Buscar

Respostas do HDB_CC6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTACIO DE SA
Aluna: Monica de Oliveira Marques 	Campus: Nova America 	Curso: Direito
Turno: Manha
HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO - CCJ0105 – Respostas do CC 6
Título - O SEGUNDO REINADO
Descrição 
http://www.casacivil.gov.br/central-de-conteudos/noticias/2014/06/lei-que-estabelece-cotas-raciais-no-servico-publico-federal-e-sancionada)
Resposta da Letra A)
Sim é possível fundamentar pois foi através de um critério que se utiliza da cor da pele para beneficiar os negros e pardos ao ingresso no ensino superior, sob argumentos de resgate social àqueles que foram ao longo da história discriminados. Embora o sistema escravagista do século XVII e XIX, tenha causado danos incalculáveis a todos que deles foram vitimas, não se pode querer minimizar suas consequências, facilitando a entrada dos brasileiros que possuem uma tez mais escura na universidade e/ou serviço público, demonstrando assim a falta de coerência na aplicabilidade desse modelo de ação afirmativa no Brasil, não podendo determinar quem está apto ou não.
Resposta da Letra B)
A Lei do Ventre Livre considerava livre os filhos que nascesse de escravas a partir de 28/09/1871. Embora tivesse sido aprovada por iniciativa dos abolicionistas para impedir os senhores de engenho ou patrões de grandes cafezais forçarem crianças negras a trabalhar. Esta, por sinal não conseguiria ter sua independência até chegar a juventude, e quando chegava a maioridade, aos 21 anos, era obrigado a saldar as dívidas bancadas por seu patrão, como estadia, comida e necessidades básicas, ou seja, o escravo acabava ficando preso da mesma maneira. 
Já a Lei dos Sexagenários dava liberdade aos escravos após completarem 65 anos de idade. Nesta época pouco eram os escravos que conseguiam atingir aos 60 anos, tornando a lei praticamente inútil
Resposta da Letra C)
A Inglaterra foi a grande responsável pela abolição da mão-de-obra escrava no Brasil. A revolução industrial necessitava de mercados consumidores. Os negros, sendo livres, iriam tornar-se assalariados e, consequentemente, consumidores. Após a guerra do paraguai, em 1870, a sociedade mobilizou-se e assumiu uma posição abolicionista clara e direta. Vários segmentos sociais começaram a se posicionar em defesa da libertação dos escravos. Decretado em 1888, o fim da escravidão desestabilizou a agricultura de exportação, baseada no trabalho compulsório. O Império mostrou-se incapaz de responder com a agilidade necessária às novas demandas dos fazendeiros e não conseguiu garantir a estabilidade econômica
Resolva a questão objetivas 5 do capítulo 3 de seu Livro Didático.
Questão 5) Letra D

Outros materiais