Buscar

RESUMÃO DE BIOQUÍMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Interações Intermoleculares
-Interações Iônicas;
-Dipolo-dipolo;
-Dipolo induzido;
-Ligação de Hidrogênio.
Quando soluções aquosas de diferentes concentrações são separadas por uma membrana semipermeável, a água atravessa a membrana na direção da menor concentração de água. Esse movimento da água através da membrana semipermeável (osmose) cria uma pressão osmótica. Para células em soluções hipotônicas, a entrada de água através da membrana plasmática causa intumescência, produzindo uma pressão de turgor ou lise osmótica, se a célula não estiver protegida por uma parede rígida. As propriedades coligativas (pontos de fusão e ebulição, pressão de vapor e osmótica) dependem do número de partículas dissolvidas (íons, moléculas), e não das suas massas molares ou propriedades químicas.
-Kw = [H+] [OH-]
-pH = -log [H+] pOH = -log [OH-]
-[ácido] + [base] = 1
-pH + pOH = 14 ( a 25oC ) (em meio aquoso)
Os ácidos são definidos como doadores de prótons, e as bases, como aceptores de prótons. Um par ácido-base conjugado consiste de um doador de prótons (HA) e seu correspondente aceptor de prótons (A-). A tendência de um ácido HA doador prótons é expressada pela sua constante de dissociação (Ka = [H+][A-] / [HA] ) ou pela função pKa, definida como –log Ka, que pode ser determinada por meio de uma curva de titulação. O pH de uma solução de um ácido fraco está relacionado quantitativamente com o seu pKa e com a razão da concentração de suas espécies doadoras e aceptoras de prótons por meio da equação de Henderson-Hasselbach. 
- pH = pKa + log ( [base conjugada] / [ácido fraco] )
	- pH = ½ ( pKa + pC ) em que pC = -log [ácido] (para sistema não-tampão)
Um par ácido-base conjugado pode agir como um tampão e resistir as variações de pH; sua capacidade para fazer isso é maior em um Ph numericamente igual ao seu pKa. Muitos tipos de biomoléculas possuem grupos funcionais que contribuem para a capacidade tamponante. Proteínas, H2CO3/HCO3- e H2P04-/HPO42- são sistemas-tampão biologicamente importantes. A atividade catalítica das enzimas é fortemente influenciada pelo pH, e o ambiente onde elas funcionam devem ser tamponados contra grandes variações de pH.

Outros materiais