Logo Passei Direto
Buscar

Teste_ Atividade 4 nota 0,8

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o texto a seguir: Dentre os músculos envolvidos no parto, que podem ser enfatizados nos exercícios resistidos, estão os adutores, abdutores, glúteos, isquiotibiais e quadríceps, além dos músculos do assoalho pélvico que, além de auxiliar no parto, permitem o controle da micção (que as vezes pode ser prejudicado com a gravidez) (REBESCO et al., 2016). O fortalecimento desses músculos é importante para gestante durante o período da gravidez, o parto e na recuperação (REBESCO et al., 2016). Para Pujol et al.(2007) o profissional de educação física deverá ser atencioso durante a prescrição de exercícios, para que os mesmos atendam às necessidades da gestante e sejam seguros para ela e para o feto. A escolha da modalidade do exercício está intimamente ligada com a segurança em cada período da gestação e também a sensação de bem estar da gestante (REBESCO et al., 2016). Ao optar em realizar um exercício e uma modalidade que lhe agrade, a gestante se sentira, mas confortável a prática do exercício (REBESCO et al., 2016). Sendo assim, as cargas devem ser monitoradas e ajustadas, o treino deve ser prescrito de acordo com as condições de cada gestante e, a intensidade dos exercícios tende a diminuir com o avanço da gravidez (AZEVEDO et al., 2011).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmativas a seguir: I. O treinamento resistido supervisionado e autoavaliado de moderado a vigoroso não prejudica a gestante ou o feto em gestação saudável, embora as gestantes devam seguir as recomendações de exercícios e iniciar em um nível de exercício correspondente a leve a moderado. II. O treinamento de força, se realizado de maneira adequada, contribuirá para a redução das dores, para a melhoria do controle venoso e para a aceleração da recuperação pós-parto. III. É importante que o planejamento do exercício físico para gestante tenha como objetivo a composição corporal, o aspecto cardiorrespiratório, a força muscular e a flexibilidade. É correto o que se afirma em:
I, II e III.
II e III, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.

Leia o texto a seguir: A influência do exercício físico durante o período gestacional é bastante positiva, mas, para que ocorra de forma segura, é necessário ter o conhecimento de quais são os exercícios mais indicados, de quais são os cuidados a serem tomados além de ser preciso seguir as orientações para a prática. Vários ajustes fisiológicos no corpo da gestante são necessários para que se tenha um ambiente favorável ao crescimento saudável do feto e esses ajustes envolvem todos os sistemas. As gestantes devem ser incentivadas a realizar atividades aeróbias, de resistência muscular e alongamento, porém devem evitar atividades que ofereçam risco de perda de equilíbrio e traumas. Outra prática recomendada está relacionada aos exercícios que facilitam o parto, principalmente os que fortalecem o assoalho pélvico, visto que essa musculatura é de grande importância durante esse processo. Por outro lado, deve-se levar em consideração a existência de contraindicações para a prática de exercícios físicos, dando atenção a possíveis sintomas que a gestante pode apresentar. Apesar dos riscos, por meio de adequada prescrição, hidratação, nutrição, temperatura, entre outros, a prática de exercícios físicos não só pode como deve ser realizada pelas gestantes durante todo o período gestacional.
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmativas a seguir: I. Na gestação, quando os exercícios são bem selecionados, a realização deles é capaz de diminuir a probabilidade do desenvolvimento da diabetes gestacional e de evitar o ganho de peso excessivo. II. A prática de atividades físicas durante o período gestacional está relacionada a riscos mínimos, demonstrando colaborar com a saúde da maioria das mulheres, embora sejam necessárias algumas alterações na rotina para atender as necessidades fetais. III. Mulheres que apresentem condições normais durante a gestação, sem complicações ou recomendações médicas específicas devem ser estimuladas a praticar exercícios antes, durante e após a gestação. IV. A gestante e o feto, em repouso e durante a prática de atividade física, são sustentados pelas alterações fisiológicas que acontecem no corpo gravídico, estabelecendo reserva circulatória suficiente para essas ações. É correto apenas o que se afirma em:
II e III.
I, II e IV.
I e III.
I, II, III e IV.
I, III e IV.

