Buscar

Atividades sobre Aminoácidos e Peptídeos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA DE ATIVIDADES – AMINOÁCIDOS e PEPTÍDEOS
BIOQUÍMICA 
Leia o enunciado: “Embora mais de 300 aminoácidos diferentes tenham sido descritos na natureza, somente 20 são comumente encontrados como constituintes das proteínas dos mamíferos. Esses aminoácidos comuns são aqueles para os quais existe pelo menos um códon no código genético.”
Cite qual a estrutura base de um aminoácido e explique qual a importância do grupo lateral ou grupo “R” de um aminoácido.
Classifique os aminoácidos de acordo com o grupo lateral. 
Explique a diferença entre aminoácidos essenciais e não essenciais e cite quais as aminoácidos considerados essenciais.
Explique o que é um centro quiral e qual o composto usado como referência para classificar a estereoquímica dos aminoácidos.
Cite qual a configuração estereoquímica dos aminoácidos de ocorrência natural e qual aminoácido não apresenta carbono quiral.
Cite onde é possível encontrar aminoácido na configuração D.
Explique por que os aminoácidos com cadeias laterais apolares são insolúveis em água (hidrofóbicos).
Explique o que é “ponte dissulfeto” e qual aminoácido pode formar essa ponte. Cite o nome do novo composto formado a partir dessa reação.
Leia o enunciado: “sabe-se que algumas proteínas contêm aminoácidos adicionais, que surgem pela modificação de um aminoácido já existente no peptídeo.” Pesquise 3 aminoácidos de ocorrência não natural, que surgem a partir da modificação de um aminoácido no organismo e cite qual a importância biológica desses aminoácidos.
Represente a formação da ligação peptídica entre os aminoácidos: serina, glicina, alanina e metionina. Cite quantas ligações peptícas ocorrem e quantas águas são liberadas. (obs. Pesquise a estrutura dos aminoácidos da referida questão)
Para pensar um pouco:
Leia o enunciado: “Dona Maria Joaquina há dias sentia uma tristeza profunda, chorava com facilidade, tinha insônia, falta de apetite e não queria sair de casa. Aconselhada pelos vizinhos resolveu procurar um médico psiquiatra no posto de saúde. Após relatar seus sintomas o psiquiatra disse-lhe tratar de depressão, prescreveu-lhe um antidepressivo e a encaminhou para o serviço de nutrição da unidade. A nutricionista que atendeu Dona Maria Joaquina elaborou um plano alimentar rico em proteínas e disse-lhe que aqueles alimentos (ricos em proteínas) iriam contribuir para reduzir os sintomas da depressão, mas que ela não poderia esquecer ou abandonar o remédio antidepressivo.”.
Pesquise qual substância (neurotransmissor) está envolvida na depressão 
Explique de que maneira uma dieta rica em proteína pode auxiliar no tratamento da depressão (sempre associado ao tratamento médico)
Leia o enunciado: “As proteínas são estruturas moleculares constituídas por L-aminoácidos, enquanto os micoorganismos elaboram peptídeos que contêm ambos D-aminoácidos e L-aminoácidos. Vários desses peptídeos são de valor terapêutico, incluindo alguns antibióticos, tais como: tirocidina e gramicidina S que são polipeptídicos cíclicos que contém o aminoácido D-fenilalanina.” 
Explique quais aminoácidos estão envolvidos no surgimento da fenilcetonúria (e como estão envolvidos).
Explique quais as conseqüências da administração de um desses antibióticos a uma pessoa portadora de fenilcetonúria que esteja com infecção. 
Leia o enunciado: “Valentina, aluna da disciplina de bioquímica, apesar de ter estudado muito estava preocupada com a prova. Sua mãe, utilizando da sabedoria popular, ofereceu-lhe um copo de leite antes de deitar, afirmando-lhe que esse alimento iria acalmar-lhe. Pela manhã, preparou um delicioso omelete de queijo. Valentina observou que havia dormido bem a noite anterior e que estava bem disposta para fazer a prova.” Explique por que esses alimentos, o leite e o omelete com queijo, forma eficientes para inicialmente, relaxar e posteriormente deixar Valentina bem disposta para a realização da prova.
Leia o enunciado: “A oxitocina é também chamado hormônio do “carinho” ou do “abraço” e segundo alguns estudos é uma das substâncias que está relacionada à fase do amor sóbrio, que ultrapassa a fase da atração / paixão e fornece os laços para que os parceiros permaneçam juntos. Enquanto a vasopressina é conhecido como hormônio da fidelidade.” Cite quais as funções biológicas relacionadas a esses peptídeos no parto e na pressão sanguínea e qual a diferença estrutural entre eles.
Leia o enunciado: “Apenas os aminoácidos da configuração L são incorporados nas proteínas humanas (e dos mamíferos). Quando ocorre a morte, produz-se uma racemização. A racemização dos aminoácidos é um processo rápido em meio alcalino e lento em pH neutro.” Considerando que as proteínas do dente não sofrem renovação, Explique como é possível determinar a idade de uma pessoa com base na constituição protéica do dente. 
FONTE PARA PESQUISAR: (Disponível na biblioteca)
CHAMPE, P.C., HARVEY, R.A. Bioquímica Ilustrada. 20 ed. ARTMED. 1996.
CAMPBELL, M. K. Bioquímica. 30 ed. ARTMED. 2003.

Outros materiais