Prévia do material em texto
Origem do Colesterol Endógeno: - Colesterol é uma molécula fundamental para o nosso organismo. - Sintetizado (70%) por todos os tecidos. - Outros 30% são fornecidos pela dieta. - O grande problema é a quantidade de colesterol que o organismo tem recebido com a alimentação. - Produto típico do metabolismo do colesterol, ou seja, planta não tem colesterol. Funções do colesterol: 2 principais. - Função estrutural que faz parte das membranas biológicas. - Serve como percursor de todos os outros esteroides que temos no corpo (hormônios corticosteróides, hormônios sexuais, ácidos biliares, vitamina D). Formas do Colesterol: 2 estruturas que podemos ter dentro do organismo. - Forma ativa: o colesterol livre ➢ Com a hidroxila livre ele serve com precursor dos esteróides. Sai da membrana, cai na membrana e assim sintetiza os hormônios nas células especializadas - Forma de armazenamento (Éster de colesterol): ➢ É uma molécula totalmente apolar que está inserido na membrana. ➢ É a forma que tem de armazenar esse colesterol. ➢ O ácido graxo está esterificado com o colesterol. Outras informações: • Se não usamos o colesterol para armazenar alguma coisa, ele fica armazenado na membrana plasmática ou nas membranas em geral. • Uma serie de compostos podem ser sintetizados a partir do colesterol. Compostos sintetizados por colesterol: Destinos do Colesterol. - Alguns desses compostos são efetivamente utilizados com atividades biológicas (Hormônios Esteróides e Sais Biliares). - Já alguns são locais onde esse colesterol está (Membranas ou Lipoproteínas). - Na via de síntese do colesterol e 100% dos carbonos dessa molécula vem do Acetil-CoA, durante a síntese existe algumas saídas do metabolismo que podem dar origem a outras moléculas diferentes. Ex.: Ubiquinona, Dolicol (transportador de açúcar), 1,25- dihidroxicolecalciferol (vitamina D). De onde vem os principais substratos da síntese de colesterol: - Temos dois substratos principais mais um cofator que estão dentro da célula (citosol) para produzir colesterol já que ela requer muita energia. - Substratos: ➢ ATP: é sintetizado via cadeia transportadora de elétrons. ➢ Acetil-CoA: Veio do Ciclo de Krebs (primeira reação). ➢ NADPH: que vem da Via das Pentoses-P que se inicia com a Glicose da Dieta, sendo uma via alternativa da Via Glicolítica que acontece em todas as células e responsável por sintetizar essa molécula (NADPH), que tem relação com a síntese de lipídeos (colesterol). Glicose da Dieta: é utilizada na glicolise para dar origem ao Piruvato na descarboxilação para dar origem ao Acetil-CoA dentro da mitocôndria. Usamos a primeira reação do Ciclo de Krebs para sintetizar Citrato e esse Citrato vai para o Citosol. Assim do lado de fora, vai dar origem ao Acetil-CoA (Acetil-CoA Oxalacetato é reação reversa o Ciclo de Krebs da Citrato Sintase. Oxalacetato vai a Malato pode ir a Piruvato para entrar de novo. O Malato pode entrar na Mitocôndria normalmente). Etapas da Síntese de Colesterol: 5 etapas. - Síntese do Mevalonato. - Formação das Unidades Isoprenóides (se condensam). - Reações de condensação: - 1. Formação de Geranil Pirofosfato. - 2. Formação de Farnesil Pirofosfato. - 3. Formação de Esqualeno. - Ciclização: Lanosterol. - Lanosterol > Colesterol. Algumas Etapas da Sintese de Colesterol: - Para iniciar síntese precisamos de duas moléculas e de Acetil-CoA que sobre a ação da Tiolase se transforma numa molécula de Acetoacetil-CoA. - Depois esse Acetoacetil-CoA recebe uma nova molécula de Acetil Co-A. Fazendo isso, temos a formação do HMG-CoA e quem faz essa reação é a HMG-CoA sintase. - Na próxima etapa (mais importante - formação do Mevalonato): A redutase insere hidrogênios (que veio do 2NADPH) no HMG-CoA, retira a porção do Coa, e faz com q o HMG-CoA se transforme Mevalonate (essa etapa é a mais importante clinicamente porque consegue controlar farmacologicamente). Regulação da Síntese de Colesterol: Etapa da formação do Mevalonato. - Etapa limitante da biossíntese do colesterol. Ou seja, a etapa de HMG-CoA Reductase dá para ser controlada. Se a atividade dessa enzima tiver alta, a síntese de colesterol esta alta também. Mas se a atividade estiver baixa, a síntese também vai estar inibida. Regulação da Síntese de Colesterol: HMG-CoA redutase. - HMG-CoA Redutase é uma enzima alostérica (sofre efeito de efetores alostéricos); é controlada por