Logo Passei Direto
Buscar

Ciências da religião e teologia

Conjunto de questões de múltipla escolha sobre teologia e ciência da religião, abordando complementaridade entre fé e ciência, métodos e exigências epistemológicas, hermenêutica, referências históricas (Tomás de Aquino) e perfis profissionais.

User badge image
nubio alves

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

1. Ciência e teologia têm coisas a dizer uma à outra, uma vez que ambas se preocupam com a busca da verdade, alcançada por meio da crença fundamentada. É importante reconhecer a complementaridade entre as duas formas de busca pelo conhecimento, já que ambas as explicações precisam estar apoiadas em argumentos coerentes, lógicos, aceitos pela comunidade e fundamentados pelas áreas acadêmicas correlatas.
A partir desta afirmação, assinale a alternativa correta, que apresenta o elemento fundamental à prática do teólogo e que não é necessária ao cientista da religião.
Selecione a resposta:
a) Rigor metodológico.
b) Vivência da fé professada.
c) Diálogo com a filosofia.
d) Pluralismo religioso.
e) Linguagem metafísica.
2. Como disciplina antiga, a teologia exerceu durante muito tempo o protagonismo no discurso religioso, exercido a partir da constituição religiosa. Tornou-se um saber com as suas fontes definidas cujos métodos estão alinhados com a escritura, a doutrina religiosa e a tradição histórica. À medida que a ciência da religião se aproxima da teologia, colabora ampliando em seu próprio estatuto epistemológico, que atualmente desenvolve três exigências à prática teológica: estudo crítico das fontes literárias, preocupação com a dinâmica pastoral e social das religiões e ________________.
Assinale a única alternativa que completa corretamente a afirmação.
Selecione a resposta:
a) a obediência ao Papa.
b) a hermenêutica dos textos sagrados.
c) a leitura conjectural de Tomás de Aquino e da escolástica.
d) uma postura dialogal, crítica e conjectural da cultura contemporânea.
e) o uso de metodologias rigorosas, comunicáveis no interior do âmbito religioso.
3. Refletindo sobre a cientificidade da teologia, é possível afirmar que teologia e as ciências da religião têm mantido relações nem sempre harmônicas desde que a última se impôs na academia, revisitando a soberania teológica com outra percepção e outro horizonte sobre a verdade. Um destes pontos está na origem histórica que fundamenta a compreensão conceitual da teologia.
Sobre isso, assinale a única alternativa verdadeira.
Selecione a resposta:
a) Para Tomás de Aquino, a doutrina sagrada (ou seja, a teologia) é a mais excelente de todas, pois reflete sobre a sabedoria suprema.
b) Somente depois que a ciência foi estabelecida na história, a Igreja passou, por meio da teologia, a oferecer respostas à vida das pessoas e das comunidades.
c) Justifica-se o dualismo e a oposição entre ciência e teologia, já que partem de campos metodológicos diferentes e irreconciliáveis.
d) Sobre scientia, com Tomás de Aquino entende-se a posse do conhecimento inquestionável e sistemático, fruto soberano da razão.
e) A doutrina sagrada é tida pela escolástica como um conhecimento inferior por estar no limite epistemológico das questões irrelevantes aos medievais.
4. "Cabe a este profissional, um papel de integração do fenômeno religioso com as demais ciências, posicionando-se diante das demandas da realidade, confrontando-se com a investigação científica. Esse procedimento é necessário para que à luz da academia, as religiões assumam uma postura científica, que supere uma equivocada visão de saber autônomo, desvinculado das demais fontes do conhecimento humano".
A qual área do conhecimento o profissional se refere? Assinale a única alternativa correta.
Selecione a resposta:
a) Sociólogo da religião.
b) Teólogo.
c) Cientista da religião.
d) Filósofo da religião.
e) Historiador da religião.
5. A produção científica dos teólogos e dos cientistas da religião deve interagir com toda a comunidade acadêmica, alinhada com associações, programas acadêmicos e conselhos de classe e fóruns específicos da área. Ambos os pesquisadores podem protagonizar socialmente espaços profissionais relevantes.
Sobre isso, assinale a única alternativa correta.
Selecione a resposta:
a) O cientista da religião deve estar apto para apresentar a palavra de Deus nos ambientes corporativos, de forma catequética e doutrinal.
b) O teólogo deve estimular as pessoas a buscar exclusivamente no Evangelho respostas para os seus dramas pessoais.
c) Teólogo e cientista da religião devem interpretar os vários aspectos da realidade à luz das referências religiosas, em uma proposta ecumênica e dialogal.
d) Teólogo e cientista da religião devem ter uma postura de oração, incentivando práticas de terapia e direção espiritual.
e) Teólogo e cientista da religião devem aprofundar questões de marketing, coaching e empreendedorismo.

Mais conteúdos dessa disciplina