Buscar

ATPS Gestão em Marketing

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP - EAD
ATPS DE GESTÃO EM MARKETING
ÂNGELA DA SILVA RODRIGUES – RA 7306547503
CINTIA APARECIDA BARRETO DE CARVALHO – RA 7538596913
GREICE KELE MEIRELES DA S. ROCHA – RA 7365540665
SILVANA FELIPE AGUILAR – RA 7706672236
ESMEIRE OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE – RA 7538595978
TABOÃO DA SERRA - SP
23/04/2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP - EAD
ÂNGELA DA SILVA RODRIGUES – RA 7306547503
CINTIA APARECIDA BARRETO DE CARVALHO– RA 7538596913
GREICE KELE MEIRELES DA S. ROCHA – RA 7365540665
SILVANA FELIPE AGUILAR – RA 7706672236
ESMEIRE OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE – RA 7538595978
ATPS DE GESTÃO EM MARKETING
Trabalho de conclusão da disciplina de Gestão em Marketing apresentado curso de Tecnologia em Gestão Comercial, na Universidade Anhanguera Uniderp do Taboão da Serra - SP.
Orientador: Professora Ma Fabiana Biazetto
Taboão da Serra
23/04/2014
ÂNGELA DA SILVA RODRIGUES – RA 7306547503
CINTIA APARECIDA BARRETO DE CARVALHO– RA 7538596913
GREICE KELE MEIRELES DA S. ROCHA – RA 7365540665
SILVANA FELIPE AGUILAR – RA 7706672236
ESMEIRE OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE – RA 7538595978
ATPS DE DIREITO EMPRESARIAL
Trabalho de conclusão da disciplina de Gestão em Marketing apresentado no curso de Tecnologia em Gestão Comercial, na Universidade Anhanguera Uniderp do Taboão da Serra - SP.
Orientador: Professora Ma Fabiana Biazetto
Aprovado em ___ de _______ de_____.
BANCA EXAMINADORA
_______________________________
Professor:
_______________________________
Professor:
Taboão da Serra
23/04/2014
RESUMO
Esse trabalho tem como objetivo, mostrar as técnicas e estratégias utilizadas para elaboração de uma plano de marketing, entendê-lo e compreender as organizações.
E também lidar com as tecnologias associadas aos intrumentos, técnica e estratégias. 
Palavras-chave: Técnicas; Estratégias; Marketing.
ABSTRACT
This paper amis to show the techniques and strategies used for developing a marketing plan, understand it and understand organizations.
And also dealing with the technology associated with instruments, technique and strategies.
Keywords: Techniques, Strategies, Marketing.	
SUMÁRIO
 INTRODUÇÃO ................................................................................................................. 7
PLANO DE MARKETING ........................................................................................... 8
DEFINIÇÃO, CONCEITO E TIPOLOGIA................................................................. 14
S.W.O.T, POSICIONAMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS.............................. 16
NOSSO PLANEJAMENTO DE MARKETING.......................................................... 17
CONCLUSÃO ............................................................................................................ 19
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS ........................................................................... 20
INTRODUÇÃO
Pesquisando e estudando sobre a Gestão em Marketing nas aulas presenciais e virtuais, conseguimos adquirir conhecimentos, compreender e dominar tecnologias associadas aos instrumentos das organizações. 
Estaremos apresentando neste trabalho uma forma prática e simples para que uma empresa venha a ter destaque no ramo em que atua. Por se tratar de uma empresa no ramo varejista, é de extrema importância que a empresa consiga conquistar os consumidores. Para isso é necessário a divulgação e o reconhecimento da empresa para população. Então realizar sonhos de clientes e colaboradores.
PLANO DE MARKETING
Uma das ferramentas mais importantes no processo de gestão de marketing é o desenvlvient de um plano de Marketing. Inúmeras empresas, de diversos tamanhos e setores, ficam literalmente perdidas por não possuírem um guia que oriente sua atuação no mercado.
