Buscar

AV1 ASPEC ANTROPOLOGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO


Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0466_AV_201507432259 » ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201507432259 - MARIA APARECIDA BRANDAO VIEIRA
	Professor:
	CLAUDIO BASTOS MERON NEVES
	Turma: 9010/AA
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 03/09/2015 10:31:06
	
	 1a Questão (Ref.: 201507537151)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A imagem do Nordeste que é vista pelas outras regiões é sempre de um lugar onde nada floresce, nada sobrevive, de um povo pobre e miserável, e que tem apenas no litoral alguma chance de crescimento por conta das lindas praias. A televisão é a principal divulgadora dessa cultura de gente sofrida e sem qualquer perspectiva de vida. Nós, nor-destinos, sabemos que aqui há lugares de muita pobreza, como há em outras partes do Brasil. Contudo, não é só isso que compõe o Nordeste brasileiro. Disponível em http://inforuneb.blogspot.com/ Como esta questão da construção da imagem do nordeste pela mídia pode ser analisada pela perspectiva das Ciências Sociais, especialmente, tratando-se da Antropologia?
		
	
Resposta: Com base no Relativismo Cultural : Não há como julgar ou analisar uma Cultura sem realmente conhece la . Analisar uma Cultura diferente da nossa própria e com base em nossos própios valores culturais não é possível , e , tendemos a fazer uma análise incorreta , incompleta e infiel a realidade antropológica deste povo e desta cultura que estará sendo análisada.
	
Gabarito: Este estereótipo da sociedade nordestina, retratada sempre com esta ideia de miséria e desolação pode ser percebida como uma atitude etnocêntrica, a partir da abordagem antropológica.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507560749)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A cultura escolar predominante nas escolas brasileiras se revela como engessada e pouco permeável, ao contexto cultural em que se insere, ou seja, às variadas práticas culturais das crianças e jovens a que se dirige, em todo o território brasileiro. Segundo Vera Candau, diante deste quadro social, profundamente heterogêneo e marcado por uma intensa multiculturalidade seria necessário o implemento de práticasde diálogo efetivamente democráticas na cultura escolar. Com base na análise antropológica da cultura, analise as questões acima relacionadas.
		
	
Resposta: É preciso estimular as crianças e os jovens , criando nas escolas brasileiras , praticas educacionais de acordo com a cultura e meio onde vivem. A escola precisa estar aberta a mudanças e inovações . Mudar e inovar para melhorar , para estimular. Para envolver a criança , o jovem , e , a comunidade onde eles vivem. Praticas de ensino que estimulem e instiguem , que façam com que estes educandos , desenvolvam uma vontade de aprender , de querer saber. E , principlmente , que os ensinem a pensar , e que os instiguem a desenvolver o próprio pensamento crítico.
	
Gabarito:
No Brasil, a multiculturalidade seria a constatação da grande variedade de diferenças culturais presentes na sociedade. Na contramão desta realidade cultural, os indicadores das práticas de ensino, presentes na sociedade brasileira, permitem perceber um quadro marcado estruturas monoculturais e de caráter etnocêntrico, na cultura escolar.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507704379)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Recentemente têm provocado reações algumas declarações do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Marco Feliciano (PSC-SP). Pastor evangélico, ele escreveu no Twitter que africanos são descendentes de um "ancestral amaldiçoado por Noé" e que sobre a África repousam maldições como paganismo, misérias, doenças e fome. A presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES), se manifestou a respeito. - São declarações e atitudes que instigam o preconceito, o racismo, a homofobia e a intolerância. Todas absolutamente incompatíveis e inadequadas para a finalidade do Legislativo - disse. (Publicado no Jornal do Senado, em 16 de abril de 2013). As declarações do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) expressam uma clara manifestação de repúdio a grupos sociais e a práticas culturais que diferem da sua própria. A partir da abordagem antropológica da cultura, esta conduta pode ser definida como
		
	
	preconceituosa.
	 
	etnocêntrica.
	
	paranoica.
	
	xenófoba.
	
	relativista.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201508048588)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para Quintaneiro, "O espírito secular impregnou distintas esferas da atividade humana. Generalizou-se aos poucos a convicção de que o destino dos homens também depende de suas ações. Críticas à educação tradicional nas universidades católicas levaram à substituição do estudo da Teologia pelo da Matemática e da Química." (2002, p. 13). O fim do Teocentrismo e das explicações religiosas sobre os fatos possibilitou que aparecessem questões mais imediatistas e materiais, cujo foco principal era o homem. Ao abandonar as explicações sobrenaturais, os indivíduos passaram a buscar a explicação de mundo através das seguintes ações, EXCETO:
		
	 
	a experimentação
	
	a observação
	
	a método científico
	 
	a especulação do senso comum
	
	a indagação racional
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201508093607)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual afirmativa reflete o pensamento de Émile Durkheim sobre os fatos sociais?
		
