arma de fogo a curta distância, abrigar-se e reagir prontamente, chamando a
atenção do agressor para si e dando oportunidade ao dignitário de se evadir para um local seguro. 
c) ao ataque com arma de fogo a longa distância, identificar rapidamente a origem da agressão e
reagir prontamente, efetuando disparos de precisão com sua arma para neutralizar a agressão e,
posteriormente, conduzindo o dignitário para um local seguro. 
d) ao localizar um artefato explosivo, conduzir o dignitário para um local seguro, desarmar tal
artefato, e lançar mão dos conhecimentos técnicos adquiridos atinentes à sua função. 
e) ao ataque com arma de fogo a curta distância, utilizar seu próprio corpo para proteger o
dignitário, reagindo se necessário e procedendo a retirada da autoridade para um local seguro. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/618804
FCC - TJ TRT6/TRT 6/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2018
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Os agentes de segurança pública devem estar comprometidos com alto padrão de disciplina,
desempenho e uso da força no controle de suspeitos e na solução de conflitos por meio da intervenção.
Devem obedecer aos seguintes princípios essenciais: 
 
I. Legalidade. 
II. Proporcionalidade. 
III. Necessidade. 
IV. Letalidade. 
V. Dignidade. 
 
Está correto o que se afirma APENAS em 
a) I, IV e V.
b) II e III.
c) I, II e III.
d) IV e V.
e) III, IV e V. 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/618799
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/618804
249) 
250) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/618805
FCC - TJ TRT6/TRT 6/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2018
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Suponha que um indivíduo adentre o Tribunal Regional do Trabalho portando uma faca e realize
ameaças aos funcionários. 
 
Considere: 
 
Ações do suspeito: 
I. Cooperação do suspeito. 
II. Resistência ativa. 
III. Agressivo com injúrias físicas. 
IV. Agressivo com injúrias físicas e risco de morte. 
 
Reações do segurança:
a. Força letal.
b. Verbalização.
c. Táticas defensivas.
d. Técnicas de submissão. 
 
Nesse caso, as ações do suspeito e as reações do segurança estão corretamente relacionadas em 
a) I-b; II-a; III-d; IV-c.
b) I-b; II-d; III-c; IV-a.
c) I-d; II-b; III-c; IV-a.
d) I-c; II-b; III-d; IV-a.
e) I-d; II-c; III-a; IV-b. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/666267
FCC - TJ TRT15/TRT 15/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2018
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Sobre atitudes corretas de segurança de dignitários, considere:
I. O técnico de segurança, em deslocamento veicular acompanhando só o dignitário, na hipótese do
protegido ter sido vítima de roubo do relógio de pulso, sai ao encalço do criminoso, a pé e consegue
recuperar o produto do roubo.
II. O dignitário interfere a todo momento nas providências adotadas pela sua segurança. O técnico
de segurança, dentro do possível procura adaptar à vontade do dignitário o que é necessário à sua
defesa.
III. O técnico de segurança deve ter conhecimentos plenos de combate armado e desarmado, foco
de sua atividade. Jamais deve intervir em situações de primeiros socorros, mesmo se acometida a
pessoa que protege, por não possuir conhecimento algum nesta área.
IV. Para melhor dissimulação, o técnico de segurança pode adaptar a vestimenta de acordo com o
traje utilizado pelo dignitário, local e ocasião.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/618805
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/666267251) 
252) 
253) 
Está correto o que consta APENAS de
a) I e II.
b) I, II e III.
c) II e IV.
d) III e IV.
e) I, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/666268
FCC - TJ TRT15/TRT 15/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2018
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Para atender à agenda de um determinado dignitário que compareceria a um evento público com
grande número de pessoas, o encarregado de segurança determinou que um agente comparecesse no
dia do evento com antecedência a fim de acompanhar o andamento das atividades e preparar a chegada
da autoridade. Durante o evento, o próprio encarregado da segurança, acompanhado de outro técnico,
esteve junto à autoridade, realizando a segurança efetiva. Assim, os tipos de segurança adotadas foram:
a) avançada e aproximada.
b) física e pessoal.
c) local e física.
d) pública e aproximada.
e) aproximada e física.
www.tecconcursos.com.br/questoes/678092
VUNESP - Ag (Pref Barretos)/Pref Barretos/Segurança/2018
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Com relação à segurança de dignitário, é correto afirmar que
a) segurança e inteligência caminham separadamente.
b) o agente de segurança pode ser usuário de drogas.
c) a segurança não deve se preocupar com o crime organizado, pois este é um trabalho da polícia.
d) o agente de segurança deve identificar todas as pessoas que terão contato aproximado com o
dignitário.
e) a agente de segurança não deverá utilizar qualquer identificação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/470357
CONSULPLAN - TJ TRF2/TRF 2/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2017
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
“Presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, voltaram a se rebelar na
manhã desta quinta-feira (19). Armadas com facas e pedras, as facções entram em confronto nos
pavilhões. Sons de tiro e bombas também são ouvidos. Um helicóptero da polícia sobrevoa o local.
Agentes penitenciários atiram balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo, enquanto presos
arremessam pedras e barras de ferro.”
(Rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz deixa mortos,
diz PM. Disponível em: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2017/01/19/rebeliaona- penitenciaria-
estadual de-alcacuz-deixa-mortos-diz-pm/. Acesso em 25/01/2017.)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/666268
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/678092
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/470357
254) 
255) 
Em eventos conflituosos similares ao descrito no excerto anterior, NÃO se configura atitude correta
relativa à definição dos perímetros táticos:
a) A permanência da imprensa no perímetro tático interno.
b) A demarcação da chamada zona estéril por meio do perímetro tático interno.
c) A adoção de medidas necessárias para bloqueio de sinais de rádio e televisão.
d) A varredura no presídio em busca de celulares e outros aparelhos que possibilitem a comunicação
com o mundo exterior.
www.tecconcursos.com.br/questoes/477566
FCC - TJ TRT24/TRT 24/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2017
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Sobre o objeto, modus operandi da segurança, pode-se afirmar que é
a) o emprego tático de armas, táticas de defesa pessoal, controle de circulação de pessoas, emprego
de detectores e sensores.
b) a salvaguarda de bens e pessoas através do emprego de técnicas e táticas preventivas, ostensiva
e ofensiva.
c) o emprego de sensores em muros, portas, grades, cercas elétricas, alarmes, cofres, portas corta-
fogo.
d) um treinamento que define as responsabilidades individuais e coletivas em relação a cada tarefa.
e) o modo de operação dos criminosos, ou seja, como pensam e agem, também existe um
faseamento, ou etapas para cometer um crime contra dignitários.
www.tecconcursos.com.br/questoes/548546
FCC - Tec (DPE RS)/DPE RS/Apoio Especializado/Segurança/2017
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Carlos é um agente de segurança de dignitário e, para tanto, desenvolveu conhecimentos técnicos,
conhecimentos táticos e controle emocional, objetivando o desempenho adequado de suas funções, no
que tange a operacionalização da segurança. Considerando essas três qualidades de Carlos, compreende
características de conhecimento técnico no que tange a segurança de dignitários: 
a) o saber acerca das leis, normas, regulamentos e doutrinas de segurança, bem como sobre o
funcionamento de dispositivos de emergência e de proteção. 
b) a forma como o segurança de dignitário irá comportar-se mentalmente e psicologicamente,
controlando suas emoções e mantendo o equilíbrio necessário no momento da ação. 
c) o mecanismo psicológico que traz a tona a verdade ou a mentira, o profissionalismo ou o
amadorismo, a sabedoria ou a ignorância, a razão ou a emoção, a vitória ou a derrota. 
d) a habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adaptando-os conforme a situação e
expressando-os de maneira saudável para si e para o grupo no qual está inserido. 
e) a manutenção do equilíbrio entre razão e emoção, considerando que os excessos costumam trazer
consequências prejudiciais à ação no trabalho de segurança. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/563152
CEBRASPE (CESPE) - TJ TRF1/TRF 1/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2017
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/477566
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/548546
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/563152
256) 
257) 
258) 
259) 
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
A respeito dos procedimentos operacionais de segurança de dignitários, especificamente nas
escoltas realizadas a pé, julgue o item subsecutivo.
Nos deslocamentos a pé, os agentes de segurança deverão portar armamentos de forma velada,
recomendando-se que, no caso de submetralhadoras, estas sejam transportadas pelos últimos homens
em formação.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/563153
CEBRASPE (CESPE) - TJ TRF1/TRF 1/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2017
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
A respeito dos procedimentos operacionais de segurança de dignitários, especificamente nas
escoltas realizadas a pé, julgue o item subsecutivo.
 
Na escolta a pé realizada por dois agentes de segurança, deve-se adotar a formação de retaguarda,
permanecendo o dignitário preferencialmente à frente dos agentes.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/584957
FCC - TJ TRF5/TRF 5/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2017
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Mário, Técnico de Segurança do Tribunal, ao receber a agenda do Presidente do Tribunal,
constando uma visita ao Hospital Modelo de Olinda para o dia seguinte, antes de deslocar-se até o local,
faz contato com a diretoria para verificar o roteiro da visita: público presente, equipamentos de
segurança disponíveis, vagas para automóveis e demais informações de interesse de segurança. Também
traça itinerário do Tribunal ao Hospital, considerando o horário e possíveis condições adversas do
deslocamento. Após colhidas todas as informações, elabora um relatório que poderá ser utilizado por
Sérgio, Técnico de Segurança, que estará escalado para o dia seguinte.
 
Considerando a atividade de segurança de dignitários, os procedimentos são considerados próprios
a) do pessoal encarregado do cerimonial do Tribunal.
b) da equipe precursora.
c) da equipe aproximada.
d) da equipe investigativa.
e) da assessoria administrativa do Presidente do Tribunal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/584960
FCC - TJ TRF5/TRF 5/Administrativa/Agente da PoliciaJudicial/2017
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Temístocles exerce a função de Técnico de Segurança do Tribunal há seis anos. É reconhecido
pelos demais funcionários como um profissional pontual e dedicado e é uma referência para os assuntos
correlatos à sua área. É capaz de se adaptar perante as maiores dificuldades do dia-a-dia. Trabalha
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/563153
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/584957
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/584960
260) 
261) 
diretamente com o Presidente do Tribunal, cuidando da segurança institucional necessária para garantir o
exercício das funções daquela autoridade. Como tem acesso à agenda do Presidente do Tribunal,
mantém sempre informado um contato seu, Luíza, repórter de um órgão de imprensa privado, mesmo
sem conhecimento da assessoria de imprensa do Tribunal.
 
Quanto às características esperadas de um profissional que atua na segurança de dignitários,
considerando o contexto acima, Temístocles desempenha satisfatoriamente
a) o comprometimento, o conhecimento e a flexibilidade, mas deixa a desejar a conduta moral
exemplar.
b) a discrição, o comprometimento e a conduta moral exemplar, mas deixa a desejar a flexibilidade.
c) a conduta moral exemplar, o comprometimento e o conhecimento, mas deixa a desejar a
discrição.
d) o comprometimento, a flexibilidade e a discrição; mas deixa a desejar o conhecimento.
e) o comprometimento, o conhecimento e a flexibilidade; mas deixa a desejar a discrição.
www.tecconcursos.com.br/questoes/584961
FCC - TJ TRF5/TRF 5/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2017
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Felipe, Técnico de Segurança, acompanha sozinho a autoridade que protege em um evento público
externo. Ocorre que, durante o evento, uma pessoa do público se dirige à autoridade de forma
desrespeitosa, com ofensas e xingamentos. A autoridade passa a discutir com tal pessoa, respondendo
com os mesmos insultos que sofrera. Em determinado momento a pessoa que agrediu verbalmente a
autoridade se retira de forma abrupta.
 
Nessa situação, Felipe
a) deve intervir imediatamente no caso da agressão verbal, utilizando técnicas de defesa pessoal, se
for o caso, a fim de conter e deter o agressor, oportunidade em que serão tomadas as providências
cabíveis quanto ao desacato, impedindo, com esse procedimento que o agressor se retire.
b) não deve intervir enquanto não houver ameaça à integridade física da autoridade e se retirar do
local, em razão das ofensas mútuas.
c) não deve intervir enquanto não houver ameaça à integridade física da autoridade, mas
acompanhar o agressor a fim de capturá-lo, em razão do desacato cometido, a fim de adotar as
medidas cabíveis.
d) não deve intervir enquanto não houver ameaça à integridade física da autoridade, deixar o
agressor verbal se afastar, pois deve permanecer acompanhando a autoridade.
e) deve intervir, no momento em que a autoridade passar a discutir com o agressor, em favor de tal
autoridade, a fim de preservar sua imagem e adotar todas as providências necessárias, inclusive com
emprego de técnicas de defesa pessoal, impedindo que o agressor continue com as ofensas, quando
as providências cabíveis quanto ao desacato serão tomadas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/584975
FCC - TJ TRF5/TRF 5/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2017
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Durante uma negociação, e em pleno conflito, Júnior, Técnico de Segurança, lançou mão de duas
táticas de negociação. Em primeiro lugar, buscou fragmentar ao máximo as concessões, fracionando o
objetivo final do causador da crise e, posteriormente, diante de determinadas concessões impostas por
esse causador, afirmou não ser competente para autorizar determinadas concessões.
 