fosforilação e desfosforilação (os hormônios controlam essa enzima); e controlada na sua expressão genética, alostericamente. Como ocorre a regulação: - HMG-CoA Reductase (proteína) está ativa: então transforma HMG-CoA em Mevalonato. - A síntese é controlada por colesterol e sais biliares. Ou seja, quanto mais colesterol tenho dentro da célula, menos enzimas do tipo HMG-CoA Reductase eu tenho. - O DNA dessa enzima é desligado e deixa de produzir o mRNA mensageiro da enzima e assim não há enzima propriamente dita. Então para ter enzima na célula é preciso que o seu gene esteja ativo e produzindo mRNA mensageiro (transcrição). Essa transcrição pode ser regulada negativamente em casos que tem muito colesterol ou muito sal biliar, sendo assim o gene desligado. - O colesterol e os sais biliares são modulares da expressão do gene da HMG-CoA Reductase inibindo esse gene a nível de transcrição. - Pode ser controlada alostericamente pelo produto da reação (Mevalonato). Último controle ocorre por fosforilação e desfosforilação: - A insulina é liberar na situação de alta quantidade de combustível. - O glucagon é liberado na situação de baixa quantidade de combustível - hipoglicemia. - Então a HMG-CoA Reductase é ativada estando desfosforilada - sem fosfato. Quem faz esse processo é uma fosfatase que é ativada por insulina e inibida por glucagon. - Ou seja, a insulina ativa a fosfatase, a fosfatase vai desfosforilar a HMG-CoA Reductase e ela vai estar ativa. - Para um processo oposto é necessário ativar a Kinase-P para que fosforile a HMG-CoA Reductase e inative a enzima. - A insulina já age por outro caminho ativando a Fosfatase que é responsável por inibir a Kinase, sendo responsável por inibir a HMG-CoA Reductase. - A insulina tem dois papeis: ativar a HMG-CoA Reductase que esta inibida, quanto ela evita que ela seja inibida. - O Glucagon já faz o oposto: inibe a fosfatase, quanto inibe a fosfatase da kinase. Controle indireto HMG-CoA reductase: - O Colesterol pode controlar a degradação da enzima HMG-CoA Reductase quando está em alta dentro da célula. - Temos 4 tipos de controles fisiológicos em relação a enzima: alostérica, modificação covalente, controle a nível de sua instituição genica e o colesterol ainda ativa a degradação da enzima. - Controla-se essa enzima a nível farmacológico, ou seja, existem fármacos que inibem a HMG-CoA Reductase (chamados de Estatinas) controlando assim a síntese de colesterol fazendo com que essa síntese se reduza e o colesterol também. (Estatisnas - um grupo grande de moléculas que são da família das estatisnas). - A doença Hipercolesterolemia: Faz com que a síntese seja mais acelerada. Todas as pessoas/animais dessa linhagem vão possuir uma quantidade de colesterol maior do que o normal. Degradação de colesterol: - É a conversão de ácidos biliares no fígado. O fígado sintetiza os ácidos biliares que vão para a Vesícula Biliar e se transformam em sais biliares. Esses ácidos vão ser excretados nas fezes. - Para eliminar o excesso de colesterol se converte em sais biliares ou secreção pela bile. Assim, esse colesterol vai para o intestino para eliminação. - Uma grande parte dos sais biliares é modificada por bactériasno intestino sendo reabsorvidos. - Papel dos sais biliares na digestão: “detergente” - emulsificar a gordura que veio da alimentação, então tendo uma parte hidrofóbica e hidrofílica eles conseguem se ligar a moléculas apolares e ao mesmo tempo fazer uma interação com a água. - Compostos primários: sai de síntese do fígado dos ácidos biliares da vesícula. Na vesícula biliar temos muitos sais. Ou seja, transforma o ácido biliar em sal biliar dentro da vesícula, então recebe o nome de sais biliares primários. Não consegue emulsificar tão bem os lipídios que vem da dieta. - Compostos secundários: são sintetizados e modificados pelas bactérias intestinais. Age da mesma forma que o primário, ou seja, emulsificam a gordura. Fazem uma melhor emulsificação. - Funções: forma de eliminar o colesterol; digestão e absorção dos lipídios. Tratamento da hipercolesterolemia: - Dieta Hipocolesterolêmica. - Exercícios. - Fibras solúveis: aumenta a síntese de ácidos biliares no organismo - excretando mais colesterol. Acelera o processo de síntese diminuindo a reabsorção do produto que é o sal biliar. As fibras grudam os sais biliares, então na hora da excreção os sais biliares saem com essas fibras.