Existem vários modelo de plano de Marketing e é impossível dizer que um único formato possa atender as necessidades de todo o tipo de empresa. O mais importante, no entato, é que a empresa adote um modelo qe seja adequado às suas necessidades e crie a cultura do planejamento e ações baseadas no mesmo
1.2 Escolha da organização
Nome da empresa:Via Varejo S/A
Avenida Conde Francisco Matarazzo, 100 - Centro São Caetano dos Sul
Uma companhia sem precedentes no varejo brasileiro - considerada a 9ª maior empresa de eletroeletrônicos no mundo - a Viavarejo é a companhia que controla as marcas Casas Bahia e Pontofrio e suas operações de comércio eletrônico por meio da NovaPontocom. Com mais de 60 anos de história e tradição no mercado de eletroeletrônicos e móveis, a Viavarejo possui quase 1.000 lojas e presença em mais de 400 municípios em 16 Estados brasileiros, além do Distrito Federal. Com o compromisso de contribuir para o crescimento do País, a prosperidade econômica, a geração de emprego e renda, a Viavarejo tem em seu quadro funcional cerca de 70 mil colaboradores. 
Para atender às diferentes necessidades e expectativas dos consumidores, a empresa mantém um planejamento estratégico diferenciado para as duas marcas: Casas Bahia - dedicada a realizar os sonhos da grande massa brasileira oferecendo as melhores oportunidades de negócio para os clientes da base da pirâmide, sendo a marca mais lembrada e admirada pelas classes C-D e E; e Pontofrio - que oferece a tecnologia mais adequada às necessidades dos clientes, com foco nas classes A e B.
1.3 Resumo das marcas
Duas das mais tradicionais redes varejistas do setor no país, as empresas que constituem a Viavarejo são originárias do empreendedorismo de imigrantes que construíram uma história de trabalho e sucesso, ancorados em uma forte confiança no País e nos brasileiros: Casas Bahia, pelas mãos do imigrante polonês Samuel Klein, e Pontofrio fundada pelo imigrante romeno Alfredo João Monteverde.
Casas Bahia: considerada uma das 20 marcas mais valiosas do Brasil, segundo pesquisa da Brand Finance/Superbrands, no ranking de 2012, a rede está presente em 15 estados (SP, RJ, MG, GO, PR, SC, MS, MT, ES, BA, CE, TO,SE, RN e PE), além do Distrito Federal. Com mais de 560 filiais, a Casas Bahia está voltada para a realização dos sonhos de seus clientes, oferecendo acesso facilitado ao crédito e trabalhando com um modelo de gestão focado na simplicidade, no respeito e na dedicação total aos colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros comerciais.
Ponto Frio: com mais de 60 anos de tradição, o Pontofrio oferece ao consumidor a melhor experiência de compra e tecnologia adequada às suas necessidades. A empresa trabalha com um mix de produtos composto pelos principais lançamentos do mercado, em um ambiente de loja moderno e aconchegante. Atualmente, a rede conta com quase 400 lojas distribuídas por nove Estados brasileiros, nas regiões sul, sudeste e centro oeste, além do Distrito Federal.
1.4 Missão e Valores
Nossa Causa: Realizar sonhos dos clientes e colaboradores, respeitando valores humanos e empresariais com Dedicação, valorizando Nossa Gente, sendo Prático e Simples e gerando Resultados Sustentáveis.
Dedicação: Servimos aos nossos colaboradores, clientes e sociedade com paixão, excelência e disponibilidade.
Nossa Gente: Temos brilho nos olhos e nos orgulhamos de fazer parte de um time que estabelece relações de confiança com simplicidade, humildade e respeito.
Prático e Simples: Nossa simplicidade e agilidade e a eficiência dos processos garantem a qualidade da gestão.
Resultados Sustentáveis: Somos comprometidos com resultados desafiadores nas diversas dimensões do negócio que contribuem para a perpetuidade da empresa Viavarejo.
1.5 Idenificação, público alvo, hábios de compra e principais concorrentes
A Viavarejo é a empresa líder do
mercado nacional de eletroeletrônicos e móveis. A Companhia, por meio de suas bandeiras Casas Bahia e Pontofrio, atende a todas as camadas sociais da população, no formato de lojas de rua e de shopping, segmentando seu mix de produtos de acordo com o perfil de seus clientes. A Companhia investe num relacionamento estreito com seus fornecedores para que possa oferecer uma grande variedade de produtos, serviços e consequentemente, preços atrativos para seus clientes.
Amplo portfólio de produtos e serviços financeiros competitivos. Está sempre atenta às condições econômicas e de mercado, buscando adaptar-se com agilidade aos novos cenários para sempre oferecer as melhores condições de produtos e serviços aos seus clientes.
Experiência de compra e foco no atendimento ao cliente. Experiência de compra é pensada para atender às necessidades e realizar os sonhos dos consumidores. Nossos diferentes canais de venda estão preparados para que essa experiência seja a melhor possível. O atendimento é cordial e especializado. Os serviços são diversificados e há inúmeras opções de produtos para atender as diferentes demandas. Os preços são competitivos e as condições de pagamento adequadas aos nossos consumidores.
Pontos Fortes: a Viavarejo é líder de mercado em seu segmento. O objetivo da companhia é oferecer um portfolio amplo, desde os produtos mais básicos, até os de mais tecnologia, para facilitar o dia a dia de nossos clientes e realizar os seus sonhos. O principal desafio da Viavarejo é ser referência no varejo na oferta de seus produtos e serviços e ao mesmo tempo oferecer diferentes opções de pagamento.
Para garantir a melhor experiência e capilaridade, a Viavarejo tem um plano de expansão tanto para mercados em que a empresa já atua, como para novos mercados. O modelo de lojas da Companhia varia de acordo com o local onde cada filial está inserida. Em shoppings, a Viavarejo dá destaque a lançamentos; já nas ruas, em lojas maiores, há uma maior exposição de produtos, principalmente das categorias móveis e eletrodomésticos.
Os produtos e serviços financeiros da Viavarejo são estruturados para oferecer o mais amplo leque de opções aos consumidores, possibilitando que cada cliente encontre o que melhor se adéque ao seu momento.
Pontos fracos: a maior parte dos imóveis onde funcionam nossas lojas é objeto de contrato de locação. Uma vez que a localização estratégica de nossas lojas é um fator de grande relevância para o desenvolvimento da nossa estratégia comercial, se um número expressivo de contratos de locação seja rescindido ou não seja renovado, poderemos ser afetados negativamente.
As vendas dependem da eficácia dos programas de propaganda e marketing.
As atividades dependem do movimento intenso de clientes nas lojas, o que nos leva a empregar recursos substanciais em propaganda e marketing. As vendas e a a lucratividade dependem da capacidade de, entre outras coisas, identificar o público alvo, decidir sobre a mensagem publicitária e sobre os meios de comunicação adequados para atingir o público alvo.
Caso as atividades de propaganda e marketing não sejam bem concebidas, planejadas e executadas, a venda fica afetada.
A empresa fica os riscos relativos a empréstimos e financiamento ao cliente.
Parceria financeira com o Itaú Unibanco Holding S.A., ou Itaú Unibanco, por meio do qual estabelece a Financeira Itaú CBD S.A. Crédito, Financiamento e Investimento, ou FIC, que exclusivamente oferece os cartões de crédito privatelabel e co-branded, crédito pessoal e ao consumidor, garantias estendidas e seguros nas lojas Ponto Frio. As vendas parceladas são amplamente utilizadas nas lojas Casas Bahia, especialmente no segmento de eletrodomésticos, estendendo crédito aos clientes para o financiamento das compras. A empresa fica sujeitos aos riscos normalmente associados à concessão desse tipo de financiamento, inclusive risco de inadimplência no pagamento de principal e juros e qualquer desequilíbrio entre custo e vencimento dos recursos captados no mercado contra aqueles recursos disponibilizados aos nossos clientes, o que poderá nos afetar negativamente de forma significativa. Carnê : Vendas a prazo (crediário). Aslojas Casas Bahia oferecem acesso ao crédito através de boletos ("Carnês") para os clientes financiarem suas compras. 
A empresa depende do sistema de transporte e da infraestrutura para entregarprodutos em lojas e ao cliente.
Produtos destinados a todas aslojas localizadas em 14 estados e no Distrito Federal são distribuídos por meio dos centros de distribuição. A infraestrutura e o sistema de transportes brasileiros estão subdesenvolvidos e necessitam de investimentos por parte do governo brasileiro para que operem com eficiência e atendam às necessidades dosnegócios. Quaisquer interrupções ou reduções significativas no uso da infraestrutura de transporte ou em seu funcionamento nas cidades em que se localizam os centros de distribuição como resultado de desastres naturais, incêndio, acidentes, falhas de sistema ou quaisquer outras causas inesperadas poderão atrasar ou afetar a capacidade de distribuir produtos para as lojas e os clientes e poderão reduzir nossas vendas, o que poderá nos afetar de forma negativa e substancial.
Principais Concorrentes em São Paulo Capital: Marabraz (segmento de móveis), Magazine Luiza (segmento de tecnologia) e Fast Shop(segmento de tecnologia).
1.6 Perfil da organização
À medida que o mundo gira em direção ao próximo milênio, tanto as pessoas quanto as empresas ficam imaginando o que os espera. A preocupação não é só o falto de haver mudanças, mas sim a velocidade acelerada dessas mudanças.
Nem sempre as empresas percebem que seus mercados estão sempre mudando.
Em relação as informações que obtivemos na empresa Viavarejo, a estratégia de marketing utilizada pelo grupo utilizada são os seguintes aspectos: tecnologia e globalização
Vamos citar algumas práticas de mercado consideradas vitoriosas e famosas:
Qualidade superior: Todo mundo concorda que a qualidade quando sofre é ruim para os negócios. Os clientes que ficam nervosos com a má qualidade e não voltam, e ainda falam mal da empresa. Vencer pela boa qualidade primeiramente tem muitos significados. Clientes diferentes dão importâncias a coisas diferentes e, portanto, uma garantia de qualidade sem definições adicionais não significa muito. Segundo, as pessoas normalmente não conseguem perceber a qualidade do produto simplesmente olhando para ele, tem que haver uma demonstração envolvente. 
Muitas empresas já estão apostando na qualidade assim tendo uma iguakdade, portanto sempre renovar com qualidade é fruto de um bom negócio
Melhor atendimento: Todos nós queremos bom atendimento. Mas os clientes o definem de diferentes formas. Todo o atendimento se desdobra em uma lista de atributos: velocidade, cordialidade, conhecimento, solução de problemas e assim por diante. Cada pessoa atribui diferentes pesos a esses atributos de atendimento em diferentes momentos e contextos.
Preços mais baixos: A estratégia de baixo preço funcionou para várias empresas. Contudo, as líderes em preços baixos têm que tomar cuidado. Uma concorrente pode entrar no mercado com um preço mais baixo. Uma certa medida de qualidade e atendimento também deve se fazer presente para que os clientes sintam que estão comparando com base no valor, e não apenas no preço.
Alta participação no mercado: As empresas líderes em participação no mercado ganham mais dinheiro do que suas concorrentes mais fracas. Elas desfrutam de economias de escala e maior reconhecimento de marca. Há um “carro chefe”, e os clientes que estão comprando pela primeira vez o tipo de produto que oferecem sentem-se mais confiantes comprando delas. Mas muitas das grandes líderes de vendas no mercado não são tão lucrativas.
Adaptação e à customização: Muitos compradores desejam que os fornecedores modifiquem seus produtos ou serviços para incorporar aspectos especiais de que necessitam. Essas necessidades podem representar
uma oportunidade para o vendedor. Entretanto, para muitos fornecedores, o custo de adaptar sua oferta a cada cliente pode ser muito alto. A customização em massa tem funcionado para algumas empresas, porém para outras podem considerá-la uma estratégia não lucrativa.
Melhorias contínuas nos produtos: Melhorias contínuas nos produtos é uma estratégia certiva, especialmente se a empresa puder ser a líder nesse item. Mas nem todas as melhorias são valorizadas. Alguns produtos atingem seu limite de melhorias possíveis e o aperfeiçoamento seguinte acaba não fazendo muita diferença.
Inovação no produto: Uma falafrequente é a de “inovar ou sair do mercado”. É verdade que algumas empresas altamente inovadoras (empresas de tecnologias inovadoras), conseguiram lucros com os s com o lançamento de novidades fantásticas, mas a empresa média não mostrou grandes resultados com o lançamento de novos produtos. O dilema de uma empresa é que, se ela não lançar novos produtos, provavelmente “sairá do mercado”.
Superar as expectativas do cliente: Um dos ditadosmais populares em marketing, hoje, é dizer que uma empresa vitoriosa é aquela que está sempre superando a expectativa dos clientes. Atender às expectativas do cliente irá apenas satisfazer os clientes; excedê-las irá encantá-los. Clientes maravilhados com um fornecedor têm muito mais probabilidade de continuar clientes. O problema é que quando as expectativas de um cliente são superadas, ele as eleva da próxima vez. No final, a empresa acaba tendo que se conformar em simplesmente atender às expectativas mais recentes. Cada empresa deve definir quais desses muitos desejos de seus clientes ela pode atender.
É óbvio que não existe um único caminho de marketing para o enriquecimento. Não basta fazer a maioria das coisas um pouco melhor que seus concorrentes. Ser operacionalmente excelente não é o mesmo que ter uma estratégia firme. A excelência operacional pode ajudar a empresa a vencer por certo tempo, mas outras empresas irão logo alcançá-la ou superá-la.
DEFINIÇÃO, CONCEITO E TIPOLOGIA
O papel do profissional de marketing no mercado é de encontrar maneiras de alcançar os objetivos de vendas da organização. Essa tarefa é realizada através de complexas combinações envolvendo o MIX de Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Onde é importante para as organizações conhecer e principalmente entender todos os hábitos de consumo de seus clientes. 
Para identificar esses hábitos entra em cena a Segmentação de Mercado. Ela direciona as forças mercadológicas para um determinado grupo de indivíduos, prováveis consumidores do produto, estudando e compreendendo seus hábitos de consumo, para assim definir a estratégia da empresa quando ao seu MIX de Marketing. 
Segmentação do Mercado: consiste num processo de análise e identificação de grupos de clientes com necessidade e preferências homogéneas ou com algum grau de homogeneidade. Através do processo de segmentação, o mercado é dividido em grupos de clientes com necessidades e preferências semelhantes (os chamados segmentos de mercado), permitindo que a empresa adapte melhor as suas políticas de marketing ao seu mercado-alvo.
Produto: ao produto, podemos dizer hoje que o varejo pode caminhar por dois caminhos distintos: Oferecer uma solução completa, com grande sortimento, como no caso dos grandes magazines ou hipermercados, ou na contramão desse caminho, buscar se tornar especialista em apenas um produto, buscando sua excelência no mercado. Podemos também falar do caminho de alguns varejistas, que buscando preencher algumas lacunas em seu sortimento ou buscando fortalecer ainda mais a ligação de sua marca com seus consumidores, vêm buscando olançamento de marcas próprias.
Preço: colocado sempre como uma algo incondicional ao varejo, onde deve-se sempre prevalecer o menor preço como estratégia competitiva, o correto é fornecer um valor de mercadoria adequado à sensação de preço de seus consumidores ou seja, sua valia. Entre a relação de marca x preços, não são os preços que criam valia às marcas, mas a qualidade dos produtos de marca que ditam quais serão seus preços.
Praça: à praça pode-se ler tanto à questão da localização, quanto à questão do ponto-de-venda em si, dependendo do foco (indústria ou varejo). Quanto à localização, é nítido o esforço atual dos grandes varejistas em buscar novos formatos que permitam a operação dentro de bairros ou cidades menores ou menos populosas. Há uma grande dificuldade de se encontrar, principalmente nos grandes centros, bons pontos comerciais. Quanto ao ponto-de-venda em si, vale a pena dizer que os PDVs atuais buscam mais do que ser apenas o local de exposição do produto, tentando ser um reflexo completo dos atributos e desejos das bandeiras (marcas), interagindo e buscando não apenas informar, mas se comunicar com seus consumidores. Uma via de mão dupla de troca de informações e aprendizado, visando sua constante evolução.
Promoção: promoção é o sangue que corre nas veias do varejo, principal motor propulsor de boas vendas. Entretanto, busca-se através de softwares e estudos específicos, cada vez mais oferecer promoções individualizadas e customizadas, que venham de encontro ao real interesse de seus consumidores. Comprou uma TV de alta definição? Que tal um desconto na compra de um aparelho de Bluray, ou ainda um home-theater?
Em nossa concepção, a segmentação de mercado é a ação, consciente e deliberada,  em que uma empresa, de modo planejado, dirige sua atenção a uma determinada parcela do mercado. A empresa concentra todos os esforços de marketing naquele segmento (ou segmentos) porque percebe maior potencial de venda e lucro naquele espaço; muitas vezes, abandonando outros que poderiam apresentar algum potencial.
Entendemos os 4P’s da seguinte forma:
Produto: Diferentes tipos de Desing, Características, Diferenciais com a concorrência, Marca, Especificações, Política de Garantia e Embalagem.
Preço: Financiamentos, Condições de Pagamento, Prazo médio de Prestações, Descontos e Crediário. 
Promoção: Propaganda, Publicidade, Relações Públicas, Trade Marketing e Promoções.
Praça: Lojas, Canais de distribuição, Logística, Armazenamento e Distribuição.
S.W.O.T, POSICIONAMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS.
A equipe concorda com o posicionamento que empresa Viavarejo tem mercado devido ser uma empresa reconhecida com seus valores humanos e éticos. Além de tudo torna-se uma empresa que visa atendimento em vários lugares, cidades e estados. Tem o compromisso de servir o cliente de foram que o mesmo fique satisfeito. Lógico que nenhuma empresa ou Cia conseguem seus resultados em 100% de aproveitamento como gostaria. 
Nas analises feita pelo grupo, percebeu-se que a empresa consegue corresponder aos seus ideais e objetivo, tendo foco no que atua, apostando na mídia e se relacionando da melhor forma com seus consumidores. Apresentam estratégias inteligentes para se agregar melhor resultado.
NOSSO PLANO DE MARKETING
A empresa Viavarejo atua no mercado varejista com a distribuição de produtos voltados para eletrodomésticos, tecnologia e móveis. Os produtos que serão comercializados, já são produzidos por indústrias conceitualizadas no mercado nacional e algumas reconhecidas internacionalmente. O mercado consumidor desses produtos cresce assustadoramente, em virtude da preocupação das pessoas de estarem cada vez mais atualizadas e buscando melhor conforto e comodidade a seus familiares. Procuraremos nos diferenciar zelando pelo bom atendimento, satisfação dos consumidores em adquirir seus sonhos em alguma de nossas lojas. Além do papel social que as empresas devem exercer, esperamos um retorno financeiro, uma das razões de sempre estar servindo com satisfação ao público.
O objetivo da apresentação desse plano de marketing é exaltar a oportunidade de ingressar num mercado altamente comprador. O mercado tecnológico voltado a todos os públicos de todas as idades e interessados pelo negócio. O mercado varejista passou por uma grande evolução
nos últimos anos, acompanhando a tecnologia mundial, despertando interesses onde tragam mais rapidez eficiência e conforto para população.
A partir daí, a oferta e o consumo aumentaram, crescendo também o número de pontos de venda de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis. Não baseados na "onda", mas no grande potencial desse mercado, resolvemos empreender um negócio nessa área. Pretendemos atingir um mercado um tanto seleto, composto por pessoas que sonham e estão dispostas a realizar seus sonhos pagando da melhor forma possível que a empresa poderá disponibilizar aos seus consumidores, oferecendo produtos de qualidade com preços diferenciados atendendo todas as classes sócias. Porém ao longo do caminho podemos nos deparar com várias situações das quais devemos estar preparados a enfrentar. Com objetivo de mais transparência fizemos algumas analise das oportunidades, ameaças dentro nosso ambiente externo e algumas de nossas forças e fraquezas que podemos nos deparar no decorrer dos tempos.
Fatores externos
�
Oportunidades 
Abertura de novas lojas nas regiões norte e nordeste.
Exploração de novos Formatos de Lojas
Apostar mais no Investimento de produtos diferentes (produtos de tecnologia)
Ameaças 
Concorrência significativa
Concorrência significativa
Mudança no controle
�
Fatores internos
�
Forças 
Conhecimento de mercado e amplo portifólio de produtos e serviço.
Experiência de compra
Localização de estratégia nos principais polos de consumo do país.
Fraquezas
Propaganda e Marketing não sejam bem concebidos, planejadas e executadas, vemos nossas vendas afetadas.
Riscos relativos a empréstimos e financiamento ao cliente.
Sistema de transporte e da infraestrutura para entregar nossos produtos em nossaslojas e aos nossos clientes.
�
CONCLUSÃO
No mercado de consumo atual, onde o tempo se torna escasso e as pessoas estão cada vez mais individualistas, procurando sempre produtos que satisfaçam suas necessidades, a Segmentação de Mercado torna-se mais necessária para o crescimento de qualquer organização. O profissional de marketing necessita de atenção na hora de desenvolver o Planejamento de Marketing (MIX de Marketing), levando em conta todo individualismo da segmentação. Traçar metas e previsões realistas e objetivas, para a equipe de vendas, trará bons resultados para a organização.
BIBLIOGRAFIA
Livro Texto PLT 198: KOTLER, Philip. Marketing Essencial: Conceitos, Estratégias e Casos. 2. Ed. São Paulo: Pearson, 2005.
http://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/Cartilha-Manual-ou-Livro/Como-Elaborar-um-Plano-de-Marketing
http://www.telecentros.desenvolvimento.gov.br/_arquivos/capacitacao-empresarial/Comoelaborarumplanodemarketing.PDF

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais