Logo Passei Direto
Buscar

6 PROVA Enfermagem do Idoso

Ferramentas de estudo

Mês do Cliente Passei Direto

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

Enfermagem do Idoso
Avaliar	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Questão 1
A doença de Parkinson (DP) é a segunda doença neurodegenerativa mais comum em todo o mundo, caracterizando-se por sintomas motores, entre estes bradicinesia, tremor postural e/ou de repouso, rigidez plástica e distúrbios posturais. Sintomas sensitivos, sensoriais, mentais e autonômicos complementam esta síndrome. São sintomas da DP:
a. A mioclonia e a distonia podem aparecer e desaparecer em diferentes fases da doença, levando a sensação de parestesia.
b. Os sintomas ansiosos podem ser acompanhados de manifestações obsessivo-compulsivas e o paciente pode se tornar esquizofrênico.
c. Constipação intestinal, hipotensão ortostática, sialorreia, impotência sexual e sudorese.
d. Tremor exclusivamente em repouso.
e. Dor e dormência, local ou generalizada em todos os casos.
Questão 2
Há várias teorias que buscam esclarecer como se dá o processo de envelhecimento orgânico. Entre elas há as Teorias Biológicas que afirmam:
a. As teorias biológicas do envelhecimento examinam o assunto sob a ótica do declínio e da degeneração da função e da estrutura dos sistemas orgânicos e das células.
b. Uma das teorias mais conhecidas, dentre as que se baseiam na possibilidade de danos moleculares progressivos, é a Teoria das Ligações Cruzadas que afirma que moléculas reativas do DNA fazem ligações corrompidas que são assimiladas e mantidas no organismo.
c. O sistema neuroendócrino influencia as atividades de órgãos, tecidos e células, no sentido de adaptar o corpo a modificações ambientais, como variações na temperatura, no trabalho físico ou no estresse emocional. Consequentemente contribui para o retardar do envelhecimento.
d. Quanto maiores as taxas metabólicas ou a exposição a radiações externas (como os raios ultravioleta), maior a formação de radicais livres e melhor para o envelhecimento.
e. A deterioração de vários aspectos da função imunológica em nada se associa a maior ou menor aceleração do envelhecimento biológico.
Questão 3
O declínio físico apresenta-se como uma das principais características do envelhecimento e pode ser consequência de processos distintos: a senescência e a senilidade. Sobre a senescência, é correto afirmar que:
a. Acomete os idosos, mas também pode estar presente em jovens.
b. Caracteriza-se por afecções que acometem o indivíduo idoso.
c. É o envelhecimento com alterações patológicas.
d. Caracteriza-se pela perda de capacidade de memorização.
e. É o envelhecimento fisiológico do organismo.
Questão 4
A polifarmácia está relacionada ao uso de pelo menos uma medicação sem prescrição médica num rol de prescrições supostamente necessárias. A iatrogenia medicamentosa configura o efeito patogênico de um fármaco ou da interação de vários fármacos. Referente à polifarmácia podemos afirmar que, exceto:
a. Esses fatores acabam levando a uma consequente intoxicação medicamentosa.
b. O diagnóstico das complicações medicamentosas nem sempre é fácil, pois a sintomatologia pode ser inespecífica.
c. Iatrogênico diz-se de um distúrbio ou de uma doença que é provocado pelo profissional de saúde.
d. Na dúvida, a conduta adequada é a manutenção da medicação.
e. Em pacientes hospitalizados, verifica-se que a frequência de reações medicamentosas iatrogênicas é três a sete vezes mais observadas nos idosos em relação aos mais jovens.
Questão 5
O crescimento do número de idosos observado em todo mundo reflete no aumento de doenças crônicas e degenerativas responsáveis por danos às habilidades físicas, piora da qualidade de vida e sofrimento emocional do idoso. São consideradas doenças cognitivas e neurológias de idosos:
a. Doença de Alzheimer e Doença de Parkinson.
b. Acidente Vascular Encefálico e Doença de Alzheimer.
c. Osteoartrose e hipercolesterolemia.
d. Doença de Alzheimer e Hipertensão.
e. Doença de Parkinson e arterosclerose.
Questão 6
Alterações características do envelhecimento levam aos déficits cognitivos comumente observados como naturais no envelhecimento: esquecimento de fatos recentes, dificuldades de cálculo, alterações de atenção. Caracteriza-se Doença de Alzheimer por exceto:
a. Caracteriza-se, do ponto de vista anatomopatológico, pela presença de placas senis (PS) e de emaranhados neurofibrilares (ENF).
b. Não se conhece a causa específica da doença de Alzheimer. Pode desenvolver-se precocemente, por volta dos 50 anos.
c. Caracteriza-se por um acometimento da capacidade cognitiva, especialmente da memória recente e desorientação espacial, que costumam ser as primeiras queixas apresentadas.
d. Começa com os distúrbios de fala, devido à deficiência colinérgica, mas a doença é progressiva e muitos outros sintomas se desenvolvem em decorrência de seu avanço.
e. Está relacionada com a atrofia do hipocampo que é uma parte do cérebro localizada no lobo temporal, esta área é responsável pela transferência da memória de curto prazo para a memória de longo prazo, sendo assim é o principal centro da memória.
Questão 7
Historicamente, as sociedades percebiam os idosos de formas diferentes. De acordo com as crenças e os costumes de cada civilização, é correto afirmar que:
a. Os romanos demostravam muito respeito por idosos.
b. Na Inglaterra, as Leis dos Pobres previam pensão aos idosos.
c. Os egípcios adoravam envelhecer, tentaram várias poções e providências para manter a juventude.
d. Os índios tinham nos idosos a referência de sabedoria e potencial de caça.
e. Os chineses acreditavam que chegar à velhice era um evento maravilhoso que merecia a maior honra.
Questão 8
Outras grandes mudanças sociais estão ocorrendo junto com o envelhecimento da população. Combinadas, elas podem significar que envelhecer no futuro será muito diferente das experiências de gerações anteriores. É um exemplo dessas mudanças positivas:
a. A mudança tecnológica também está acompanhando o envelhecimento da população e cria oportunidades nunca antes disponíveis.
b. Os recursos de apoio, como aparelhos de audição, são menos funcionais e inacessíveis do que no passado.
c. Hoje, as mulheres estão cada vez mais desempenhando outras funções, que as proporciona mais segurança em idades mais avançadas.
d. Os dispositivos portáteis fornecem novas oportunidades para o monitoramento e cuidados de saúde personalizados.
e. A urbanização e a globalização foram acompanhadas pelo aumento da migração e desregulamentação dos mercados de trabalho.
Questão 9
Para fins de padronização universal, é aceito que idoso é todo ser humano com 65 anos ou mais para países ricos e com 60 anos ou mais para países em desenvolvimento, caso do Brasil. Como essa faixa etária apresenta mudanças bastante significativas entre um idoso de 60 anos e um de 80 anos, dividiu-se em 60 a 80 anos, 81 a 90 anos e com mais de 90 anos e denominou-se, respectivamente:
a. Idosos jovens, idosos, idosos idosos.
b. Idosos jovens, idosos e mais idosos.
c. Idosos, mais idosos e superidosos.
d. Idosos jovens, mais idosos e idosos.
e. Idosos, mais idosos e superidosos.
Questão 10
Fisiologicamente a distribuição, metabolismo e excreção de fármacos são diferentes na população idosa. Modificam a ação das drogas e afetam sua concentração no sítio receptor. Desde a ingestão já podem apresentar alterações. Nos processos acima é correto afirmar que no idoso:
a. O pH do estômago dos idosos é mais ácido e seus sucos gástricos mais abundantes, por isso, a absorção de medicamentos não sofre alterações.
b. A massa e fluxo renais diminuem com a idade e, porém, não afetam a filtração glomerular ou função tubular, não alterando a eliminação renal de fármacos.
c. Referente à distribuição das drogas no idoso há diminuição da massa gorda (muscular), aumento do tecido muscular e diminuição da água no organismo (medicamentos solúveis em lipídeos ou em água).
d. Devido a um trânsito intestinal mais lento, o fármaco permaneça mais tempo em contato com a superfície de absorção, obtendo-se um balanço e a compensação em relação à diminuição do suco gástrico.
e. Decresce a depuração hepática em 30%; aumenta o metabolismode oxidação; o fluxo sanguíneo hepático é aumentado.

Mais conteúdos dessa disciplina