Buscar

resumo de empresarial II ( sociedade Anônima )

Prévia do material em texto

Direito Empresarial II
Resumo feito por Alexander Sudário
Turma de Direito do campus de Nova Iguaçu,RJ
Sociedade Anônima
Conceito:
Não obstante em dizer que o nosso Código civil não trás regramento sobre as sociedades anônimas sendo cabível buscar amparo em sua legislação especifica “Lei 6.404/76”,que em seu Art.1º trás o seu conceito,cujo diz;”A companhia ou sociedade anônima terá seu capital dividido em ações,e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de suas ações subscritas ou adquiridas. As sociedades anônimas se diferenciam da limitada em alguns aspectos como por exemplo:
Sociedade anônima 
 *Demandam grande investimento.
 *exige muitas vezes um numero grande de membros pra compor o capital social.
 *oferece mais segurança e liquidez.
 *grande possibilidade de negociação da participação societária, entre outras.
Sociedade limitada
 *via regra e composta por sócios que tem alguma afinidade.
 *Muita das vezes os sócios tem experiência com o negocio ou objeto de atividade da sociedade.
 *A quantidade de sócios é bem menor pra compor o capital da social, pois os fins aqui são menores.
 
Sujeitos:
O sujeito que compõe este tipo societário é chamado de sócio ou acionista (Art.1º da referida lei). Portanto podemos dizer que neste tipo societário sua natureza é eminentemente empresarial, ou seja independe da atividade econômica explorada.
No entanto não podemos deixar de destacar que neste tipo societário seria inviável ser chamado de sócio ( que já vimos anteriormente que é aquele que se obriga a compor o capital social pra formação da sociedade) e sim investidor( que no caso seria aquela pessoa que adquire esta qualidade após a sociedade colocar a disposição suas ações no mercado tendo portanto aqui a obrigatoriedade de pagar o valor que corresponde sua ação adquirida.) 
OBS: aqui via de regra é composta por 2 ou + acionistas,porém a possibilidade de ser composta por apenas 1 pessoa como está descrita no Art.251 da referida Lei.(subsidiária integral).
Capital social
O capital social na sociedade anônima é dividido em ações de igual valor nominal, e pode ser de livre negociação, ou seja os sócios ou acionistas podem negociar suas quotas.
Portanto podemos dizer que o capital social aqui é visto como ações que podem ser transferíveis e negociáveis representados por folhas de papeis que tem como característica principal a reunião de titularidade móvel. 
Natureza empresarial da sociedade anônima
Não existe outra natureza pra esta sociedade senão a empresarial,que por força do Art.2º da Lei 6.404/76,diz em seu rol taxativo,que qualquer que seja seu objeto social a companhia será sempre mercantil e se rege pela leis do comércio.
Classificação das sociedades anônimas
É bem verdade que o Art.4º da citada Lei em seu rol diz que a sociedade anônima pode ser de capital aberto e fechado, onde conseguimos identificar isso, quando vemos os valores de emissão das suas ações estejam disponíveis no mercado mobiliário a CVM( comissão de valores mobiliários que é uma autarquia federal ligada ao Ministério da Fazenda com poderes governamentais sobre as sociedades anônimas aberta com foco na fiscalização,autorização de suas emissões e negociações ,cabendo também a ela aplicar quando necessário sanções e medidas punitivas previstas em Lei 6.385/76, no seu Art.11).
Mercado de capitais
É no mercado de capitais que se desenvolvem as frenéticas operações de compra e venda de valores mobiliários emitidos por companhias abertas,onde o titular de uma ação pode negociar dentro ou fora do mercado de capitais,diferentemente da companhia de capital fechado que só pode negociar sua ações oferecendo aos seus conhecidos. 
Bolsa de valores
Atua com autorização da CVM(comissão de valores mobiliários ),onde prestam serviços público de coordenação e intermediação de compra e venda de títulos ou valores mobiliários.
Mercado de balcão
Ocorrerá que todas as negociações que forem fora da bolsa de valores, será compreendida por está modalidade de negociação,porém aqui são colocadas de fato as ações novas de emissão de companhia aberta junto aos investidores de uma instituição bancárias e visa atender os mercados primários e secundários.
Classificação dos tipos de ações
As ações são títulos ou valores mobiliários que caracterizam as sociedades anônimas , onde são consideradas bens moveis ou títulos de credito,e tem algumas formas ordinárias ou comuns,preferenciais e gozo ou fruição.
Ações ordinárias: São as que conferem os direitos comuns de sócio ,sem restrição ou privilégio.
Ações preferenciais: São aquela que conferem alguns benefícios aos seus titulares (lucros , troca),porém no caso de troca pode ser privado de algum beneficio como por exemplo o de votar.
Ações de gozo ou fruição: São aquelas que sócio recebe antecipadamente como na hipótese de liquidação da companhia .

Continue navegando