Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Mundo do trabalho: Construção histórica e desafios contemporâneos 
De inicio temos que pontuar e dá destaque as inúmeras nuancem sobre o trabalho, as realidades e situações históricas em o mesmo se desenvolveu e todas as conseqüências entre as relações. Na frase “primeiro o trabalho, depois o prazer”, e muito icônica, pois ao mesmo tempo em que coloca o trabalho como prioridade, coloca-o oposto ao prazer. Com tudo diante de tantas inquietações e questionamentos em relação ao trabalho, o individuo tem a busca continua clara, “ora para garantir a subsistência, ora para ir muito além dela” (BORGES; YAMAMOTO, 2014).
Temos a forca do trabalho se transformando em mercadoria, e como que essa forca vale tanto quanto o capital dos detentores do poder, o que contradizia os objetivos do regime capitalista de se buscar máxima lucratividade. Para mudar isso, ocorreram grandes transformações na vida dos operários e da sociedade. Esses operários tiveram que se adaptar a nova realidade, o que não era fácil, gerando desgostos e, por conseqüência, má produtividade. Para resolver isso, o regime capitalista se utilizou do discurso teórico do Protestantismo, que pregava o trabalho como um chamado de Deus e como um meio para ser merecedor da graça divina.
Marx e Smith falam sobre os trabalhos produtivo e improdutivo. O primeiro de modo direto e assim de cara apenas diferencia-os, enquanto o segundo por sua vez faz um julgamento de valor, colocando o produtivo como mais importante, pois valoriza a mais-valia e sugerindo que o improdutivo deve ser reduzido ao seu mínimo, pois só gera custos para a sociedade. 
 
Com tudo, foi assim se deram as grandes e mais variadas transformações sobre o trabalho. O que temos de verdade e que sempre existiu, mudando a concepção de acordo com cada época. São claras e nítidas as contribuições de cada autor, pois todos fizeram história e participaram do processo de consolidação do trabalho como busca de crescimento do homem.
REFERÊNCIAS: 
BORGES, L. de O.; YAMAMOTO, O. H. Mundo do trabalho: Construção histórica e desafios contemporâneos. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil, v. 2, p. 25-72, 2014. Disponível em: .
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina