Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Para a resolução dos exercícios abaixo e melhor compreensão, antes de cada exercício foi escolhido um Julgado acerca do assunto. Leia os julgados abaixo e, após cada Julgado responda às perguntas propostas:
1) EMENTA: DIREITO ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PÚBLICO. VÍCIO DE FORMA NO ATO DE INVESTIDURA DE DOIS SERVIDORES NOMEADOS. NÃO ASSINATURA DOS TERMOS DE POSSE DE SERVIDORES PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.CONSULTA SOBRE A POSSIBILIDADE DE CONVALIDAÇÃO DO ATO PRATICADO. VIABILIDADE.
 Nos termos da Lei nº 9.784/99, os defeitos sanáveis de um ato administrativo, que se relacionam com os requisitos de competência ou de forma, devem ser convalidados pela Administração Pública, desde que não sobrevenham lesão ao interesse público ou prejuízo a terceiros.
Levando-se em conta o princípio da segurança jurídica e da boa-fé, que devem nortear a atividade administrativa, de se entender que a decisão acerca da convalidação do ato praticado com vício de forma é vinculada, porquanto os servidores não podem ter seus direitos oscilando em decorrência de comportamentos equivocados perpetrados pela própria Administração.
Uma vez comprovada a nomeação e atestado o efetivo exercício das atribuições do cargo pelos servidores, assim como a inexistência de eventual prejuízo a terceiros, a Administração Pública deve proceder ao saneamento dos atos de investidura dos servidores referidos nos autos, o que deve ocorrer por meio da formalização do termo de posse dos servidores em referência, com efeitos ex tunc, isto é, retroativos.
Tendo em vista que o defeito formal, no caso, está na inexistência do ato cabível (termo de posse), a convalidação necessariamente deverá produzir efeitos jurídicos retroativos, visando ao suprimento da falta ocorrida no passado. Sendo assim, compreende-se que a convalidação deve retroagir à data em que os servidores entraram em efetivo exercício nos cargos para os quais foram nomeados.
RESPONDA o que é pedido:
a) Qual ou quais dispositivos de lei que fundamenta essa Ementa?
b) Quais os princípios administrativos que podem ser aplicados no caso em tela:
c) Estamos falando de vício de forma ou de vício de legalidade?
d) Quais os efeitos da presente convalidação? EX TUNC OU EX NUNC?
e) A convalidação dos atos por vício de forma é vinculada ou discricionária? Justifique.
2) Analise o seguinte julgado:
(...) esta Corte firmou o entendimento de que é imprescindível a comprovação da má-fé do administrado para a configuração do dever de ressarcimento de valores indevidamente recebidos por erro da administração.
[ARE 696.316, rel. min. Joaquim Barbosa, j. 10-8-2012, dec. monocrática, DJE de 16-8-2012.]
Responda o que é pedido:
a) Qual seria o instrumento mais adequado para se verificar o recebimento indevido, bem como a má-fé do servidor?
b) Quais princípios deveriam ser respeitados nesse instrumento?
3) leia o Julgado:
Inquérito. Publicidade. Norteia a administração
o pública – gênero – o princípio da publicidade no que deságua na busca da eficiência, ante o acompanhamento pela sociedade. Estando em jogo valores, há de ser observado o coletivo em detrimento, até mesmo, do individual.
[HC 102.819, rel. min. Marco Aurélio, j. 5-4-2011, 1ª T, DJE de 30-5-2011.]
Responda o que é pedido:
a) Explique os dois princípios citados na Ementa acima:
b) Explique a relação feita entre os princípios acima elencados, bem como justifique o porquê da eficiência ser relacionada à publicidade.
c) Dê um exemplo de ato administrativo ou norma em que se verifique a presença do princípio da publicidade.

Mais conteúdos dessa disciplina