Leia os textos a seguir: Texto I "Os benefícios da prática de atividades físicas durante a gestação são diversos e atingem diferentes áreas do organismo materno. O exercício reduz e previne as lombalgias, devido à orientação da postura correta da gestante frente à hiperlordose que comumente surge durante a gestação, em função da expansão do útero na cavidade abdominal e o consequente desvio do centro gravitacional. Nestes casos, o exercício físico contribuirá para adaptação de nova postura física, refletindo-se em maior habilidade para a gestante durante a prática da atividade física e do trabalho diário." Texto II "Nas mulheres grávidas e no pós-parto, a atividade física durante a gravidez e no pós-parto proporciona os seguintes benefícios para a saúde materna e fetal: diminuição do risco de pré-eclâmpsia, hipertensão gestacional, diabetes gestacional, ganho excessivo de peso, complicações no parto e depressão pós-parto; menores complicações no recém-nascido, efeitos adversos do peso ao nascer e risco de natimortalidade."
Sobre as recomendações da OMS para mulheres grávidas e no pós-parto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. As recomendações são de que as gestantes realizem pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada por semana durante a gravidez e o período pós-parto. PORQUE II. Gestantes que, antes período gravídico, realizavam habitualmente atividades aeróbicas de intensidade vigorosa podem dar continuidade nessas atividades no decorrer da gestação e no período pós-parto. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são ambas proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia o texto a seguir: "O investimento global na saúde materna durante o período gestacional é reconhecidamente de enorme valor, não somente para a saúde da gestante e seu concepto naquele momento, mas também para seu patrimônio de saúde em longo prazo, considerando que complicações ocorridas na gestação podem levar a morbidades futuras, de variada natureza, como hipertensão arterial crônica, diabetes e obesidade. Nesse contexto, a prática de exercício físico é uma das formas mais produtivas de se incrementar a saúde materna, ajudar no controle de vários desconfortos durante a gestação e no parto, bem como no controle do ganho de peso mês a mês, e facilitar seu retorno às condições ponderais do pós-parto, propiciando um período puerperal e de amamentação mais confortável e prazeroso. Sabe-se que na gestação a aderência ao exercício pode ser mais difícil, pois há entre as mulheres, seus médicos e cuidadores receios e dúvidas quanto à segurança da sua prática, necessitando de esclarecimentos objetivos e incentivos permanentes. Há urgente necessidade de sensibilizar os gestores e profissionais da saúde para que programas adequados de atividade física durante a gestação sejam disponibilizados para todas as mulheres, seja em Unidades Básicas de Saúde ou em serviços privados, e incorporados definitivamente às práticas antenatais. Vale ressaltar a importância da constituição e participação de equipe com formação multidisciplinar, incluindo Enfermagem, Fisioterapia ou Educação Física, Nutrição, Psicologia e Serviço Social, que permita uma abordagem global da saúde da mulher nesse período especial de sua vida reprodutiva. Percebe-se que o exercício físico é uma prática que agrega benefícios para a saúde da mulher no ciclo gravídico-puerperal, devendo ser conhecida e estimulada pelos profissionais da saúde. Um ponto importante, que ajuda na justificativa da elaboração deste trabalho, é a ausência de orientações padronizadas sobre exercício para as gestantes brasileiras, que na maioria das vezes se utilizam de pesquisas com as orientações adotadas em manuais internacionais. A adaptação dessas recomendações à realidade brasileira se faz necessária e facilitaria a disseminação da informação entre nossos profissionais e entre nossas gestantes. A gravidez é um período ideal para a intervenção de profissionais da saúde, por estarem as gestantes muito próximas desses profissionais e altamente motivadas, realizando com decisão exames de rotina, fazendo retornos frequentes e tendo oportunidade de receber com interesse e atenção uma série de novas orientações para sua saúde e bem-estar. A conscientização dos benefícios de se adotar um estilo de vida mais saudável durante e após a gestação deve fazer parte sistemática dos procedimentos assistenciais bem conduzidos e de qualidade."
Considerando as reflexões apresentadas, assinale a opção correta: Os exercícios durante a gravidez oferecem muitos benefícios físicos e emocionais, por isso podem e devem ser recomendados para todas as gestantes saudáveis. A atividade física também pode ajudar a controlar alguns sintomas da gravidez.
Não existem restrições para realizações de atividades físicas vigorosas durante o período gestacional, porque a prática oferecerá muitos benefícios físicos e emocionais.
Durante o período gestacional, é imprescindível que sejam recomendados exercícios físicos para mulheres grávidas saudáveis e não saudáveis, pois, independentemente da condição, a prática regular colaborará no controle de alguns sintomas gestacionais.
A prática de exercícios físicos durante a gravidez, se bem alinhada com o perfil da gestante, oferecerá somente benefícios físicos. Os aspectos emocionais poderão ser observados e tratados com terapias específicas.
A atividade física no período gestacional não oferece muitos benefícios físicos e/ou emocionais, ou seja, devem ser evitadas recomendações para todas as gestantes saudáveis, pois a atividade física não colabora no controle dos sintomas da gestação.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o texto a seguir: Dentre os músculos envolvidos no parto, que podem ser enfatizados nos exercícios resistidos, estão os adutores, abdutores, glúteos, isquiotibiais e quadríceps, além dos músculos do assoalho pélvico que, além de auxiliar no parto, permitem o controle da micção (que as vezes pode ser prejudicado com a gravidez) (REBESCO et al., 2016). O fortalecimento desses músculos é importante para gestante durante o período da gravidez, o parto e na recuperação (REBESCO et al., 2016). Para Pujol et al.(2007) o profissional de educação física deverá ser atencioso durante a prescrição de exercícios, para que os mesmos atendam às necessidades da gestante e sejam seguros para ela e para o feto. A escolha da modalidade do exercício está intimamente ligada com a segurança em cada período da gestação e também a sensação de bem estar da gestante (REBESCO et al., 2016). Ao optar em realizar um exercício e uma modalidade que lhe agrade, a gestante se sentira, mas confortável a prática do exercício (REBESCO et al., 2016). Sendo assim, as cargas devem ser monitoradas e ajustadas, o treino deve ser prescrito de acordo com as condições de cada gestante e, a intensidade dos exercícios tende a diminuir com o avanço da gravidez (AZEVEDO et al., 2011).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmativas a seguir: I. O treinamento resistido supervisionado e autoavaliado de moderado a vigoroso não prejudica a gestante ou o feto em gestação saudável, embora as gestantes devam seguir as recomendações de exercícios e iniciar em um nível de exercício correspondente a leve a moderado. II. O treinamento de força, se realizado de maneira adequada, contribuirá para a redução das dores, para a melhoria do controle venoso e para a aceleração da recuperação pós-parto. III. É importante que o planejamento do exercício físico para gestante tenha como objetivo a composição corporal, o aspecto cardiorrespiratório, a força muscular e a flexibilidade. É correto o que se afirma em:
I, II e III.
II e III, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.

