Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS 
Disciplina: Controladoria em Agronegócios - EAD
Atividade Aberta 09 (Individual) – Valor: 10,0 pontos - Data de entrega: 14/11/2024
Aluno (a): JOAO VICTOR CURY FREIRE
Você é um consultor da Empresa de Consultoria Administrativa e Contábil Moderna e pretende analisar a NBCT 15 – Informações de Natureza Social e Ambiental para compreender como devem ser evidenciadas as informações dessa natureza nas entidades. 
Na próxima semana você atuará como consultor ambiental em uma empresa de Agronegócios. Neste sentido, leia a NBCT 15, selecione uma empresa da área de Agronegócios que atua no Brasil e que desenvolve projetos ambientais e ou de preservação do meio ambiente e identifique as informações solicitadas abaixo:
1 - Nome da empresa:
JBS S.A.
2 – Cite o nome do Projeto Ambiental ou de preservação do meio ambiente que a entidade desenvolve:
Programa Juntos pela Amazônia
3 – Relate como o projeto ambiental é desenvolvido na entidade selecionada:
O programa Juntos pela Amazônia da JBS inclui várias iniciativas voltadas à preservação e recuperação ambiental na região amazônica. A empresa atua no combate ao desmatamento por meio do monitoramento dos fornecedores diretos de gado, com o objetivo de assegurar práticas de produção sustentáveis e livres de desmatamento ilegal. Esse monitoramento ocorre através de sistemas de rastreamento digital e georeferenciamento, que acompanham mais de 80 mil propriedades fornecedoras.
Além disso, a JBS está investindo na restauração de áreas degradadas por meio de projetos de reflorestamento e apoio a tecnologias sustentáveis para a produção de carne. A empresa também lançou um fundo de investimentos para financiar iniciativas de desenvolvimento sustentável na região amazônica, com foco em educação ambiental e proteção da biodiversidade
4 – Caso possível insira figuras ou imagens do projeto ambiental realizado pela entidade:
5 – Verifique se a entidade divulga as informações abaixo que constam no item 15.2.4.1 da NBCT 15, caso informe insira as informações abaixo:
Interação com o Meio Ambiente
15.2.4.1 – Nas informações relativas à interação da entidade com o meio ambiente, devem ser evidenciados:
1. Investimentos e gastos com manutenção nos processos operacionais para a melhoria do meio ambiente;
A JBS investe em tecnologias para monitoramento ambiental e controle de fornecedores. O programa Juntos pela Amazônia recebeu investimento inicial de R$ 250 milhões, com expectativa de expandir a iniciativa com outros parceiros de conservação.
1. Investimentos e gastos com a preservação e/ou recuperação de ambientes degradados;
A empresa investe em projetos de reflorestamento e recuperação de áreas desmatadas, além de promover o uso de práticas sustentáveis com seus fornecedores para reduzir o impacto ambiental.
1. Investimentos e gastos com a educação ambiental para empregados, terceirizados, autônomos e administradores da entidade;
A JBS realiza capacitações sobre sustentabilidade ambiental, promovendo workshops e treinamentos sobre práticas de produção sustentável para colaboradores e fornecedores.
1. Investimentos e gastos com educação ambiental para a comunidade;
Por meio do fundo JBS pela Amazônia, a empresa apoia iniciativas locais que promovem a educação ambiental para comunidades amazônicas, oferecendo treinamento e conscientização sobre a preservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais.
1. Investimentos e gastos com outros projetos ambientais;
A JBS tem iniciativas voltadas ao controle de emissões de gases de efeito estufa e ao uso eficiente da água em suas operações, além de outras práticas sustentáveis no transporte e na produção.
1. Quantidade de processos ambientais, administrativos e judiciais movidos contra a entidade;
Informações sobre processos administrativos e judiciais em relação ao meio ambiente podem ser obtidas nos relatórios anuais e documentos públicos da JBS, que apresentam o detalhamento desses passivos em conformidade com as exigências legais.
1. Valor das multas e das indenizações relativas à matéria ambiental, determinadas administrativa e/ou judicialmente;
A JBS divulga em seus relatórios de sustentabilidade e demonstrações financeiras eventuais multas e indenizações ambientais aplicadas, atendendo aos requisitos de transparência regulatória.
1. Passivos e contingências ambientais.
Os relatórios financeiros da JBS, como o balanço anual, incluem uma seção sobre passivos contingentes, que detalha os passivos ambientais, além de contingências em conformidade com a legislação aplicável.
image1.png
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina