Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

O objetivo tem o objetivo de relatar os conhecimentos estudados nas disciplinas Anatomia, Biologia (Citologia) e as demais do semestre, em especial as de cunho prático que são Recreação, Ritmo e Dança e Ginástica Geral. 
Nossa proposta na atividade de Recreação ocorreu o bambolê utilizando os braços, e a escolha dessa atividade foi para observar o desenvolvimento e a coordenação do participante. Durante a prática da atividade proposta, observamos que a participante não teve dificuldade na coordenação motora de permanecer girando o bambolê no braço, porém a repetição foi notada um desequilíbrio. Mas ocorreu por ser um teste de concentração e de equilíbrio. O equilíbrio é parte fundamental de todo movimento físico, assim como o desenvolvimento cognitivo, emocional e social e com isso desafiamos o senso de equilíbrio e de concentração da criança.
Nossa proposta na atividade de Ginastica Geral foi a atividade de equilíbrio do participante de 32 anos sobre uma corda, tal qual observamos se ele conseguiria ter equilíbrio, força, agilidade e flexibilidade. E ao realizar a atividade observou-se que a criança coordena bem os movimentos realizando o equilíbrio durante alguns segundos, e conseguiu realizar os movimentos de flexão e extensão do corpo, inclusive tornozelos, joelhos, artelhos, quadril, dedos, punho, cotovelo, ombro e tronco.
Já nossa proposta na atividade de Ritmo e Dança a atividade proposta foi dança cultural (sertanejo) onde o participante foi uma adulta de 32 anos e a escolha dessa atividade foi para observar se ela teria ritmo. 
Ao dançar a pessoa não teve nenhuma dificuldade, manteve uma ótima coordenação dançando com ritmo e leveza, pois a música ajudou a realizar os movimentos. E ao realizar os movimentos houve uma ótima coordenação dos passos e do corpo.
Os movimentos da dança fazem aumentar a frequência cardíaca. Isso ajuda o coração a bombear mais sangue para o corpo e os músculos e, por sua vez, aumenta o ritmo da respiração. Com mais oxigênio entrando pelo nariz, todas as células do corpo também recebem uma melhor oxigenação.
A partir das atividades iniciadas o sistema nervoso e muscular da participante é estimulado pelos nervos que partiram do cérebro, e dos músculos que se contraíram e, há o aumento da frequência cardíaca, do fluxo sanguíneo e da pressão arterial pelo corpo, ajudando no aumento do metabolismo energético e a remoção de metabólitos. Quando ocorre a contração há um aumento da temperatura corporal, liberando substâncias químicas no músculo e nas células que revestiram os vasos sanguíneos dentro do músculo, levando uma dilatação dos vasos e a diminuição do pH, assim ocorre uma grande perda do calor através da evaporação do suor da pele, para suportar o calor e parte da água é preservada e o calor redistribuído pelo corpo ajuda a manter a função cardiovascular e conforme a intensidade na prática das atividades ocorre, um determinado aumento do volume respiratório exigido pelo organismo, ocorrendo assim, o aumento imediato de ventilação pulmonar, sendo que o sistema nervoso central tem alterações adicionais no sangue, tais como: acidose e temperatura aumentada e redução das pressões parciais de sangue, fatores esses que regulam este aumento, resultando em determinadas respostas da ventilação. 
 
A demanda de oxigênio durante o exercício exigi do organismo um aumento da frequência na qual o sangue circula pelo organismo. A circulação sanguínea elevada no organismo desenvolve uma adaptação sensível do coração e dos vasos sanguíneos do corpo. O exercício eleva a concentração circulante de glicose sanguínea em razão do aumento da glicogenólise hepática, induzida pela adrenalina, caracterizando crescimento de consumo de glicose pelo músculo esquelético. As fibras musculares são estimuladas e o exercício resulta na contração do músculo esquelético combinada de muitas unidades motoras.

Mais conteúdos dessa disciplina