Leia o texto a seguir: A influência do exercício físico durante o período gestacional é bastante positiva, mas, para que ocorra de forma segura, é necessário ter o conhecimento de quais são os exercícios mais indicados, de quais são os cuidados a serem tomados além de ser preciso seguir as orientações para a prática. Vários ajustes fisiológicos no corpo da gestante são necessários para que se tenha um ambiente favorável ao crescimento saudável do feto e esses ajustes envolvem todos os sistemas. As gestantes devem ser incentivadas a realizar atividades aeróbias, de resistência muscular e alongamento, porém devem evitar atividades que ofereçam risco de perda de equilíbrio e traumas. Outra prática recomendada está relacionada aos exercícios que facilitam o parto, principalmente os que fortalecem o assoalho pélvico, visto que essa musculatura é de grande importância durante esse processo. Por outro lado, deve-se levar em consideração a existência de contraindicações para a prática de exercícios físicos, dando atenção a possíveis sintomas que a gestante pode apresentar. Apesar dos riscos, por meio de adequada prescrição, hidratação, nutrição, temperatura, entre outros, a prática de exercícios físicos não só pode como deve ser realizada pelas gestantes durante todo o período gestacional.
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmativas a seguir: I. Na gestação, quando os exercícios são bem selecionados, a realização deles é capaz de diminuir a probabilidade do desenvolvimento da diabetes gestacional e de evitar o ganho de peso excessivo. II. A prática de atividades físicas durante o período gestacional está relacionada a riscos mínimos, demonstrando colaborar com a saúde da maioria das mulheres, embora sejam necessárias algumas alterações na rotina para atender as necessidades fetais. III. Mulheres que apresentem condições normais durante a gestação, sem complicações ou recomendações médicas específicas devem ser estimuladas a praticar exercícios antes, durante e após a gestação. IV. A gestante e o feto, em repouso e durante a prática de atividade física, são sustentados pelas alterações fisiológicas que acontecem no corpo gravídico, estabelecendo reserva circulatória suficiente para essas ações. É correto apenas o que se afirma em:
II e III.
I, II e IV.
I e III.
I, II, III e IV.
I, III e IV.

