Buscar

Gestão Estratégica de Negócios - Parte 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
 Conceito de Administração Estratégica
É o conjunto de compromissos, decisões e ações necessárias para que a empresa obtenha vantagem competitiva e retornos acima da média.
Este conceito pressupõe que acontecem uma série de atividades que podem ser chamadas de processos.
*
*
*
Orientação externa de mercado – As organizações precisam ser orientadas externamente – em direção a clientes, concorrentes, mercado e ambiente de mercado.
Uma estratégia proativa tenta influenciar eventos no ambiente, em vez de simplesmente reagir às forças ambientais à medida que elas ocorrem.
*
Importância do sistema de informações – a organização deve buscar determinar quais informações são necessárias, de que forma podem ser obtidas e como devem ser analisadas, processadas e armazenadas.
As organizações estão deixando de basear-se apenas no ciclo de planejamento anual e partindo em direção a um sistema on-line mais contínuo de coleta e análise de informações e tomada de decisão estratégica.
Administração de conhecimento – a questão principal para as empresas é o conhecimento, seja ele tecnológico, de mercado, de processos e de outros ingredientes do sucesso.
*
Administração Estratégica
*
*
O propósito é um conjunto consistente de elementos intrínsecos que motivam e condicionam construção do futuro de uma entidade:
impulso motivador, vontade criadora, alicerces e fundamentos.
Elementos do propósito
Visão
Missão
Princípios
Valores
O Propósito da Organização
*
*
*
 Deve ser construída com a participação das principais lideranças da organização, compromissadas com o futuro da empresa.
 A visão, concebida de forma correta, compreende dois componentes principais: ideologia central e visualização do futuro. 
 A ideologia central define o que defendemos (valores) e o porquê de nossa existência (finalidade). 
 Visualização de futuro é o que aspiramos nos tornar, o que esperamos alcançar e criar, tudo que requer mudanças significativas e progresso para ser atingido.
Conceito de Visão
*
*
Visão 2020
Seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse.
Mudar o mundo através da tecnologia.
A Unilever será reconhecida e admirada no Brasil por sua liderança inovadora e pela responsabilidade e respeito com que conduz seus negócios junto à sociedade e aos funcionários.
 Pessoas: Ser um bom local para trabalhar, em que as pessoas se sintam inspiradas para dar o melhor de si, todos os dias. •   Bebidas: Oferecer uma variada carteira de produtos de qualidade que se antecipem e que satisfaçam os desejos e as necessidades dos consumidores. •   Parceiros: Desenvolver uma rede de trabalho para criar um valor comum e duradouro. •   Planeta: Ser um cidadão responsável que marque a diferença ao ajudar a construir e apoiar comunidades sustentáveis. •   Benefício: Maximizar o rendimento para os accionistas tendo em consideração as responsabilidades gerais da Companhia. •   Produtividade: Ser uma organização eficaz e dinâmica.
A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo. 
*
*
Conceito de Missão
A missão se refere ao papel da organização dentro da sociedade em que está envolvida e indica sua razão de ser e de existir. Deve ser descrita de forma simples, objetiva e partilhada por todos os dirigentes e colaboradores da empresa ou entidade.
*
A Missão Organizacional deve contemplar os seguintes aspectos:
A razão de ser da organização. 
O papel da organização na sociedade.
A natureza do negócio da organização.
O valor que a organização constrói para seus públicos de interesse.
Os tipos de atividades em que a organização deve concentrar seus esforços no futuro.
Conceito de Missão
*
*
A Volkswagen do Brasil é uma fabricante de veículos de alto volume orientada para a qualidade, satisfação do cliente, inovação e responsabilidade socio ambiental. Concentramos nossos esforços em agregar valor aos acionistas, colaboradores, clientes, concessionários, fornecedores e à sociedade. 
Imaginar, resolver, construir e liderar - quatro verbos fortes que expressam o que é ser parte da GE. A sua natureza orientada para a ação diz algo sobre quem somos - e deve servir para energizar a nós mesmos e nossas equipes em torno de liderar a mudança e condução. 
Transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável
Permitir às pessoas e empresas, em todo o mundo, a concretização do seu potencial.
Três bilhões de vezes ao dia, as marcas da P&G participam do cotidiano de bilhões de consumidores em todo o mundo. Nós, da P&G, trabalhamos para garantir que essas marcas correspondam ao compromisso de tornar o dia a dia dessas pessoas melhor, agora e para as futuras gerações.
A missão da Ambev é sua razão de ser e seu compromisso como empresa. "Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços."
*
*
Princípios e Valores
É o conjunto de conceitos, fiosofias e crenças gerais que a organização adota, respeita e pratica, e está acima das práticas cotidianas para a busca de ganhos de curto prazo.
*
PRINCÍPIOS
Representam o credo da instituição, suas crenças básicas, o código de ética.
VALORES
O que é realmente importante para nós, o que é que nós consideramos como mérito organizacional ou pessoal? Que características devem ser preservadas, reconhecidas e incentivadas?
Princípios e Valores
*
*
Nossos princípios: Integridade e rigor Coerência, transparência, ética e exigência consigo mesmo, buscando sempre fazer o melhor.
Abertura ao debate e busca da convergência Estar aberto ao novo, dispor-se a escutar pontos de vista diferentes, tendo humildade para aprender.
Capitalização das diferenças culturais Aprender com a cultura local e global, fazendo da diferença um fator competitivo.
Competência profissional como paixão Procurar apaixonadamente a excelência, tendo orgulho de fazer o que gosta, onde gosta e com excelência.
Rapidez e determinação Agir rápido nas decisões, sendo simples e objetivo para alcançar os melhores resultados.
Propositividade Ir além do exigido, com iniciativa, autonomia, criatividade e disposição para melhorar cada vez mais.
Vontade de superar-se Ir além dos limites, estabelecendo desafios estimulantes em busca de novos aprendizados e resultados. Nossos Valores: Satisfação do cliente Ele é a razão da existência de qualquer negócio.
Valorização e respeito às pessoas São as pessoas o grande diferencial que torna tudo possível.
Atuar como parte integrante do Grupo Fiat Juntos nossa marca fica muito mais forte.
Responsabilidade social É a única forma de crescer em uma sociedade mais justa.
Respeito ao Meio Ambiente É isso que nos dá a perspectiva do amanhã.
Princípios:
 Excelência no atendimento a clientes; 
 Operações efetivas e eficazes; 
 Capital forte e excelente liquidez; 
 Austeridade na utilização dos recursos; 
 Políticas conservadoras de crédito.
Valores:
 Alto padrão de integridade; 
 Compromisso com a verdade e com a negociação justa; 
 Gerenciamento direto em todos os níveis; 
 Compromisso com a qualidade e com a competência, avaliadas abertamente; 
 Níveis mínimos de burocracia; 
 Decisões e implementações rápidas; 
 Supremacia dos interesses do Grupo sobre os interesses pessoais; 
 Delegação apropriada de autoridade com responsabilidade; 
 Relações trabalhistas justas e objetivas; 
 Política de recrutamento, seleção e promoção por mérito; 
 Conformidade com a ética, as leis e os regulamentos onde quer que conduzamos os nossos negócios; 
 Uma boa prática ambiental, baseada no desenvolvimento sustentável, no bem-estar e progresso de cada comunidade. 
 
*
*
O nosso objetivo é ser a companhia de serviços financeiros mais fiável a
nível mundial.
Para atingir esta finalidade somos guiados por um conjunto de princípios e valores.
 
Princípios: A confiança dos nossos clientes só será conquistada através da oferta de elevados níveis de especialização, integridade e sustentabilidade.
 
Especialização: Os nossos serviços são um exemplo a seguir no nosso mercado. Os nossos colaboradores são altamente qualificados e valorizam o respeito dos clientes e dos competidores. Acreditamos que o sucesso do Grupo Allianz resulta também de uma combinação de capacidades a nível internacional e de trocas de experiências locais, só assim conseguimos melhorar continuamente
 
Integridade: No Grupo Allianz uma promessa é uma promessa e por isso só fazemos as promessas que sabemos ser capazes de cumprir. A segurança da nossa estabilidade financeira é umas das nossas maiores preocupações. Mais ainda, revemos os nossos serviços frequentemente para assegurar o balanço ideal entre as necessidades dos nossos clientes e parceiros e o interesse dos nossos acionistas.
 
Sustentabilidade: A nossa sustentabilidade é alcançada em primeiro lugar através do aproveitamento das oportunidades que nos são apresentadas para crescer. O panorama económico atual demonstra que a procura de investimentos seguros e éticos e de serviços de seguros continuará a crescer
Os Valores de Liderança foram introduzidos no Grupo Allianz para melhorar a qualidade da liderança e acelerar o desenvolvimento de uma cultura de alta performance na Allianz, assegurando a troca de ideias sobre os nossos objetivos base entre os líderes.
 
A transformação cultural através dos valores de liderança irá ajudar-nos a comunicar abertamente e criar uma atmosfera de confiança com clientes e colaboradores. Esta vontade irá providenciar a liderança necessária para conduzir os nossos objetivos estratégicos.
 
Alinhamento da Estratégia de Comunicação
 
Trabalhamos em conjunto para elaborar uma estratégia de negócio consistente. Uma das nossas maiores responsabilidades é comunicar esta estratégia aos nossos parceiros.
 
Promover uma cultura de alta performance
 
Definimos e acordamos alvos claros que estão alinhados com a nossa estratégia. Damos feedback e formação contínua aos nossos colaboradores para os incentivar e recompensamo-los as boas performances.
 
Foco no cliente
 
O nosso principal foco é o cliente. Desenvolvemos e cultivamos relações fortes com os nossos clientes e procuramos alcançar um crescimento rentável e assim criar ainda mais valor para os nossos acionistas. Esta ambição requer excelência em todos os nossos produtos, operações, processos e comportamentos.
 
Desenvolvimento dos nossos colaboradores
 
Investimos nos nossos colaboradores. Selecionamos e desenvolvemos potencial de acordo com standards elevados. Nós aceitamos a diversidade e encorajamos uma cultura que respeite os valores e os benefícios de diferentes histórias e perspetivas. Somos transparentes na forma como criamos oportunidades de carreira, baseamo-nos nas capacidades individuais e nos sucessos pessoais. Queremos ser um empregador atrativo.
 
Feedback e confiança mútua
 
Construímos o nosso sucesso através de confiança mútua, justiça, integridade e comunicação clara e aberta. Encorajamos os nossos empregados a inovar, a identificar oportunidades de negócio, partilhar conhecimentos e ideias e abrimos espaço ao feedback construtivo.
Planejamento Estratégico
*
*
Planejamento Estratégico
*
Planejamento Estratégico
*
Thomas Stewart – A riqueza do conhecimento
Planejamento Estratégico
*
Planejamento Estratégico
*
5
5
5
5
5
Metas são SMART: eSpecíficas / Mensuráveis / Atingíveis / Relevantes / Temporais
Metas são as etapas de um objetivo. Objetivo é o que se deseja alcançar ao final de uma tarefa ou atividade. 
Planejamento Estratégico
*
*
Planejamento Estratégico
*
*
*
Planejamento Estratégico
*
*
*
Planejamento Estratégico
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais