Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Resumo – Tipos de produção
Existem, de maneira bem generalizada, três tipos de sistemas de produção. Elas são sob encomenda, em lotes e contínua. Vejamos cada um destes sistemas:
Sob encomenda: A produção sob encomenda é o sistema utilizado pela empresa que produz somente após ter recebido um pedido ou encomenda de seus produtos. Após o contrato ou a encomenda de um determinado produto é que a empresa vai produzi-lo. Em primeiro lugar, o produto ou serviço é oferecido para a cotação do cliente – como o orçamento preliminar ou a cotação para a concorrência pública ou particular – é então utilizado para se fazer uma análise mais detalhada do trabalho a ser realizado. Essa análise do trabalho envolve:
· Uma lista ou relação de todos os materiais necessários para fazer o trabalho encomendado;
· Uma relação completa do trabalho a ser realizado, dividida em números de horas para cada tipo de trabalho especializado;
· Um plano detalhado de sequencia cronológica, indicando quando cada tipo de mão de obra deverá trabalhar e quando cada tipo de material deverá estar disponível para ser utilizado.
O caso mais simples de produção sob encomenda é o da oficina ou da produção unitária. É o sistema no qual a produção é feita por unidades ou por pequenas quantidades, cada produto a seu tempo, sendo modificado à medida que o trabalho é realizado. O processo produtivo é pouco padronizado e automatizado. A produção unitária requer habilidades manuais dos trabalhadores, envolvendo o que se chama de operação de mão de obra intensiva, isto é, muita mão de obra e muita atividade artesanal. Ex.: Confecções sob medida, vestidos de noiva, cerveja artesanal de tipo específico e etc.
Figura 1: Alfaiate: exemplo de tipo de produção sob demanda
Outro viés da produção sobre encomenda, é que muitas vezes se faz um Projeto com controles de custos, cronograma para cada etapa a ser executada e a contratação de vários profissionais para cada etapa de produção/execução Ex.: navios, aviões, construção civil (Construção de um estádio de futebol)
Segue indicação de vídeo de construção de um navio no Brasil que demorou por volta de 2 anos para ficar pronto: https://www.youtube.com/watch?v=NHJeuhvhciE
Em lotes: Também conhecida como produção por batelada, possuem como característica volume e variedade moderados. Ou seja, a produção em lotes é o sistema de produção utilizado por empresas que produzem uma quantidade limitada de um produto de cada vez. Essa quantidade limitada é denominada lote de produção. Cada lote de produção é dimensionado para entender a um determinado volume de vendas previsto para um determinado período de tempo. Terminado um lote de produção, a empresa inicia imediatamente a produção de outro lote, e assim por diante. Cada lote recebe um código de identificação. Este tipo de processo utiliza equipamentos multi-funcionais agrupados por processo, operados por trabalhadores semi-especializados. Ou seja, para cada tipo de produto a ser feito, o equipamento que produz pode ser modificado para fazer uma função um pouco diferente do lote anterior.
Esse tipo de produção é utilizado por uma infinidade de indústrias, como têxteis (Como uma fábrica de camisas, que produz o mesmo modelo de cor e tamanhos diferentes), móveis (em uma mesma fábrica pode-se produzir roupeiro pequeno de 2 portas, até um guarda roupas enorme de 8 portas), de motores elétricos (uma fábrica produz variados tipos de motores com diferentes polaridades, geometrias, disposições, potencias, etc), programação de uma viagem aérea para um grupo de pessoas, etc.
Figura 2: Fábrica de móveis, exemplo de produção em lote
Contínua: A produção contínua é o sistema de produção utilizado por empresas que produzem um determinado produto, sem mudanças, por um longo período de tempo. O ritmo de produção é acelerado e as operações são executadas sem interrupção. Como o produto é sempre o mesmo ao longo do tempo, o processo de produção não sofre mudanças e pode ser aperfeiçoado continuamente. É o caso das indústrias fabricantes de automóveis, papel e celulose, cimento, eletrodomésticos, Restaurantes fast-food, Fabricação de pendrives e etc.
Figura 3: Restaurante fast food, exemplo de produção contínua
Tipos de produção x Análise abordagem processo
Figura 4: Características dos sistemas de produção
image1.jpg
image2.jpg
image3.jpeg
image4.jpg
image5.png

Mais conteúdos dessa disciplina