Leia os textos a seguir: Texto I "Os benefícios da prática de atividades físicas durante a gestação são diversos e atingem diferentes áreas do organismo materno. O exercício reduz e previne as lombalgias, devido à orientação da postura correta da gestante frente à hiperlordose que comumente surge durante a gestação, em função da expansão do útero na cavidade abdominal e o consequente desvio do centro gravitacional. Nestes casos, o exercício físico contribuirá para adaptação de nova postura física, refletindo-se em maior habilidade para a gestante durante a prática da atividade física e do trabalho diário." Texto II "Nas mulheres grávidas e no pós-parto, a atividade física durante a gravidez e no pós-parto proporciona os seguintes benefícios para a saúde materna e fetal: diminuição do risco de pré-eclâmpsia, hipertensão gestacional, diabetes gestacional, ganho excessivo de peso, complicações no parto e depressão pós-parto; menores complicações no recém-nascido, efeitos adversos do peso ao nascer e risco de natimortalidade."
Sobre as recomendações da OMS para mulheres grávidas e no pós-parto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. As recomendações são de que as gestantes realizem pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada por semana durante a gravidez e o período pós-parto. PORQUE II. Gestantes que, antes período gravídico, realizavam habitualmente atividades aeróbicas de intensidade vigorosa podem dar continuidade nessas atividades no decorrer da gestação e no período pós-parto. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são ambas proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia o texto a seguir: "O investimento global na saúde materna durante o período gestacional é reconhecidamente de enorme valor, não somente para a saúde da gestante e seu concepto naquele momento, mas também para seu patrimônio de saúde em longo prazo, considerando que complicações ocorridas na gestação podem levar a morbidades futuras, de variada natureza, como hipertensão arterial crônica, diabetes e obesidade. Nesse contexto, a prática de exercício físico é uma das formas mais produtivas de se incrementar a saúde materna, ajudar no controle de vários desconfortos durante a gestação e no parto, bem como no controle do ganho de peso mês a mês, e facilitar seu retorno às condições ponderais do pós-parto, propiciando um período puerperal e de amamentação mais confortável e prazeroso. Sabe-se que na gestação a aderência ao exercício pode ser mais difícil, pois há entre as mulheres, seus médicos e cuidadores receios e dúvidas quanto à segurança da sua prática, necessitando de esclarecimentos objetivos e incentivos permanentes. Há urgente necessidade de sensibilizar os gestores e profissionais da saúde para que programas adequados de atividade física durante a gestação sejam disponibilizados para todas as mulheres, seja em Unidades Básicas de Saúde ou em serviços privados, e incorporados definitivamente às práticas antenatais. Vale ressaltar a importância da constituição e participação de equipe com formação multidisciplinar, incluindo Enfermagem, Fisioterapia ou Educação Física, Nutrição, Psicologia e Serviço Social, que permita uma abordagem global da saúde da mulher nesse período especial de sua vida reprodutiva. Percebe-se que o exercício físico é uma prática que agrega benefícios para a saúde da mulher no ciclo gravídico-puerperal, devendo ser conhecida e estimulada pelos profissionais da saúde. Um ponto importante, que ajuda na justificativa da elaboração deste trabalho, é a ausência de orientações padronizadas sobre exercício para as gestantes brasileiras, que na maioria das vezes se utilizam de pesquisas com as orientações adotadas em manuais internacionais. A adaptação dessas recomendações à realidade brasileira se faz necessária e facilitaria a disseminação da informação entre nossos profissionais e entre nossas gestantes. A gravidez é um período ideal para a intervenção de profissionais da saúde, por estarem as gestantes muito próximas desses profissionais e altamente motivadas, realizando com decisão exames de rotina, fazendo retornos frequentes e tendo oportunidade de receber com interesse e atenção uma série de novas orientações para sua saúde e bem-estar. A conscientização dos benefícios de se adotar um estilo de vida mais saudável durante e após a gestação deve fazer parte sistemática dos procedimentos assistenciais bem conduzidos e de qualidade."
Considerando as reflexões apresentadas, assinale a opção correta: Os exercícios durante a gravidez oferecem muitos benefícios físicos e emocionais, por isso podem e devem ser recomendados para todas as gestantes saudáveis. A atividade física também pode ajudar a controlar alguns sintomas da gravidez.
Não existem restrições para realizações de atividades físicas vigorosas durante o período gestacional, porque a prática oferecerá muitos benefícios físicos e emocionais.
Durante o período gestacional, é imprescindível que sejam recomendados exercícios físicos para mulheres grávidas saudáveis e não saudáveis, pois, independentemente da condição, a prática regular colaborará no controle de alguns sintomas gestacionais.
A prática de exercícios físicos durante a gravidez, se bem alinhada com o perfil da gestante, oferecerá somente benefícios físicos. Os aspectos emocionais poderão ser observados e tratados com terapias específicas.
A atividade física no período gestacional não oferece muitos benefícios físicos e/ou emocionais, ou seja, devem ser evitadas recomendações para todas as gestantes saudáveis, pois a atividade física não colabora no controle dos sintomas da gestação.

Prévia do material em texto

Atividade 4
Iniciado: 25 fev em 13:38
Instruções do teste

Pergunta 1 0,2 pts
Importante:
Caso você esteja realizando a atividade através do aplicativo "Canvas Student", é necessário
que você clique em "FAZER O QUESTIONÁRIO", no final da página.
Leia o texto a seguir:
Dentre os músculos envolvidos no parto, que podem ser enfatizados nos
exercícios resistidos, estão os adutores, abdutores, glúteos, isquiotibiais e
quadríceps, além dos músculos do assoalho pélvico que, além de auxiliar no
parto, permitem o controle da micção (que as vezes pode ser prejudicado com a
gravidez) (REBESCO et al., 2016). O fortalecimento desses músculos é
importante para gestante durante o período da gravidez, o parto e na
recuperação (REBESCO et al., 2016). Para Pujol et al.(2007) o profissional de
educação física deverá ser atencioso durante a prescrição de exercícios, para
que os mesmos atendam às necessidades da gestante e sejam seguros para
ela e para o feto. A escolha da modalidade do exercício está intimamente ligada
com a segurança em cada período da gestação e também a sensação de bem
estar da gestante (REBESCO et al., 2016). Ao optar em realizar um exercício e
uma modalidade que lhe agrade, a gestante se sentira, mas confortável a
prática do exercício (REBESCO et al., 2016). Sendo assim, as cargas devem
ser monitoradas e ajustadas, o treino deve ser prescrito de acordo com as
condições de cada gestante e, a intensidade dos exercícios tende a diminuir
com o avanço da gravidez (AZEVEDO et al., 2011).
Fonte: CARMO, A. P. Atividade física na gestação e lactação. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade
Federal de Pernambuco, Núcleo de Educação Física e Ciência do Esporte, Vitória de Santo Antão, 2018.
Disponível em https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28965?mode=full. 
 
A+
A
A-

Pergunta 2 0,2 pts
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmativas a seguir:
I. O treinamento resistido supervisionado e autoavaliado de moderado a
vigoroso não prejudica a gestante ou o feto em gestação saudável, embora
as gestantes devam seguir as recomendações de exercícios e iniciar em um
nível de exercício correspondente a leve a moderado.
II. O treinamento de força, se realizado de maneira adequada, contribuirá para
a redução das dores, para a melhoria do controle venoso e para a
aceleração da recuperação pós-parto.
III. É importante que o planejamento do exercício físico para gestante tenha
como objetivo a composição corporal, o aspecto cardiorrespiratório, a força
muscular e a flexibilidade.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
II e III, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
Leia o texto a seguir:
A influência do exercício físico durante o período gestacional é bastante
positiva, mas, para que ocorra de forma segura, é necessário ter o
conhecimento de quais são os exercícios mais indicados, de quais são os
cuidados a serem tomados além de ser preciso seguir as orientações para a
prática. Vários ajustes fisiológicos no corpo da gestante são necessários para
que se tenha um ambiente favorável ao crescimento saudável do feto e esses
ajustes envolvem todos os sistemas. As gestantes devem ser incentivadas a
realizar atividades aeróbias, de resistência muscular e alongamento, porém
A+
A
A-
devem evitar atividades que ofereçam risco de perda de equilíbrio e traumas.
Outra prática recomendada está relacionada aos exercícios que facilitam o
parto, principalmente os que fortalecem o assoalho pélvico, visto que essa
musculatura é de grande importância durante esse processo. Por outro lado,
deve-se levar em consideração a existência de contraindicações para a prática
de exercícios físicos, dando atenção a possíveis sintomas que a gestante pode
apresentar. Apesar dos riscos, por meio de adequada prescrição, hidratação,
nutrição, temperatura, entre outros, a prática de exercícios físicos não só pode
como deve ser realizada pelas gestantes durante todo o período gestacional.
Fonte: DE JESUS, F. N.; LEMES, C. C. P.; OKUNO, N. M. Exercício físico e gestação: um estudo de revisão
acerca das alterações fisiológicas, recomendações e benefícios da prática. Publicatio UEPG: Ciências
Biológicas e da Saúde, Ponta Grossa, v. 26, n. 1, p. 27-44, jan./jun. 2020. Disponível em
https://revistas.uepg.br/index.php/biologica/article/view/14990. 
 
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmativas a seguir:
I. Na gestação, quando os exercícios são bem selecionados, a realização
deles é capaz de diminuir a probabilidade do desenvolvimento da diabetes
gestacional e de evitar o ganho de peso excessivo.
II. A prática de atividades físicas durante o período gestacional está
relacionada a riscos mínimos, demonstrando colaborar com a saúde da
maioria das mulheres, embora sejam necessárias algumas alterações na
rotina para atender as necessidades fetais.
III. Mulheres que apresentem condições normais durante a gestação, sem
complicações ou recomendações médicas es0pecíficas devem ser
estimuladas a praticar exercícios antes, durante e após a gestação.
IV. A gestante e o feto, em repouso e durante a prática de atividade física, são
sustentados pelas alterações fisiológicas que acontecem no corpo gravídico,
estabelecendo reserva circulatória suficiente para essas ações.
É correto apenas o que se afirma em:
II e III.
I, II e IV.
A+
A
A-

Pergunta 3 0,2 pts
I e III.
I, II, III e IV.
I, III e IV.
Leia os textos a seguir:
 
Texto I
“Os benefícios da prática de atividades físicas durante a gestação são diversos
e atingem diferentes áreas do organismo materno. O exercício reduz e previne
as lombalgias, devido à orientação da postura correta da gestante frente à
hiperlordose que comumente surge durante a gestação, em função da
expansão do útero na cavidade abdominal e o consequente desvio do centro
gravitacional. Nestes casos, o exercício físico contribuirá para adaptação de
nova postura física, refletindo-se em maior habilidade para a gestante durante a
prática da atividade física e do trabalho diário.”
Fonte: BATISTA, D. C. et al. Atividade física e gestação: saúde da gestante não atleta e crescimento fetal.
Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 3, n. 2, 2003. Disponível em
https://www.scielo.br/j/rbsmi/a/6Jd7PRYCv8cBzRbvQ77pF4d/?
lang=pt#:~:text=O%20exerc%C3%ADcio%20reduz%20e%20previne,conseq%C3%BCente%20desvio%20do%20
 
Texto II
“Nas mulheres grávidas e no pós-parto, a atividade física durante a gravidez e
no pós-parto proporciona os seguintes benefícios para a saúde materna e fetal:
diminuição do risco de pré-eclâmpsia, hipertensão gestacional, diabetes
gestacional, ganho excessivo de peso, complicações no parto e depressão pós-
parto; menores complicações no recém-nascido, efeitos adversos do peso ao
nascer e risco de natimortalidade.”
A+
A
A-

Pergunta 4 0,2 pts
Fonte: CAMARGO, E. M.; AÑEZ, C. R. R. Diretrizes da OMS para atividade física e comportamento sedentário:
num piscar de olhos. 2020. Disponível em:
https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/337001/9789240014886-por.pdf. 
 
Sobre as recomendações da OMS para mulheres grávidas e no pós-parto,
avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. As recomendações são de que as gestantes realizem pelo menos 150
minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada por semana durante a
gravidez e o período pós-parto.
PORQUE
II. Gestantes que, antes período gravídico, realizavam habitualmente atividades
aeróbicas de intensidade vigorosa podem dar continuidade nessas atividades
no decorrer da gestação e no período pós-parto.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são ambas proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Leia o texto a seguir:“O investimento global na saúde materna durante o período gestacional é
reconhecidamente de enorme valor, não somente para a saúde da gestante e
seu concepto naquele momento, mas também para seu patrimônio de saúde
em longo prazo, considerando que complicações ocorridas na gestação podem
A+
A
A-
levar a morbidades futuras, de variada natureza, como hipertensão arterial
crônica, diabetes e obesidade. Nesse contexto, a prática de exercício físico é
uma das formas mais produtivas de se incrementar a saúde materna, ajudar no
controle de vários desconfortos durante a gestação e no parto, bem como no
controle do ganho de peso mês a mês, e facilitar seu retorno às condições
ponderais do pós-parto, propiciando um período puerperal e de amamentação
mais confortável e prazeroso.
Sabe-se que na gestação a aderência ao exercício pode ser mais difícil, pois há
entre as mulheres, seus médicos e cuidadores receios e dúvidas quanto à
segurança da sua prática, necessitando de esclarecimentos objetivos e
incentivos permanentes.
Há urgente necessidade de sensibilizar os gestores e profissionais da saúde
para que programas adequados de atividade física durante a gestação sejam
disponibilizados para todas as mulheres, seja em Unidades Básicas de Saúde
ou em serviços privados, e incorporados definitivamente às práticas antenatais.
Vale ressaltar a importância da constituição e participação de equipe com
formação multidisciplinar, incluindo Enfermagem, Fisioterapia ou Educação
Física, Nutrição, Psicologia e Serviço Social, que permita uma abordagem
global da saúde da mulher nesse período especial de sua vida reprodutiva.
Percebe-se que o exercício físico é uma prática que agrega benefícios para a
saúde da mulher no ciclo gravídico-puerperal, devendo ser conhecida e
estimulada pelos profissionais da saúde. Um ponto importante, que ajuda na
justificativa da elaboração deste trabalho, é a ausência de orientações
padronizadas sobre exercício para as gestantes brasileiras, que na maioria das
vezes se utilizam de pesquisas com as orientações adotadas em manuais
internacionais. A adaptação dessas recomendações à realidade brasileira se faz
necessária e facilitaria a disseminação da informação entre nossos profissionais
e entre nossas gestantes.
A gravidez é um período ideal para a intervenção de profissionais da saúde, por
estarem as gestantes muito próximas desses profissionais e altamente
motivadas, realizando com decisão exames de rotina, fazendo retornos
frequentes e tendo oportunidade de receber com interesse e atenção uma série
A+
A
A-

