Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Quirino (2011, p. 13) relata que os recursos didáticos, em seus mais variados tipos, “[...] são responsáveis por compor o ambiente da aprendizagem em toda sua amplitude, dando origem à estimulação para o aluno [...]”, tendo como objetivo, “[...] de tal forma, despertar o interesse favorecendo o desenvolvimento da capacidade de percepção e observação, numa tentativa de aproximar o aluno da realidade”. Assim, os recursos didáticos nada mais são do que as ferramentas que o professor utilizará durante todo o ano letivo e pode, muitas vezes, precisar de algumas alterações ou novos utensílios que servirão para o aprimoramento das atividades e aulas realizadas na escola. Os jogos, por exemplo, são recursos didáticos, podem ser entendidos como maneiras de realizar atividades estruturadas ou semi-estruturadas, geralmente são praticados como instrumento educacional. Diante do exposto, discorra sobre a compreensão dos recursos didáticos.
 Os recursos didáticos são importantes ferramentas que auxiliam na condução do processo de ensino e aprendizagem, fornecem subsídios para a construção significativa do conhecimento e atuam como mediadores da aprendizagem. Os materiais utilizados como recursos didáticos nas salas de aula são diversificadas quanto à estrutura, composição, aplicação e formas de uso, encontrando, portanto, sua função didática nas formas como é trabalhado pelo professor e nos objetivos propostos com o planejamento de aula. Tais recursos são utilizados nos diversos segmentos que compõem a Educação Básica, onde encontra aplicação nas diversas áreas do conhecimento. 
 Os recursos didáticos compreendem uma diversidade de instrumentos e métodos pedagógicos que são utilizados como suporte experimental no desenvolvimento das aulas e na organização do processo de ensino e de aprendizagem. Eles servem como objetos de motivação do interesse para aprender dos educandos. 
 Exemplos de alguns tipos de recursos didáticos. 
	Tipos de recursos.
	 Descrição 
	Quadro de escrever 
	Também chamado de quadro-de-giz, quadro negro ou lousa, o quadro de escrever é considerado um excelente recurso visual, visto por muitos como o mais importante recurso incorporado a qualquer programa de ensino e aprendizagem. 
	Cartazes
	São recursos visuais constituídos de folhas soltas de papel ou cartolina, contendo apenas uma ou mais ilustrações e uma mensagem. Os cartazes podem ser de diversos tamanhos, cores e formatos, podendo ser afixados para exposição em qualquer local desejado: paredes, quadros de escrever, etc.
	Televisão 
	É um meio de comunicação que atinge um grande número de pessoas ao mesmo tempo, pois trata-se de um recurso ágil e completo, capaz de unir a imagem ao som. Exerce um papel muito importante na sociedade como veículo de informações, opiniões, valores, crenças e dessa forma não pode ser desconsiderada pela instituição escolar.
	Computador
	É uma máquina eletrônica programável, capaz de processar e armazenar dados e informações. É um recurso didático inovador e valiosa ferramenta com instrumento pedagógico. 
	Músicas 
	É uma forma de expressar arte e cultura através dos sons, ultimamente a música vem ganhando espaço no meio pedagógico, pois a sua utilização em sala de aula tem sido de grandes contribuições para o ensino e aprendizagem.

Mais conteúdos dessa disciplina