Nessa situação, as duas táticas utilizadas são, respectivamente,
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/584961
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/584975
262) 
263) 
264) 
a) da parcialidade e da autonomia.
b) da fronteira e da autonomia limitada.
c) da maçã e da autoridade ilimitada.
d) do salame e da autoridade limitada.
e) do fatiamento e da autonomia mista.
www.tecconcursos.com.br/questoes/585180
FCC - TJ TST/TST/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2017
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
No que se refere à atividade de segurança de dignitários de forma geral, levando-se em conta sua
natureza, é
a) eminentemente repressiva e secundariamente preventiva, considerando a gravidade das ameaças.
b) eminentemente preventiva e secundariamente repressiva, levando em conta a importância de
prevenir incidentes.
c) necessariamente preventiva e nunca repressiva, cabendo a repressão exclusivamente aos órgãos
de Segurança Pública.
d) exclusivamente reativa, face à necessidade de pronta resposta frente às ameaças que podem
envolver o dignitário.
e) eminentemente reativa e secundariamente repressiva, por este motivo se investe no treinamento
constante dos agentes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/585182
FCC - TJ TST/TST/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2017
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Após a ocorrência de um atentado, quando manifestantes da plateia passaram a arremessar ovos
contra as autoridades presentes em um palanque, para a proteção da autoridade exposta, é
recomendado que o Técnico de Segurança utilize
a) um colete balístico.
b) uma pistola.
c) um espargidor de gás pimenta.
d) uma tonfa.
e) um guarda-chuvas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/585188
FCC - TJ TST/TST/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2017
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Durante um ataque com arma de fogo, o agente de segurança mais próximo da autoridade,
denominado "mosca" ou "sombra", deve
a) reagir, utilizando dos meios necessários para neutralizar a ameaça e adotar as providências quanto
à retirada da autoridade do local.
b) identificar de onde vem o disparo e verbalizar a localização, a fim de alertar aos demais da
equipe, e posteriormente reagir à ameaça, em conjunto, atuando de forma integrada.
c) cobrir a autoridade e reagir, identificada a origem da ameaça ou não.
d) priorizar a cobertura e retirada da autoridade para local seguro.
e) providenciar a segurança da autoridade e captura do agressor.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/585180
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/585182
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/585188
265) 
266) 
267) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/585222
FCC - TJ TST/TST/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2017
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Na ocorrência de uma crise, havendo a necessidade de se estabelecer perímetros táticos, o Técnico
de Segurança agiu corretamente ao adotar que
a) na zona estéril, se estabelece o posto de comando e no perímetro tático externo permanece o
pessoal de apoio médico.
b) no perímetro tático interno, permanecem apenas os diretamente designados para a ação e no
perímetro tático externo estabelece-se o posto de comando.
c) no perímetro tático interno, se estabelece o posto de comando tático e no perímetro tático
externo, o pessoal de apoio médico.
d) no perímetro tático interno, permanece o posto de comando e na zona estéril permanecem os
veículos de mídia.
e) na zona estéril, permanece o pessoal de apoio médico e no perímetro tático externo permanecem
os veículos de mídia.
www.tecconcursos.com.br/questoes/585229
FCC - TJ TST/TST/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2017
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização,Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Em uma situação hipotética, ao participar da reunião de planejamento de uma audiência pública na
sede do Tribunal Superior do Trabalho − TST, para auxiliar na incolumidade dos Ministros do Tribunal que
comporão a mesa diretora do evento, o meio de segurança física que Ricardo pode estabelecer é:
a) Um agente de segurança de cada lado da mesa diretora.
b) Arranjos de flores em vasos dispostos em frente à mesa diretora.
c) Emprego de agentes velados junto à plateia.
d) Monitoramento visual das movimentações durante o evento.
e) Banners no fundo do auditório.
www.tecconcursos.com.br/questoes/412159
FCC - Ag (ALMS)/ALMS/Polícia Legislativa/2016
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Com relação ao plano de segurança de dignitários, considere:
I. Se o dignitário decidir ir ao encontro do público, todos os agentes de polícia da operação devem-
se interpor entre ele e as pessoas, não permitindo o contato direto com os populares, evitando assim
os riscos ou casos extremos.
II. Os agentes de polícia têm a autonomia e o dever de sondar os ambientes ou as áreas onde seus
protegidos irão circular, analisando preliminarmente os riscos ou perigos existentes.
III. Só é considerado dignitário o sujeito que exerce cargo elevado, de alta graduação honorífica.
IV. No planejamento estratégico não se faz necessário a conjuntura com as Polícias Civil e Militar.
V. A licença para o uso do porte de arma pelos agentes de polícia na segurança de dignitários
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/585222
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/585229
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/412159
268) 
269) 
270) 
estrangeiros em visita ao Brasil é da competência do Ministério da Justiça.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) II e V.
b) I, II e V.
c) II, III e IV.
d) I, III e IV.
e) I, III, IV e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/258098
CEBRASPE (CESPE) - Tec MPU/MPU/Apoio Técnico e Administrativo/Segurança Institucional
e Transporte/2015
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Julgue o próximo item, referente a armamento, tiro, conhecimentos de defesa pessoal e segurança
de dignitários.
 
O terceiro perímetro da equipe de segurança de uma autoridade é a área de segurança onde ficam
localizados os integrantes da segurança velada, ou seja, aqueles integrantes que ficam mais próximos à
autoridade, confundindo-se com ela.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/258815
FCC - Tec (CNMP)/CNMP/Apoio Técnico Administrativo/Segurança Institucional/2015
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Em função da notícia de ameaça à integridade física de Daniel, membro do Ministério Público, o
Procurador-Geral ordenou a proteção pessoal como medida de segurança, dentre outras medidas
preventivas. Uma vez notificada, a instituição adotou medidas para a gestão dos riscos a que este
membro, em razão do exercício funcional, está submetido. Além destas medidas de gerenciamento d e
riscos, o órgão de segurança institucional deverá
a) prestar proteção pessoal imediata ao servidor ameaçado, com agentes da Polícia Federal,
considerando a avaliação preliminar.
b) disponibilizar agentes de segurança do Exército para acompanhamento do servidor ameaçado.
c) comunicar o caso à Polícia Federal.
d) afastar o servidor ameaçado por tempo indeterminado, até que o risco seja dimensionado, dando-
lhe total cobertura e atenção.
e) comunicar a ameaça à Polícia Judiciária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/306724
CEBRASPE (CESPE) - AJ STJ/STJ/Administrativa/Segurança/2015
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Tendo em vista que a atividade de segurança é abrangente e envolve técnicas operacionais,
armamento, técnicas de tiro e de defesa pessoal, julgue o item a seguir.
 
Quanto ao funcionamento, a arma semiautomática é aquela em que a execução do tiro se dá pela ação
do atirador (um acionamento da tecla do gatilho para cada disparo); e as operações de extração, ejeção
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/258098
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/258815
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/306724
271) 
272) 
273) 
274) 
e realimentação se dão pelo reaproveitamento dos gases oriundos de cada disparo.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/306725
CEBRASPE (CESPE) - AJ STJ/STJ/Administrativa/Segurança/2015
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Tendo em vista que a atividade de segurança é abrangente e envolve técnicas operacionais,
armamento, técnicas de tiro e de defesa pessoal, julgue o item a seguir.
 
A fim de evitar constrangimentos e garantir os direitos da mulher, a legislação pertinente veta a
realização de busca pessoal em mulher por profissional do sexo masculino.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/306727
CEBRASPE (CESPE) - AJ STJ/STJ/Administrativa/Segurança/2015
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
A respeito de segurança física e patrimonial, prevenção e combate de incêndio e segurança de
dignitários, julgue o item subsequente.
 
O ingresso de qualquer pessoa no interior de uma empresa só deve ser permitido mediante controle de
acesso eficiente e processo de identificação. Nesse sentido, empregados de empresas de serviços
terceirizados devem receber crachás para circularem apenas nas áreas onde prestem seus serviços,
sendo vedado seu acesso a outras áreas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/306729
CEBRASPE (CESPE) - AJ STJ/STJ/Administrativa/Segurança/2015
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
A respeito de segurança física e patrimonial, prevenção e combate de incêndio e segurança de
dignitários, julgue o item subsequente.
 
Na segurança de uma autoridade, a formação em losango possibilita a proteção em todos os lados, com
a presença de um agente de segurança, chamado de “mosca”, próximo à pessoa a ser protegida.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/306730
CEBRASPE (CESPE) - AJ STJ/STJ/Administrativa/Segurança/2015
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
A respeito de segurança física e patrimonial, prevenção e combate de incêndio e segurança de
dignitários, julgue o item subsequente.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/306725
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/306727
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/306729
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/306730
275) 
276) 
277) 
 
Em um deslocamento de autoridade com escolta no qual sejam utilizados três veículos, a pessoa a ser
protegida deverá estar sentada no banco de trás do veículo que estiver no meio, e a equipe precursora
deverá estar esperando-a no local desembarque.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/306731
CEBRASPE (CESPE) - AJ STJ/STJ/Administrativa/Segurança/2015
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
A respeito de segurança física e patrimonial, prevenção e combate de incêndio e segurança de
dignitários, julgue o item subsequente.
 
A segurança estratégica, ou patrimonial, destina-se a proteger a instituição e as pessoas que utilizam
determinado espaço, diferenciando-se da segurança complementar, ou especial, que abrange a atividade
de inteligência.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/326660
FCC - TJ TRT9/TRT 9/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2015
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Pedro, Técnico de Segurança do Tribunal Regional do Trabalho da 9a Região, recebeuorientação do
seu superior para realizar uma visita à sucursal da OAB-PR, onde o Presidente do Tribunal comparecerá a
um evento. No local, Pedro fez contato com a organização para levantar todos os detalhes da
permanência da autoridade, fez o reconhecimento das instalações, itinerários internos, bem como do
itinerário percorrido do Tribunal para o local, anotando o tempo de percurso. De posse de todas estas
informações, elaborou um relatório que servirá de subsídio à equipe de segurança que conduzirá o
Presidente para o evento. A atividade de segurança de dignitários realizada por Pedro
a) é própria da equipe velada.
b) é efetuada pela equipe aproximada.
c) é inerente à equipe precursora.
d) deveria ser realizada pela Assessoria de Cerimonial do Tribunal.
e) é atividade de equipe de investigação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/172392
FCC - TJ TRF3/TRF 3/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2014
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Em uma cerimônia, na qual uma autoridade governamental comparece para inauguração de obras
de infraestrutura vinculadas ao sistema de transporte metroviário, o dispositivo de formação de escolta a
pé adotado pelos agentes de segurança que melhor favorece a imagem da autoridade é a formação em
a) "V".
b) losango.
c) linha frontal.
d) cunha.
e) círculo fechado.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/306731
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/326660
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/172392
278) 
279) 
280) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/172401
FCC - TJ TRF3/TRF 3/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2014
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Durante o planejamento e estruturação da segurança de uma autoridade, são estabelecidos
círculos concêntricos em torno do dignitário, objetivando delimitar competências, atribuições particulares
de cada agente e delineamento das ações de modo que sejam minimizadas ao máximo quaisquer
possibilidades de atentados contra a integridade física do dignitário. Assim, a equipe formada por
agentes trajados de forma adequada, infiltrados na população e distribuídos nos locais dos eventos ou
nos itinerários da autoridade, tencionando detectar qualquer movimento hostil é denominada
a) ostensiva.
b) aproximada.
c) velada.
d) precursora.
e) vistoria.
www.tecconcursos.com.br/questoes/212053
FCC - TJ TRF4/TRF 4/Administrativa/Segurança e Transporte/2014
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Para o sucesso das atividades de segurança de dignitários e mediante planejamento prévio, é
realizada uma avaliação dos riscos envolvidos em cada evento, estabelecendo-se uma referência para as
ações a serem adotadas. Esta avaliação é realizada
a) pelas equipes de planejamento e precursora, exclusivamente, pois qualquer alteração havida
nesta análise pode trazer consequências desastrosas para o sucesso das atividades de segurança.
b) pela equipe de planejamento e precursora, porém tal avaliação pode ser renovada a qualquer
momento, levando em conta novos acontecimentos ou mudanças do cenário previamente estudado.
c) pela equipe de segurança aproximada, uma vez que esta equipe tem melhores condições de
avaliar o cenário como um todo, pois observam os acontecimentos do ponto de vista do dignitário.
d) pela assessoria da autoridade, sem relação com corpo de segurança. À equipe de segurança,
incumbe, apenas, a execução do cronograma a ser cumprido, não cabendo a ela qualquer tipo de
avaliação.
e) pelos órgãos de segurança pública da circunscrição onde será realizado o evento, após solicitação
por parte da assessoria da autoridade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/212055
FCC - TJ TRF4/TRF 4/Administrativa/Segurança e Transporte/2014
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Durante evento de inauguração das novas instalações do Tribunal Regional Federal, foi identificado
possível artefato explosivo próximo ao palanque onde se encontra o dignitário. A providência a ser
adotada pela equipe de segurança é
a) permanecer no local e aguardar a confirmação por parte da equipe especializada em artefatos
explosivos sobre a real necessidade de retirada da autoridade.
b) identificar o tipo de artefato e desarmá-lo, imediatamente.
c) identificar o tipo de artefato e acionar a equipe especializada em controle e desarmamento de
explosivos.
d) cobrir a autoridade e retirá-la imediatamente do local.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/172401
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/212053
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/212055
281) 
282) 
283) 
e) cobrir a autoridade e permanecer no local.
www.tecconcursos.com.br/questoes/212057
FCC - TJ TRF4/TRF 4/Administrativa/Segurança e Transporte/2014
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Durante o planejamento de segurança de dignitários, deve-se levar em conta a contribuição dos
órgãos de segurança pública estaduais incumbidos do policiamento ostensivo e preventivo
a) para todos os deslocamentos do dignitário seja qual for a requisição de emprego de efetivo
policial, que tem por objetivo providenciar a escolta através de batedores, bem como fechamento de
vias durante o deslocamento, obrigatoriamente.
b) diretamente na escolta de qualquer dignitário, pois o elemento fardado inibe o cometimento de
atentados, sendo necessário oficiar ao órgão de Polícia Militar do local do evento em que
comparecerá a autoridade.
c) exceto durante os eventos em que o dignatário estiver presente, pois suas atribuições, em
momento algum, refletem qualquer tipo de resultado no sucesso das ações de segurança.
d) para a garantia da ordem pública − atividade realizada pela Policia Militar/Brigada Militar e
também pela Polícia Civil, sendo a última, inclusive encarregada pela escolta do dignitário, desde que
solicitada pela sua assessoria.
e) se empregado no evento onde está presente o dignitário, como garantia da ordem pública e,
eventualmente, o fornecimento de informações de interesse à equipe de segurança.
www.tecconcursos.com.br/questoes/212062
FCC - TJ TRF4/TRF 4/Administrativa/Segurança e Transporte/2014
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Com relação a um atentado contra um dignitário:
a) Pode ocorrer como resultado do planejamento da ação de um psicopata agindo por impulso. O
criminoso terá larga vantagem sobre a equipe de segurança.
b) Para ser considerado atentado, é necessário que a ação seja consequência de um planejamento
prévio e com objetivos definidos.
c) Os resultados esperados por um criminoso, ao planejar um atentado, são irrelevantes para a
segurança de um dignitário.
d) Todo acidente que acometa um dignitário é considerado como um atentado, uma vez que, em
algum momento, houve uma falha dos encarregados por sua segurança, que não observaram alguma
ameaça ou deixaram de tomar alguma providência.
e) Para que um incidente seja considerado um atentado, é necessário que os objetivos finais do
grupo ou do indivíduo que o planejou sejam plenamente alcançados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/256239
CEBRASPE (CESPE) - TL (CAM DEP)/CAM DEP/Agente de Polícia Legislativa/2014
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
A respeito de segurança de dignitários e de defesa pessoal, julgue o seguinte item.
 
A apresentação, a atenção e a cortesia são os princípios fundamentais da atividade de segurança de
dignitários.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/212057
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/212062
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/256239
284) 
285) 
286) 
287) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/256241
CEBRASPE (CESPE)- TL (CAM DEP)/CAM DEP/Agente de Polícia Legislativa/2014
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
A respeito de segurança de dignitários e de defesa pessoal, julgue o seguinte item.
 
A proteção é definida, quanto aos graus de segurança de dignitários, como a ação executada pelos
agentes de segurança pessoal que visa impedir qualquer ataque direto ao protegido.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/162343
CEBRASPE (CESPE) - TJ STF/STF/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2013
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
A segurança física e patrimonial das instalações e das pessoas que frequentam os ambientes
internos de estabelecimentos públicos ou privados demanda o emprego de equipamentos e técnicas
específicas. Em relação às técnicas de segurança física e patrimonial e de defesa pessoal e armamento,
julgue o item seguinte.
 
Na hipótese de uma empresa terceirizada, contratada para as atividades de segurança patrimonial de
determinado tribunal, não dispor de armamento (armas de fogo) em quantidade suficiente para seus
vigilantes, eles estarão autorizados a empregar armamento de uso particular nos seus horários de
serviço.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/162344
CEBRASPE (CESPE) - TJ STF/STF/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2013
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
A segurança física e patrimonial das instalações e das pessoas que frequentam os ambientes
internos de estabelecimentos públicos ou privados demanda o emprego de equipamentos e técnicas
específicas. Em relação às técnicas de segurança física e patrimonial e de defesa pessoal e armamento,
julgue o item seguinte.
 
O emprego da força física e de arma de fogo, pelo agente de segurança patrimonial, nas situações em
que houver risco iminente à vida, deverá obedecer a três princípios básicos: legalidade, necessidade e
proporcionalidade.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/162370
CEBRASPE (CESPE) - TJ STF/STF/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2013
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Considerando que as atividades do técnico judiciário na especialidade de segurança judiciária
incluem aquelas relacionadas à segurança de dignitários e defesa pessoal, julgue o seguinte item.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/256241
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/162343
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/162344
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/162370
288) 
289) 
290) 
 
A segurança de dignitários denominada ostensiva consiste em atuar mais diretamente junto à autoridade,
exigindo o conhecimento de suas peculiaridades.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/162371
CEBRASPE (CESPE) - TJ STF/STF/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2013
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Considerando que as atividades do técnico judiciário na especialidade de segurança judiciária
incluem aquelas relacionadas à segurança de dignitários e defesa pessoal, julgue o seguinte item.
 
A atual conjuntura sociopolítica e econômica do Brasil faz que as ações de segurança de dignitários
sejam consideradas pouco relevantes.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/167852
FCC - Tec (DPE RS)/DPE RS/Apoio Especializado/Segurança/2013
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Um “Planejamento de Segurança de Dignitário” existe para fazer frente ao conjunto de ameaças
previsíveis, sendo que seu dimensionamento deverá estar embasado de acordo com os fatores que
constituem o triângulo de segurança. Nesse sentido, representa tais fatores:
a) informação, ameaças e riscos.
b) riscos, conjuntura atual e logística.
c) conjuntura atual, riscos e informação.
d) agentes qualificados, informação e logística.
e) recursos humanos, agentes qualificados e logística.
www.tecconcursos.com.br/questoes/167853
FCC - Tec (DPE RS)/DPE RS/Apoio Especializado/Segurança/2013
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
A aplicação de um processo de codificação na comunicação escrita envolvendo a segurança de
dignitários, que de acordo com determinadas convenções transforma a feição inteligível da mensagem
em conteúdo enigmático, especifica uma técnica denominada
a) Código “Q”.
b) Criptografia.
c) Autenticação.
d) Código Morse.
e) Embaralhamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/167854
FCC - Tec (DPE RS)/DPE RS/Apoio Especializado/Segurança/2013
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/162371
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/167852
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/167853
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/167854
291) 
292) 
293) 
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
O documento a ser elaborado visando estabelecer o Plano de Proteção de Dignitários deve
a) orientar a execução da proteção da autoridade.
b) apresentar sempre as mesmas características de segurança, independente da conjuntura do
momento.
c) ser rígido, de forma a não possibilitar mudanças na sua execução.
d) permitir que a autoridade defina o nível de segurança mais adequado.
e) instruir a equipe na elaboração do planejamento da missão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/167855
FCC - Tec (DPE RS)/DPE RS/Apoio Especializado/Segurança/2013
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Para a elaboração de um plano de segurança que venha garantir a integridade física de um
dignitário devem ser analisados dados e informações que possibilitem o estabelecimento de um
planejamento efetivo. Analise os itens abaixo e identifique quais devem ser levados em consideração na
elaboração do referido plano.
I. Seus hábitos.
II. Vontade pessoal.
III. Sua personalidade.
IV. Características pessoais.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) I e IV.
b) II e III.
c) I, III e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/167856
FCC - Tec (DPE RS)/DPE RS/Apoio Especializado/Segurança/2013
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
A técnica de direção que deve ser aplicada pelos integrantes de uma escolta motorizada que
compõem a equipe de segurança de um dignitário, ao se depararem com uma tentativa de abordagem
criminosa de parte de outro veículo, é a
a) evasiva.
b) ofensiva.
c) defensiva.
d) defensiva e a evasiva.
e) ofensiva e a evasiva.
www.tecconcursos.com.br/questoes/167857
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/167855
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/167856
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/167857
294) 
295) 
296) 
FCC - Tec (DPE RS)/DPE RS/Apoio Especializado/Segurança/2013
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Para proporcionar uma efetiva segurança aos dignitários, a ação de segurança que
I. permite dar alerta oportuno de um perigo é a cobertura.
II. procura interceptar, desorganizar e enganar o oponente antes dele atuar é a vigilância.
III. procura impedir a observação direta e o ataque surpresa de um oponente é a proteção.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e III.
e) II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/167858
FCC - Tec (DPE RS)/DPE RS/Apoio Especializado/Segurança/2013
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Equipe pertencente ao Grupo de Execução do Plano de Segurança de Dignitário que tem a
responsabilidade pela proteção imediata da autoridade e por sua retirada em casode emergência é
a) a velada.
b) a avançada.
c) a precursora.
d) o planejamento.
e) a aproximada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/167861
FCC - Tec (DPE RS)/DPE RS/Apoio Especializado/Segurança/2013
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Associe as medidas de segurança com suas respectivas fases, as quais devem ser consideradas na
elaboração do plano de proteção de um dignitário.
Medidas de Segurança Fases
I. Análise da lista de convidados. a. Reconhecimento.
II. Definição do número de agentes. b. Planejamento.
III. Remoção das ameaças à segurança. c. Execução.
IV. Infiltração de agentes junto à população.
V. Checagem da segurança dos pontos críticos.
Os conceitos apresentados estão associados correta mente em
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/167858
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/167861
297) 
298) 
299) 
a) I-a; II-b; III-c; IV-c; V-c.
b) I-b; II-b; III-c; IV-a; V-c.
c) I-c; II-c; III-a; IV-b; V-a.
d) I-a; II-c; III-a; IV-c; V-b.
e) I-a ; II-a; III-b; IV-b; V-c.
www.tecconcursos.com.br/questoes/190715
FCC - TJ TRT15/TRT 15/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2013
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
As técnicas e táticas utilizadas na proteção de dignitários visam, quando operacionalizadas,
a) o controle e o monitoramento de pessoas e de acessos às instalações, com base no poder de
polícia conferido aos regulares agentes responsáveis destas tarefas.
b) identificar e quantificar os riscos existentes em uma operação, utilizando-se igualmente de
técnicas em píricas.
c) questionar os critérios de tolerabilidade de riscos, quando a operação é efetivamente iniciada.
d) a eliminação completa dos riscos, diante de adequado e eficaz planejamento.
e) evitar a materialização do perigo, decorrente de situações críticas reais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/190716
FCC - TJ TRT15/TRT 15/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2013
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
São vantagens que o executante de um atentado tem diante da proteção que se realiza a um
dignitário:
a) conhecimento do local da ação e a falta de cooperação do próprio dignitário com a sua equipe de
segurança.
b) tempo suficiente para um adequado planejamento, não obstante a dificuldade de ocultação entre
o público, convidados ou imprensa.
c) preparo dos agentes de segurança, que contraditoriamente não podem fugir às regras do
planejamento estabelecido.
d) rotina pouco conhecida das atividades do dignitário e vazamento de informações.
e) meios de comunicações eficientes dos agentes, que podem ser facilmente grampeados, bem como
serem realizadas escutas clandestinas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/190717
FCC - TJ TRT15/TRT 15/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2013
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Apesar de existirem situações materiais de perigo, o risco é antes de tudo uma percepção
individual e uma construção mental. Os estudos mais profundos sobre percepção de riscos sociais,
originados na perspectiva cognitiva, presumem o risco como subjetivamente definido pelo indivíduo e
influenciável por uma variedade de fatores psicológicos, sociais, institucionais e culturais.
(Slovic, P. 2000).
Com base no texto, a descrição que se enquadra numa situação material de potencial perigo, ocorrida,
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/190715
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/190716
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/190717
300) 
301) 
por exemplo, durante a palestra de uma autoridade judiciária sobre o tema “O trabalho escravo em
propriedades rurais” é:
a) um indivíduo sentado na primeira fileira de poltronas, não pára de se coçar, apresentando
estranhos cacoetes e tiques nervosos.
b) um jornalista, não conhecido e não credenciado, insistir em fazer uma entrevista reservada no
camarim ou no espaço especial destinado à autoridade.
c) entre os presentes existirem pessoas com trajes que destoam das demais, em razão da
temperatura do ambiente.
d) pessoa que durante a apresentação da palestra interrompe a autoridade, insistentemente e por
várias vezes, para fazer perguntas sobre o tema em exposição.
e) duas pessoas sentadas ao fundo do auditório estarem se beijando publicamente em intervalos
espaçados, escandalosamente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/190718
FCC - TJ TRT15/TRT 15/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2013
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Durante a execução de uma missão:
a) a percepção do risco é que determina a eventual perda, devendo ser mencionados no respectivo
planejamento.
b) avalia-se também a possibilidade das perdas que possam existir, na análise de um risco.
c) perdas e danos no planejamento de uma missão são considerados sinônimos.
d) os danos que possam ser causados a terceiros deverão estar mencionados no planejamento para
eventuais fins de ressarcimento.
e) o dano causado é consequência das perdas, sendo que estas podem ser potenciais ou reais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/190723
FCC - TJ TRT15/TRT 15/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2013
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
As ocorrências com reféns estão entre aquelas que podem ser consideradas dignas de um
gerenciamento de crises, em face dos altos riscos que envolvem. Neste sentido, a medida adequada que
pode inicialmente ser adotada por um agente de segurança em serviço, tão logo seja cientificado e
convocado a nela intervir, é
a) comunicar tão somente o fato às autoridades competentes, pois conter e isolar são ações que só
podem ser efetuadas por equipes especializadas e treinadas para tanto, e não por um agente de
segurança.
b) conter a ocorrência, procurando isolar o local e, se for o caso, iniciar a negociação até a chegada
das autoridades competentes.
c) a negociação, item que qualquer pessoa poderá fazer, bastando, nestes casos, serem voluntárias e
terem bons argumentos para convencer o gerador da crise a desistir de sua ação, devendo o agente
de segurança, neste caso, apenas supervisionar a ação.
d) apenas colher o máximo de informações possíveis, por fugir a ocorrência de sua alçada de
competência, acionando as autoridades competentes para atuar no caso.
e) avisar imediatamente o seu superior funcional, aguardando as instruções sobre como deverá agir.
www.tecconcursos.com.br/questoes/477018
CEBRASPE (CESPE) - TJ (STM)/STM/Administrativa/Segurança/2011
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/190718
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/190723
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/477018
302) 
303) 
304) 
305) 
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Acerca da segurança de dignitários, julgue o item a seguir.
 
É vedada a utilização de telefonia móvel para a comunicação entre os agentes de segurança que realizam
a segurança de dignitário.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/477019
CEBRASPE (CESPE) - TJ (STM)/STM/Administrativa/Segurança/2011
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Acerca da segurança de dignitários, julgue o item a seguir.
 
Quando uma equipe de segurança de dignitários realiza a segurança próxima da autoridade e adota a
formação em cunha ou V, ilustrada na figura abaixo, é porque a frente do dignitário encontra-se
protegida. Esse tipo de formação chama menos a atenção e favorece a imagem da autoridade perante a
imprensa e o público.
 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/70021
CEBRASPE (CESPE) - Tec MPU/MPU/Apoio Especializado/Segurança/2010Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
No que diz respeito às atividades relacionadas com a segurança de dignitários, julgue o item
subsequente.
 
Considere que determinada autoridade participe de um jantar em restaurante aberto ao público. Nessa
situação, o responsável pela segurança deve orientar a autoridade a ficar posicionada de costas para
uma parede, afastada de entradas e saídas, e sempre no centro do dispositivo de segurança, para
facilitar, em caso de atentado, fuga rápida e eficaz.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/70022
CEBRASPE (CESPE) - Tec MPU/MPU/Apoio Especializado/Segurança/2010
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
No que diz respeito às atividades relacionadas com a segurança de dignitários, julgue o item
subsequente.
 
Em eventos públicos de que participem autoridades, a equipe de vistoria é responsável pela verificação
de pontos críticos, pelo estabelecimento de contato com o organizador do evento e pelo policiamento
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/477019
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/70021
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/70022
306) 
307) 
308) 
ostensivo, incluindo-se escolta e batedores.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/67528
CEBRASPE (CESPE) - TJ TST/TST/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2008
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Em relação às técnicas operacionais e às técnicas de armamento e tiro, julgue o item que se
segue.
São princípios da abordagem: segurança, surpresa, rapidez, ação firme e enérgica e unidade de
comando.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/67529
CEBRASPE (CESPE) - TJ TST/TST/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2008
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Em relação às técnicas operacionais e às técnicas de armamento e tiro, julgue o item que se
segue.
Suponha-se que, no decorrer de um evento com significativo número de pessoas, seja necessária a
abordagem de determinado cidadão, suspeito de estar portando ilegalmente arma de fogo.
Nessa situação, é aconselhável que o procedimento seja realizado no meio da multidão, por, no mínimo,
seis seguranças, os quais deverão agir conjuntamente, com as respectivas armas em punho, visando,
assim, evitar possível reação do suspeito ou de quem, eventualmente, o esteja acompanhando.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/67530
CEBRASPE (CESPE) - TJ TST/TST/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2008
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Em relação às técnicas operacionais e às técnicas de armamento e tiro, julgue o item que se
segue.
Na execução de uma revista pessoal, é recomendável que o suspeito esteja de frente para a pessoa que
estiver realizando o procedimento, visando imprimir maior segurança ao ato e manter sob intensa
vigilância a pessoa abordada.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/67531
CEBRASPE (CESPE) - TJ TST/TST/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2008
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/67528
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/67529
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/67530
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/67531
309) 
310) 
311) 
312) 
Em relação às técnicas operacionais e às técnicas de armamento e tiro, julgue o item que se
segue.
Suponha-se que um profissional de segurança de um órgão público tenha constatado, em inspeção de
rotina, a porta da tesouraria arrombada, e que, ao adentrar o recinto, tenha percebido que uma gaveta
havia sido arrombada e que valores que estavam nela depositados tinham sido subtraídos.
Nessa situação, deverá o profissional adotar, entre outras, providências no sentido de preservar o local
até que se proceda ao competente exame pericial.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/67549
CEBRASPE (CESPE) - TJ TST/TST/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2008
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Acerca das técnicas operacionais e dos princípios básicos de defesa pessoal, julgue o item
subseqüente.
Considere-se que o presidente de determinado tribunal, após uma série de pequenos furtos realizados no
interior da repartição, tenha determinado, mediante fundamentado despacho, que a equipe de segurança
procedesse à revista detalhada em todos os armários, gavetas e mobiliários ali existentes.
Nessa situação, é recomendável que o profissional de segurança faça a verificação determinada na
presença de testemunhas e do usuário das instalações e, no caso de ausência deste último, sempre sob
o testemunho de duas ou mais pessoas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/408265
CEBRASPE (CESPE) - TJ (TRE AL)/TRE AL/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2004
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Para garantir a segurança de autoridades e evitar agressões físicas, danos morais e até mortes,
foram criados grupos especializados formados por indivíduos treinados e bem aparelhados. A respeito
desse assunto, julgue o item a seguir.
As missões de segurança de dignitários são classificadas por faixas, de acordo com o nível hierárquico da
autoridade e o grau de risco envolvido.
 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/408267
CEBRASPE (CESPE) - TJ (TRE AL)/TRE AL/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2004
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Para garantir a segurança de autoridades e evitar agressões físicas, danos morais e até mortes,
foram criados grupos especializados formados por indivíduos treinados e bem aparelhados. A respeito
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/67549
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/408265
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/408267
313) 
314) 
315) 
desse assunto, julgue o item a seguir.
O padrão de segurança em torno de uma autoridade foi desenvolvido de acordo com conceitos
consagrados mundialmente, com base no modelo de três círculos concêntricos esquematizado na figura
abaixo.
 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/408285
CEBRASPE (CESPE) - TJ (TRE AL)/TRE AL/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2004
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
No que se refere à segurança física e patrimonial de instalações, julgue o item a seguir.
 
Fazem parte do serviço interno de comunicações o recebimento de informações, a manutenção de
ligação constante com a polícia e outros órgãos de segurança da área e o envio de instruções aos
agentes de segurança nos postos fixos e nos serviços de patrulhamento.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/408287
CEBRASPE (CESPE) - TJ (TRE AL)/TRE AL/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2004
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
No que se refere à segurança física e patrimonial de instalações, julgue o item a seguir.
 
No procedimento de busca pessoal (revista), o agente de segurança deve estar sempre sozinho, para
evitar constrangimento ao revistado.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/408288
CEBRASPE (CESPE) - TJ (TRE AL)/TRE AL/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2004
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
No que se refere à segurança física e patrimonial de instalações, julgue o item a seguir.
 
Um dos deveres do agente de segurança quando em serviço é inspecionar cuidadosamentea sua área de
operação, investigando principalmente a presença de qualquer coisa suspeita.
Certo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/408285
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/408287
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/408288
316) 
317) 
318) 
319) 
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/408290
CEBRASPE (CESPE) - TJ (TRE AL)/TRE AL/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2004
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
No que se refere à segurança física e patrimonial de instalações, julgue o item a seguir.
 
O serviço de comunicações é a medida de prevenção mais importante do esquema de segurança das
instalações, pois é responsável por alertar, no caso de perigo, todo o pessoal de serviço.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/408291
CEBRASPE (CESPE) - TJ (TRE AL)/TRE AL/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2004
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
No que se refere à segurança física e patrimonial de instalações, julgue o item a seguir.
 
A ronda das guardas móveis deverá ser realizada sempre em horários predefinidos, para que se
estabeleça um padrão no procedimento do plano de segurança adotado e se previnam possíveis
ocorrências criminosas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/408292
CEBRASPE (CESPE) - TJ (TRE AL)/TRE AL/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2004
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
No que se refere à segurança física e patrimonial de instalações, julgue o item a seguir.
 
Considere a seguinte situação hipotética.
 
Um grupo de manifestantes encaminhou-se para o interior de um prédio, dando início a um tumulto
generalizado.
 
Nessa situação, uma das medidas a serem tomadas para a contenção e o controle do tumulto é reunir
todos os participantes em um mesmo lugar e retirá-los do prédio aos poucos.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/471745
CEBRASPE (CESPE) - TJ (STM)/STM/Serviços Gerais/Segurança e Transporte/2004
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Julgue o item subseqüente, relativo a segurança patrimonial, defesa pessoal e atividade de escolta.
 
Em período noturno, na execução de ronda perimetral ao longo de cerca de segurança, deve-se caminhar
o mais próximo possível da cerca, como forma de inibir eventuais interessados em transpô-la.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/408290
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/408291
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/408292
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/471745
320) 
321) 
322) 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/471746
CEBRASPE (CESPE) - TJ (STM)/STM/Serviços Gerais/Segurança e Transporte/2004
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Julgue o item subseqüente, relativo a segurança patrimonial, defesa pessoal e atividade de escolta.
 
No trabalho noturno de segurança patrimonial, ao deparar-se com uma interrupção no fornecimento de
energia elétrica, o vigilante deve, em primeiro lugar, comunicar o fato à administração, para que ela
possa executar o plano previsto para esse tipo de ocorrência.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/471750
CEBRASPE (CESPE) - TJ (STM)/STM/Serviços Gerais/Segurança e Transporte/2004
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
Julgue o item subseqüente, relativo a segurança patrimonial, defesa pessoal e atividade de escolta.
 
Ao atuar como membro de uma equipe de escolta no deslocamento a pé de uma autoridade, o agente de
segurança deve evitar ao máximo mudanças da sua posição relativamente à autoridade escoltada, com o
fim de aumentar o próprio domínio do espaço físico ao longo do trajeto de deslocamento.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1469759
CEBRASPE (CESPE) - PPNT (PETROBRAS)/PETROBRAS/Inspetor de Segurança Interna/2004
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
João, auxiliar de segurança, ao vistoriar as instalações do edifício sede da empresa em que
trabalha, ouve disparos de arma de fogo e, ao chegar no saguão, depara-se com Roberto, de arma em
punho, acabando de tomar a carteira de Manoel, vice-presidente da empresa, caído após ter sido
atingido por três disparos. Roberto, ao perceber a presença de João, empreende fuga, sendo
imediatamente perseguido, vindo a dispensar a arma, alguns documentos e um lenço sujo de sangue.
Sem lograr êxito, João isola o local n.º 1 — onde se encontravam a arma, os documentos e o lenço —,
tendo outro auxiliar de segurança permanecido no local. Ao retornar ao edifício sede e perceber que
Manoel havia acabado de morrer, vítima de latrocínio, João isolou o saguão — local n.º 2 —, só
permitindo o acesso do presidente da empresa, para que verificasse se havia sido levado algum
documento confidencial da empresa. O presidente recolhe alguns papéis que estavam debaixo do corpo
da vítima.
 
Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.
 
João agiu corretamente ao perseguir Roberto e envidar esforços no sentido de não deixar o criminoso
escapar.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/471746
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/471750
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1469759
323) 
324) 
325) 
326) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1469772
CEBRASPE (CESPE) - PPNT (PETROBRAS)/PETROBRAS/Inspetor de Segurança Interna/2004
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
A abordagem pode ser definida como o ato de aproximar-se de uma pessoa ou pessoas, de quem
emanam indícios de suspeição de que tenham praticado ou estejam na iminência de praticar ilícitos
penais, com o intuito de investigar, orientar, advertir, prender, assistir etc. Para tanto, faz-se necessária a
observação dos princípios e das fases da abordagem. Acerca desse assunto, julgue o item subseqüente.
 
São princípios da abordagem a observação, a decisão e a aproximação.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1469773
CEBRASPE (CESPE) - PPNT (PETROBRAS)/PETROBRAS/Inspetor de Segurança Interna/2004
Segurança Privada e Transportes - Técnicas, Táticas e Operacionalização, Objeto e Modus
operandi (Dignitários)
A busca pessoal é efetuada por iniciativa do auxiliar de segurança, sendo direcionada à pessoa em
atitude suspeita, de comportamento irregular ou em razão de norma adotada pela política da empresa.
 
No que se refere à busca pessoal, julgue o item abaixo.
 
Em geral, a busca rápida deve ser feita em local apropriado, afastado do público, para evitar
constrangimento à pessoa que passa pela busca.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2404325
IDIB - GP (CDC)/CDC/2023
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Caso uma guarda portuária resolva aplicar um “cadeado” em colega de trabalho que a assediou,
ela estará se valendo de uma técnica
a) de projeção.
b) de amortecimento.
c) de estrangulamento.
d) de chute.
e) balística.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1723384
UFMT - Sg (CBM MT)/CBM MT/2021
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Sobre o equipamento denominado “Mosquetão”, assinale a afirmativa correta.
a) Existem dois tipos de mosquetões, os com trava e os com trava automática, feitos em diversos
materiais, como aço carbono, alumínio, aço inox e em vários formatos.
b) Mosquetões para salvamento não devem ser abertos com carga, devem suportar cargas mais
elevadas e ter maior abertura para utilização conjunta com outros equipamentos e para prender
macas ou estruturas de grande diâmetro ou espessura.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1469772
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1469773
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2404325https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1723384
327) 
328) 
329) 
c) O mosquetão é dividido nas seguintes partes: dorso ou espinha, dobradiça, mola, e bloqueio ou
nariz.
d) Os mosquetões usados em esporte são concebidos para serem bastante leves, compactos e
resistentes. No entanto, quando utilizados em escalada, não podem ser abertos.
e) Mosquetões de uso esportivo (de alumínio, por exemplo) também podem ser utilizados em
serviços de salvamento nas mesmas condições que os de uso específico pra salvamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1372981
ADM&TEC - Vig E (Água Branca)/Pref Água Branca/2020
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Leia as afirmativas a seguir:
 
I. O início de um incêndio pode deixar de transformar-se em tragédia, se for evitado e controlado
com segurança por indivíduos devidamente treinados.
II. Para controlar o adversário com o uso das técnicas de defesa pessoal, é necessário aplicar a
técnica adequada, no momento adequado.
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1372986
ADM&TEC - Vig E (Água Branca)/Pref Água Branca/2020
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Leia as afirmativas a seguir:
I. Uma importante medida de prevenção e combate a incêndios é conservar as caixas de incêndios
em perfeitas condições de uso, evitando danificá-las ou utilizá-las em um momento inadequado.
II. No uso das técnicas de defesa pessoal, deve-se desenvolver uma capacidade de antecipar o
perigo e manter-se atento aos riscos.
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1372989
ADM&TEC - Vig E (Água Branca)/Pref Água Branca/2020
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Leia as afirmativas a seguir:
I. Em uma situação em que se encontra sob ameaça, o indivíduo apenas deve efetuar uma reação
se acreditar que pode ser efetivo ao reagir.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1372981
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1372986
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1372989
330) 
331) 
332) 
 
II. As técnicas de defesa pessoal buscam qualificar o indivíduo para utilizar uma técnica que irá
incapacitar o oponente e imobilizá-lo.
Marque a alternativa CORRETA:
a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1132726
Instituto Consulplan - Vig (CODESG)/CODESG/2019
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
O que chamamos de defesa pessoal se refere à elaboração do instrumento de preservação, que
leva a resguardar a integridade física. São classificações da defesa pessoal, EXCETO:
a) Preventiva: antecipar-se ao fato ou situação, chegando primeiro, não permitindo o seu
acontecimento.
b) Ostensiva: estar sempre atento ou alerta a tudo e a todos ao seu redor, fazendo-se notar o estado
de alerta.
c) Paliativa: quando é necessária a repreensão do fato ou indivíduo, pois o profissional de vigilância
deve ficar atento a tudo o que acontece ao seu redor.
d) Repressiva: ação propriamente dita; hora de entrar para cobrir a situação ou fato. A defesa
pessoal também pode ser verbal quando a situação é de ofensa moral.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1594548
COTEC FADENOR - CSoc (CISRUN)/CISRUN/2019
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Analisando relatos de um acidente, verificou-se que o veículo estava em alta velocidade e saiu de
traseira na curva, capotando depois de rodar. Esse acidente aconteceu porque o condutor:
a) Usou de forma incorreta o freio na curva, perdendo a aderência traseira do veículo.
b) Entrou com excesso de velocidade na curva, perdendo a aderência traseira do veículo.
c) Usou o freio antes da curva, perdendo aderência dianteira do veículo.
d) Realizou a curva muito fechada.
e) Realizou a curva muito aberta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/618806
FCC - TJ TRT6/TRT 6/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2018
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Com o objetivo de executar as atividades de segurança no TRT, o técnico judiciário Magalhães
recebeu alguns equipamentos de autodefesa para seu uso durante o serviço, entre eles, escudo,
capacete, colete à prova de balas, cassetete, espargidor de gás pimenta e tonfa. A tonfa é um
equipamento utilizado para 
a) ataques, defesas e imobilizações.
b) proteger o usuário da inalação de gases.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1132726
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1594548
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/618806
333) 
334) 
335) 
c) propagar gases paralisantes.
d) acionar cordas a longas distâncias.
e) arremessar armas brancas. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/622597
FUNDATEC - Ag Leg (ALERS)/ALERS/2018
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Na atividade de agente responsável pela segurança, algumas vezes se faz necessário utilizar
conhecimentos e técnicas de Defesa Pessoal, baseadas em qualquer das artes e esportes disponíveis
para essa atividade. Existem pontos sensíveis adequados para cada situação operacional que se
apresenta.
 
Qual(is) o(s) ponto(s) sensíveis mais adequados para atuar com a intenção de domínio para utilização de
algemas?
a) Queixo.
b) Carótidas.
c) Tragueia.
d) Plexo solar.
e) Articulações.
www.tecconcursos.com.br/questoes/679908
COPESE-UFT - Ag Seg (CM Palmas)/CM Palmas/2018
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Assinale a alternativa CORRETA. São fundamentos da defesa pessoal:
a) autocontrole, controle do adversário e controle da situação.
b) uso da força, inteligência e controle do local.
c) artes marciais, raciocínio lógico e disciplina.
d) repetição, hierarquia e iniciativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/679909
COPESE-UFT - Ag Seg (CM Palmas)/CM Palmas/2018
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Assinale a alternativa INCORRETA:
a) a melhor defesa pessoal é aquela que evita ao máximo o uso da força bruta, ou seja, de outra
violência.
b) o profissional de segurança deve agir com discrição, evitar tumultos e violência em excesso.
c) em uma situação de perigo, o agente de segurança deve sempre agir de forma imediata,
independentemente do grau de risco.
d) nas situações de perigo é necessário avaliar corretamente o risco e estar apto a decidir se irá ou
não efetuar uma reação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/622597
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/679908
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/679909
336) 
337) 
338) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/679975
COPESE-UFT - Ag Seg (CM Palmas)/CM Palmas/2018
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
A Defesa Pessoal nasceu da necessidade da sobrevivência do homem diante das situações de risco.
Defesa Pessoal nada mais é que a elaboração do instrumento de preservação, que leva a resguardar a
integridade física e divide-se da seguinte forma:
a) reativa (reagir imediatamente ao fato ou situação), ostensiva (estar sempre atento ou alerta),
agressiva (fazer prevalecer o uso da força).
b) reativa (reagir imediatamente ao fato ou situação), ostensiva (estar sempre atento ou alerta),
repressiva (ação propriamente dita).
c) preventiva (antecipar-se ao fato ou situação), ostensiva (estar sempre atento ou alerta),
repressiva (ação propriamente dita).
d) preventiva (antecipar-se ao fato ou situação), regressiva (retornar ao controle anterior), agressiva
(fazer prevalecer o uso da força).
www.tecconcursos.com.br/questoes/839864
ITAME - AVig (Pref Trindade)/Pref Trindade/2018
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
A Defesa Pessoal nasceu da necessidade da sobrevivência do homem diantedas situações de risco
e é sempre uma atitude de reação. Ela pode ser instrutiva, resultado de algum treinamento técnico ou
mesmo algo totalmente inesperado por parte de quem reage. A melhor defesa pessoal é aquela que
evita ao Máximo e de maneira inteligente o uso da força bruta, ou seja, de outra violência e classifica
em:
I. Preventiva
II. Ostensiva
III. Repressiva
 
( ) Ação propriamente dita, hora de entrar para cobrir a situação ou fato. A Defesa Pessoal também
pode ser verbal quando a situação é de ofensa moral.
( ) Antecipar-se ao fato ou situação, chegando primeiro e não permitindo que eles aconteçam.
( ) Estar sempre atento ou alerta a tudo e a todos ao seu redor, fazendo-se notar o estado de
alerta.
Marque a alternativa correta:
a) II – I - III
b) I – II - III
c) I – III- II
d) III – I - II
www.tecconcursos.com.br/questoes/867091
FUNCERN - GM (CP Trairí)/CP Trairí/2018
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Qual o objetivo da aplicação das práticas de defesa pessoal por profissionais da área de Segurança
Pública?
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/679975
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/839864
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/867091
339) 
340) 
341) 
a) Agedir todos que forem contra as ordens emanadas.
b) Aplicar sempre com o intuito de demonstrar força perante a sociedade.
c) Proporcionar ao profissional da área conhecimentos que o habilitem a identificar os conceitos de
Direitos Humanos e Cidadania e sua importância, com o intuito de concientizá-lo sobre os valores
básicos da dignidade humana.
d) Garantir o conhecimento necessário para que os agentes de Segurança Pública ataquem sempre
antes de serem atacados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1224312
QUADRIX - MPP (SESC DF)/SESC DF/2018
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Em relação às medidas de segurança, a defesa pessoal deve ser realizada de forma a prevenir a
agressão e controlar o agressor, empregando se métodos, técnicas e equipamentos que proporcionem
uma resposta
a) imediata, imobilizando o agressor com o uso de algemas.
b) com o uso de arma de fogo sempre que necessário.
c) com violência e com o uso de força excessiva.
d) sem violência e sem o uso de força excessiva.
e) sem violência, mas sempre com o uso de força excessiva.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1387477
IBADE - Sold (PM CE)/PM CE/2018
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Julgue o item.
 
Para alívio e descontaminação de pessoas acidentalmente atingidas por um spray de pimenta (OC) ou
spray lacrimogêneo (CS), recomenda-se esfregar os olhos, usar água e vestir roupas leves.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/513708
CEBRASPE (CESPE) - TJ (TRE BA)/TRE BA/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2017
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
A defesa pessoal, também denominada autodefesa, é um método de proteção contra ataques
pessoais, que consiste em
a) aumentar o tempo de combate pelo uso da força física, para dominar agressores maiores e mais
fortes.
b) utilizar, com base no princípio da unicidade, uma única técnica em todas as situações de risco.
c) refrear a agressão utilizando apenas o emprego de técnicas de mãos nuas, isto é, sem o uso de
objetos.
d) aplicar no agressor golpes traumáticos ou letais, com base nos conhecimentos dos pontos
sensíveis do corpo humano.
e) neutralizar o adversário, dominando-o de maneira segura e sem provocar danos a ele.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1224312
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1387477
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/513708
342) 
343) 
344) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/548552
FCC - Tec (DPE RS)/DPE RS/Apoio Especializado/Segurança/2017
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Um indivíduo com uma faca tenta agredir um segurança patrimonial após uma discussão ou
desinteligência no acesso a edificação. Neste caso, embasado nas técnicas de defesa pessoal, pode-se
afirmar que o segurança deve 
a) se aproximar do agressor para diminuir a área de raio de ação e investir em golpes com quedas e
imobilização. 
b) se aproximar em relação ao agressor, fazendo com que a distância da área de engajamento
diminua, dificultando os movimentos do agressor com a faca e tentar imobilizá-lo. 
c) manter a distância dentro da área de risco, em posição defensiva, e não investir em ataques,
aguardar o agressor atacar com a faca e realizar projeção ou manobra de uma alavanca, com uso dos
braços, para desarmá-lo. 
d) fazer com que a área do corpo ou a área de combate do agressor diminua para ter menos espaço
do movimento de braço com a faca. 
e) se prevenir e controlar o agressor, valer-se de métodos e técnicas de defesa pessoal, com o uso
de força excessiva. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/389577
Instituto AOCP - AgLg (CM Rio Branco)/CM Rio Branco (AC)/Polícia Legislativa/2016
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Como se classifica a Defesa Pessoal?
a) Preventiva, instintiva e progressiva.
b) Preventiva, ostensiva e repressiva.
c) Ostensiva, reativa e repressiva.
d) Reativa, preventiva e opressiva.
e) Preventiva, progressiva e reativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/412169
FCC - Ag (ALMS)/ALMS/Polícia Legislativa/2016
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Sobre as técnicas de defesa pessoal, considere:
I. O caráter principal da defesa pessoal é o uso da força, podendo ser aplicado aos oponentes de
maiores dimensões ou com força muscular.
II. A aplicação de golpes em pontos sensíveis ou traumáticos a fim de imobilizar o adversário não
gera responsabilidade civil, devido à legítima defesa no exercício de suas atividades.
III. Para dominar o adversário o mais rápido possível, utilizam-se principalmente bloqueios,
retenções e alavancas encurtando o tempo de combate com o objetivo de evitar maiores riscos de
acidentes ou lesões.
IV. No âmbito civil, tenta-se dominar o adversário de maneira segura, podendo ocasionar alguns
danos ao adversário por legítima defesa ou no estrito cumprimento do dever legal.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/548552
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/389577
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/412169
345) 
346) 
V. A defesa pessoal é baseada nos fundamentos de alguns esportes e/ou artes marciais que têm em
sua essência os princípios das alavancas e a garantia da integridade pessoal.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) II, III e IV.
b) I, II e III.
c) I e V.
d) III, IV e V.
e) I, II, IV e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/258095
CEBRASPE (CESPE) - Tec MPU/MPU/Apoio Técnico e Administrativo/Segurança Institucional
e Transporte/2015
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Julgue o próximo item, referente a armamento, tiro, conhecimentos de defesa pessoal e segurança
de dignitários.
Os seguranças, que devem ser treinados com técnicas de defesa pessoal, podem se defender de ataques
de pessoas mal-intencionadas por meio de golpe aplicado com o bordo cubital da mão, espalmada,
geralmente contra o pescoço, as têmporas ou a clavícula.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/258867
FCC - Tec (CNMP)/CNMP/Apoio Técnico Administrativo/Segurança Institucional/2015
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Um Técnico de Segurança Institucional do CNMP foi agredido por um cidadão durante a
abordagem. Este cidadão, descontrolado, agiu de maneira ríspida, grosseira e também aplicou um
empurrão no Segurança Institucional, que possui formação em artes marciais, como meio de defesa
pessoal, para conter as agressões. A partir destas informações considere os itens abaixo.
I. O uso das técnicas das artes marciais não pode ultrapassar a intensidade da agressão sofrida. O
Segurança Institucional poderá responder, caso exceda no uso de tais técnicas e de acordo com o
Código Penal, pelo excesso doloso ou culposo.
II. O Segurança Institucional deverá se impor com energia e rigor, golpeando o cidadão no intuito
de abalar e aquietar o mais exaltado de algumaintenção mais agressiva.
III. Uma vez que houver a agressão física, deverá valer-se de técnicas de imobilização, sempre
observando o uso progressivo e seletivo da força para contenção da desavença.
IV. As técnicas das artes marciais podem ser empregadas e a aplicação de golpes por toda região do
corpo é permitida, para conter o agente agressor, até a sua paralisação.
V. Dar um empurrão no Técnico de Segurança Institucional do CNMP não é uma conduta ilícita;
aconselha-se convidar o mais exaltado para diálogo particular, a fim de repreender o cidadão, com
atitude firme.
Está correto o que consta APENAS em
a) II e III.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/258095
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/258867
347) 
348) 
349) 
b) II e V.
c) I e III.
d) I, III e V.
e) I, II e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/306723
CEBRASPE (CESPE) - AJ STJ/STJ/Administrativa/Segurança/2015
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Tendo em vista que a atividade de segurança é abrangente e envolve técnicas operacionais,
armamento, técnicas de tiro e de defesa pessoal, julgue o item a seguir.
 
