Buscar

patrimonio_liquido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Capital
Reservas
Lucros ou Prejuízos Acumulados
Ações em Tesouraria
O patrimônio líquido pode ser encontrado no balanço patrimonial por meio da diferença entre ativo e passivo exigível.
Pela Lei das Sociedades por Ações, entende-se como passivo todo o lado direito do balanço patrimonial, incluindo resultado de exercícios futuros e patrimônio líquido
Constituição do Patrimônio Líquido 
De acordo com a Lei 11.638/07, a Lei das Sociedades por Ações, o patrimônio líquido é assim constituído:
Capital Social.
Reservas de Capital.
Ajustes de Avaliação Patrimonial.
Reservas de Lucros.
Lucros ou Prejuízos Acumulados.¹
Reservas de Incentivos Fiscais.
Ações em Tesouraria. 
¹ Para as empresas sujeitas à Lei 11.638/07 (sociedade anônimas e limitadas de grande porte) foi abolida a conta Lucros Acumulados (lucro sem destino), ficando apenas Prejuízos Acumulados. Para as demais empresas continua a conta Lucros ou Prejuízos Acumulados. 
Capital Social – representa todo o investimento realizado na empresa por seus proprietários ou acionistas (sociedade por ações). 
Capital Subscrito – é aquele comprometido (assinado) pelos acionistas. No momento em que os acionistas entregam à empresa as parcelas comprometidas na subscrição em recursos financeiros ou recursos materiais, teremos a realização ou integralização do capital. 
Ex:
	Capital Social 
	
	Capital Social Subscrito 
	4.000.000,00 
	Capital Integralizado 
	(3.600.000,00) 
	Capital Realizado 
	400.000,00 
Divisão do capital – dividi-se em quotas nas sociedades de responsabilidade Ltda. e em todas as sociedades de pessoas, e em ações nas sociedades por ações (S.A)
Capital social 50.000.000 = 1.000.000 
Valor nominal 50 
Reservas – são acréscimos ao patrimônio líquido, que quase sempre são utilizadas para aumento de capital. 
Reservas de capital – são aquelas que não se originam do resultado do exercício, isto é, não são apuradas (portanto, não transitam) pela DRE.
 Ágio na emissão de ações.
Ex: aumento de capital de 20 milhões para 50 milhões com emissão de 30 milhões ações, cujo valor nominal será de 1,00 por ação. Devido a grande procura haverá um ágio de 0,20 por ação.
Destinação da reserva de capital - absorver prejuízos e aumento de capital. 
Ajuste de avaliação patrimonial – serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuído a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a preço de mercado. 
Ex: uma empresa adquire um título de crédito disponível p/venda por 150.000. Na data do encerramento houve um rendimento de 20.000. Porém, o valor de mercado é de 185.000. 
No momento da compra há um ativo financeiro contabilizado por 150.000.
No encerramento do balanço, o ativo financeiro estará contabilizado por 170.000., sendo que os 20.000. foram contabilizados como receita financeira na DRE.
Um outro lançamento deverá ser feito: o preço de mercado do título. Neste caso, o ativo financeiro contabilizado por 185.000., sendo que a variação de 15.000, será considerado Ajuste de Avaliação Patrimonial. 
Reservas de Lucros – são classificadas como reservas de lucros as contas constituídas pela apropriação de lucros da Cia.
- Reserva Legal – do lucro líquido do exercício, 5% serão aplicados, antes de qualquer outra destinação, na constituição de Reserva Legal que não excederá a 20% do capital social. 
A Reserva Legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada p/compensar prejuízos ou aumentar capital.
Ex: se a Cia. tiver um lucro de 2.600.000., sua Reserva Legal será de 130.000. (5% x 2.600.000) 
- Reserva Estatutária – o estatuto poderá criar reservas desde que, para cada uma:
I indique, de modo preciso e completo, sua finalidade;
II fixe os critérios para determinar a parcela anual dos lucros líquidos que serão destinados a sua constituição;
III estabeleça o limite da reserva. 
Ex: a Cia. tem em seu estatuto a fixação de uma reserva para renovação de equipamentos à base de 10% (dez por cento) sobre o lucro líquido. Portanto, a Reserva Estatutária será de 260.000. (10% x 2.600.000). 
Reserva para Contingências – a assembléia geral poderá, destinar parte do lucro líquido à formação de reserva com a finalidade de compensar, em exercício futuro, a diminuição do lucro decorrente de perda julgada provável, cujo valor possa estimar. 
- Reserva de Lucros para Expansão (retenção de lucro) – a assembléia geral poderá, deliberar a retenção de parcela do lucro líquido do exercício prevista em orçamento de capital por ela previamente aprovado.
Ex: para execução, de seu projeto salvação da lavoura a Cia. faz uma reserva de 8% anuais (8% x 2.600.000). 
Lucros ou Prejuízos Acumulados – fica extinta conta lucros acumulados para empresa sujeitas a Lei 11.638 (soc. Anônima e limitadas de grande porte) somente para micros, pequenas e médias limitadas. 
Reservas de Incentivos Fiscais – até o advento da Lei 11.638/07, as doações e subvenções para investimentos eram tratadas como Reservas de Capital. Pela nova sistemática as doações deverão passar pela DRE como receita.
Ex: doação de um terreno. 
Ações em Tesouraria – em condições excepcionais as companhias podem adquirir suas próprias ações. Quando ocorrer, deveremos destacá-las no balanço patrimonial como dedução da conta Patrimônio Líquido. 
Disposto no parágrafo 1º do artigo 34 da Instrução nº 361/02
Art. 34 Situações excepcionais que justifiquem a aquisição de ações sem oferta pública ou com procedimento diferenciado, serão apreciadas no colegiado da CVM, para efeito de dispensa ou aprovação de procedimento e formalidades próprios ... 
§ 1º São exemplos das situações excepcionais referidas no caput aquelas decorrentes:
I - de a Cia. possuir concentração extraordinária de suas ações, ou da dificuldade de identificação ou localização de um número significativo de acionistas;
II – da pequena quantidade de ações a ser adquirida frente ao número de ações em circulação, ou do valor total, do objetivo ou do impacto da oferta para o mercado;
III – da modalidade de registro de cia. aberta, conforme definido em regulamentação própria;
IV – de tratar-se de operação envolvendo Cia. com patrimônio líquido negativo, ou com atividades paralisadas ou interrompidas; e
V – de tratar-se de operação envolvendo oferta simultânea em mercados não fiscalizados pela CVM.

Outros materiais