	
	Nenhum fato social é social.
	
	Nenhum fato social é geral.
	 
	Todo fato social é geral.
	
	Todo fato geral é social.
	 
	Todos os fatos são sociais e gerais.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507495696)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No fascículo: "Introdução à Sociologia da Educação", Pérsio Santos de Oliveira discute o conceito sociológico de Educação. Em concordância com esse autor, são proposições que definem e caracterizam de modo adequado a educação:
1. A educação é uma das atividades básicas de todas as sociedades humanas, pois a sobrevivência de qualquer sociedade depende da transmissão de sua herança cultural aos jovens.
2. A educação é o processo pelo qual a sociedade procura transmitir suas tradições, seus costumes e suas habilidade, isto é, sua cultura aos mais jovens.
3. A criança se torna socializada porque aprende as regras de comportamento do grupo em que nasceu. A educação é uma socialização.
4. A educação visa, sobretudo, ajustar o indivíduo ao regime cultural para ele conservar o partido que está no poder.
5. A educação forma o ser biológico para ele ser ajustado aos padrões sociais.
Estão corretas as alternativas sob a linha de pensamento de Pérsio Santos de Oliveira:
		
	
	2 - 4 - 5
	
	1 - 2 - 5
	 
	1 - 2 - 3
	
	2 - 3 - 4
	
	1 - 3 - 4
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201507488270)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em uma sociedade, baseada na divisão do trabalho,cujas relações dos órgãos sociais não estejam regulamentadas, o sentimento de interdependência se amortece; as relações se tornam precárias e as regras indefinidas, caracterizando o estado de anomia. Portanto, Durkheim vê a divisão do trabalho social como fator integrador da coesão social. (Sociologia da educação ¿ Alberto Tosi Rodrigues . Cap. II : Sociedade, educação e vida moral)
 Corresponde à perspectiva durkheimiana, as seguintes afirmações:
I. a ordem social é mantida porque há uma divisão social do trabalho
II. a ordem social é mantida porque a consciência individual é frágil
III. a ordem social é mantida porque existe o fortalecimento da consciência coletiva
IV. a ordem social é mantida porque está presente a autoridade tradicional
V. a ordem social é mantida porque a função que o indivíduo desempenha é o que marca o seu lugar na sociedade
Assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
		
	
	II e III
	
	II e V
	
	I, III e IV
	 
	I, III e V
	
	II, IV e V
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201508045658)
	Pontos: 0,5  / 0,5O que são ideologias na concepção de Marx ?
		
	 
	Fruto de um processo de dominação, denominado de alienação
	
	Pensamentos do passado
	
	Pensamentos futuristas
	
	Fruto de um processo de libertação, denominado de superação
	
	Pensamentos do tempo presente
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201508099689)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	 
Leia o trecho abaixo e responda.
As eleições no Brasil são realizadas através do voto direto, secreto e obrigatório. A primeira eleição da qual existem registros no Brasil, ocorreu em 1532, por meio da qual foi escolhido o representante do Conselho da Vila de São Vicente. Atualmente, no Brasil ocorrem eleições a cada dois anos, sempre nos anos pares. À exceção do cargo de senador, que tem mandatos com duração de oito anos, os demais cargos eletivos têm mandatos de quatro anos. Os candidatos a qualquer cargo são filiados a algum dos mais de 30 partidos políticos legalizados existentes no país, cada um com uma ideologia política. Todos os partidos recebem recursos do fundo partidário, acesso aos meios de comunicação (rádio e TV), e direito ao horário eleitoral durante as campanhas. (PACIEVITCH, Thais. Eleições no Brasil. Disponível em http://www.infoescola.com/direito/eleicoes-no-brasil/)
Pensando nos três tipos de dominação legítima propostos por Max Weber, marque a ÚNICA opção que apresenta o conceito relativo ao processo de legitimação de liderança descrito no trecho.
 
		
	
	Dominação tradicional.
	
	Dominação moral.
	 
	Dominação racional legal.
	
	Dominação social.
	
	Dominação carismática.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201508052096)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A formação da sociologia teve como um dos seus temas centrais a sociedade moderna. Para os primeiros sociólogos era de primeira importância compreender o processo social em curso visível em transformações nas relações de trabalho e até mesmo na vida religiosa das pessoas. Aponte a alternativa que indica os conceitos desenvolvidos pelo sociólogo francês Émile Durkhein.
		
	
	Capital e trabalho
	
	Objetividade e secularização
	
	Sociedade complexa e democrática
	
	Feudalismo e idade moderna
	 
	Solidariedade Mecânica e Solidariedade Orgânica