Nas situações em que for necessário se prevenir de uma agressão e controlar o agressor, o agente de
segurança deverá valer-se de métodos e técnicas de defesa pessoal, sem o uso de violência nem de
força excessivas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/834483
ITAME - Vigil (CM Inhumas)/CM Inhumas/2015
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
A mente e o corpo de um vigilante devem ser um só.
 
Nesse sentido em relação à defesa pessoal divide-se da seguinte forma:
 
(1) Preventiva
 
(2) Ostensiva
 
(3) Repressiva
 
( ) Estar sempre atento ou alerta a tudo e a todos ao seu redor, fazendo-se notar o estado de alerta.
 
( ) Antecipar -se ao fato ou situação, chegando primeiro não permitindo que eles aconteçam.
 
( ) Ação propriamente dita, hora de entrar para cobrir a situação ou fato. A Defesa Pessoal também
pode ser verbal quando a situação é de ofensa moral.
 
Relacione os itens acima e assinale a alternativa correta.
a) 1, 2, 3
b) 2, 1, 3
c) 3, 1, 2
d) 1, 3, 2
www.tecconcursos.com.br/questoes/978122
FUNIVERSA - At ReSoc(SUBPCA DF)/SUBPCA DF/2015
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
No que se refere ao planejamento de segurança e às táticas de defesa pessoal no ambiente de
reintegração socioeducativo, é correto afirmar que instrumentos de coerção, como algemas, serão
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/306723
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/834483
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/978122
350) 
351) 
352) 
353) 
utilizados, em adolescentes, no caso de
a) deslocamento com autorização judicial para desenvolvimento de atividades externas.
b) comparecimento em audiências, desde que requisitado pela autoridade judiciária.
c) perigo iminente para a integridade física do adolescente.
d) obediência à medida disciplinar.
e) visita de familiares.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1297407
CEBRASPE (CESPE) - ATCG (MEC)/MEC/Gerente de Suporte/2015
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Julgue o item subsecutivo, a respeito da segurança física.
 
Alguns controles de segurança física podem conflitar com a segurança de pessoas. Por isso, em um
ambiente corporativo, esses aspectos precisam ser identificados e tratados, de modo a se priorizar a
preservação da vida humana em relação a uma instalação ou aos ativos que ela possa conter.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/256240
CEBRASPE (CESPE) - TL (CAM DEP)/CAM DEP/Agente de Polícia Legislativa/2014
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
A respeito de segurança de dignitários e de defesa pessoal, julgue o seguinte item.
 
A defesa pessoal repressiva ocorre no momento em que o agente de segurança executa as ações e
técnicas de defesa pessoal necessárias para interromper a situação ou o fator de risco.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/270312
IADES - PSO (METRO DF)/METRO DF/Segurança Metroferroviário/2014
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Uma parte da defesa pessoal tem origem na prática das artes marciais. As técnicas Mawashi Geri,
Direto, Osoto-Gari e Kote-gaeshi pertencem, respectivamente, às seguintes artes marciais:
a) judô, caratê, boxe e aiquidô.
b) caratê, boxe, aiquidô e judô.
c) boxe, judô, caratê e aiquidô.
d) aiquidô, boxe, judô e caratê.
e) caratê, boxe, judô e aiquidô.
www.tecconcursos.com.br/questoes/270313
IADES - PSO (METRO DF)/METRO DF/Segurança Metroferroviário/2014
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
As artes marciais se dividem basicamente em dois grandes grupos técnicos: projeções (quedas) e
técnicas de controle (estrangulamentos, chaves e imobilizações); e golpes traumáticos (socos, chutes,
cotoveladas, joelhadas). Considerando essa classificação, assinale a alternativa em que os golpes
apresentados fazem parte dos dois grupos citados.
a) Jab, cruzado e mawashi geri.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1297407
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/256240
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/270312
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/270313
354) 
355) 
356) 
b) Osoto-Gari, tai-othosi e kote-gaeshi.
c) Harai-goshi, te-guruma e kata-guruma.
d) Direto, osoto-gari e tai-otohi.
e) Jab, direto e martelo rodado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1076087
CEV UECE - GC (Pref Tauá)/Pref Tauá/Agente Patrimonial/2014
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Sobre defesa pessoal é correto afirmar que
a) é definida como a capacidade que o indivíduo tem de lutar.
b) se refere à necessidade de nos defendermos de uma agressão usando de violência física.
c) consiste em prevenir a agressão e controlar o(s) agressor(es), valendo-se de métodos e
ferramentas estudadas, sem violência e sem força excessiva.
d) é o ato de treinar e aprender a usar equipamentos e ações físicas para o ataque contra indivíduos
em conflito com a lei.
www.tecconcursos.com.br/questoes/162349
CEBRASPE (CESPE) - TJ STF/STF/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2013
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
A segurança física e patrimonial das instalações e das pessoas que frequentam os ambientes
internos de estabelecimentos públicos ou privados demanda o emprego de equipamentos e técnicas
específicas. Em relação às técnicas de segurança física e patrimonial e de defesa pessoal e armamento,
julgue o item seguinte.
 
A defesa pessoal deve ser realizada de forma a prevenir a agressão e controlar o agressor, empregando-
se métodos, técnicas e equipamentos que proporcionem uma resposta sem violência e sem uso da força
excessiva.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1521142
COPEVE (UFAL) - Ag (Pref P Índios)/Pref Palmeira Índios/Autoridade e Trânsito/2012
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
A redução da velocidade é imprescindível em determinadas situações; porém, em outras não se faz
necessária. Indique a opção em que o motorista não precisa reduzir a velocidade.
a) Ao aproximar-se da guia da calçada.
b) Em aglomerações humanas.
c) Nas interseções.
d) Sob chuva, neblina ou ventos fortes.
e) Ao aproximar-se de qualquer placa de indicação quilométrica.
www.tecconcursos.com.br/questoes/67926
FGV - TJ TRE PA/TRE PA/Administrativa/Segurança Judiciária/2011
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1076087
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/162349
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1521142
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/67926
357) 
358) 
359) 
360) 
361) 
Para executar segurança pessoal, o profissional deve, primordialmente, usar técnicas
a) preventivas.
b) repressivas.
c) defensivas.
d) hostis.
e) contingenciais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/70035
CEBRASPE (CESPE) - Tec MPU/MPU/Apoio Especializado/Segurança/2010
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
No que se refere às técnicas de defesa pessoal, julgue o item a seguir.
Considere que, em um ataque surpresa, umcriminoso tenha agarrado, pelas costas e por baixo dos
braços, o agente de segurança de uma organização, com a intenção de imobilizá-lo. Nessa situação, uma
das técnicas recomendadas para reagir à agressão é a chave de dedo, que consiste em pegar o dedo do
agressor e girá-lo até que ele se solte.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/70036
CEBRASPE (CESPE) - Tec MPU/MPU/Apoio Especializado/Segurança/2010
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
No que se refere às técnicas de defesa pessoal, julgue o item a seguir.
Considere que um agente de segurança perceba que um agressor, portando um pedaço de pau, caminhe
em sua direção, com a intenção de acertar-lhe a cabeça. Nessa situação, para evitar a agressão, o
referido agente deve encurtar a distância em relação ao agressor, segurar o seu braço e aplicar-lhe um
contra-ataque simultâneo, surpreendendo-o.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/70037
CEBRASPE (CESPE) - Tec MPU/MPU/Apoio Especializado/Segurança/2010
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
No que se refere às técnicas de defesa pessoal, julgue o item a seguir.
 
As técnicas de projeção são utilizadas para lesionar gravemente o agressor, para controlar uma agressão
de forma moderada, ou para simplesmente ganhar tempo enquanto o agressor se levanta.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/416291
CEBRASPE (CESPE) - TJ (TRE BA)/TRE BA/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2010
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
A respeito de defesa pessoal, julgue o item seguinte.
Nas técnicas de defesa pessoal, segundo o princípio da adaptação, não é o fator de domínio que se
adapta à técnica e sim a técnica que se adapta ao adversário.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/70035
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/70036
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/70037
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/416291
362) 
363) 
364) 
365) 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/416292
CEBRASPE (CESPE) - TJ (TRE BA)/TRE BA/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2010
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
A respeito de defesa pessoal, julgue o item seguinte.
 
Os agentes de segurança devem ter uma postura preventiva, profissional e agir conforme procedimentos
operacionais definidos, pois uma boa postura é fator inibidor e, frequentemente, a simples presença do
agente evita que a segurança seja comprometida.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/67550
CEBRASPE (CESPE) - TJ TST/TST/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2008
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Acerca das técnicas operacionais e dos princípios básicos de defesa pessoal, julgue o item
subseqüente.
 
Um dos princípios básicos da defesa pessoal é utilizar e desviar a força do oponente, aproveitando-a
contra ele mesmo, independentemente de sua compleição física ou força.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/67551
CEBRASPE (CESPE) - TJ TST/TST/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2008
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Acerca das técnicas operacionais e dos princípios básicos de defesa pessoal, julgue o item
subseqüente.
As prioridades de segurança para uma abordagem a um infrator devem obedecer à seguinte ordem:
segurança do público, segurança dos responsáveis pela diligência e segurança do infrator.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/67552
CEBRASPE (CESPE) - TJ TST/TST/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2008
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Acerca das técnicas operacionais e dos princípios básicos de defesa pessoal, julgue o item
subseqüente.
Considere-se que um indivíduo com graves problemas mentais adentre uma repartição pública e, com
uma faca em punho, mantenha sob ameaça um atendente, fazendo exigências descabidas e sem
nenhum propósito. Considere-se, ainda, que um profissional de segurança, devidamente armado, chegue
ao local.
Nessa situação, o referido profissional de segurança deve ter como primeira opção o uso da arma de
fogo, na tentativa de neutralizar o ataque do agressor e poupar a integridade física do atendente.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/416292
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/67550
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/67551
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/67552
366) 
367) 
368) 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1069470
CEV UECE - GC (Pref Tauá)/Pref Tauá/II/2008
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Na defesa pessoal, as técnicas de rolamento têm por finalidade
a) estimular o ataque frontal e o lateral.
b) proteger o tórax e o coração.
c) preservar a cabeça e a coluna vertebral do praticante.
d) facilitar o resgate do oponente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1069471
CEV UECE - GC (Pref Tauá)/Pref Tauá/II/2008
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Para uma técnica de defesa pessoal se tornar eficiente, é necessário
a) ser complexa, direta, rápida e fácil de ser aplicada.
b) ser simples, direta, rápida, fácil de ser aplicada e que alcance, plenamente, o objetivo de
imobilizar o adversário.
c) ser simples, aplicada com força e fácil de ser aprendida.
d) ser simples, direta, rápida, a mão armada e fácil de ser aplicada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/417613
CEBRASPE (CESPE) - TJ TRE PA/TRE PA/Serviços Gerais/Segurança Judiciária/2007
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Acerca das técnicas de defesa pessoal, julgue os itens subseqüentes.
 
I Ao imobilizar um suspeito para o uso de algema, o agente de segurança deve, após a projeção,
com o suspeito deitado no chão e com o braço estendido e dominado na altura do peito, fazer uma
troca de mãos, iniciando uma torção a partir do pulso, forçando-o a virar em decúbito ventral, para
realizar a montada nas costas.
II Para conduzir um suspeito detido até o local apropriado, sem utilizar algemas, deve-se introduzir
os braços invertidos na altura do cotovelo do suspeito, torcendo e puxando-o para si, de modo que
um braço prenda o braço dele nas costas e o outro aplique a gravata, segurando na camisa.
 
III Um agente de segurança surpreendido por um meliante que tenta agarrá-lo por trás deve, no
momento em que o agressor estiver agarrando-o, cair em base, segurando os braços do agressor
com os seus, com os punhos cerrados, tirar o quadril de lado e passar uma das pernas por trás do
agressor, agarrando as duas pernas dele na altura dos joelhos, projetando-o para trás e ao solo, de
modo a imobilizá-lo e a colocar-lhe a algema.
 
IV Quando um suspeito que porta uma faca ataca o agente de segurança por baixo, visando a
região do abdome, o agente deve antecipar-se dando um passo para frente, e, com o braço do
mesmo lado da agressão, irá defender-se do golpe enquanto, com a outra mão, pega na altura do
cotovelo do suspeito, torcendo e puxando-o para si, aplicando-lhe uma chave de braço, obrigando-o
a largar a faca.
 
A quantidade de itens certos é igual a
a) 0.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1069470
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1069471
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/417613
369) 
370) 
371) 
b) 1.
c) 2.
d) 3.
e) 4.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1633707
CEBRASPE (CESPE) - PPNT (PETROBRAS)/PETROBRAS/Inspetor de Segurança Interna/2007
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Julgue o item a seguir, acerca de requisitos, direitos e dever e no exercício da profissão de
vigilante.
 
O treinamento permanente de prática de tiro e de defesa pessoal, o seguro de vida em grupo feito pelo
empregador, a utilização de materiais e equipamentos em perfeito funcionamento e estado de
conservação são direitos do vigilante.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/471747
CEBRASPE (CESPE) - TJ (STM)/STM/Serviços Gerais/Segurança e Transporte/2004
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Julgue o item subseqüente, relativo a segurança patrimonial, defesa pessoal e atividade de escolta.
 
