Buscar

SocioeconomiaeGeopolitica_2015B_Unisul_Nota_10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Avaliação a Distância 
Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica
Curso: Educação Física Bacharelado	
Professor: Tade Ane de Amorim	
Nome do estudante: Alexandro Paiva	
Data: 17/09/2015
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1
Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)
Resposta: A Inglaterra foi o berço da revolução industrial, por questões geográficas, econômicas, sociais e políticas, ela iniciou a revolução antes dos outros países, tanto que a primeira revolução industrial aconteceu somente neste país. A segunda revolução industrial que iniciou no século XIX se estendeu-se até o período da Primeira Guerra Mundial. O Fordismo e o Taylorismo foram um dos motivos da mudança da hegemonia da Inglaterra para os EUA, pois as técnicas de fabricação elevaram a valores que não tinham sidos alcançados. O segundo motivo da mudança da Hegemonia foram as guerras, onde os EUA permaneceram neutros, somente fornecendo armamentos e equipamentos para os países em guerra, enquanto os países iam depredando-se com a guerra os Estados Unidos iam crescendo econômico e financeiramente.
Questão 2
A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e  citar as referências utilizadas para coletar as informações.  Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos).
Resposta: Os países escolhidos para responder essa questão foram o Brasil e a Índia. 
Em relação à fome e à miséria o Brasil conseguiu diminuir até a metade da pobreza extrema, onde de 1990 para 2008 houve uma diferença de 20,7%. A educação básica também melhorou onde 94,9% de crianças e adolescentes estão matriculados em escolas, segundo uma pesquisa de 2008. A mortalidade materna caiu quase 50% entre 1990 a 2007. Em relação à proteção ambiental o Brasil tem melhorado muito os índices, em contrapartida a questão individual de saneamento básico e etc, não foi melhorado significavelmente. O brasil possui acesso universal e gratuito para portadores de HIV na rede de saúde pública, a taxa de prevalência da doença na população geral segundo o acompanhamento da ODM de 2010 é de 0,61%. A mortalidade infantil caiu de 41,1 para 19 óbitos em cada mil nascidos de 1990 para 2008. É observado que houveram muitas melhoras de 2000 ou até antes até a atualidade mas mesmo com essa melhora não chega no 100% do objetivo.
Em relação à fome na índia a taxa de desnutrição continua sendo alta, mas a pobreza vem sendo reduzida com um percentual de queda de 18,6% até 2015. Quanto ao acesso ao ensino primário a Índia possui um percentual de 100% de escolarização básica tanto para meninos quanto para meninas. De 1990 à 2006 o número de morte das gestantes caiu de 327 para 254 por mil nascimentos, onde a meta é chegar à 109. O número de portadores de HIV caiu também de 1,7% para 1,52% de 2005 a 2009, o fato é relacionado a maior conscientização e uso de preservativos. A mortalidade infantil caiu também de 125 para 76,4 por mil do ano de 1990 até 2005. A cobertura florestal aumentou também para 21,02%. Também não conseguindo chegar aos 100% dos objetivos a Índia conseguiu aumentar consideravelmente os problemas, de pobreza, escolaridade, doenças, proteção ambiental e questões financeiras.
REFERÊNCIAS:
Intituto GRPCOM. Objetivos do milênio. Disponível em <http://www.institutogrpcom.org.br/objetivos-do-milenio> Acesso 16/09/2015
Pnud.Org. Relatório Nacional de acompanhamento – ODM. Mai. 2014. Disponível em <http://www.pnud.org.br/Docs/5_RelatorioNacionalAcompanhamentoODM.pdf> Acesso 17/09/2015;
Unric.Org. Relatório sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. 2014. Disponível em <http://www.unric.org/html/portuguese/mdg/MDG-PT-2014.pdf> Acesso 17/09/2015;
WRIGHT, James T. C.; et al. A saúde no Brasil e na américa Latina. Mai. 2013. Disponível em: <http://www.fundacaofia.com.br/profuturo/Uploads/Documents/Documentos/FIA%20Report%20Saude%20LATAM_vers%C3%A3o%20eletronica.pdf> Acesso 16/09/2015.

Outros materiais