Buscar

Exercícios de Genética I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS (1) GENÉTICA I
1. As moléculas de RNAm contêm seqüências de trincas de nucleotídeos, que indicam a ordem que os aminoácidos devem ser ligados para fabricar determinada proteína. Cada trinca do RNAm que especifica um aminoácido é chamada de: 
(a) códon (b) sítio (c) éxon (d) íntron (e) cátions
2. A produção de uma proteína é processada basicamente em duas fases. Observando o esquema abaixo encontre a alternativa correspondente:
(a) Transmissão; Tradução (b) Transcrição; Tradução (c) Tradução; Transcrição
(d) Transcrição; Transcrição (e) Tradução; Tradução
3. Desenhe um heredograma representando os seguintes dados genéticos:
Um casal normal para visão em cores teve quatro filhos: três mulheres e um homem, todos normais, nessa ordem de nascimento. A primeira filha casa-se com um homem normal e tem quatro crianças, todas normais, sendo duas mulheres um homem e uma mulher, nessa ordem. A segunda filha casa-se com um homem normal e também tem quatro crianças: uma menina normal, um menino daltônico, um menino normal e o último daltônico. Os demais filhos do casal ainda não têm descendentes.
4. Qual a diferença entre fenótipo e genótipo?
5. Qual a diferença entre gene dominante e gene recessivo?
6. Num cruzamento entre duas pessoas normais para pigmentação de pele, nasceu uma criança albina. Qual é o genótipo dos pais?
7. Um animal de pêlo arrepiado cruza com outro de pêlo liso, produzindo uma geração numerosa, em que todos têm pêlo arrepiado. Qual é o caráter dominante? Qual é o genótipo dos pais?
 
8. Dois indivíduos normais têm um filho afetado pela anomalia. A anomalia é dominante ou recessiva?
9. Sabe-se que em determinada raça de gatos a pelagem preta uniforme é condicionada por um gene dominante B e a pelagem branca uniforme, pelo seu alelo recessivo b. Qual o resultado esperado do cruzamento de um casal de gatos pretos, ambos heterozigotos?
10. Em camundongos, o genótipo aa é cinza; Aa é amarelo e AA morre no inicio do desenvolvimento embrionário. Que descendentes podemos esperar do cruzamento entre um macho amarelo e uma fêmea amarela?
11. Qual a probabilidade de um casal ter um filho do sexo feminino?
12. Determine os genótipos dos indivíduos no heredograma abaixo:
 1 2 3 4
 5 6 7 8
 9 10
13. Os cariótipos abaixo são de indivíduos de sexos opostos de uma dada espécie. Responda:
  �� INCLUDEPICTURE "http://www.ufv.br/dbg/labgen/Image4.gif" \* MERGEFORMATINET �� INCLUDEPICTURE "http://www.ufv.br/dbg/labgen/Image5.gif" \* MERGEFORMATINET �� INCLUDEPICTURE "http://www.ufv.br/dbg/labgen/Image6.gif" \* MERGEFORMATINET �� INCLUDEPICTURE "http://www.ufv.br/dbg/labgen/Image1.gif" \* MERGEFORMATINET �� INCLUDEPICTURE "http://www.ufv.br/dbg/labgen/Image2.gif" \* MERGEFORMATINET �� INCLUDEPICTURE "http://www.ufv.br/dbg/labgen/Image3.gif" \* MERGEFORMATINET �� INCLUDEPICTURE "http://www.ufv.br/dbg/labgen/Image4.gif" \* MERGEFORMATINET �� INCLUDEPICTURE "http://www.ufv.br/dbg/labgen/Image5.gif" \* MERGEFORMATINET �� INCLUDEPICTURE "http://www.ufv.br/dbg/labgen/Image5.gif" \* MERGEFORMATINET 
(a) Qual o número de distintos cromossomos desta espécie?
14. Assinale V quando verdadeiro ou F quando falso, em relação às sentenças abaixo:
(a) As histonas têm função importante na estrutura da cromatina. ( );
(b) A molécula de DNA envolve por duas voltas completas o octâmero de histonas, formando o nucleossomo. ( );
(c) A tradução sempre ocorre. ( );
15. Qual a relação entre a duplicação de um cromossomo de eucarionte e a replicação de DNA?
16. Quais os ingredientes necessàrios para a realizacão do processo de traducão?
17. Elabore o seu próprio conceito de gene.
18. Em pepinos a cor laranja do fruto (R) é dominante em relação à cor creme (r). Um pepino homozigoto para frutos laranja é cruzado com uma planta homozigota para frutos creme. A F1 é intercruzada para produzir a F2. (a) Cite os genótipos e fenótipos dos genitores, a F1, e F2; (b) Cite os genótipos e fenótipos da prole do retrocruzamento entre a F1 e o genitor laranja.
19. Qual a probabilidade de lançar dois dados e obter os números 2 e 3?
20. Que bases no filamento de DNA transcrito originariam a seguinte seqüência de mRNA: 5’-CUGAU-3’ ? 
21. Uma criança de aproximadamente 1 ano, com acentuado atraso psicomotor, é encaminhada pelo pediatra a um geneticista clínico. Este, após alguns exames, constata que a criança possui ausência de enzimas oxidases em uma das organelas celulares (peroxissoma). Esse problema pode ser evidenciado
 no dia-a-dia, ao se colocar H2O2 em ferimentos. No caso dessa criança, a H2O2 "não ferve". O geneticista clínico explica aos pais que a criança tem uma doença de origem genética, é monogênica com herança autossômica recessiva. Diz também que a doença é muito grave, pois a criança não possui, em um tipo de organela de suas células, as enzimas que deveriam proteger contra a ação dos radicais livres. Qual é o genótipo dos pais da criança e qual a probabilidade de o casal ter outro filho com essa mesma doença?
a) AA x aa; 1/8. 
b) Aa x aa; 1/2. 
c) Aa x Aa; 1/4. 
d) Aa x aa; 1/4. 
e) Aa x Aa; 1/8. 
22. Uma mulher teve uma menina em sua primeira gravidez, ocorrendo o mesmo na sua segunda gestação. Qual o percentual esperado de ocorrência desses fatos.
A) 25% B) 50% C) 75% D) 100% E) 12,5%

Outros materiais