Pergunta 5 0,2 pts
de novas orientações para sua saúde e bem-estar. A conscientização dos
benefícios de se adotar um estilo de vida mais saudável durante e após a
gestação deve fazer parte sistemática dos procedimentos assistenciais bem
conduzidos e de qualidade.”
Fonte: NASCIMENTO, S. L. et al. Recomendações para a prática de exercício físico na gravidez: uma revisão
crítica da literatura. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 36, n. 9, 2014, p. 423-431. Disponível em
https://www.scielo.br/j/rbgo/a/6kMvyttht3c5Z334j68N7jQ/?lang=pt.
 
Considerando as reflexões apresentadas, assinale a opção correta:
Os exercícios durante a gravidez oferecem muitos benefícios físicos e emocionais, por isso podem e
devem ser recomendados para todas as gestantes saudáveis. A atividade física também pode ajudar a
controlar alguns sintomas da gravidez.
Não existem restrições para realizações de atividades físicas vigorosas durante o período gestacional,
porque a prática oferecerá muitos benefícios físicos e emocionais.
Durante o período gestacional, é imprescindível que sejam recomendados exercícios físicos para
mulheres grávidas saudáveis e não saudáveis, pois, independentemente da condição, a prática regular
colaborará no controle de alguns sintomas gestacionais.
A prática de exercícios físicos durante a gravidez, se bem alinhada com o perfil da gestante, oferecerá
somente benefícios físicos. Os aspectos emocionais poderão ser observados e tratados com terapias
específicas.
A atividade física no período gestacional não oferece muitos benefícios físicos e/ou emocionais, ou seja,
devem ser evitadas recomendações para todas as gestantes saudáveis, pois a atividade física não
colabora no controle dos sintomas da gestação.
Leia o texto a seguir:
“A função respiratória é expressivamente afetada durante a gravidez. O
crescimento do útero gera uma elevação na posição de repouso do diafragma e
uma mudança na configuração do tórax, que se amplia no diâmetro
anteroposterior. O ângulo subcostal aumenta e, consequentemente, a
A+
A
A-
Salvo em 14:00 
circunferência torácica também. Além disso, os músculos abdominais vão
sendo submetidos a um extremo alongamento.”
Fonte: PINTO, A. V. A. et al. Avaliação da mecânica respiratória em gestantes. Fisioterapia e Pesquisa, v. 22, n.
4, 2015. Disponível em https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/view/111969. 
 
Qual é a principal mudança física no trato respiratório superior e inferior
durante o período gestacional?
Capacidade pulmonar ampliada.
Ausência de hemorragias nasais.
Diminuição na quantidade de ar inspirado e expirado.
Aumento do uso de oxigênio.
Movimento descendente do diafragma.
Enviar teste
A+
A
A-

Mais conteúdos dessa disciplina