Na defesa de tentativa de agressão com faca, é recomendável,inicialmente, a aproximação do agressor,
de modo a que este tenha o seu raio de ação diminuído.
 
Com isso, será mais branda a potência de eventuais golpes, já que o agressor terá menos espaço para
expandir seu movimento de braço.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/471748
CEBRASPE (CESPE) - TJ (STM)/STM/Serviços Gerais/Segurança e Transporte/2004
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Julgue o item subseqüente, relativo a segurança patrimonial, defesa pessoal e atividade de escolta.
 
Considere que, na figura abaixo, esteja ilustrado um indivíduo empunhando uma faca e que a linha
pontilhada identifique a distância de combate/engajamento — distância que cada oponente procura
manter, aguardando, em posição defensiva, o ataque do adversário.
 
Nessa situação, é correto afirmar que, em lutas com facas, na maioria dos casos, a distância de
combate/engajamento, também conhecida como área corpo a corpo, corresponde a 5 decímetros.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1633707
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/471747
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/471748
372) 
373) 
374) 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/471749
CEBRASPE (CESPE) - TJ (STM)/STM/Serviços Gerais/Segurança e Transporte/2004
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Julgue o item subseqüente, relativo a segurança patrimonial, defesa pessoal e atividade de escolta.
 
As figuras abaixo ilustram diferentes formas de empunhadura de uma faca. Embora todas dêem a
impressão de ser igualmente firmes, as empunhaduras ilustradas nas figuras II e III são menos
eficientes, em uma briga com faca, que a empunhadura ilustrada na figura I.
 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/581907
ESAF - Tec MPU/MPU/Apoio Especializado/Segurança/2004
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Constitui uma vantagem da estratégia de esquiva, na defesa contra agressão física, 
a) evitar lesões.
b) prender o agressor.
c) causar lesões.
d) imobilizar o agressor.
e) golpear o agressor. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/581908
ESAF - Tec MPU/MPU/Apoio Especializado/Segurança/2004
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Exercícios de aquecimento que precedem o treino de defesa pessoal em qualquer modalidade de
luta, têm como finalidade 
a) aumentar a força física.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/471749
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/581907
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/581908
375) 
376) 
377) 
b) treinar reflexo.
c) treinar posição de base.
d) treinar defesa de agressão a mãos livres.
e) evitar distensões musculares. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/581909
ESAF - Tec MPU/MPU/Apoio Especializado/Segurança/2004
Segurança Privada e Transportes - Defesa Pessoal
Na defesa pessoal, com luta no chão, a posição de montada se realiza sentando-se sobre o
agressor 
a) no estômago.
b) nas pernas.
c) no ventre.
d) no tórax.
e) nas costelas. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2404327
IDIB - GP (CDC)/CDC/2023
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
Durante o horário de almoço, dois guardas portuários estavam conversando sobre ações de
vigilância patrimonial quando o chefe da segurança da Companhia Docas do Ceará adentrou o recinto e
falou objetivamente: “Não há segurança perfeita ou absoluta”. Sobre o comentário em questão, assinale
a alternativa correta.
a) O chefe da segurança não tem conhecimento dos conceitos básicos da vigilância patrimonial.
b) Como sempre existe um risco de agressão às instalações portuárias, está correto o comentário do
chefe da segurança.
c) O chefe da segurança não domina os conceitos básicos da segurança privada.
d) O comentário do chefe da segurança está parcialmente correto, pois a própria distração dos
guardas portuários, conversando no horário de almoço, torna imperfeita a segurança das instalações
portuárias.
e) O chefe da segurança não tem conhecimento dos conceitos básicos da segurança pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2820792
FCC - TJ TRT12/TRT 12/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2023
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
Dentre os métodos de análise de riscos disponíveis, pode-se adotar uma matriz de classificação de
prioridade e proteção que avalia as opções existentes de acordo com critérios previamente estabelecidos.
Tais critérios devem focar o problema a ser combatido e uma das concepções determina a organização
da matriz, baseada na sigla "PARE" que significa:
a) Prazo ; Aceitação ; Resultados ; Eventualidade
b) Plano; Análise; Revisão; Efetividade
c) Potencialidade; Aceitação; Resultados; Efetividade
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/581909
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2404327
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2820792
378) 
379) 
380) 
d) Prazo; Aceitação; Recursos; Efetividade
e) Potencialidade; Aplicação; Recursos; Evolução
www.tecconcursos.com.br/questoes/2821125
FCC - TJ TRT12/TRT 12/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2023
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
 A crise, definida como um “um evento ou situação crucial, que exige uma resposta espacial de
polícia, a fim de assegurar uma solução aceitável” (Salignac, 2011, p. 211), e o seu gerenciamento,
atividade fundamental perante eventos críticos, levam em conta que
a) o gerenciamento de crises tem por objetivo preservar vidas e aplicar a lei simultaneamente.
b) a prevenção da crise também compõe o gerenciamento de crises.
c) a crise exige uma postura organizacional rotineira.
d) a crise é seletiva e inesperada.
e) o estresse aumenta a capacidade de desempenho em tarefas de solução de problemas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2513925
Instituto ACCESS - GP (CM S Parnaíba)/CM S de Parnaíba/2022
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
Um dos objetivos das ações preventivas reside em
a) estabelecer-se uma parceria entre as forças de segurança e as diversas instituições, de modo a
permitir irrestrita intervenção daquelas no âmbito destas.
b) avaliar os riscos em conjunto, estabelecendo parcerias de trabalho constante, de modo que o
poder público sempre esteja presente internamente nas instituições.
c) serem alinhadas pelas forças públicas e privadas, quando, por exemplo, no caso de uma denúncia
de possível ataque contra alguma empresa, carro de transporte de valores, escolta armada, etc.,
possa haver atuação conjunta dessas duas forças para evitar a efetivação do risco.
d) articular as ações das instituições com as polícias, de modo a punir severamente aqueles que,
mesmo responsáveis pela segurança, se comportarem de modo inadequado segundo os princípios
das forças oficiais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1241090
FCC - Ass Leg (ALAP)/ALAP/Atividade Administrativa e Operacional/Assistente de
Segurança/2020
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
O departamento de segurança de uma determinada instituição, ao analisar os riscos aos quais
estão submetidas as instalações, considerou a possibilidade de o circuito fechado de televisão se tornar
inoperante e as vulnerabilidades que podem advir de tal problema. Foi adotado, na análise de riscos, o
método
a) indutivo.
b) dedutivo.
c) assertivo.
d) corretivo.
e) investigativo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2821125
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2513925
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1241090
381) 
382) 
383) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/618792
FCC - TJ TRT6/TRT 6/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2018
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
Ao efetuar uma análise de riscos, é essencial estabelecer um diagnóstico e efetuar uma avaliação
dos riscos e ameaças a que uma instituição está sujeita. Para tanto, o diagnóstico 
a) utiliza o trabalho de campo em sua definição, e a avaliação determina uma análise de
probabilidades sujeita a regras estatísticas. 
b) não pode ser expressoem relatório, por se tratar de assuntos reservados à instituição, e a
avaliação engloba grau de probabilidades de ocorrências negativas. 
c) é formalizado por meio de relatório, e a avaliação prescinde de regras estatísticas, por se referir às
ocorrências essencialmente aleatórias, que são os danos e as perdas. 
d) dispensa qualquer atividade de levantamento das vulnerabilidades de uma instituição, por se
tratar do resultado de um processo estatístico definido pela avaliação de riscos e ameaças. 
e) é estabelecido somente por meio de pesquisa na instituição, considerando que a análise de riscos
e ameaças não adota conceitos estatísticos que admitem a probabilidade de ocorrência de resultados
negativos. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/618797
FCC - TJ TRT6/TRT 6/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2018
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
Atentado, no que se refere à segurança de dignitários, para ser assim considerado, 
a) pode ocorrer a qualquer momento e deve ser a prioridade da atividade de segurança, pois sempre
é perpetrado de forma planejada, por pessoas preparadas. 
b) sempre ter como objetivo atingir a integridade física do dignitário. Pode ocorrer de forma abrupta
e inesperada, quando causado por um desafeto da pessoa protegida. 
c) pode ter qualquer objetivo, desde que tenha o intuito de trazer algum dano à imagem ou à
integridade física do dignitário. Deve ser perpetrado como a consumação de um premeditado
planejamento. 
d) deve ter como objetivo prioritário atingir a integridade física do dignitário, mas também pode
atingir outras pessoas próximas, dependendo do meio empregado para sua consecução. 
e) pode ter o objetivo de desmoralizar a imagem do dignitário ou da instituição a qual representa,
mas também pode ocorrer sem motivo lógico, quando perpetrado por um psicopata. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/666257
FCC - TJ TRT15/TRT 15/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2018
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
O técnico de segurança de um determinado Tribunal, identifica um evento que pode causar danos
àquela instituição e decide incrementar um procedimento de segurança. Para uma escolha acertada,
utiliza uma metodologia de análise de riscos denominada “diagrama da árvore” que consiste em
a) reunir com especialistas que podem analisar aquele determinado evento indesejado, produzindo
uma estratégia única de ação.
b) realizar uma reunião com os funcionários que têm alguma influência ou conhecimento daquele
evento, com intuito de, por meio de uma discussão livre, identificar a melhor forma de resolver o
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/618792
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/618797
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/666257
384) 
385) 
386) 
problema.
c) projetar o impacto daquele evento sobre a instituição, de forma a estabelecer parâmetros de ação.
d) efetuar um desdobramento gráfico das causas anteriores, a partir da causa de um determinado
evento indesejado, definindo todos os caminhos possíveis de sua ocorrência.
e) agrupar todos os eventos correlatos e estabelecer uma relação com as respectivas incidências, por
meio de um relatório, de forma a estabelecer prioridades de ação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/666264
FCC - TJ TRT15/TRT 15/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2018
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
É fundamental que o técnico de segurança tenha sempre em mente que no(a) ..I.... o dano é real
e na ameaça é potencial. Também deve saber que dano é resultado e .II.. , consequência.
(BRASILIANO, A. Manual de planejamento e gestão de riscos corporativos. São Paulo: Sirecuzza, 2003)
Preenchem, correta e respectivamente, as lacunas I e II:
a) perda − risco
b) falha − ameaça
c) ameaça − perda.
d) risco − perda.
e) atenção − falha
www.tecconcursos.com.br/questoes/477567
FCC - TJ TRT24/TRT 24/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2017
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
A análise de risco visa detectar todos os incidentes ao qual o dignitário, sua família e empresa
estão expostos. Pode-se afirmar que
a) A probabilidade dos riscos e ameaças é classificada como baixo, moderado, grave e catastrófico.
b) Os danos e perdas podem ser caracterizados em três ordens que são: de natureza humana, moral
e material.
c) Para cada risco existente haverá duas linhas táticas: a ofensiva e a corretiva.
d) Sobre o controle dos riscos, a ordem é focar nos resultados dos atos criminosos para que este
evento indesejado não ocorra novamente, isso significa previsibilidade.
e) As vias de acesso e o patrimônio correspondem aos potenciais de danos e na trajetória e na área
a ser afetada corresponde à fonte geradora na técnica de análise preliminar dos riscos existentes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/584513
FCC - AJ TST/TST/Apoio Especializado/Tecnologia da Informação/2017
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
O método Mosler é muito utilizado para análise e avaliação de riscos organizacionais. Na fase de
Análise de Riscos, o método realiza a análise com base em 6 critérios, cada qual usando uma escala de 1
a 5, que reflete a sua gravidade. O critério da
a) Profundidade “P” projeta as consequências negativas ou danos que podem alterar a atividade
principal da empresa. Utiliza a graduação de “Levemente” a “Muito gravemente”.
b) Agressão “A” mede a possibilidade do risco vir a acontecer em vista das características
conjunturais e físicas da organização, podendo considerar cidade, estado e país onde se encontra.
Utiliza a graduação de “Muito baixa” a “Muito alta”.
c) Vulnerabilidade “V” mede o impacto da concretização da ameaça sobre os bens, ou seja, o quanto
os bens atingidos podem ser substituídos. Utiliza a graduação de “Muito facilmente” a “Muito
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/666264
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/477567
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/584513
387) 
388) 
389) 
dificilmente”.
d) Função “F”, uma vez materializado o risco, mede a perturbação e os efeitos que o risco pode
causar para a imagem da empresa. Utiliza a graduação de “Muito leve” a “Muito grave”.
e) Substituição “S”, mede quais serão as perdas pela concretização do risco, no âmbito financeiro.
Utiliza a graduação de “Muito baixa” a “Muito alta”.
www.tecconcursos.com.br/questoes/584966
FCC - TJ TRF5/TRF 5/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2017
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
Considerando a doutrina de segurança das áreas e instalações, um instrumento eficaz de trabalho
de campo que consiste em um compêndio de itens a serem avaliados, via de regra organizados em forma
de questionário, que considera os diversos aspectos essenciais para levantamento de riscos potenciais ou
reais, exigindo constante complementação e atualização, é chamado de
a) pauta.
b) relatório.
c) check list.
d) ata de segurança.
e) review.
www.tecconcursos.com.br/questoes/584968
FCC - TJ TRF5/TRF 5/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2017
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
O Técnico de Segurança de uma determinada instituição tem, em sua área de fiscalização, um
Centro de Processamento de Dados − CPD e um depósito de produtos inflamáveis. Ambos os locais são
considerados pontos de interesse de segurança, que demandam ações preventivas específicas. Para
melhor adotar tais ações, o técnico deve saber que os locais citados tratam, respectivamente, de pontos
a) de perigo e tangível.
b) de risco e de ameaça.
c) crítico e intangível.
d) de risco e crítico.
e) crítico e de risco.
www.tecconcursos.com.br/questoes/584979
FCC - TJ TRF5/TRF 5/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2017
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
Na sede do Tribunal, um funcionário, alegando questões amorosas, posiciona-se no parapeito da
janela do 5º andar e ameaça jogar-se e cometersuicídio. João, Técnico de Segurança escalado no dia,
toma conhecimento e reconhecendo tal situação como uma crise, com o apoio dos demais técnicos de
segurança presentes, passa a adotar todas as providências quanto ao gerenciamento de crise. Após o
isolamento do local e o estabelecimento de perímetros táticos, inicia a negociação com o funcionário, a
fim de demovê-lo da ideia de cometer suicídio, e solicita que acionem a polícia para adotar as
providências no prosseguimento da ação. Num determinado momento, um repórter solicita autorização
para acompanhar a negociação de perto, registrando os fatos em vídeo. João autoriza a aproximação do
repórter, com intuito de que a imprensa auxiliaria no registro da legalidade das ações que ali se sucedem,
caso resultasse em desfecho negativo.
 
Considerando o cenário descrito, João
a) não deveria ter considerado tal situação como uma crise, por não ser um acontecimento de
grandes proporções, para o emprego de todas as ações descritas. Acertou ao solicitar a presença da
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/584966
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/584968
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/584979
390) 
imprensa, que possui condições de validar as ações ali adotadas.
b) não deveria ter considerado tal situação como uma crise, pois não havia ameaça de outras vidas,
além do possível suicida. Ao adotar todas as providências descritas criou um ambiente desfavorável à
resolução do caso e uma repercussão desnecessária. Errou também ao autorizar a aproximação da
imprensa, que poderia utilizar o fato como sensacionalismo, prejudicando a imagem do Tribunal.
c) agiu corretamente ao tratar tal situação como uma crise, adotando todas as providências
correlatas ao gerenciamento de crise. Errou ao autorizar a aproximação da imprensa, que deveria
ficar afastada, uma vez que foram estabelecidos perímetros táticos.
d) agiu corretamente ao considerar a tal situação como uma crise. Apenas falhou na negociação, que
deveria iniciar com a presença de profissional especializado. Agiu corretamente quando autorizou a
aproximação da imprensa, para o fiel registro dos fatos, a fim de salvaguardar sua imagem e a do
Tribunal.
e) acertou ao considerar tal situação como uma crise. Todas as providências que adotou foram
corretas, inclusive se valendo da presença do repórter para o registro da ação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/258871
FCC - Tec (CNMP)/CNMP/Apoio Técnico Administrativo/Segurança Institucional/2015
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
Durante a 2ª Sessão Extraordinária do Conselho Nacional do Ministério Público − CNMP, realizada
numa terça-feira, 14 de outubro de 2014, o presidente do Conselho assinou a Resolução nº 116/2014,
que estabelece regras gerais para a proteção pessoal de membros do Ministério Público e de seus
familiares diante de situação de risco decorrente do exercício da função.
(Texto adaptado e extraído do site http://www.cnmp.mp.br/portal/noticia
/6520-presidente-do-cnmp-assina-resolucao que - instituiprotecao- pessoal-a-membros-do-mp)
Sobre o assunto, analise:
I. Compete à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) do Senado Federal zelar pela
autonomia funcional e administrativa do Ministério Público, podendo expedir atos regulamentares, no
âmbito de sua competência, ou recomendar providência.
II. No processo de gestão de risco, o Conselho Nacional do Ministério Público − CNMP deverá
considerar, além de outros, a segurança das áreas e instalações do ambiente em que está inserido o
ameaçado e sua família.
III. A situação de risco deverá ser reavaliada periodicamente por empresas particulares contratadas
pelo Procurador-Geral e após emissão de um novo relatório da Polícia Judiciária para o efeito de
manutenção, aprimoramento ou cessação das medidas adotadas para garantia da segurança do
ameaçado.
IV. A prestação de proteção pessoal pelo Conselho Nacional do Ministério Público − CNMP deverá
ser precedida de planejamento técnico, operacional e logístico, assim como de alocação de recursos
para execução das atividades, nos limites orçamentários e financeiros disponíveis.
Está correto o que consta APENAS em
a) I e III.
b) II e III.
c) I e IV.
d) II e IV.
e) I, II e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/170539
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/258871
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/170539
391) 
392) 
393) 
394) 
FCC - TJ TRT2/TRT 2/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2014
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
De uma forma geral, riscos correspondem à probabilidade de eventos indesejados acontecerem em
um período de tempo ou em circunstâncias específicas. Os riscos que designam situações que envolvem
apenas a chance de perda, caso se tenha a consecução do risco, são os riscos
a) fundamentais.
b) especulativos.
c) particulares.
d) puros.
e) estáticos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/132813
FCC - TJ TRF5/TRF 5/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2013
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
As condições ou fatos significativos que podem criar uma situação de impossibilidade para a
consecução dos objetivos estabelecidos no planejamento da segurança de um Dignitário definem
a) um risco.
b) uma ameaça.
c) um dano.
d) uma perda.
e) um diagnóstico.
www.tecconcursos.com.br/questoes/167859
FCC - Tec (DPE RS)/DPE RS/Apoio Especializado/Segurança/2013
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
Toda carência ou falha identificada no sistema defensivo de uma organização, possibilitando a
ocorrência de ações criminosas, caracteriza o conceito de
a) risco.
b) ameaça.
c) atentado.
d) insegurança.
e) vulnerabilidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/167865
FCC - Tec (DPE RS)/DPE RS/Apoio Especializado/Segurança/2013
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
Na Segurança da Gestão das Áreas e Instalações − SGAI assumem particular importância as ações
perpetradas pelo elemento humano contra o ativo “patrimônio físico”, tais como: atos de sabotagem,
depredações e negligência, bem como as ações de elementos adversos, como as intempéries e os
fenômenos naturais. Nesse contexto, a análise de riscos e ameaças e a prevenção de perdas assumem
caráter de extrema relevância, em razão dos resultados que proporcionam.
De acordo com o texto acima, analise as assertivas considerando os aspectos que constituem a essência
da análise de riscos e ameaças.
I. Levantamento dos custos de implantação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/132813
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/167859
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/167865
395) 
396) 
397) 
II. Formalização de um diagnóstico.
III. Aplicação de metodologia de avaliação.
IV. Determinação do tipo de risco ou ameaça.
V. Especificação do grau de criticidade do risco ou ameaça.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) I e II.
b) II e IV.
c) I, III e V.
d) I, III, IV e V.
e) II, III, IV e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/184697
FCC - TJ TRT9/TRT 9/Administrativa/Segurança/2013
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
Quanto à identificação de riscos,
a) é um processo de análise dos riscos existentes numa edificação, incluindo sua probabilidade.
b) é um processo que visa selecionar uma ou mais opções para modificar os riscos.
c) é realizada para priorizar o tratamento dos riscos dentro de uma organização.
d) serve para decidir se os riscos residuais são toleráveis.
e) deve incluir todos os riscos, apontando-se as fontes de risco, áreas de impacto, as causas e
possíveis consequências.
www.tecconcursos.com.br/questoes/190719
FCC - TJ TRT15/TRT 15/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2013
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
A linha de ação correta a ser adotada, em face do diagnóstico apresentado durante a análise de
riscos, é:
a) vendaval: vigiar o abrigo de veículos.
b) pessoas estranhas: manter portas e janelas fechadas.
c) incêndio:realizar uma investigação técnica.
d) ações de sabotagem: efetuar o controle imediato de entrada e saída de veículos.
e) greves externas e internas: impedir sua propagação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/65078
FCC - TJ TRF1/TRF 1/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2011
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
A cidade A, conhecida pelo trânsito intenso de veículos, possui estatística anual de 1 000 acidentes
de trânsito, com gravidade de uma morte para cada acidente. Longe dali, em uma região com muitos
terremotos, está a cidade B, cuja estatística registrada desse tipo de evento é de 0,1 acidentes/ano com
respectiva gravidade em 10 000 mortes/acidente.
Após análise de risco, com base nos dados acima, analise:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/184697
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/190719
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/65078
398) 
399) 
I. O risco de acidentes na cidade A é 100 vezes maior do que na cidade B.
II. O risco de mortes na cidade B é 10.000 vezes maior do que na cidade A.
III. O risco de morte é igual em ambas as cidades.
IV. Seguindo tais projeções, em 10 anos, o total de mortos será igual em ambas as cidades.
Está correto o que consta SOMENTE em:
a) I, II e IV.
b) I e III.
c) III e IV.
d) I e II.
e) II e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/65080
FCC - TJ TRF1/TRF 1/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2011
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
Com relação à Análise de Riscos, é correto afirmar:
a) Se ocorreu um evento não desejado, diagnosticado em análise de riscos, então tal análise de riscos
apresentou falha em um ou mais de seus processos.
b) Riscos são variáveis que podem ser reduzidas ou eliminadas, com certa probabilidade de
ocorrência e potencialidade para causar ou não danos; sendo assim, o objetivo da análise de riscos é
a eliminação dos riscos.
c) Risco difere conceitualmente de ameaça pelo fato de, em ocorrendo o evento não desejado, no
caso do risco poderá ou não haver uma perda; já com relação à ameaça, a perda é real e ocorrerá
em função do evento não desejado.
d) Engloba métodos de avaliação, como o diagrama de espinha de peixe e o diagrama de árvore, que
são métodos gráficos para a análise de causa e efeito e análise de causas, respectivamente.
e) O prognóstico é uma das ferramentas a ser executada na análise de riscos, fornecendo a avaliação
da situação pregressa da área a ser avaliada de uma empresa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/85902
FCC - TJ TRT1/TRT 1/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2011
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
Ao efetuar uma análise de risco em uma empresa, poderão ser encontradas variáveis como riscos e
ameaças, as quais não se confundem uma vez que possuem diferentes níveis de potencialidade em
causar danos quando concretizadas. Assim, dentre os eventos possíveis em uma empresa fictícia, com
diversos níveis de segurança implantados, os que correspondem a um risco e a uma ameaça são,
respectivamente,
a) greve com paralisação dos funcionários/atividades e incêndio de grandes proporções.
b) vazamento de informações sigilosas e incêndio de grandes proporções.
c) incêndio de grandes proporções e entrada não controlada em portaria de pessoa estranha à
empresa.
d) entrada não controlada em portaria de pessoa estranha à empresa e greve com paralisação dos
funcionários/ atividades.
e) vazamento de informações sigilosas e greve com paralisação dos funcionários/atividades.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/65080
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/85902
400) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/85903
FCC - TJ TRT1/TRT 1/Administrativa/Agente da Policia Judicial/2011
Segurança Privada e Transportes - Análise de Riscos (Dignitários)
Na gestão da segurança de áreas, instalações e patrimônio existentes assumem vital importância
eventos indesejados de cunho humano como sabotagem, acidentes e falhas, bem como eventos de
origem adversa como fenômenos da natureza. Um programa essencial para tal gestão, a fim de que, com
base nele sejam planejadas as ações de segurança fundamentadas nas variáveis citadas, deverá ser o de
a) seleção e gestão de pessoas.
b) análise de riscos.
c) procedimentos emergenciais.
d) gestão de emergências.
e) controle e gestão patrimonial.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/85903
Gabarito
201) Certo 202) Errado 203) Errado 204) Certo 205) Certo 206) Certo 207) B
208) E 209) C 210) D 211) Errado 212) A 213) Anulada 214) C
215) D 216) B 217) Errado 218) E 219) C 220) Certo 221) Certo
222) E 223) A 224) E 225) Anulada 226) B 227) D 228) E
229) D 230) Anulada 231) C 232) E 233) Errado 234) Certo 235) Errado
236) Certo 237) C 238) D 239) E 240) A 241) C 242) E
243) B 244) A 245) C 246) C 247) E 248) C 249) B
250) C 251) A 252) D 253) A 254) B 255) A 256) Certo
257) Errado 258) B 259) E 260) D 261) D 262) B 263) E
264) D 265) B 266) Anulada 267) A 268) Errado 269) E 270) Certo
271) Errado 272) Certo 273) Certo 274) Certo 275) Errado 276) C 277) A
278) C 279) B 280) D 281) E 282) A 283) Errado 284) Certo
285) Errado 286) Certo 287) Errado 288) Errado 289) D 290) B 291) A
292) C 293) B 294) C 295) E 296) A 297) E 298) A
299) B 300) D 301) B 302) Errado 303) Certo 304) Errado 305) Errado
306) Certo 307) Errado 308) Errado 309) Certo 310) Certo 311) Certo 312) Certo
313) Errado 314) Errado 315) Certo 316) Errado 317) Errado 318) Errado 319) Errado
320) Errado 321) Errado 322) Errado 323) Errado 324) Errado 325) C 326) B
327) A 328) A 329) A 330) C 331) A 332) A 333) E
334) A 335) C 336) C 337) D 338) C 339) D 340) Errado
341) E 342) C 343) B 344) D 345) Certo 346) C 347) Certo
348) B 349) C 350) Certo 351) Certo 352) E 353) D 354) C
355) Certo 356) E 357) A 358) Certo 359) Certo 360) Certo 361) Certo
362) Certo 363) Certo 364) Certo 365) Errado 366) C 367) B 368) E
369) Certo 370) Errado 371) Errado 372) Certo 373) A 374) E 375) C
376) B 377) D 378) B 379) C 380) A 381) A 382) E
383) D 384) D 385) B 386) B 387) C 388) E 389) C
390) D 391) D 392) A 393) E 394) E 395) E 396) A
397) C 398) D 399) C 400) B

Mais conteúdos dessa disciplina