Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE PRÁTICA VIRTUAL E POLO HUB
	IDENTIFICAÇÃO
	1. Acadêmico: Stephany Valeri Gouveia Tolentino 
	2. Matrícula: 6684742
	3. Curso: Emfermagem
	4. Turma:FLC91608EFM
	5. Disciplina: Bioquímica Básica e Metabolismo
	6. Tutor(a) Externo(a): Isy Fonseca Brandão
	DADOS DA PRÁTICA
	1. Título: Solubilidade e Insaturação de Lipídios
	2. Semestre: 02 Semestre de Enfermagem
	3. Data: 16/09/2024
	INTRODUÇÃO
	Lipídio são biomoléculas amplamente presentes nos organismos vivos e tem diversas funções biológicas, como armazenar energia, formar membranas celulares e atuar como mensageiros quimícos. Dois aspectos importantes no estudo dos lipídios são a solubilidade e a insaturação. 
Solubilidade: Refere-se à capacidade de um composto se dissolver em um solvente. 
Insaturação: Está relacionado ao número de ligações duplas entre os átomos de carbono nas cadeias de ácidos graxos que compõem os lipidíos. 
	OBJETIVOS
	O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a solubilidade dos lipídios e seu grau de insaturação, verificando como esses fatores infuenciam as propriedades fisíco-químicas e biológicas dessas moléculas. 
	MATERIAIS
	Epi´s: Jaleco, máscara, luvas, óculos de proteção.
Soluções: Lugol 2%, ácido cloridrico, hidróxido de sódio, éter etilico, água destilada, óleo vegetal, gordura animal, manteiga, equipamento de banho maria. 
Vidrarias: Pipeta, espátula, tubos de ensaio, vidro de relógio, béqueres de vidro. 
 
	METODOLOGIA
	O primeiro passo do laboratório é abrir o amario de Epi´s e selecionar os materiais obrigatorios de proteção. Sendo eles jaleco, máscara, luvas e óculos de proteção. Depois abrir o vidro do painel de controle. Na primeira porta foi selecionada a pipeta, a colher e os tubos de ensaio 1 e 2. Na segunda porta, óleo vegetal, manteiga, lugol 2%, éter etílico, solução de ácido clorídrico (0,5 M), solução de hidróxido de sódio (0,5 M). Na terceira porta foram retirados a água destilada, gordura animal, vidro de relógio, 2 béquer. Depois dos materias colocados sob a bancada, liga-se o exaustor e a luz da capela. Colocar óleo vegetal do béquer 1, depois pegar a pipeta e encher os tubos de ensaio de 1 a 4, depois colocar a manteiga no bequér 2, lavar a pipeta e encher nos tubos de 5 a 8. Ultiliza a colher para encher com gordura animal e colocar no vidro de relógio e encher os tubos de ensaio de 9 a 12. Os béquers deverão ser limpos para utilzação de outro solvente. Colocar água destilada no béquer 1, enche a pipeta para colocar nos tubos de ensaio 1,5 e 9. Lavar a pipeta e no béquer 2 colocar éter etílico nos tubos 2,6 e 10. Lavar o béquer 1 novamente para colocar o Hidróxido de sódio nos tubos de ensaio 3,7 e 11. Limpar o béquer 2 e encher com ácido clorídrico, lavar a pipeta e colocar nos tubos de ensaio 4,8 e 12. Misturar todos os tubos de ensaios.
	RESULTADOS E DISCUSSÕES
	Não solubilizam na água o óleo vegetal e manteiga.
A gordura se solubiliza quando acrescenta o éter etílico.
O ácido clorídrico ao misturar com a gordura não solubilizou, o mesmo aconteceu na mistura do hidróxido de sódio, também não solubiliza. 
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD
	
	●
image3.jpeg
image1.png
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina