Buscar

Governaça em TI - avaliando aprendizado 2015

Prévia do material em texto

Simulado: CCT0060_SM_201201497752 V.2 
	Fechar 
	
	
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 24/09/2015 00:55:31 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201201649185)
	5a sem.: 05-Regulamentações de Compliance
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A Lei Sarbanes-Oxley promoveu ampla regulação da vida corporativa, fundamentada nas boas práticas de governança corporativa. O foco da lei recaiu sobre os quatro valores básicos: Compliance, accountability, disclosure e fairness (conformidade, responsabilidade, justiça e divulgação). O primeiro dos valores básicos citados, Compliance, significa que:
		
	
	os detentores de informações privilegiadas deverão seguir as exigências da lei nos casos de mudanças em suas participações acionárias.
	
	deve ser constituído um comitê de auditoria para acompanhar a atuação dos auditores e dos números da Companhia.
	
	as corporações deverão adotar um código de ética para seus principais executivos, que deverá conter formas de encaminhamento de questões relacionadas a conflitos de interesse, divulgação de informações e cumprimento das leis e regulamentos. 
	
	o principal executivo deve garantir que os relatórios contábeis revelem adequadamente a posição financeira, os resultados das operações e os fluxos de caixa, espelhando a verdade dos fatos, não existindo declarações falsas ou omissões de fatos relevantes.
	
	a remuneração do executivo principal deverá ser aprovada pelo Conselho de Administração, junto com a aprovação pelos acionistas do plano de stock options.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201649184)
	5a sem.: 05-Regulamentações de Compliance
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	           A Lei Sarbanes-Oxley promoveu ampla regulação na vida corporativa, fundamentada nas boas práticas de governança corporativa. Seus focos são quatro valores ou princípios: compliance, accountability, disclosure e fairness (conformidade, responsabilidade, justiça e divulgação). A constituição de um comitê de auditoria para acompanhar a atuação dos auditores e dos números da companhia está vinculada aos princípios de:
		
	
	apenas responsabilidade.
	
	justiça e divulgação.
	
	conformidade e divulgação.
	
	conformidade e justiça.
	
	apenas conformidade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201649029)
	6a sem.: Domínios do COBIT 4.1
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Nós estudamos que as atividades de TI são definidas no COBIT através de um modelo de processos genéricos divididos em domínios. Um destes domínios é o domínio Monitorar e Avaliar (ME) o Desempenho de TI. Qual das afirmativas abaixo melhor descreve o objetivo do domínio citado:
		
	
	Trata da identificação, desenvolvimento ou aquisição de soluções de TI para executar a estratégia de TI estabelecida, assim como a sua implementação e integração junto aos processos de negócio.
	
	Trata da definição de indicadores de desempenho relevantes, informes de desempenho sistemáticos e oportunos e a ação em relação aos desvios encontrados. O monitoramento e a aquisição são necessários para assegurar que as atividades corretas estejam sendo feitas e que estejam em alinhamento com as políticas e diretrizes estabelecidas. 
	
	Trata de assegurar que processos de TI mantenham a qualidade e a aderência aos requisitos de controle. No seu escopo estão incluídos o gerenciamento de desempenho, o monitoramento do controle interno, a conformidade regulatória e a governança.
	
	Trata de questões relacionadas à entrega dos serviços solicitados, estando no seu escopo a entrega do serviço, o gerenciamento da segurança e continuidade, suporte aos serviços para os usuários, gerenciamento dos dados e da infraestrutura operacional. 
	
	Trata da identificação das formas através das quais a TI pode contribuir para atingir os objetivos de negócio, traduzidas pela definição de estratégias e táticas. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201649032)
	6a sem.: Domínios do COBIT 4.1
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Nós estudamos que as atividades de TI são definidas no COBIT através de um modelo de processos genéricos divididos em quatro domínios. Um destes domínios é domínio Adquirir e Implementar (AI). Qual das afirmativas abaixo melhor descreve o objetivo do domínio citado:
		
	
	Trata da identificação, desenvolvimento ou aquisição de soluções de TI para executar a estratégia de TI estabelecida, assim como a sua implementação e integração junto aos processos de negócio.
	
	Trata da definição de indicadores de desempenho relevantes, informes de desempenho sistemáticos e oportunos e a ação em relação aos desvios encontrados. O monitoramento é necessário para assegurar que as atividades corretas estejam sendo feitas e que estejam em alinhamento com as políticas e diretrizes estabelecidas. 
	
	Trata da identificação das formas através das quais a TI pode contribuir para atingir os objetivos de negócio, traduzidas pela definição de estratégias e táticas. 
	
	Trata de questões relacionadas aos serviços solicitados, estando no seu escopo a entrega do serviço, o gerenciamento da segurança e continuidade, suporte aos serviços para os usuários, gerenciamento dos dados e da infraestrutura operacional. 
	
	Trata de assegurar que processos de TI mantenham a qualidade e a aderência aos requisitos de controle.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201649022)
	6a sem.: Domínios do COBIT 4.1
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O Senhor Guilherme é o CIO da empresa ANTHROPOS e preocupado com os controles de sua empresa, deseja saber em qual domínio do COBIT se encontra o processo Prover a Governança de TI. Para responder corretamente ao Senhor Guilherme, qual das opções abaixo deve ser escolhida?
		
	
	Monitorar e Suportar 
	
	Planejar e Organizar 
	
	Adquirir e Implementar 
	
	Monitorar e Avaliar
	
	Entregar e Suportar 
		Gabarito Comentado.

Continue navegando